Postagem em destaque

Os 3 níveis do horóscopo

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Peixes e o oficio de salvar


Por Martín Dieser


Peixes

Uma palavra que define muito bem a qualidade expressa por Peixes é “salvação”. A mesma se encontra intimamente vinculada à frase esotérica que descreve o caminho ascendente do signo: “Retorno à Casa do Pai e, retornando, salvo”. Vemos ali dois pensamentos entrelaçados, como os dois peixes que simbolizam a energia pisciana: por um lado o caminho para o superior e, por outro, o apego ao inferior, este último transmutando-se oportunamente em magnetismo espiritual e atraindo para a meta comum aqueles que se encontram ligados carmicamente ao Salvador, seja este um discípulo, um iniciado ou a humanidade toda que se reorienta para a luz.

Peixes tem um vínculo muito particular com o 1º raio de Vontade ou Poder, também chamado de raio de síntese. Em certo sentido, a salvação pode ser entendida como um processo de síntese, sempre considerada em função de um interesse oniabarcante, e daí que o raio superior expresso através de Peixes seja o 2º de Amor-Sabedoria. Neste caso, o 2º raio seria a totalidade e o 1º o meio através do qual essa totalidade se transforma em uma verdade consciente.

Para realizar essa tarefa de salvação, primeiro é preciso fomentar a aspiração para o superior, e por isso Netuno rege Peixes em nível exotérico. No entanto, poderíamos dizer que, pelo menos nas últimas etapas, o 1º raio é imprescindível, dado que provê a energia do signo de um mecanismo liberador. Essa função instrumental se encontra simbolizada na presença de Plutão, um planeta de 1º raio que é regente hierárquico e esotérico do signo, quer dizer, que opera como forma de expressão nos planos mais elevados.

Tenhamos em mente então este vínculo entre a salvação espiritualmente compreendida e Peixes, em especial quando esse signo ocupa um lugar proeminente no horóscopo que esteja sob consideração. De uma maneira ou de outra, Peixes resgata, eleva e salva, embora, naturalmente, o desenvolvimento espiritual do ser em questão tenha muito a ver com a qualidade desse serviço.

Cabe lembrar aqui a inter-relação com os demais signos, já que ciclicamente a pessoa experimenta um ou outro, de maneira que o Plano vai se desenvolvendo em etapas graduais e de acordo a Lei de Causa e Efeito. No caso de Peixes temos um link a mais nessa cadeia: todo Salvador possui um campo de ação, e tanto sua amplitude como sua pureza e efetividade serão determinados pela sabedoria adquirida através dos signos restantes; Peixes aportará o seu e, sobretudo, encerrará um ciclo, com efeitos que vão desde o estritamente pessoal até a influência planetária causada pelo retorno à casa do Pai por parte dos Grandes Seres. Por isso o Tibetano o denomina de um signo de culminação.

De todo modo, o processo, para além da sua profundidade, poderia ser visto como similar, já que sempre a grande chave que abre as portas da liberação está no coração. É a compreensão da meta à qual se aspira, a profunda consciência do sentido subjacente em nossos vínculos com o ambiente que nos cerca e novamente a renovada visão do lugar de onde se origina tudo, para onde sabemos que nos levará todo o esforço realizado. Isso explica um tanto mais porque o 2º raio se expressa mediante este signo.

Nesse sentido, todo ato de amor, de compreensão, é uma pequena salvação, que culmina quando entendemos perfeitamente o seu sentido, e para chegar a tal realização é necessário realizar uma síntese e extrair a qualidade, resgatar a matéria iluminada para tê-la em serena expectativa junto a nós.





Para tal fim, Plutão exerce a sua parte, porque provê o mecanismo através do qual é possível “comprimir um significado em uma espiral decrescente, fazer dela um ponto e liberar a essência pelo ápice”. Este ato de síntese final acarreta a morte que, como se infere aqui e segundo sustenta o esoterismo, não é senão a revelação na vida e o nascimento para vivências superiores.

É por isso que se diz que Peixes é um dos signos da morte, precisamente porque conduz através do amor até a fusão plena e, por fim, ao esgotamento da missão que tinha aquela forma. Para conferir essa morte, temos o regente de 1º raio, Plutão. Desse modo é provável que ali tenhamos revelada uma dimensão do estreito vínculo existente entre os Choans do 1º e 2º raio, expressa pelo menos simbolicamente na afirmação de que um tem a sua casa perto da casa do outro.

Essa forte presença da energia ou força de atração nos dá também uma pauta dos efeitos produzidos por Peixes na vida da personalidade. De fato, recordemos o aporte e o processo de aquisição de qualidades que vai se dando nos restantes signos de Zodíaco, e sobretudo tenhamos em conta que assim como a grande função de Peixes é unir, abstrair e salvar, isto poderá se manifestar com diferentes graus de êxito, segundo a polarização seja astral, mental ou búdica. O efeito será sempre dissolvente e essencialmente magnético, embora a atração possa ocorrer no plano astral, ou mental ou búdico, segundo o caso, sugerindo que o oficio de Salvador tem muitas arestas e pode ser entendido sempre à vista de uma escada da perfeição, em um sentido misterioso, com o Salvador “por cima” englobando seus irmãos de baixo. A mente é fundamental neste processo, no que diz respeito à humanidade, mas o seu desenvolvimento viria mais da influência de outros signos. Em troca poderíamos entender Peixes como um promotor da passagem gradual da mente intelectual à intuitiva.

Digamos, finalmente, que essa noção de atração, compreensão, síntese e morte nos fala da compaixão e da fraternidade, da paciência e também da aceitação do Propósito, pois podemos entender como, em distintas escalas, espera-se a que “o último cansado peregrino chegue ao Lar”; essa espera não é cega nem emocional, mas nasce de uma profunda sabedoria e do perfeito conhecimento do Plano por parte de Aqueles que inspiram a humanidade a ser mais inclusiva e a salvar os reinos da natureza pelos quais é responsável, salvando-se assim a si mesma.



3 comentários:

  1. Olá!
    Excelente artigo! Tenho uma dúvida, o que é Choans?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eh que si?, es un gran articulo, es de nuestro gran amigo Martin, uno de los fundadores del blog, que lamentablemente en la actualidad ya no participa de sus contenidos.

      Cada energía de rayo tiene su máximo representante o excelso Ser mas evolucionado, como son 7Rayos hay siete Choans, y los 7 son instruidos por el Maestro de Maestros también llamado Intructor del Mundo que es Cristo.

      Estos 7 seres junto con Cristo son los máximos dirigentes de la llamada Jerarquia, una entidad de Amor o/i Conciencia superior al cuidado del destino de la Humanidad - Tierra.

      Este grado superior de Choan o representante mayor de un rayo no es una posición fija, con el pasar de los tiempos va variando a medida que en la escala evolutiva ascienden humanos mas evolucionados a ocupar su lugar y los antiguos ocupantes acceden a otros niveles de evolución superior fuera incluso de nuestro sistema solar.

      Citando algun ejemplo actualmente el Choan del 7Rayo de Magia Ceremonia y Orden, tan importante para la presente era de Acaurio, es el Maestro Rakoczi mas conocido por Saint Germain; el Choan de 6Rayo de Devoción, que tan importante ha sido para la era Piscis, es el Maestro Jesus que a su vez en su tiempo histórico fue el Maestro de Mahoma; el Choan de 2 Rayo de Amor y Sabiduría es el Maestro Kuthumi, siendo el Maestro Tibetano su máximo discípulo; y el Choan de 1Rayo de Voluntad y Poder es el Maestro Morya, autor a través de Elena Roerich de los escritos "hojas del jardín de Morya" a los cuales puedes acceder a través de Internet, si lo lees fíjate bien en su poder de 1Rayo.

      Cada uno de estos Maestros tiene sus diferentes trabajos y responsabilidades en relación a la humanidad y sus diferentes tendencias y países. Muchos de estas responsabilidades tienen una relación Karmica con su pasado en la Tierra. Y todos ellos, como es lógico por nivel de evolución, fueron muy conocidos en sus ultimas reencarnaciones, por ejemplo el actual Choan de 2Rayo, el Maestro Kuthumi, en una de sus ultimas reencarnaicones fue Sant Francisco de Asis.

      Cuando Martin hace referencia a la relación entre el Choan del 1 rayo con el del segundo se refiere a esta estrecha relación, con vocación de salvar a la humanidad, que se da entre los dos a través de Piscis, un signo regido por el 1 Rayo de Poder y por el 2R de Amor.

      Esta, a través de Piscis, es la referencia simbólica que Martin hace de que "sus casas (en este signo) son cercanas", aunque también a bien seguro que hace una referencia menos simbólica al Maestro Tibetano cuando Este en su libro "iniciación humana y solar" en el capitulo que habla de los Choans y sus funciones nos dice:

      "Él (Morya) y Su Hermano, el Maestro K.H., trabajan casi como una unidad, y así lo han hecho durante siglos y lo harán en el futuro, pues el Maestro K.H. está preparado para ocupar el puesto de Instructor del Mundo, cuando el actual titular lo deje para realizar un trabajo más elevado, y venga a la existencia la sexta raza raíz. Las casas que habitan están juntas, y gran parte del tiempo trabajan en estrecha asociación ...".

      Gracias Fernanda por tu siempre entusiasta participación.

      Excluir
  2. Eu que agradeço, pois aprendo muito com o Blog.
    Fraterno abraço

    ResponderExcluir