Postagem em destaque

Os 3 níveis do horóscopo

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

O regente esotérico de Escorpião





 
ESCORPIÃO

Na roda zodiacal, Escorpião marca o ponto cuja intensidade é experiência no plano físico, o lugar onde o conflito é vencido através da luta do guerreiro.

O escorpião é portador de veneno: desilusão, luta, “morte”, desapego, transformação são conceitos-chave para seus propósitos.

Em uma consciência pouco espiritual, o veneno é sintoma de autocontrole mal intencionado. Seu objetivo é alimentar sentimentos e ideias para subjugar o objeto desejado através da geração de apego e perturbação emocional-mental e física. Com esta atitude, a ilusão ou espelhismo estão servidos, o problema é que a destruição de referido engano comporta a renúncia ao desejo que o mesmo gera. “O peixe morde a própria cauda”.

Em Escorpião evoluído, o veneno é sintoma da grande capacidade que tem este signo de “matar” o desejo egoísta através da descoberta do poder da Alma: o surgimento de uma nova energia, que precipita a realidade de um novo caminho.

Escorpião nos ensina a Verdade através da experiência da mentira. Muitas vezes aquilo que é uma “verdade” se converte em uma fonte de conflitos, e é o poder de enfrentar isto que permite, ao sujeito espiritual de escorpião, a capacidade de dar um salto para o “desconhecido”. O lugar onde os valores materiais e intelectuais perdem poder, e onde os conflitos devem ser passados para o mundo subjetivo para, a partir dali, serem redirecionados pelos valores espirituais, e solucionados pela luz da intuição e a cada vez mais presente realidade da Alma.

Na qualidade do Escorpião aparece o significado do filho pródigo: o humilde retorno do filho que, pleno de “cicatrizes” (desenganos), anseia por recuperar a bondade do pai.



Tipos de conflitos

A fonte das dificuldades é tríplice (mental-emocional-material) e se evidencia sempre no plano físico da experiência. Para esclarecer mais sobre estes conflitos, juntamos um esquema de Alice Bailey, muito orientador:

Conflitos relacionados com o mundo material:

1- Sexo - a relação entre os pares de opostos. Estes podem ser utilizados em  forma egoísta ou fusionados divinamente.
2- Bem-estar físico - condições de vida que foram apropriadas egoisticamente.
3- Dinheiro – retido egoisticamente


Conflitos relacionados com o mundo emocional:

1- Medo - que condiciona toda atividade
2- Ódio - fator que condiciona as relações.
3- Ambição – que condiciona os objetivos.


Conflitos relacionados com o mundo mental:

1- Orgulho - satisfação intelectual, convertendo a mente em uma barreira que  impede que a alma controle.
2- Separatividade - atitude isolada, convertendo a mente em uma barreira que impede as corretas relações grupais
3- Crueldade – se sentir satisfeito com os métodos da personalidade, convertendo a mente em um instrumento do sentido de poder.


Quando estes defeitos forem reconhecidos e superados, o resultado será duplo: o estabelecimento das corretas relações com a alma e com o ambiente. Esses resultados são o objetivo de todas as provas em Escorpião.

Alice Bailey (AE)








Marte

O regente exotérico e esotérico de Escorpião é Marte, o planeta de cor vermelha. Paixão onde o guerreiro faz correr o sangue, e o sexo a vitaliza.

Marte é a atividade física positiva, a experiência tangível e objetiva através dos cinco sentidos. Marte é a devoção ativa e muitas vezes agressiva pelo desejado.

Exotericamente um Marte (regido por uma consciência egoísta) se expressa com uma grande capacidade de autoconcentração separatista, para assim poder dirigir sua atenção para a realização do desejado.
Em Áries, onde Marte também rege, o desejo egoísta é cumprido através da agressividade mental, expressada como “eu quero”.
Em Escorpião, por ser um signo de água, a atividade de um Marte egoísta é mais psíquica que mental. Neste caso há uma atitude “vampiresca”, capaz de manipular a substância própria e alheia para retroalimentar uma contraforça “venenosamente” ativa que magnetizará o desejado, mais através do engano que da imposição.

Esotericamente, Marte Espiritual segue tendo a mesmas capacidades, (aplicação ativa, experiência, realização), que um Marte egoísta, mas, neste caso, impulsionadas pela atitude do observador em contradição com a do experimentador. Esta atitude permite o crescimento do mundo subjetivo e imaginativo do sujeito (Netuno), e também aumenta a honestidade da sua luta, sem abandonar com isso o poderoso agarramento à realidade física da experiência. A contraposição desta dualidade (experimentar - observar) permite reconhecer a energia da Alma frente à força da personalidade, assim o triunfo é patente e o engano deixa de exercer poder.


Frase para a Alma:


Eu sou um guerreiro e da batalha saio triunfante”


Na clareza desta frase podemos observar que Escorpião sabe que há um conflito (dualidade), no qual ele é um guerreiro, (consciência espiritual aplicada de forma ativa), e que em sua luta, (experiência), está inscrito o germe do triunfo, (Conquista da Unidade ou Consciência da Alma).

Prova - experiência - triunfo


Raios

No campo de batalha de Escorpião, a intensa atividade marcial do VI Raio, deve se mesclar com a subjetividade e imaginação netuniana, também do VI Raio. Mas tarde, quando através do conflito, esta integração vai sendo alcançada, será possível intuir a harmonia do IV Raio através de Mercúrio.
 
Marte (a rebeldia) deve aprender a humildade sensível e imaginativa de Netuno, (a alma), para assim poder intuir (Mercúrio) o tipo de harmonia que o aproximará do objetivo sagitariano, ou Vontade do Pai.


.  .  .  .  .  .  .



Tabela de regências


Constelação    Ortodoxa    Esotérica    Hierárquica


Áries     Marte      Mercúrio     Urano

Touro     Vênus      Vulcano     Vulcano

Gêmeos     Mercúrio      Vênus     Terra

Câncer     A Lua      Netuno     Netuno

Leo     O Sol      O Sol*     O Sol*

Virgo     Mercúrio      A Lua*     Júpiter

Libra     Vênus      Urano     Saturno

Escorpião     Marte      Marte      Mercúrio

Sagitário     Júpiter      A Terra     Marte

Capricórnio     Saturno     Saturno     Vênus

Aquário     Urano      Júpiter     A Lua*

Peixes     Júpiter      Plutão     Plutão



*A lua em Virgem oculta Vulcano e em Aquário a Urano. *O Sol

em Leo oculta Neptuno e Urano





David C.M.

4 comentários:

  1. Toda pessoa de escorpião que conheço é extremamente desconfiada e estressada.

    Porém todos eles são certos no que fazem.

    Adorei o post é de fato muito bom mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Hola, obrigado por tu "certero" interes,

    Escorpion es la energia que demuestra la falsedad del deseo egoista. De ahi su necesidad de ser certos, verdaderos, intensos ... llegar al final con todas sus consecuencias.

    Es a través de la experiencia objetiva - real que podemos profundizar en la verdad de nuestro corazón.

    ResponderExcluir
  3. Apesar de não ser desse signo, é impressionante como aprendi com ele! Para mim, tudo encerra uma mensagem, um simbolismo... Sempre fui cercada por pessoas desse signo, inclusive casei-me e permaneci por vários anos com um escorpiano rsrsr... Durante todos esses anos e através desses referidos relacionamentos, foram-me apresentadas duras provas e desafios. E a cada batalha vencida fui premiada com um pouco mais de clareza, lucidez e verdade. Maravilhoso artigo David! Profunda gratidão.
    Abraço

    ResponderExcluir