sábado, 22 de fevereiro de 2014

URANO-LUA (Astrologia de aspectos)









URANO (mente cosmica) - LUA (inteligência da matéria)

Neste artigo vamos aprofundar astrologicamente a linha reflexiva do seguinte texto, exposto no artigo anterior: “regente esotérico de Aquário”, na parte final do parágrafo “Regentes”.

Texto:
Aqui chegados, Urano é capaz de dar o melhor de si, desvelando, através das formas lunares básicas, as autênticas verdades do “Mistério da Vida”.


Qualidades 
Urano: é a mente cósmica. Desvela segredos ocultos através de poderosas e "imprevisíveis" dinâmicas internas e externas geradoras de nova Luz.
A qualidade de Urano é materializar ou extrair a luz do divino (VII Raio).

A Lua: é a inteligência da matéria. O mas próximo a nós, a tríade básica, (instinto-emoção-mente concreta), herdada e refletida em nosso corpo.
A Lua, como nos diz Alice Bailey: “ajuda a criar as condições necessárias que levam à grandiosa transformação crítica do instinto em intelecto”,  esta qualidade é de IV Raio. O conflito é fonte de crescimento.








Aspectos Lua Urano em uma consciência com intenção Espiritual.
Considera-se que em uma consciência evoluída os processos instintivos lunares já se transformaram em inteligência intelectual, portanto, o contato na carta natal da Lua com Urano pode, através do Amor abrangente e incluente alcançar a intuição que mostrará o conhecimento do oculto. Tais pessoas podem chegar a atuar/exteriorizar o “mistério” através de seus corpos lunares de forma “natural” e criativa. Para essas pessoas, esta atitude é seu talento, é algo inscrito na inteligência da sua matéria e, portanto, é através de seus corpos de expressão mais básicos que a magia é manifestada.  

Dizendo de outra forma, no horóscopo de referido sujeito a receptividade Lunar é o receptáculo da mente cósmica, graças ao Amor* que  sua consciência atesoura.





Exemplos:
Como compreendereis esta relação está claramente associada aos processos e atitudes ocultistas. Neste sentido, e para os mais aficionados à astrologia prática, oferecemos uma lista dos ocultistas mais importantes dos últimos tempos, onde fica claramente demonstrada a vinculação. 
 
Allan Kardec: (Urano conjunção Libra na casa V)
Elena Blavatsky: (Lua angular em Libra trígono com Urano em Aquário)
Vicente Beltran Anglada*
Pietro Ubaldi: (Lua em Áries oposição Urano em Libra angulares casa 1-7)
Annie Besant: (Lua angular em Câncer quadratura a Urano angular em Áries)
Cor. Agrippa: (Lua em Áries quadratura a Urano)
Nostradamus: (Lua em Escorpião Trígono com Urano em Piscis)
Alan Leo: (Lua em Áries sextil Urano Gêmeos)
Dane Rudhyar: (Lua em Aquário quadratura Urano)
Arthur Conan Doyle: (Lua em Aquário angular na casa X, trígono com Urano Gêmeos)
Omraam Michaël Aivanhov: (Lua em Aquário angular, sextil com Urano Sag.)
Elena Roerich (sextil), Paul Foster Case (oposição), MacGregor Mathers (conjunção), A.E Waite (sextil), Smael A. Weor (oposição), Grigori Raspoutine (sextil)


É muito importante observar nestas cartas o papel de Vênus, pois é ele que canaliza, através da sabedoria aplicada, o poder que o contato é capaz de manifestar.

É revelador observar nestes exemplos, que Aquário-Libra-Áries são os signos que mais aparecem. Sendo Urano, para o tipo de astrologia estudada neste blog, o regente exotérico-esotérico-hierárquico dos três signos. 

Um Urano angular e, libra aries ou aquário dominante, também mostra as tendências ocultistas.  (exemplos: Aleister Crowley, George Gurdjieff)
 


Sempre há exceções, como é o caso de Alice Bailey, em seu horóscopo o contato por aspecto não existe, mas me atrevo a pensar que talvez isto assim foi porque na Alma de Alice tinham mas poder os conceitos Crísticos que os Ocultistas. Há que destacar, por isso, que sua Lua esteja em um signo de forte tendência ocultista: Libra, regido esotericamente por Urano, que por sua vez está em Virgo, regido esotericamente pela Lua. Portanto, os dois planetas estão em recepção mútua esotérica!    Muito interessante... a "exceção" já não é tão clara. 

* no mapa natal final de Vicente Beltran Anglada (23-05-1915  Badalona Barcelona, Spain. Ascendente Leo) a Lua  está em Virgo como regente hierárquico de seu Urano angular em Aquário. É uma "exceção" semelhante a Alice Bailey. 


 


.....

Aspectos Lua-Urano em relação ao ser humano mais comum
Este tipo de contatos (sobretudo as quadraturas e oposições) no ser humano comum são mais difíceis de assumir, a consciência não é tão incluente, e a falta de inclusão é uma demonstração de que a consciência da Alma não está suficientemente ativada. As formas básicas lunares ainda são demasiado instintivas, a emoção exerce demasiado poder, e a qualidade sagrada de a Mente Cósmica (Urano) não pode ser bem expressa. Daí que a sociedade mais materialista julgue as atitudes Uranianas como extravagantes e frias.


À medida que o ser humano vai adquirindo mais consciência do “grande mediador”, a Alma, a capacidade de intelectualizar o instinto lunar será cada vez maior. Então, a receptiva lua estará cada vez mais disposta a aceitar como uma bênção estes contatos, tão capazes, por outro lado, de mostrar uma nova criatividade, um poderoso impulso, vital e original, às vezes radical, mas portador de súbita clareza. 





 




O recurso dos conceitos duais

Nestes artigos, para alcançar maior compreensão dos novos conceitos, utilizamos, talvez em demasia, a estrutura conceitual: “ser evoluído-ser não evoluído”, “ser espiritual–ser comum”..., mas em verdade, é um recurso para facilitar o aprofundamento psicológico. Como sabemos, aprender a relacionar as dualidades gera des-identificação, discriminação e reflexão, os primeiros passos para alcançar a união.


É claro que todo ser humano é divino e, portanto, é seu direito ser criativo e vital em todos os níveis de sua consciência em evolução. 





*É importante entender que uma vez transformado o aspecto instintivo em inteligência intelectual, o passo seguinte a dar passa pela transformação do intelecto em amor incluente. É o aspecto amor/sabedoria que nos aproxima da intuição. Um grande alcance intelectual por si mesmo não indica capacidade intuitiva, mas sim uma certa frieza, daí que em uma consciência evoluída o intelecto não é um fim em si mesmo, mas o receptáculo ou a estrutura através do qual é possível expressar "a mente cósmica".

David C.M.  (logos.astrologiaesoterica@gmail.com) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário