Postagem em destaque

Os 3 níveis do horóscopo

quinta-feira, 31 de julho de 2014

Vênus






As qualidades de Vênus

Vênus é o regente do Amor-Inteligente: a aplicação prática e “exitosa” do amor às circunstâncias externas graças à mente.

No plano físico, a atitude mental de Vênus é percebida como Beleza: a qualidade que unifica a verdade interior com a verdade exterior.

Entendemos que nesta frase, extraída do livro “Meditação Ocultista” de Alice Bailey, está o significado da Luz de Vênus:

O homem faz forte os devas (forças construtoras) com sua objetividade mental, enquanto eles nos dão a alegria, o magnetismo e a vitalidade”.

A chave da frase está no conceito objetividade mental, porque nele está implícita a unidade do que oferece e do que recebe. Na frase, podemos observar a dinâmica de uma relação equilibrada expressa como um todo, porque os dois sujeitos da frase (homem-deva) são doadores e, ao mesmo tempo, receptores. Poderíamos dizer então que o amor-inteligente é o mesmo que o amor-compartilhado.

Vênus é a qualidade do 5º Raio, a mente inferior que pode concretizar no plano físico a “luz divina”graças ao poder evocador de uma atitude mental honesta ou sincera, “o milagre do correto pensar”.

Visto de outra perspectiva, é a luz da ciência, os processos mentais que põem a descoberto as leis que dão forma à matéria.





Astrologia e Psicologia Esotérica de Vênus

  • O papel de Vênus em relação ao nível de consciência:
Como sabemos, há dois tipos de consciência, a consciência de alma e a pessoal. A relação entre elas é plena de matizes, mas é lei natural que através do tempo (vidas) a consciência superior aumente sua luz e diminua a inferior. Do aspecto pessoal Vênus é desejo-inteligente, da alma é amor-inteligente. Portanto, Vênus é a qualidade que se mescla com a emoção (desejo ou amor) através da mente. Dito de outra maneira, Vênus é a mente que orienta o corpo astral para o bem do desejado ou amado.

  • O caminho evolutivo através dos 4 signos de Vênus:
Como dissemos, Vênus é a inteligência que se une ao amor ou ao desejo, segundo seja o tipo de consciência. Neste artigo a intenção é apreciar a consciência da alma, e o papel que o amor-inteligente de Vênus exerce no caminho evolutivo para adquirir referida consciência.

Vênus, da astrologia da alma, oferece sua qualidade através de 4 signos:

  • Em Touro, a atitude mental de Vênus é evocadora do desejo, a motivação básica impulsora. O estimulo que oferece energia à vida.
  • Em Gêmeos, Vênus é evocadora da dualidade desejo versus vontade espiritual, a base do conflito através do qual se pode adquirir consciência da alma.
  • Em Libra, Vênus é evocadora do equilíbrio, a clareza mental que permite serenar o conflito entre as forças implicadas. A pausa para visualizar o caminho a seguir.
  • Em Capricórnio, o aspecto mental de Vênus é evocador de unidade, a base para que o amor da alma expresse, como serviço no plano físico, a vontade espiritual captada.

É claro que na cadência que marcam os 4 signos está escrito um processo escalonado de aquisição de consciência de alma, mas para que este processo avance faz falta a intervenção do poder de Escorpião.

  • O papel de Escorpião e o bem de Vênus.
Escorpião é a energia que apresenta a decepção, com a velada intenção divina de alcançar o triunfo final. Tocar o negro fundo para alcançar o branco céu. O Escorpião versus a Águia.

Toda consciência reencarnada necessita viver experiências, e para o bem desta necessidade irrompe a luz de Vênus - Touro, que nos faz ver o bom do desejo que promove a ação. Mas, na nobreza do desejo taurino chega um momento em que é posta em questão entre pela energia de Escorpião, a luz venusiana é tocada pelo veneno do desejo excessivo, e o poder do Touro é vivenciado como destrutivo. Aparecem as dúvidas e a dor com a consequente necessidade de compreender, e para o bem de tal necessidade irrompe a luz de Vênus - Gêmeos, que nos faz ver o bem da dualidade que promove o crescimento do amor do alma frente ao desejo da personalidade. Este intenso processo de interação dual de forças e aquisição de novos estados de consciência, por inércia natural, necessita de descanso, e para o bem desta necessidade irrompe a luz de Vênus - Libra, como a clareza mental que promove o equilíbrio necessário para visualizar com serenidade o próximo passo a dar.

Finalmente, e depois de repetir durante “muitas” vidas o processo Touro-Gêmeos-Libra, chega o triunfo de Escorpião na luz de Capricórnio. As provas de Escorpião alcançaram seu objetivo: poder compreender Saturno, a lei da matéria, a partir da consciência da alma. Neste estado de consciência a personalidade purificada deixa de exercer distorção, portanto a alma deixa de prestar atenção ao aspecto inferior da matéria para dirigir seu olhar ao aspecto superior ou espírito. Esta nova atitude da consciência requer de novo a luz do amor inteligente de Vênus, como o dom de uma mente que expressa a luz do serviço como reflexo do espírito. 

  • Vênus a luz que nos conhece
Vênus, é a luz que inunda a nossa inteligência fazendo dela amor-inteligente, a qualidade que pode concretizar o bom do inteligente pensar.
Em Touro nos faz ver o bom do desejo como impulsor de vida. Em Gêmeos o bem da dualidade que gera conhecimento da alma. Em Libra o bom do equilílibrio como doador de paz. Em Capricórnio o bom resultado de uma mente receptiva ao propósito espiritual.

 
A Luz de Vênus, mesmo nas situações difíceis, é a bondade de um pensamento que expressa a beleza de uma carícia.





David C.M. 
logos.astrologiaesoterica@gmail.com

Um comentário:

  1. Lindo artigo! Complementou mais ainda a compreensão do processo que venho vivenciando.
    Muito agradecida.

    ResponderExcluir