Postagem em destaque

Os 3 níveis do horóscopo

segunda-feira, 13 de junho de 2016

Netuno: “o coração do sol”





NETUNO
Podemos bem dizer que em Netuno, “o Deus da água”, sintetizam-se as energias astrais que inundam o nosso sistema solar; a força magnética que unifica, por atração, “o coração do sol”.
Esta energia que também se agita no Coração da Humanidade se expressa no Amor que trazem consigo seus Avatares, no anelo místico de todo homem ou mulher, na imaginação criativa, no aspecto psíquico e sensibilidade ao sofrimento humano, aspecto que na "mãe natureza” é "o coração" do seu instinto materno e protetor.





Netuno para a Alma

Em todo indivíduo com tendências espirituais, (isto é, mais condicionado pela energia da Alma que pela força de seus desejos pessoais),  Netuno é o aspecto psíquico superior, aquele anelo, sentimento ou emoção que impele a consciência para os princípios espirituais. É a correta sensibilidade ou compreensão amorosa que invoca a intuição ou síntese unificadora.  É aquele ideal motivador que na era Peixes teve sua máxima expressão através do Misticismo, e que na era de Aquário é e se expressará cada vez mais como sensibilidade Grupal, à compreensão cada vez mais ajustada (desde o Coração), do papel que em nossa sociedade têm que ter a honestidade, liberdade, cooperação, solidariedade, justiça, igualdade, responsabilidade  dignidade.

Netuno para a Personalidade
Para uma consciência condicionada basicamente por seus desejos pessoais Netuno é o psiquismo inferior, aquele aspecto que vincula a emoção com as necessidades mais instintivas. Este psiquismo em si mesmo não é negativo, a não ser que por questões cármicas esteja contaminado pelo egoísmo; neste caso, Netuno é criador de confusão ou desencanto. Não devemos esquecer que a poderosa energia netuniana tem tendência para a impessoalidade, e que, em contato com o desejo egoísta, tende a estimulá-lo fortemente, até o ponto que sua expansiva força (a partir do plexo solar/aspecto emotivo) é capaz de condicionar ou desvirtuar o aspecto mental (a luz da razão) gerando assim falsa ilusão, espelhismo ou excessiva sensibilidade. Aqui não fazemos referência à positiva relação que Netuno (o psiquismo inferior) sabe manter com uma necessidade real ou justo desejo pessoal, mas à nefasta relação egoísmo + psiquismo, relação que, inflamada através das “brumas astrais”, é criadora de um falso sonho, um fatal romantismo, um excessivo sentimento de autocomiseração, um poder psíquico mal dirigido, um sentimento de frustração mal encaixado, em definitivo, um estado psíquico mal-entendido, que no pior dos casos, (e com vigente atualidade), pode se expressar como um  fanatismo militante e agressivo.




Netuno para o Horóscopo da Alma

Podemos pensar que Netuno será importante para uma consciência avançada quando em sua carta natal é possível observar uma ou mais das seguintes condições:

-         Netuno em conjunção com um ângulo (Ascendente, M. Céu, Descendente, F. Céu)
-         Um Câncer ou Peixes (água) muito destacado no mapa, já que Netuno é seu regente.
-         Uma conjunção, quadratura ou oposição de Netuno com o Sol, Lua, Nodos ou Regente esotérico do Ascendente.

Nestes casos, e em consciências avançadas, Netuno certamente vai se manifestar* como o causador de algum tipo talento psíquico, o promotor de um nobre e idealizado sentimento capaz de sacrifício, sensibilidade, imaginação, visão, misticismo ou fraternidade. O poder de Netuno também poderá manifestar certa tendência à nostalgia e sua solidão com intenção de certificar na consciência a paz interna tão necessária para avançar no caminho. 



Exemplos de mapas com um poderoso Netuno
Como era de esperar, há muitos exemplos de cartas de importantes almas onde Netuno destaca com clareza, basta olhar o esplêndido Netuno que da própria carta natal de Jesus de Nazareth expomos em vários artigos deste blog*.  

   Ou o mapa natal de Helena Blavatsky no qual seu Netuno angular é o regente esotérico de seu ascendente ou Alma, fiel reflexo da fecunda relação psíquica (plena de Amor) que manteve com os Mestres;  ou o dignificado trino de Água de Netuno em Câncer com Júpiter em Peixes que nos apresenta o horóscopo de Vicente Anglada, e daí, entre outras coisas, sua generosa capacidade psíquica para se relacionar com as forças astrais.  

   Ou as tensas quadraturas que Netuno exerce ao Sol nos mapas de Barak Obama, Carl Gustav Jung ou Franklin D. Roosevelt, dando a entender uma valente e fecunda idealização do “pai ausente”.  

  Ou o grande poder idealizador de EEUU como nação, onde seu Netuno em conjunção com o MC é o regente de seus 4 planetas em Câncer.  

   Ou os esplêndidos Netunos da ativista pelo voto feminino Emmeline Pankhurst (em Peixes) ou do grande poeta chileno Pablo Neruda (em Câncer); ou a posição ajustada angular que Netuno ostenta nos horóscopos do ocultista Max Heindel, da pensadora alemã Annah Arendt, da fundadora da Cruz Vermelha Clara Barton, do cientista Charles Darwin, do presidente americano Abraham Lincoln ou do gênio do renascimento Leonardo da Vinci, mostrando a forte presença que o Ideal sensível exerceu em suas vidas. 

   Ou já em chave mística, o importantíssimo papel que exerceu Netuno junto com a Lua, “a mãe”, nas cartas de Bernadette Soubirous (a menina que “viu” a Virgem de Lourdes), ou Lucia dos Santos (a menina que “viu” a virgem de Fátima), o “inocente”, cármico e poderoso talento psíquico de umas meninas que, graças à idealização de Maria/Mãe, foram capazes de enraizar no plano físico/astral uma visão fecunda e curadora.

. . . . . . .


Em muitas destas cartas podemos detectar um Sagitário importante, além de um Netuno destacado e certa poderosa presença de água (Câncer e/ou Peixes). Sendo Sagitário (6º Raio de Devoção) por excelência o precursor do Ideal no zodíaco. Nestes casos a motivação (o aspecto água que rege Netuno) está muito dirigida por uma atitude mental (fogo) enfocada (Sagitário).

Os horóscopos de Abraham Lincoln, Leonardo Da Vinci, Angela Merkel, EEUU, Darwin, Emmeline Pankhurst ou Pablo Neruda, são um claro exemplo deste parágrafo, onde um Sagitário Angular + Netuno + Câncer e/ou Peixes estão combinados poderosamente.


O significado de um Netuno “não” destacado na carta
Quando em um horóscopo de uma consciência/alma evoluída não se manifesta um Netuno tão destacado, devemos pensar que é devido a que nesta reencarnação esta Alma já vem com um corpo psíquico ou aspecto astral/emotivo (Amor) suficientemente bem equipado e equilibrado para assim poder prestar atenção a outros aspectos de igual importância a desenvolver, como são a Vontade Espiritual (através de Urano) e/ou a Inteligência Prática (através de Saturno).




* Para poder observar o poder que Netuno (segundo nosso parecer) exerce na carta/alma de Jesus consulte o artigo publicado (no blog em espanhol): 
“Carta natal de Jesus de Nazareth (Reflexiones II)”
Link:
Carta Natal Jesus (Reflexion 2)



David C.M. 

logos.astrologiaesoterica@gmail.com

5 comentários:

  1. Muito interessante! Tenho Netuno em sagitário, fazendo trino com meu ascendente, sol e Vênus todos em aríes, em sextil com Marte e Júpiter, e em quadratura com minha lua e mercúrio em peixes. Qual seria o propósito?
    Parabéns, estou gostando muito do Blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola Fernanda, si me permites, como conozco tu carta natal te dire que si, que Neptuno es muy importante en tu horóscopo, y que a bien seguro él, desde casa 9, te da una gran capacidad para visualizar o idealizar, así como también para soñar, creer e imaginar.

      La cuadratura que tu Neptuno ejerce sobre la Luna es muy poderosa, porque es aplicativa, desde sus 0 grados la Luna se dirige o se aplica a los 7 grados de Neptuno, y esto la hace muy importante. Es una cuadratura muy delicada, sensible y propensa a caer en exceso de sensibilidad o/i susceptibilidad, de ahi que en su poder este la piedra angular o oportunidad para avanzar.

      Dependerá de la gestión que tu hagas en tu conciencia de esta cuadratura para que Neptuno se manifieste como psiquismo inferior o superior.

      Si se manifiesta como psiquismo inferior entonces es deseo egoista de la personalidad del Sol en Aries a través de Marte en Acuario, en cambio, si se manifiesta como psiquismo superior, es altruismo o servicio del Alma en Aries Ascendente a través de Mercurio en Piscis.

      Me alegro que estés disfrutando de la lectura del blog.

      Un abrazo

      Excluir
  2. Agradeço imensamente por sua generosidade e boa vontade em responder meus comentários! Estou realmente disfrutando.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. É .
    Eu tenho netuno oposto ao sol em gêmeos , lilith e júpiter .
    Fico como 🤔

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá
      Essa oposição bem administrada pela consciência significa expansão (Júpiter) da sensibilidade e do sentimento de transcendência, grandes ideais (Netuno). Mal administrado significa confusão emocional, engano, imaginação excessiva.

      :)

      Excluir