Postagem em destaque

Os 3 níveis do horóscopo

sábado, 6 de agosto de 2016

Uma análise astrológica sobre a histórica visita de B. Obama a Cuba








Introdução

Neste artigo vamos analisar esotericamente a carta de um sucesso, um acontecimento realmente importante, a visita, depois de 88 anos, de um presidente de EEUU a terras cubanas. Como é lógico pensar, este importante evento guarda em si mesmo um forte componente esotérico, além, logicamente, do exotérico.

Recordemos que a astrologia esotérica se dedica a estudar o significado (consciência) ou aspecto subjetivo das “coisas” e que a exotérica faz referência principalmente à expressão objetiva (matéria) ou aparente destas “coisas”, uma não pode viver sem a outra e nesta análise de hoje procuraremos falar das duas, pondo a ênfase no aspecto subjetivo.


O horóscopo do sucesso

Esta carta foi traçada justo no instante em que Obama (EEUU), ao descer pela escada do avião, pisou em solo cubano.








Os referentes esotéricos do sucesso:    

Como era de esperar ante tão significativo evento, nesta carta podemos observar que seus componentes esotéricos têm um grande valor. O signo ascendente, o signo que nos fala da Alma ou propósito da Consciência, é Virgem, e esta constelação tem uma presença muito forte neste horóscopo, já que seu regente esotérico, a Lua, está em sua própria regência esotérica na casa um, junto com Júpiter (regente hierárquico de Virgem) também na casa um e, portanto, também em dignidade. A posição destes dois planetas em Virgem engrandece muito o poder das qualidades deste signo.

A grande dignidade do Ascendente nos diz que a intenção de construir novos laços de amizade que traz consigo o significado do sucesso tem muitas possibilidades de concluir com êxito.



Virgem, para a astrologia esotérica, é o aspecto nutriente da mãe para com o filho-amor que nela reside.  O signo da “virgem” é a força interna protetora (imaculada ou sem mancha) da Mãe para com Seus Filhos, é a guia que faz crescer o Amor (Filho) que nela (na Matéria) aninha.

Virgem é o calor que alimenta a Semente, e psicologicamente falando é o aperfeiçoamento, purificação e discriminação, que a consciência dedica a seu aspecto interno, aquele silencioso lugar onde se desenvolve o Amor Incluente que todos, países incluídos,  temos.

Portanto, podemos dizer que no significado deste sucesso se sinaliza a possibilidade de nutrir/construir o aspecto Amor unificador (neste caso através de laços de amizade) que a todos nós pertence.


A lua em Virgem (velando Vulcano) como regente esotérico deste signo é a matéria base através e na qual referido Amor pode ser bem construído. A constância e o poder construtor que se sinaliza após a lua é a energia de Vulcano: “o Deus modelador na cova” (o constante trabalho, calmo, interno e silencioso na densidade da matéria).

Em Virgem, o poder construtor de Vulcano, a matéria-mãe ou Lua e o amor ou filho que nela reside são o mesmo. Este é o tríplice encanto e, ao mesmo tempo, a complexidade de Virgem.


Júpiter em Virgem, como regente hierárquico deste signo, é a capacidade para que este Amor, (uma vez que esteja firmemente construído), seja expansivo.

A união da Matéria com o Espírito através da compreensão generosa (mas por simpatia que por uma acurada análise) é uma função que pertence a Júpiter; então, podemos entender que se Virgem é o guardião do Amor ou Cristo interno, Júpiter neste signo é a expansão de referido Amor. A astrologia sempre é mais simples do que parece, a única variável é a intenção (por parte da consciência) com que é utilizada.


O nodo norte na casa 1 em Virgem reforça, com seu poder de estimular o lugar onde se encontra, todo o exposto acima. Neste caso o estímulo do nodo norte é benigno, já que em nossa reflexão fazemos basicamente referência à Alma ou o aspecto esotérico do Signo Ascendente.


Tal construção do Amor tem sua culminação em Peixes, lembrando que o complemento ideal de cada signo é seu polo oposto, e neste horóscopo o signo do Peixe exerce um papel importantíssimo, pois nele se encontram Netuno em dignidade e Vênus em exaltação em casa angular, dando a entender que o poder que arrasta o sucesso da sua casa 1 ou Virgem irá pouco a pouco encontrando a culminação de sua expressão através do reflexo de seu polo oposto: Peixes (casa 7 Netuno-Vênus).

Ao estar também o nodo sul implicado, podemos interpretar que este complemento ideal ou relação mais benigna já se deu em tempos passados (os nodos em um horóscopo fazem referência ao carma ou passado).





Os referentes exotéricos do horóscopo

Para o pensamento esotérico, a personalidade é sempre a ferramenta para que a Alma possa expressar seu mundo subjetivo no mundo aparente da formas. Mas para que isto se cumpra com êxito, a Alma primeiramente (com a luz da inteligência, a flexível compreensão amorosa e Sua capacidade de sacrifício) deve formar uma personalidade (mente-emoção-físico) bem integrada. Até que esta integração seja realizada, coisa por outro lado nada fácil de alcançar, a personalidade costuma ser em maior ou menor medida o reflexo egoísta das forças materialistas em ação.

Para a astrologia esotérica, a personalidade basicamente está inscrita na posição do Sol e seu regente exotérico. Neste caso, o Sol está exaltado em Áries na casa VIII, regido por Marte em Sagitário na cúspide da casa IV.

Esta posição nos fala da transformação (morte-casa VIII) das muito poderosas, (sol exaltado em Áries), forças personalistas ou solares. Forças que podem chegar a ser emocionalmente muito agressivas e de profunda raiz ou tradição (casa IV+Marte implicados). Além disso, Marte está em quadratura com Virgem-Peixes, dando a entender as dificuldades que terão estas forças para encaixar o significado de Virgem ou o propósito da Alma que o sucesso traz consigo.

É claro que neste caso as forças egoístas estão marcadas pelo forte componente emotivo que geram as ideias cristalizadas enfrentadas. Por um lado, os egocêntricos postulados anticomunistas representados agressivamente pelo partido republicano de Estados Unidos e, por outro lado, as caducas e já pouco práticas ideias comunistas que influenciam fortemente o governo cubano que, por outro lado, é muito antiamericano ou anticapitalista.

Contudo, tudo e o grande poder astrológico exotérico que na carta têm estas forças mais pessoais ou materialistas, tudo indica que a grandeza esotérica que mostra o signo ascendente apoiado por Peixes, será mais que suficiente para transmutar tais tendências egoístas em uma grande ajuda para os propósitos finais da Alma.


De fato, Marte em Sagitário está em dignidade hierárquica, assim como também Júpiter em Virgem (regente hierárquico da lua) e Urano em Áries (regente hierárquico do sol em Áries). A regência hierárquica para a astrologia esotérica é aquela energia criativa que, (uma vez o regente esotérico tenha realizado seu trabalho integrador), pode transmitir energia espiritual. Isto é, podemos bem pensar que, uma vez que as reações materialistas, fanáticas ou egoístas tenham sido bem integradas através do grande poder construtor que augura Virgem-Lua no Ascendente, a energia da Alma (Virgem) utilizará então Júpiter, (complementada por Áries-Urano, Sagitário-Marte), para desenvolver uma relação mais criativa, nova e espiritual entre os dois países.

Definitivamente, e segundo esta carta, podemos dizer que graças a esta visita os dois países vão iniciar um novo caminho que promete ser muito enriquecedor. Se o poder construtor/purificador de Virgem/Lua conseguir se impor sobre o poder mais exaltado, fanático, ou “de visão curta” refletido em Marte/Sol e seus signos, podemos bem assegurar o êxito deste novo e tão necessário encontro.






A Cruz Mutável

Esta cruz que preside a carta através de seus 4 ângulos principais nos fala de um acontecimento que estará submetido a muitas e variadas mudanças (altos e baixos), seja falta paciência, como em todo princípio de algo novo, mas também não diz que será um acontecimento flexível e com a paciência constante, amorosa e construtiva de Virgem.






Os Raios regentes do sucesso:

Se me perguntarem que Raios estão regendo a visita de EEUU a Cuba eu lhes diria, (pelas posições proeminentes que mantêm certos signos e planetas na carta e independentemente dos raios regentes de cada país), que da Alma o evento é regido pelo raio 2 de Amor Sabedoria, e da Personalidade pelo 6º Raio de Devoção e Ideal.

O Segundo está escrito na linha Virgem-Peixes com um Júpiter angular em Virgem e Gêmeos no MC. (Virgem com a ajuda de Peixes Gêmeos, e o planeta Júpiter, são as forças que trazem o 2º Raio de Amor Sabedoria à nossa Terra).

O Sexto Raio de Personalidade está escrito no poder angular de Sagitário com Marte (regente do sol) em quadratura com Virgem-Peixes. (Sagitário com a ajuda de Virgem-Peixes, e os planetas Marte e Netuno, trazem consigo as energias do 6° Raio de Devoção e Ideal à nossa Terra).

Isto dá a entender um pouco o já exposto na análise astrológica, e é que a personalidade, se se impõe a linha energética Virgem-Júpiter-2R, abandonará seus cristalizados ideais com suas fortes emoções, graças ao poder construtor de um novo amor que surgirá do próprio interior (alma) da nova relação que implica o brilho da visita.

A razão abrangente, incluente característica principal da Alma de 2º Raio modelará o poder emotivo amoroso e muitas vezes demasiado militante ou fanático do 6° Raio em personalidade; podemos dizer que referida razão construirá um novo ideal para o qual o sentimento (vinculado ao 6R) inevitavelmente dirigirá sua atenção ou devoção, e que, com o tempo, isto será a expressão de um novo ideal ou forma de relação entre dois países.



Conclusão

Estarão de acordo comigo em que a nefasta relação EEUU – Cuba não podia continuar assim, foi de senso comum, pois, o passo dado por Obama (representando os Estados Unidos), assim como também foi lógica (e seguramente desejada) a abertura de certos mandatários Cubanos e a boa atitude e alegria de seu povo ante sua chegada.  Esperemos, pois, assim o indica a carta, que este gesto de “vontade-para-o-bem” dado por Obama, (e secundado por grande parte do povo americano e cubano), seja o primeiro passo para a construção de uma nova e mais frutífera relação entre os dois países irmãos.


David C.M   (logos.astrologiaesoterica.@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário