Postagem em destaque

Os 3 níveis do horóscopo

terça-feira, 10 de julho de 2018

Urano através de Touro




Urano através de Touro
A entrada de Urano em Touro nos fala de uma relação difícil. A “mente cósmica”, aquela que desvela os segredos, entra em Touro, ou signo do desejo fixo, ou signo onde as formas lunares encontram sua exaltação. As formas densas e sensuais da natureza devem reconhecer a chegada das novas ideias que Urano sempre traz consigo, e isto não é fácil. 
É claro que o planeta espiritual e ocultista por excelência não está cômodo em Touro, Urano está em queda no signo onde a luz se expressa através das formas lunares/terrenas exaltadas. 
Por outro lado, a Lua cai em Escorpião e Urano se exalta nele porque é no signo contrário a Touro onde se transcende o poder das formas, demonstrando que é através do desapego que a Liberdade (Urano) pode realizar seu labor; a liberdade pede flexibilidade, e a mente “cósmica”, vinculada às leis ocultas, necessita do desapego das velhas normas para impor as novas que o mesmo desvela.
Assim, pois, a pergunta que podemos nos fazer é: como Urano, a mente divina, vai se desenvolver no signo onde mais se mostra o apego/desejo pelas formas da mãe natureza? Como Urano vai interpretar, “o revolucionário”, desde o signo onde o desejo tradicional pelas formas é vivido como uma necessidade natural?

Este trânsito é a relação do 7º Raio (qualidade principal de Urano) penetrando no terreno do 4º Raio (o reino de Touro), sendo isto, de um ponto de vista exotérico/pessoal, uma relação difícil,  onde o  poder da ordem, da magia organizada da geometria, ou da Vontade divina na Matéria não está cômoda no reino do 4º Raio em Touro, onde a força dos desejos ancestrais com sua correspondente tensão e  esforço (com vocação espiritual ou não) é a premissa para alcançar a ansiada harmonia e beleza. É claro que esta relação criará um conflito e uma destruição nos desejos taurinos segundo a nova perspectiva uraniana os verá como já caducos. Mas, para que esta destruição seja vivida como uma oportunidade, como uma intervenção divina nos três mundos de expressão da natureza pessoal, a consciência ou alma gestora deverá ter um certo grau evolutivo, um nível no qual a mente não esteja condicionada pela emoção e assim, a partir do desapego, interprete ou perceba com clareza o impacto de Urano.
Em um sentido muito positivo poderíamos dizer que Urano em Touro obrigará a mente a buscar soluções intuitivas, soluções incluentes, soluções onde a tendências mais exotéricas do signo (relacionadas com um Vênus astral) deverão se reajustar com as energias poderosamente mentais e novas que Urano impõe. Se isto se realizar, Vulcano, como o regente esotérico de Touro, entrará em jogo, como o poder de forjar (construir-modelar) na natureza forma de expressão aquela intuição (nova ideia ou  valor espiritual) percebida graças à intervenção de Urano.
Vulcano é o forjador na Matéria, aquele que modela nela a Vontade de Deus para Sua expressão através dela, e isto faz através da força da aspiração, ou desejo de melhorar que utiliza as forças básicas do sacro para se expressar em forma criadora através do chacra laríngeo.






Duas maneiras de entender a relação Touro - Urano
Exotericamente Touro é o desejo inevitável, cármico, que leva à luta “cega” e seu constante pensar condicionado ou apegado para finalmente expressá-lo em forma poderosa.
Para uma consciência exotérica, Urano em Touro pode ativar os desejos em forma “estranha”, desejos perversos, alteração da natureza e suas normas, separação abrupta e total entre matéria e espírito. Este tipo de consciência está relacionada com a cruz mutável, a força da personalidade ativada pelas volúveis, inconstantes e caprichosas tendências do desejo. Aqui Urano, inconscientemente para a personalidade, é destrutivo. É a atividade desestruturada e alterada da forma identificada com os desejos excessivamente centralizados (apegados) da personalidade.

Esotericamente a força ou desejo taurino é a bondade da força motivadora que relaciona a vontade espiritual com a forma concreta, esta relação invoca a intuição que se reflete na forma como inteligência criadora, harmonia, beleza prática ou natural.
Para uma consciência mais esotérica Urano em Touro é claramente a potencialização da inteligência ou ordem espiritual aplicada às leis da natureza.
Esta atitude esotérica tem duas fases:
A primeira está relacionada com as consciências evoluídas ou de boa vontade, é a subida à cruz fixa através da transmutação do desejo taurino em aspiração.  Nesta fase a dualidade entra em jogo e a Alma se descobre na interação dual inteligente, transformadora e construtiva. É o caminho do discípulo.  É a consciência magnética do Coração.
A segunda, que é para consciências muito elevadas, é a subida à cruz cardinal através do serviço universal aquariano. A qualidade desta cruz (amor incluente) permite aplicar o aspecto vontade da alma ao cérebro ou mundo físico via a mente. Aqui definitivamente a forma-matéria está unificada com “o” espiritual, é o caminho do iniciado, aquele que expressa a vontade-para-o-bem relacionada com o Propósito de Deus. É a captação por parte da Alma da dinâmica vontade da Mônada expressada através da matéria ou personalidade purificada. É a atividade (inerente na vida) como expressão da divindade.





Aquário - Touro
Que a próxima grande conjunção de Júpiter Saturno em Aquário em 2020 que inaugura um ciclo de 260 anos de conjunções em signos de Ar esteja regida esotericamente pelo mesmo Júpiter em Aquário e exotericamente por Urano em Touro, dá a entender que no início deste novo ciclo as qualidades dos dois signos vão muito unidas. Neste sentido penso que para finalizar com o artigo são muito adequadas as seguintes palavras do Mestre Tibetano extraídas do Livro Astrologia Esotérica/Capítulo de Touro:

“Assim como a Era Aquariana vem à manifestação para nosso planeta, trazendo em seu rastro a percepção universal das novas expressões da síntese do mundo, os interesses humanos e a religião mundial, assim a humanidade, ou discípulo mundial, começa a ser influído por Touro, o qual trará nesta época a reversão da roda da vida para os membros da família humana que estão preparados, e são hoje numerosos. Isto está ocorrendo e seus resultados são inevitáveis. A principal interrogação é: Produzirá esta influência taurina, aumentada como está pelas entrantes forças de Shamballa, o enfoque da luz que Touro custodia, ou fomentará simplesmente os desejos, aumentará o egoísmo e levará a humanidade ao “ardente pico do autointeresse”, em vez de levá-la ao monte da visão e da iniciação?”





David C.M. (logos.astrologiaesoterica@gmail.com)

2 comentários:

  1. Oxalá! Que nos leve aos montes da visão e Iniciação. Que possamos manifestar o Espírito na matéria. Muito obrigada por tão inspirador artigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Si estamos atentos ten a bien seguro Fernanda que así será!!


      Un abrazo


      David

      Excluir