Postagem em destaque

Os 3 níveis do horóscopo

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Investigando o poder dos 4 ângulos através de dois horóscopo. (2parte)





Introdução

Este artigo é uma continuação do anterior que, através de dois exemplos muito significativos, pretende aprofundar o significado e poder que os ângulos exercem em uma carta natal. É evidente que há uma infinidade de cartas de personalidades destacadas nas quais se pode observar o poder expressivo-ativo que exerce o ângulo no mundo exterior, mas nosso estudo vai se centrar em duas pequenas reflexões feitas pelo Mestre Tibetano e Alice Bailey, sobre os horóscopos de Helena Blavatsky e Adolf Hitler, em seu esplêndido livro “Astrologia Esotérica”.

Curiosamente, estes dois exemplos são as duas únicas referências pessoais pronunciadas em todo o livro, e nestes níveis de consciência não cremos nas casualidades, portanto consideramos que investigar estas duas cartas natais, através dos comentários do Mestre, é uma oportunidade única para procurar unificar em nossa consciência a astrologia esotérica com a mais exotérica ou tradicional.





2 EXEMPLOS PARA O ESTUDO
As tabelas das diferentes regências esotéricas estão expostos no final do artigo.


  • Helena P. Blavatsky

(nomeada por Alice Bailey – DK no livro Astrologia Esotérica quase no final do capítulo de Libra)

Daí a efetividade de Libra no plano físico e o poder do sujeito evoluído de Libra de projetar a expressão física, o propósito espiritual interno, ou a vontade intencionada. H. P. Blavatsky foi um exemplo disto; era uma pessoa que estava facultada para fazê-lo.”











Uma vez lido o texto, se observamos a carta de Helena, é uma evidência astrológica que a angularidade de Vênus Lua em Libra exercem grande poder nesta carta, já que sua presença angular está secundada por variadas e poderosas regências e aspectos.

Vênus angular em Libra está em seu próprio signo exotérico e, além disso, é o regente hierárquico* de Netuno, (regente esotérico de Câncer-ascendente), e o regente exotérico da Lua, (regente exotérico do ascendente), portanto podemos dizer que Vênus é o dono final da Alma de Helena Blavatsky, já que Vênus é dono último de seu signo Ascendente Câncer, a qualidade da Alma.

A lua em Libra, por sua vez, é regente exotérica de Câncer no ascendente, esotérica de seus planetas em Virgo e a regente hierárquica* de seus planetas de Aquário, além de exercer um trino aplicativo sobre Urano, o regente hierárquico* de Libra. Urano para nós, nesta carta, é o regente da consciência interna (cruz fixa) de Helena, condicionando em grande maneira sua energia solar e expressando-se externamente através da Lua – Vênus.

A cruz cardinal neste horóscopo está muito ativada, e em Libra se centram seus poderes mais brilhantes, já que neste signo residem Vênus e a Lua, dois planetas de cercania pessoal com grande capacidade de regência no horóscopo. O dom ou “atrativo” deste horóscopo reside nos dois planetas que há em Libra e é graças a eles que Helena pode expressar o poder muito mais impessoal ou da Alma que sugerem seus Netuno e Plutão angulares.

Diante de suas obras e atitudes, é claro que Helena tinha em si mesma a qualidade destacada de Libra para seres evoluídos que nos diz o texto: projetar a interna vontade espiritual através da forma de atuar ou corpo físico, e esta qualidade tem um reflexo muito forte no ângulo FC de seu horóscopo, o ângulo, como já dissemos no primeiro artigo, no qual a aspiração da alma se une com o corpo físico.


Para mais informações sobre o horóscopo desta grande discípula, consulte o artigo “o horóscopo de Helena P. Blavatsky” publicado neste blog em 02-07-14.


*  *  *  *  *  *  *




  • Adolf Hitler

(nomeado por AB – DK no livro AE logo no início do capítulo sobre Leo)

.... existe uma pronunciada atitude nestes ditadores – que frequentemente é ignorada, mas que tem verdadeiro valor racial. É a atitude que conduz à síntese da vida, objetivos e intenções nacionais. Um exemplo típico desta atitude é a de Hitler. Não importa qual seja a nossa opinião pessoal sobre ele, não cabe dúvida que unificou, fusionou e mesclou os distintos elementos na raça germânica. Tal atividade é de natureza aquariana, mas em seu aspecto mais inferior e indesejável. Sua natureza é leonina, porque as pessoas que podem produzir estes resultados devem ser necessária e incessantemente autoconscientes, característica principal da pessoa de Leo. Não sei o papel que este signo possa desempenhar no horóscopo de Hitler, pois não o investiguei, mas desempenha uma parte muito proeminente no horóscopo de sua alma.”



É evidente para qualquer astrólogo que o poder que Leo exerce através de Saturno no MC neste horóscopo é muito grande. O MC, em muitos sentidos, é o ângulo mais poderoso de uma carta, mas não socialmente falando, e Saturno sempre é um planeta que obriga o cumprimento, neste caso um cumprimento com a qualidade do Leão.









O Horóscopo visto do aspecto Alma:

Os pontos que falam especialmente da Alma neste horóscopo são:

  • Ascendente Libra: Saturno é regente hierárquico* e por exaltação deste signo
  • Urano, regente esotérico de Libra, é regido hierarquicamente* por Saturno e aspectado por sêxtil.
  • Vênus, regente exotérico de Libra, é aspectado poderosamente por Saturno.
  • Saturno é regente esotérico da conjunção Lua-Júpiter em Capricórnio.
  • O regente de Saturno em Leo é um Sol angular.

O Leão, como nos diz o texto do livro, impõe a sua lei na Alma de Hitler utilizando para isso a influência de Saturno sobre os pontos-chave que nos falam da Alma.

O Saturno – Leo de Hitler são os responsáveis por expressar de forma unificada e poderosa o papel de Alma que sugere Urano na casa 1 oposto a contraforças mais pessoais da casa 7. A incessante autoconsciência, da que nos fala o texto, irradia desde o MC, arrastando com ela o poder comunicador da linha 1-7.



O Horóscopo analisado do aspecto Personalidade:

Os pontos que falam especialmente da personalidade são:

  • Vênus, o regente exotérico do Sol em Touro, é aspectado de forma adversa por Saturno angular em Leo.
  • O Sol mesmo angular (a energia pessoal) se acerca por aplicação a um aspecto de quadratura com Saturno em elevação.
  • Lua-Júpiter nodo sul regidos exotericamente por Saturno angular.

É evidente que Saturno também transmite sua lei leonina sobre as forças mais pessoais ou exotéricas de Capricórnio e Touro, embora sem esquecer a energia taurina, o grande referente pessoal da carta.

Neste parágrafo mais materialista pessoal se poderia analisar o poder de Saturno em um sentido mais tradicional, assim este poder saturnino, com sua quadratura sobre Vênus, sugere haver gerado grande frustração na imatura e sensual personalidade taurina de Hitler que, por razões cármicas, derivou em crueldade.

O touro frustrado só encontra consolo no leão orgulhoso, implacável egoísmo que se materializava em Capricórnio. O poder de Saturno sobre a conjunção Lua-Júpiter com o Nodo sul em Capricórnio sugere uma reencarnação sumamente cristalizada ou inflexível.

A linha angular 1-7 Urano-Mercúrio Libra – Áries, (em certa medida muito ligada à aspiração da alma), foi sua grande capacidade de comunicação brilhante e sedutora, embora esta linha horizontal, regida exotericamente pela conjunção Marte-Vênus, sugira estar muito mal integrada, devido à difícil e mal compreendida quadratura que Saturno exerce sobre a conjunção. 
 
Tendo em vista a nefasta atitude de Hitler até o final de seus dias, é claro que não houve compreensão da oportunidade saturnina, que teria dado um acesso consciente à luz da alma em Libra Ascendente e a uma compreensão iluminada do poder de seu esplêndido Urano oposição a Mercúrio, mas isto já é outro cantar, muito relacionado com o que sempre dizemos neste blog: “toda interpretação de um Horóscopo depende do nível de consciência espiritual que entesoura seu dono”.

Os signos Leo - Áries - Capricórnio - Touro nos falam de uma Alma de 1º Raio de Vontade e Poder, evidentemente um poder deste calibre em mãos de uma consciência egoísta se traduz como poder destruidor.


*  *  *  *  *  *  *







Conclusão

Nos dois exemplos expostos se pode observar claramente a oportunidade que oferece o ângulo para exteriorizar energias, qualidades e forças, portanto, para todo aquele que queira praticar a astrologia com intenção de conhecer a si mesmo ou de ajudar aos demais a conseguir isso, quando observar um horóscopo será necessário primeiramente analisar a condição dos 4 ângulos respectivos com seus signos, regências e presenças, e daí observar como a consciência do sujeito dono do horóscopo está gestando referida condição angular.






A inter-relação das três cruzes

A constante luz da cruz fixa (símbolo da Alma) gera a compreensão interna que produz a mudança vital na cruz mutável (símbolo da Personalidade), mudança ou mutabilidade que permite a manifestação ativa da intenção da alma na cruz cardinal (símbolo do Espírito).


*  *  *  *  *  *  *







* regência: hierárquica

A astrologia esotérica proposta por Alice Bailey, contempla três tipos de regência. A Exotérica, relacionado com o aspecto mais material e pessoal do indivíduo. A Esotérica, relacionada com o aspecto amor, ou a alma como consciência mediadora do indivíduo. E a Hierárquica, relacionada com o aspecto vontade, ou a dinâmica espiritual criadora do indivíduo. Os três aspectos são considerados sagrados por nossa astrologia, porque na união dos 3 está a perfeita expressão do 1; embora pareça lógico pensar que para alcançar referida unidade, primeiramente se evolui desde as experiências mais básicas inscritas no regente exotérico, para alcançar paulatinamente as mais sublimes que o regente hierárquico promete, e tudo isso graças à constante aquisição de autoconsciência, representada pelo regente esotérico.

Não gostamos de falar muito do regente hierárquico, consideramos que nesses dias já é uma grande novidade e complexidade incluir nas análises astrológicas o regente esotérico junto com o exotérico, mas muitas vezes nos vemos obrigados a utilizar o terceiro para arredondar melhor o raciocínio.



Tabela de regências

Constelação  Ortodoxa  Esotérica Hierárquica

Áries. Marte Mercúrio Urano
Touro. Vênus Vulcano Vulcano
Gêmeos.  Mercúrio Vênus Terra
Câncer.  A Lua Netuno Netuno
Leo.  O Sol    O Sol    O Sol
Virgo. Mercúrio A Lua Júpiter
Libra. Vênus  Urano Saturno
Escorpião. Marte Marte Mercúrio
Sagitário. Júpiter A Terra  Marte
Capricórnio. Saturno  Saturno Vênus
Aquário. Urano  Júpiter  A Lua
Peixes. Júpiter  Plutão   Plutão

A lua em Virgem oculta Vulcano e em Aquário a Urano. 

O Sol

em Leo oculta Neptuno e Urano



*  *  *  *  *  *  *



David C.M. 

logos.astrologiaesoterica@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário