Ricardo Georgini
Capricórnio é um signo de realização. Sua energia estimula o triunfo do espírito humano sobre todas as condições limitantes e circunstâncias adversas. Promove o pleno desabrochar de todo o potencial humano, prevalecendo sobre tudo o que pudesse abafá-lo ou aprisioná-lo. De 21 de dezembro deste ano a 19 de janeiro de 2011, as energias capricornianas ficarão especialmente ativas, convidando-nos a renovar nossos esforços para manifestar as nossas mais elevadas possibilidades.
Este décimo signo do Zodíaco representa a apoteose do humano. Capricórnio demonstra a capacidade humana de abrir caminho, fazer o seu destino, aproveitar as oportunidades, superar as dificuldades, transformar-se, recriar-se e persistir na direção de seu objetivo. É um signo de extremos, e produz ou o pior ou o melhor tipo de ser humano. As qualidades capricornianas podem expressar-se como mentalidade estritamente materialista, egoísmo exacerbado e fervorosa ambição por sucesso mundano. Ou como sabedoria, abnegação e consagração à evolução espiritual.
A realização é possível em Capricórnio devido ao grande dom deste signo: a disciplina. É o que faz a diferença e propicia a conquista, material ou espiritual. Envolve senso de prioridades, emprego de método e técnica apropriados, empenho constante, economia de tempo e de recursos, renúncia e capacidade de sacrificar o menor em favor do maior. Tantas vezes, os nossos propósitos maiores se perdem, ofuscados por questões menores e trivialidades. A disciplina nos permite colocar cada coisa em seu devido lugar e proporção, de modo que o menor não compita com o maior, mas seja, verdadeiramente, um degrau em sua direção.
Quando a disciplina é aplicada ao desenvolvimento espiritual, conduz finalmente ao que é chamado de iniciação. Uma iniciação é uma grande expansão de consciência, que marca um passo significativo no Caminho Espiritual. Cada iniciação produz uma maior medida de integração interna, psicológica. Como consequência, ocorre uma maior integração externa, com a humanidade, e o indivíduo se coloca mais e mais a serviço da coletividade. Cada iniciação é a entrada em um novo ciclo de experiência, desenvolvimento e serviço.
O processo de iniciação envolve um período de crise. Acontece quando o indivíduo chega a um ponto, em seu desenvolvimento, em que consegue esgotar todos os seus recursos disponíveis, tendo tirado o máximo proveito deles. Só então ele precisa de mais; só então ele merece mais. Nesse ponto, o indivíduo se confronta conscientemente com problemas que, por ora, ele não tem como resolver; ele dá o seu melhor, faz tudo o que está ao seu alcance, e no entanto, não é suficiente. Tal condição de impasse e crise é justamente o solo propício para o poder latente no indivíduo germinar. A crise invoca o espírito humano e extrai dele novas capacidades, antes dormentes. Este despertar do poder interno é a iniciação.
Atualmente, toda a humanidade está passando por um processo global de iniciação. A generalizada crise mundial (social, política, econômica, religiosa e científica) indica que estamos prontos para um extraordinário passo adiante. Muitos dos problemas que confrontam a humanidade estão além da sua capacidade atual de solução, e por isto mesmo, estão fazendo despertar o seu potencial mais profundo. A iniciação da humanidade é iminente, e produzirá uma maior integração interna — entre seus diversos povos — e externa — com as outras formas de vida no planeta. Quando menos pensarmos, a humanidade nos surpreenderá com um desabrochar de sabedoria e amor que muitos de nós nem sequer imaginávamos.
Ricardo A. Georgini
ricardogeorgini@yahoo.com.br
E quem diria que hoje passaríamos por uma crise muito maior... Espero que possamos sair " vitoriosos"
ResponderExcluirHola Fernanda,
ExcluirSi, quien lo iba a decir que ibamos a pasar por esta situación, eh?
Has escrito tu comentario en el lugar mas idóneo Fernanda, CAPRICORNIO y la HUMANIDAD, ya que no ha sido casualidad que todo esto del COVID 19 haya pasado con Plutón, Saturno, Jupiter y Marte en conjunción en Capricornio.
Capricornio es el signo de la máxima condensación en la materia o de la realización personal mas ambiciosa así como también, es el signo que permite la liberación del Alma (individual o grupal) a través de esta materia.
Es en Capricornio/Saturno donde la realización se logra a través del esfuerzo y la disciplina, y estarás desacuerdo conmigo que nunca la humanidad habia demostrado una actitud global tan disciplinada como la que esta mostrando ahora con "el quédate en casa" y todos los cambios de costumbres, tradiciones, reformas o nuevas tendencias sociales que esto trae consigo.
Un poco el misterio está en ver hasta que punto todo esto nos va a traer un cambio de paradigma, no va a ser fácil porque las costumbres y tradiciones (buenas y malas) tienen mucha fuerza, pero un poco el resultado se va a mover entre la dualidad mas ecología menos capitalismo, mas sociedad menos individualidad, mas fraternidad menos egoísmo, mas cooperación menos centralización ..., si algo tiene la disciplina (impuesta o no) es que permite reajustar las actitudes internas que por lógica tarde o temprano serán externas.
De alguna manera la disciplina obliga a la conciencia a redefinirse hacia aquello que les es mas justo, fácil y natural (al Alma por supuesto).
Los cambios nunca son de golpe, pero es claro que este "virus" a forzado mucho las diferentes posiciones.
Estoy seguro Fernanda que saldremos Victoriosos porque es destino de la Humanidad hacer de este planeta un lugar sagrado, "una alma liberada". Recuerda que el reino humano esta regido por Escorpión/4R, "soy guerrero y salgo triunfante de la batalla". Se podría decir que la humanidad es "el conflicto" que trae la Belleza y Armonía a la Tierra.
La Humanidad es aquel ser que tiene percepción del Espiritu y de la Materia y es su tendencia natural unificar dicha percepción dual en la Conciencia/Tierra.
Un abrazo