Postagem em destaque

Os 3 níveis do horóscopo

segunda-feira, 30 de setembro de 2024

Astrologia - Dúvidas - posição de um Planeta


"A astrologia ainda não é uma ciência"

Você tem dúvidas sobre a casa que um planeta ocupa?

Uma nota técnica com 6 exemplos

Como sabemos, a astrologia ainda não é uma ciência e quando um astrólogo se depara com a análise de um horóscopo, entre outras dificuldades, muitas vezes é difícil para ele determinar a posição por casa de um planeta e, portanto, seus resultados. A posição do planeta parece contradizer as atitudes ou tendências do sujeito dono da carta. As possibilidades técnicas para resolver a contradição são diversas, os sistemas de casas a utilizar são vários e as técnicas astrológicas também, criando assim dúvidas claras sobre sua verdadeira posição e consequente confusão na interpretação.

Neste artigo, procuraremos explicar qual solução aplicamos quando nos deparamos com esse problema. Para isso, analisaremos seis horóscopos usando como exemplo as dúvidas levantadas por sua casa 12 e planetas presentes. Muitas vezes os resultados de um planeta que parece estar na casa 12 se assemelham mais aos de sua casa anterior (1) ou posterior (11) ou, outras vezes, o resultado do planeta que parece estar na casa 1 se assemelha mais às características da casa 12 ou da casa 2.

Neste blog, em caso de dúvida, recomendamos seguir os seguintes passos:

  • O primeiro e mais importante é analisar as atitudes (formas de expressão, temperamento, tendências da vida, tipo de consciência) do sujeito dono da carta para poder decidir, (intuir), por meio de qual casa as qualidades do planeta em questão estão se expressando.

  • Em segundo lugar, somente se tivermos a hora correta, levantamos a carta Védica ou Sideral que para este tema mais concreto das casas consideramos que é mais confiável do que a Ocidental ou Tropical. A ciência Jyotish, como é chamada na Índia, é uma técnica astrológica ancestral baseada na posição sideral ou fixa das estrelas. Para o seu desenvolvimento, primeiro você tem que fazer a carta sideral usando o Ayanamasha Hindu/Lahiri, (o site "Astrodienst" faz essa carta de graça) e, segundo, para a carta resultante, aplicar o sistema de casas iguais por signos inteiros. Ou seja, se, por exemplo, o grau ascendente sideral cai em Leão, todo o signo de Leão, e os planetas que ele contém, devem ser considerados a casa 1, todo Virgem com seus planetas a casa 2, todo Libra a casa 3, .., e assim por diante.

  • Em terceiro lugar, pensando no primeiro ponto, fazemos uma comparação entre as cartas Tropical e Sideral e tomamos uma decisão flexível.

Mostramos 6 exemplos, (há muitos mais), nos quais os planetas em ascensão mostram sérias dúvidas sobre se estão dando resultados na casa 12, 1 ou mesmo 11. Antes de continuar a enfatizar que um planeta na casa 12, tanto para o bem quanto para o mal, torna-se muito introvertido, com muita vida interior e um planeta na casa 1, melhor se estiver na cúspide da casa, tanto para o bem quanto para o mal, torna-se muito extrovertido, carismático e uma grande ferramenta para que o planeta mais introvertido da casa 12 tenha uma via de escape para o exterior.

Lembremos, e isso é muito importante, que nesta breve comparação entre as duas astrologias NÃO levamos em consideração os signos, que variam de acordo com a astrologia que é aplicada, mas apenas a casa onde o planeta está posicionado.

Não se trata de decidir qual astrologia é melhor ou pior nem porque os signos e seus planetas regentes não coincidem, as duas astrologias têm coisas boas e não tão boas, trata-se apenas, diante da dúvida, de usar as duas astrologias para saber com mais certeza por qual casa (NÃO de qual signo) um determinado planeta está se manifestando.

Um signo manifesta qualidades, em seu nível mais elevado, tipos de energia e uma casa mostra ambientes materiais, mais objetivos ou pessoais.



EXEMPLOS

São exemplos que geram dúvidas razoáveis, daí seu estudo. As horas das 6 cartas são extraídas da certidão e todas parecem muito ajustadas.


Joe Biden  Tropical - Sideral

Joe Biden: a carta tropical situa seus 4 planetas em ascensão na casa 12, mas a sideral-védica nos diz que dois desses planetas, Sol e Vênus, estão dando resultados na casa 1.

Por causa das características que o presidente de uma nação precisa, é lógico que em sua carta se destaque o luminoso poder do Sol. Portanto, nossa tendência é pensar que o Sol e Vênus de Joe Biden estão trabalhando com as qualidades sempre carismáticas da casa 1, enquanto Marte e Mercúrio estão fazendo um trabalho mais subjetivo na casa 12.

Sinceramente, não acreditamos que Biden teria feito em sua vida tudo o que fez com seu Sol e Vênus trabalhando apenas para a casa 12. Em vez disso, sua vida tem sido uma mistura das casas 12 e 1, juntamente com uma poderosa ajuda, através de Saturno e Urano, da casa 7. Também de uma Lua quase cheia na casa 6, a casa do serviço, e de um Júpiter exaltado na casa 9, o poder motivador dos ideais, aplicando um poderoso trino ao Sol na casa 1.

Esotericamente, e na chave puramente tropical, deve-se notar que para Joe Biden a compreensão superior de Sagitário, como um caminho da alma, acima da mais inferior ou pessoal refletida em Escorpião, foi a chave a desenvolver em sua longa vida.


Bill Clinton  Tropical - Sideral

Bill Clinton: A carta tropical nos mostra um Sol em ascensão na casa 11 e uma casa 1 muito poderosa. A sideral nos diz que a casa 1 continua sendo muito importante, mas, ao contrário da tropical, situa seu Sol na casa 12.

E podemos pensar que devido a certas atitudes erráticas (inconscientes?) que Bill Clinton demonstrou, sua "autoconsciência", regida pelo Sol, esteve (e talvez ainda estceja) muito marcada pelos aspectos mais introvertidos e privados da sexualidade regidos pela casa 12. Intimidades que ao longo de sua vida e de forma extrovertida foram (e talvez ainda sejam) retroalimentadas pela apaixonada e romântica conjunção Marte/Vênus/Netuno na casa 1.

Esotericamente, e em uma chave unicamente tropical, é uma evidência de que seus 4 planetas em Libra/casa 1 regidos esotericamente por Urano, na casa 9, marcam os aspectos mais positivos (da alma) de Bill Clinton.


Barack Obama  Tropical - Sideral


Barack Obama: a carta tropical nos mostra a conjunção em ascensão Júpiter-Saturno na casa 12, mas a sideral-védica nos diz que essa conjunção atua com os significados da casa 1. Na verdade, e conhecendo o carisma extrovertido de Obama, parece muito mais lógico que seja a casa 1 que expressa as qualidades da poderosa conjunção.

De sua personalidade ou astrologia exotérica, seu magnífico Sol deve ser considerado na casa 7 como o reflexo incondicional do apoio de sua esposa.

Esotericamente, e em uma chave puramente tropical, o Sol em Leão de Obama ilumina as qualidades superiores do signo de Aquário na casa 1, seu caminho da alma, onde Júpiter está em sua própria regência esotérica. Nesta última análise, o importante não são as casas, mas o fato de Aquário e Leão estarem relacionados.


Donald Trump  Tropical - Sideral

Donald Trump: a carta tropical nos mostra a delicada conjunção Saturno Vênus na casa 11, mas a sideral-védica a situa na casa 12, regida por uma Lua/Rahu na casa 4 das emoções. Isso nos fala muito claramente de suas atitudes emocionais/sexuais compulsivas não resolvidas.

Lembremos que do ponto de vista exotérico, entre outras coisas, a casa 12 é a casa da intimidade sexual, da imaginação no mundo privado do quarto, assim como esotericamente ou para a alma é a casa dos amantes na intimidade do coração, o casamento nos céus, a fusão da alma com a personalidade.

Por outro lado está claro, algo que as duas astrologias certificam, que a chave, tanto para o bem quanto para o mal, do tremendo e agressivo poder de extroversão de Donald Trump é seu Marte em Leão na casa 1. Um Marte regido por seu Sol na casa 10, que junto com a casa 1, são por excelência as duas casas mais poderosas de um horóscopo.

Diríamos que Donald Trump quando consegue se expressar de forma brilhante e inspirada em público, (Sol/Urano na casa 10), com seu característico "ar", ego, cheio de ambição, (Sol/Rahu casa 10) e suas emoções subjugadas, (Lua na casa 4 pressionada por Marte, Rahu, Sol e Urano), é um "guerreiro temível e muito motivado". É um Marte em Leão na casa 1 regente da casa 9, os ideais, expressos a partir da casa do eu.

Porém, quando essas emoções excessivamente pressionadas se desconectam (Lua conjunção Ketu exige a desconexão) do excesso de ego e idealismo, a conjunção Saturno-Vênus em água assume o comando emocional da casa 4 e o "brilhante guerreiro", certamente de maneira inconsciente, torna-se através dos mundos privados da casa 12 um "macho derrotado". Uma derrota que na verdade oculta o desejo compensatório de sua alma, oculta o chamado de Virgem para participação mais construtiva de sua Lua.

A questão-chave é: Quem comanda o esplêndido Marte de Donald Trump?, para a astrologia esotérica deveria ser dirigido pelo sol (autoconsciência) através das qualidades superiores (integrando as necessidades lunares) escritas na mescla Leão/Virgem que seu ascendente tropical nos propõe. Mas com sua poderosa e compulsiva linha nodal (lua/ketu – sol/rahu) que exige quantidades significativas de atenção e participação pessoal, é difícil prever.


Jodie Foster  Tropical - Sideral

Jodie Foster: a carta tropical desta famosíssima atriz mostra as casa 11 e 12 muito poderosas, onde se inclui o sol na casa 12, não há nenhuma casa cardinal ativada em seu horóscopo tropical. A carta sideral sim, nos mostra uma casa 1 com um Sol e Mercúrio muito ativos, bem como uma Lua na casa 10. A casa 1 e a casa 10 ocupadas pelo Sol e pela Lua parecem ser uma posição muito mais adequada para o imenso sucesso desta grande atriz. Esotericamente falando, Sagitário, acima do poder de Escorpião, é o seu caminho da Alma.


Mick Jagger  Tropical - Sideral

Mick Jagger: a carta tropical deste famosíssimo cantor de rock situa sua lua na introvertida casa 12, mas a sideral a coloca na extrovertida casa 1. No caso de Jagger, onde a forma físico/emocional, regida pela lua, é a chave do seu sucesso, é lógico pensar que a sua lua se expressa através da sempre carismática casa 1 e não das tendências introvertidas da casa 12.

Mesmo assim, também é possível pensar que Jagger usa o controle de Saturno e a carismática eletricidade de Urano na casa 1 para expressar um mundo interior muito importante refletido na Lua/Marte da casa 12, mas no caso de Mick Jagger, devido ao vistoso poder que a forma de expressão (corpo lunar) exerce em sua vida, fico inclinado a pensar que a Lua se expressa através dos extrovertidos ambientes da casa 1.

. . . . . . .

Como já dissemos, a astrologia ainda não é uma ciência e muitas vezes o astrólogo é forçado a escolher entre as diversas possibilidades ou mesmo misturá-las, sem nunca descartá-las do todo. Todo ser humano, até ser uma consciência muito elevada, transita pela dualidade, em diferentes níveis de consciência, em diferentes épocas ou momentos da vida, com diferentes tendências e atitudes menos altruístas, mais ou menos egoístas, misturadas e com diferentes resultados paralelos..., daí a necessidade de que a astrologia se mostre flexível em sua aplicação e consequente interpretação.




Tabela de regências proposta por Alice Bailey 

Constelación

ORTODOXA

ESOTÉRICA

JERÁRQUICA

ARIES

MARTE

MERCURIO

URANO

TAURO

VENUS

VULCANO

VULCANO

GEMINIS

MERCURIO

VENUS

TIERRA

CANCER

LUA

NETUNO

NETUNO

LEO

SOL

SOL*

SOL*

VIRGO

MERCURIO

LUA*

JÚPITER

LIBRA

VENUS

URANO

SATURNO

ESCORPION

MARTE

MARTE

MERCURIO

SAGITÁRIO

JÚPITER

TIERRA

MARTE

CAPRICÓRNIO

SATURNO

SATURNO

VENUS

AQUÁRIO

URANO

JÚPITER

LUNA*

PEIXES

JÚPITER

PLUTON

PLUTON

*A Lua, dependendo da consciência, pode velar o significado de Vulcano, Netuno ou Urano

*O Sol, dependendo da consciência, vela o significado de Netuno ou Urano



David C. M. logos.astrologiaesoterica@gmail.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário