ASTROLOGIA SIDERAL o JYOTISH
A Astrologia Védica, também chamada Sideral ou ciência Jyootish, tem vários pontos que aparentemente a tornam muito diferente da astrologia Tropical.
Em primeiro lugar, devemos pensar que por se tratar de uma astrologia baseada na posição fixa das estrelas, atualmente e devido ao movimento dos equinócios, a posição do Sol (e dos planetas) não coincide com a posição marcada pela Astrologia Tropical. Atualmente existe uma diferença de + ou - 24º entre elas. Por volta do ano 200 d.C. elas coincidiram totalmente, desde então foram se distanciando até chegar a época em que coincidirão novamente. Essa diferença de graus é chamada de Ayanamsha, portanto, para traçar a carta Sideral é necessário calculá-lo. Há diferentes Ayanamsha com diferenças mínimas entre eles de 0,15 a 3 graus. O site da Astrodienst oferece o serviço de calculá-lo gratuitamente. Nós usamos o Ayanamsha Hindu/Lahiri principalmente usado pelos astrólogos da Índia.
Portanto, a posição do Sol, da Lua ou dos outros planetas em muitos casos não coincidirá no mesmo signo, mas isso em si não é uma dificuldade, mas sim uma visão do mapa astral de uma perspectiva diferente.
Para a Astrologia Védica, o significado psicológico do signo como a Astrologia Tropical u Occidental o entende não é o mais importante, mas a chave para a interpretação está no significado tradicional do planeta, sua posição por casa e as casas que ele rege, segundo seja o signo que elas ocupam.
O sistema de casas que é usado é o da casa por signo, ou seja, para um ASC de Sagitário, todo Sagitário será a casa 1 governada por Júpiter, todo Capricórnio a casa 2 governada por Saturno, todo Aquário a casa 3 também governada por Saturno, já que Urano não é usado, e todo Peixes a casa 4 governada por Júpiter já que Netuno também não é usado.
Os chamados planetas modernos (Plutão Urano Netuno) não são usados.
É evidente que os planetas regentes de casas benignas (1-4-5-7-9-10) serão positivos e ainda mais se eles se posicionarem nessas casas e forem benignos por natureza, como Júpiter e Vênus. E os regentes das casas malignas (6-8-12) serão negativos, especialmente se estiverem posicionados em casas benignas e forem malignos por natureza, como Saturno e Marte. O papel das casas 2-3-11 depende muito da posição dos planetas regentes envolvidos.
A posição da Lua, com suas 27 casas Lunares ou Nakshatra, é muito importante. Para entender melhor o significado dos 27 Nakshatras (e também o funcionamento desta astrologia) recomendamos os seguintes sites:
World Teacher Trust (PDF en Español)
A posição do Sol é muito menos importante, muitas vezes até mal considerada, os astrólogos hindus consideram que onde está o sol há um excesso de ego, como costumam dizer "o excesso de sol mata a planta", algo que não acontece em nossa sociedade ocidental onde o "ardor" do ego ou individualismo é excessivamente valorizado. Mesmo assim, eles sabem que o Sol é a luz e, portanto, em sua interpretação, o Sol sempre merece respeito.
Além disso, nem todos os planetas podem realizar aspectos, apenas a oposição é um aspecto que pode ser realizado por todos. Marte, Júpiter e Saturno têm seus próprios aspectos. Júpiter, (da sua posição), olha para a casa 5 e 9; Saturno, da sua posição, olha para a casa 10 e 3 , e Marte para a casa 4 e 8. O aspecto é tanto para a casa quanto para os planetas nelas, ou seja, mesmo que a casa esteja vazia, o poder do aspecto sobre ela deve ser considerado. O orbe do aspecto não é considerado.
Os nodos (Rahu Ketu) não são bem vistos, as casas onde estão posicionados e os planetas que tocam costumam marcar situações cármicas difíceis. O nodo norte para excesso, precipitação ou conpulsão, o nodo sul para indulgência, preguiça ou indiferença. Neles está a raiz de todos os tipos de atitudes “estranhas”, cármicas.
Também é necessário dizer que para todo Astrólogo Védico é essencial analisar o mapa Natal ou Rashi em comparação com o mapa do Nono Harmônico ou Navamsha, especialmente quando o sujeito dono do mapa atingiu a idade de 32 anos, o primeiro retorno de Saturno.
O Navamsha pode fortalecer ou enfraquecer o significado dos planetas no mapa Rashi. Para a ciência Jyotish, o mapa Navamsha se refere à 9ª casa, a casa mais espiritual de todas, a casa do Dharma, e portanto também se refere ao "mundo psíquico", à Alma, daí sua máxima importância.
Astrologia Sideral <versus> Tropical (Esotérica)
(Minha experiência)
Quando eu, como astrólogo, realizo a análise de uma carta, associo as duas astrologias, a sideral com uma raiz mais oriental - lunar e a tropical com uma raiz mais ocidental - solar.
Se a minha atenção, devido às necessidades que o dono da carta me dá a conhecer, está mais focada nos aspectos pessoais (egoístas ou não), então eu foco quase todo o meu esforço reflexivo na carta Sideral ou Védica, no significado de suas casas e na posição também por casas (não por signos) de seus planetas regentes.
O significado do signo, como o entendemos psicologicamente no Ocidente, não levo em consideração (talvez um pouco do signo solar tropical); O que é realmente importante para a análise deste nível de consciência é o significado da casa, seus planetas ocupantes, se houver, e a posição de seu regente. A posição de Rahu e Ketu é muito (muito) importante.
Saturno com esse nível de consciência ou de necessidade pessoal só pode ser analisado a partir de seus significados exotéricos e, por isso, quase não me atenho às posições de Plutão, Netuno e Urano, planetas mais vinculados à Alma e não à personalidade.
Se, por outro lado, e devido ao tipo de consciência e/ou necessidade que o dono da carta já demonstra, considero que é apropriado prestar atenção ao possível significado espiritual da carta, então, sem esquecer a carta Védica/Navamsha, dou mais importância à carta tropical, onde os planetas impessoais (Plutão, Netuno e Urano) juntamente com o significado esotérico de Saturno, (a dificuldade é a oportunidade), são muito importantes para a Alma e onde também, em detrimento das casas, os significados mais abstratos dos 12 signos começam a ter sentido, especialmente todo o significado esotérico do signo Ascendente e seu regente esotérico e seus vínculos com as sete energias superiores também chamadas de 7 Raios.
. . . . . . .
Neste link: Astrologia Védica - Jyotish sao mostrados os artigos com breves estudos ou referências sobre esse tipo de astrologia realizados neste blog. São estudos simples onde o mapa Navamsa não é utilizado para não tornar o artigo muito complexo e extenso.
Certamente esta astrologia oferece um complemento muito poderoso para a correta interpretação de qualquer carta. O mais importante é aceitar as suas regras e a partir daí, e em comparação com a astrologia mais Tropical (e também com a mais Esotérica proposta pelo Mestre Tibetano) tirar as suas próprias conclusões.
![]() |
Ganesha, o avatar hindu com cabeça de elefante, é o patrono da astrologia védica. |
David C.M.
Nenhum comentário:
Postar um comentário