Postagem em destaque

Os 3 níveis do horóscopo

domingo, 8 de abril de 2012

Saturno Lua





 









Nova Astrologia 
(parte 3)




“Saturno em conflito com a Lua”

Todo astrólogo sabe que a relação por quadratura em oposição ou conjunção de Saturno com a Lua é uma relação difícil e geradora de frustração.

Para a astrologia mais tradicional Saturno é “o grande maléfico”, a disciplina, frieza, impedimento… e a Lua é a “emoção da mãe-filho”, a infância, o feminino ou maternal, a mente instintiva. Aqui a psicologia analítica nos diria que o filho teve uma experiência maternal restritiva e que isto é o reflexo da sua atitude fria e pouco confiante perante a vida.

A nova astrologia não nega o dito acima, mas também afirma que a Lua é a mãe de todas as formas e portanto é a prisão da Alma. É através do corpo-forma que a Alma se expressa e experimenta a vida sensível no planeta Terra. Este corpo de expressão ou pitris lunares é composto de matéria físico-emocional e mental, sendo a emocional a mais condicionante.

Por outro lado, Saturno é o representante da lei de causa e efeito e as “dificuldades” que o produz são a oportunidade para poder: parar, refletir, meditar e decidir.
A relação entre livre arbítrio e responsabilidade é demonstrada graças a Saturno.

Seja qual for a astrologia utilizada pelo astrólogo, a vulnerável, inconsciente, espontânea e flexível Lua sempre se verá afetada pela rigidez estrutural da lei da matéria.


Mas este artigo é pensado para pessoas que já adquiriram certa independência mental e, deste ângulo, nós sabemos que a relação conflitiva entre o planeta da oportunidade cármica e a mãe de todas as formas deve ser dirigida do aspecto consciência mental e não desde a consciência emocional.


Antes de passar à análise gostaria de fazer uma referência ao significado da palavra “esotérico”

o esoterismo é o treinamento para obter a capacidade de atuar livremente no mundo de significados, implica em compreender a relação que existe entre forças e energias”

Mestre DK

Aqui devemos entender por força a expressão da Personalidade e por energia a qualidade da Alma. O fundamento destas energias e/ou forças são os 7 raios cósmicos e sua manifestação em nosso sistema solar, através dos 7 planetas sagrados.







Uma vez dito isto vamos analisar a relação conflitiva de Saturno com a Lua e sua possível interpretação em relação aos níveis de consciência estudados na Parte II.


Nível 1, Lua – Saturno:

“frieza ou excesso de emoção destrutiva: dualidade”

Interpretação:
  • Aqui necessariamente a relação é conflitiva, a Lua deseja de forma compulsiva e não atende a disciplinas, e Saturno só sabe ser prático e impor sua lei através das circunstâncias. Isto gera negações, rebeldia e mais mal Carma. A pessoa lunar-emotiva se pergunta: “porque eu ...”, entendendo as circunstâncias como um castigo, e culpando os demais sem olhar em seu interior. A pessoa mais saturnina pode mostrar crueldade e falta de empatia.


  • O raio VI de emoção - devoção (Netuno - Marte) através da Lua e o III de inteligência prática (Saturno) estão em conflito. O excesso de emoção sem bom senso ou a emoção reprimida dificultam as relações práticas e sensíveis com o mundo objetivo. A lua é conflitiva e não expressa harmonia.

  • Conselho: o conflito é uma oportunidade para descobrir a independência mental e graças a ela conquistar o equilíbrio entre o sentimento e as circunstâncias (Harmonia)




Nível 2, Lua -Saturno:

“a construção através do Amor interno”

Interpretação:
  • Aqui a relação é construtiva. A consciência começa seu trabalho de construir uma forma lunar de expressão mas harmônica e menos compulsiva. A Lua é receptiva aos processos interiores, compreendendo que em geral as dificuldades de Saturno são possibilidades para adquirir autoconsciência. A dualidade está muito presente, Saturno exerce o papel de oportunidade-dificuldade. As dificuldades emocionais são a oportunidade para descobrir a nobreza construtiva da solidão.

  • O Raio I oferece através de Vulcano resistência e continuidade de esforço neste difícil segundo nível. Saturno é a oportunidade de ser inteligente e prático (raio III). A correta atitude mental é a chave para construir uma nova forma através dos corpos lunares. As emoções passam para o correto lugar de expressão. A Lua adquire harmonia interna.

  • Conselho: o conflito é a oportunidade de construir novas atitudes externas graças à compreensão interna de nossa essência ou energia principal. (Amor)




Nível 3, Lua-Saturno:

“Liberação da forma”

Interpretação:

  • Aqui a relação é de transmutação, os pitris lunares estão muito condicionados pela energia da Alma e aceitam Saturno como a energia que mostra a oportunidade de renunciar de maneira equilibrada ao desejo pessoal. O iniciado sabe o que lhe é próprio nesta encarnação (Saturno) e o expressa através do corpo Lunar. A forma não é importante e sim o seu significado e qualidade expressiva.

  • O raio III de inteligência ativa e o raio VII (Urano) de expressão ordenada e magia são “amigos” em favor do serviço aos demais. A Lua expressa beleza e harmonia, o amor da Alma através da forma.

  • Conselho: o conflito é a oportunidade de conhecer “os planos de Deus” através de uma forma de expressão liberada graças ao serviço (Vontade)



Como podemos comprovar o nível evolutivo da pessoa para analisar uma carta natal é de grande valor, como bem afirma o dito “os astros inclinam mas não obrigam” e esta inclinação é condicionada pela consciência do sujeito.








David C.M.
logos.astrologiaesoterica@gmail.com



4 comentários:

  1. Não entendi nada!
    Mas gostaria de entender melhor. Tenho a lua em câncer na casa 9 fazendo uma oposição a saturno em capricórnio na casa 3.
    O que significa o eixo casa 3-casa 9???
    O fato de tanto a lua, quanto saturno estarem nos seus domicílios, signos de câncer e capricórnio respectivamente, significa alguma coisa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola,

      A oposição existe independientemente de los signos que ocupan.

      “o esoterismo é o treinamento para obter a capacidade de atuar livremente no mundo de significados, implica em compreender a relação que existe entre forças/personalidade e energías/alma”

      O mundo do significado está na consciência (valores-mente-reflexão-silêncio).

      A consciência é um espaço subjetivo de liberdade, onde você pode gerenciar as dificuldades objetivas.

      Leia novamente com mais paciência do artigo. É muito important, para aprofundar, estudar cuidadosamente as qualidades do signo ascendente.

      Sugerimos que você leia o artigo: “O Signo Ascendente para a Astrologia Esotérica” publicado em março 17, 2015.

      Obrigado

      Pd*Perdoe meus erros de ortografia, os nossos artigos são traduzidos do espanhol por uma mulher brasileira que não participa nas respostas subseqüentes.

      Excluir
  2. Querido David você poderia fazer um artigo a respeito de lua/ netuno?
    Não me canso de ler o blog,aprendo muito ! Gratidão profunda

    ResponderExcluir