Nova Astrologia
(parte 3)
“Saturno em conflito com a Lua”
Todo astrólogo sabe que a relação por quadratura em oposição ou conjunção de Saturno com a Lua é uma relação difícil e geradora de frustração.
Para a astrologia mais tradicional Saturno é “o grande maléfico”, a disciplina, frieza, impedimento… e a Lua é a “emoção da mãe-filho”, a infância, o feminino ou maternal, a mente instintiva. Aqui a psicologia analítica nos diria que o filho teve uma experiência maternal restritiva e que isto é o reflexo da sua atitude fria e pouco confiante perante a vida.
A nova astrologia não nega o dito acima, mas também afirma que a Lua é a mãe de todas as formas e portanto é a prisão da Alma. É através do corpo-forma que a Alma se expressa e experimenta a vida sensível no planeta Terra. Este corpo de expressão ou pitris lunares é composto de matéria físico-emocional e mental, sendo a emocional a mais condicionante.
Por outro lado, Saturno é o representante da lei de causa e efeito e as “dificuldades” que o produz são a oportunidade para poder: parar, refletir, meditar e decidir.
A relação entre livre arbítrio e responsabilidade é demonstrada graças a Saturno.
Seja qual for a astrologia utilizada pelo astrólogo, a vulnerável, inconsciente, espontânea e flexível Lua sempre se verá afetada pela rigidez estrutural da lei da matéria.
Mas este artigo é pensado para pessoas que já adquiriram certa independência mental e, deste ângulo, nós sabemos que a relação conflitiva entre o planeta da oportunidade cármica e a mãe de todas as formas deve ser dirigida do aspecto consciência mental e não desde a consciência emocional.
Antes de passar à análise gostaria de fazer uma referência ao significado da palavra “esotérico”
“o esoterismo é o treinamento para obter a capacidade de atuar livremente no mundo de significados, implica em compreender a relação que existe entre forças e energias”
Mestre DK
Aqui devemos entender por força a expressão da Personalidade e por energia a qualidade da Alma. O fundamento destas energias e/ou forças são os 7 raios cósmicos e sua manifestação em nosso sistema solar, através dos 7 planetas sagrados.
Uma vez dito isto vamos analisar a relação conflitiva de Saturno com a Lua e sua possível interpretação em relação aos níveis de consciência estudados na Parte II.
Nível 1, Lua – Saturno:
“frieza ou excesso de emoção destrutiva: dualidade”
Interpretação:
- Aqui necessariamente a relação é conflitiva, a Lua deseja de forma compulsiva e não atende a disciplinas, e Saturno só sabe ser prático e impor sua lei através das circunstâncias. Isto gera negações, rebeldia e mais mal Carma. A pessoa lunar-emotiva se pergunta: “porque eu ...”, entendendo as circunstâncias como um castigo, e culpando os demais sem olhar em seu interior. A pessoa mais saturnina pode mostrar crueldade e falta de empatia.
- O raio VI de emoção - devoção (Netuno - Marte) através da Lua e o III de inteligência prática (Saturno) estão em conflito. O excesso de emoção sem bom senso ou a emoção reprimida dificultam as relações práticas e sensíveis com o mundo objetivo. A lua é conflitiva e não expressa harmonia.
- Conselho: o conflito é uma oportunidade para descobrir a independência mental e graças a ela conquistar o equilíbrio entre o sentimento e as circunstâncias (Harmonia)
Nível 2, Lua -Saturno:
“a construção através do Amor interno”
Interpretação:
- Aqui a relação é construtiva. A consciência começa seu trabalho de construir uma forma lunar de expressão mas harmônica e menos compulsiva. A Lua é receptiva aos processos interiores, compreendendo que em geral as dificuldades de Saturno são possibilidades para adquirir autoconsciência. A dualidade está muito presente, Saturno exerce o papel de oportunidade-dificuldade. As dificuldades emocionais são a oportunidade para descobrir a nobreza construtiva da solidão.
- O Raio I oferece através de Vulcano resistência e continuidade de esforço neste difícil segundo nível. Saturno é a oportunidade de ser inteligente e prático (raio III). A correta atitude mental é a chave para construir uma nova forma através dos corpos lunares. As emoções passam para o correto lugar de expressão. A Lua adquire harmonia interna.
- Conselho: o conflito é a oportunidade de construir novas atitudes externas graças à compreensão interna de nossa essência ou energia principal. (Amor)
Nível 3, Lua-Saturno:
“Liberação da forma”
Interpretação:
- Aqui a relação é de transmutação, os pitris lunares estão muito condicionados pela energia da Alma e aceitam Saturno como a energia que mostra a oportunidade de renunciar de maneira equilibrada ao desejo pessoal. O iniciado sabe o que lhe é próprio nesta encarnação (Saturno) e o expressa através do corpo Lunar. A forma não é importante e sim o seu significado e qualidade expressiva.
- O raio III de inteligência ativa e o raio VII (Urano) de expressão ordenada e magia são “amigos” em favor do serviço aos demais. A Lua expressa beleza e harmonia, o amor da Alma através da forma.
- Conselho: o conflito é a oportunidade de conhecer “os planos de Deus” através de uma forma de expressão liberada graças ao serviço (Vontade)
Como podemos comprovar o nível evolutivo da pessoa para analisar uma carta natal é de grande valor, como bem afirma o dito “os astros inclinam mas não obrigam” e esta inclinação é condicionada pela consciência do sujeito.
David C.M.
logos.astrologiaesoterica@gmail.com
logos.astrologiaesoterica@gmail.com
Não entendi nada!
ResponderExcluirMas gostaria de entender melhor. Tenho a lua em câncer na casa 9 fazendo uma oposição a saturno em capricórnio na casa 3.
O que significa o eixo casa 3-casa 9???
O fato de tanto a lua, quanto saturno estarem nos seus domicílios, signos de câncer e capricórnio respectivamente, significa alguma coisa?
Hola,
ExcluirA oposição existe independientemente de los signos que ocupan.
“o esoterismo é o treinamento para obter a capacidade de atuar livremente no mundo de significados, implica em compreender a relação que existe entre forças/personalidade e energías/alma”
O mundo do significado está na consciência (valores-mente-reflexão-silêncio).
A consciência é um espaço subjetivo de liberdade, onde você pode gerenciar as dificuldades objetivas.
Leia novamente com mais paciência do artigo. É muito important, para aprofundar, estudar cuidadosamente as qualidades do signo ascendente.
Sugerimos que você leia o artigo: “O Signo Ascendente para a Astrologia Esotérica” publicado em março 17, 2015.
Obrigado
Pd*Perdoe meus erros de ortografia, os nossos artigos são traduzidos do espanhol por uma mulher brasileira que não participa nas respostas subseqüentes.
Querido David você poderia fazer um artigo a respeito de lua/ netuno?
ResponderExcluirNão me canso de ler o blog,aprendo muito ! Gratidão profunda
Hola Fernanda, te tomo la palabra!
ExcluirGracias