Postagem em destaque

Os 3 níveis do horóscopo

segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

Níveis de consciência e sua interpretação astrológica






Como interpretar um horóscopo a partir dos diferentes níveis de consciência


Quando a própria pessoa ou com a ajuda de um astrólogo analisa seu horóscopo para melhor conhecer a si mesmo e assim melhor servir ao seu ambiente, deverá saber antes de tudo que o tipo de influência, compreensão e resposta a referido padrão celestial dependerá muito do tipo de consciência que seu dono ostenta.

Contudo, para tornar mais “fácil” esta análise, podemos dizer, com certas reservas devido à infinidade de matizes que entram em jogo, que basicamente há três níveis de consciência com seus respectivos 3 reflexos astrológicos e estes são: 

1 Nível¹ é aquele tipo de consciência materialista e egoisticamente centralizada e, portanto, muito condicionada pelas tendências e circunstâncias da humanidade não desenvolvida. Para este nível de consciência, o padrão astrológico condicionante é a posição dos planetas, incluídos sol e lua, nas doze casas e o poder que exercem sobre elas os aspectos de Saturno, Marte e Júpiter, os planetas impessoais como Plutão, Urano e Netuno não devem ser levados em conta. Neste nível evolutivo, o aspecto cármico ou forma mental instinto-emotiva vinculada com a Lua é o aspecto mas condicionante. 

Poderíamos dizer que este nível é o caminho inconsciente que marca “um destino”. São a forças pessoais herdadas e totalmente condicionadas pelo desejo que exerce o aspecto material refletido nas casas. É a inércia que para a personalidade “cega” (egoísta) parece inevitável e repetitiva e que paradoxalmente para um bom astrólogo é claramente previsível. Neste caso, nunca se disse melhor: “o que os olhos não veem o coração não sente”, (ou mente que não pensa).


2 Nível é aquele tipo de consciência identificada com a humanidade desenvolvida e inteligente, incluindo aquelas consciências de tendência espiritual. Nesta segunda etapa, a mente alcançou certa medida de independência, daí que possa responder conscientemente a:

  • A força dos planetas nas casas mencionadas no nível anterior.

  • O poder do signo Solar e seu regente Exotérico, indicando as tendências da vida já estabelecidas e que constitui a linha de menor resistência.

  • A qualidade do signo Ascendente e seu regente Esotérico que, em certa medida, indica a meta da vida ou “caminho” que a consciência deve seguir para estar cada vez mais próxima da Alma.

  • Os impedimentos cármicos de Saturno que põem à prova a consciência pessoal, oferecendo assim a oportunidade para que a Alma “pegue as rédeas” e administre aqueles “problemas” que para o primeiro nível-personalidade parecem impossíveis de entender ou aceitar. 

  • O poder que exercem Netuno, Urano e Plutão, poderosas qualidades muito vinculadas com o aspecto impessoal da Alma.


Poderíamos dizer que este segundo parágrafo é o caminho da descoberta da Alma como o amor incluente, curador e construtivo. “O destino deixa de estar escrito”, porque a Alma, do Seu próprio plano (a mente superior), utiliza as qualidades do signo Solar e do signo Ascendente para reajustar (ou talvez melhor dizendo, autocontrolar) as tendências egoístas da personalidade. Isto é, a Alma é capaz de neutralizar as inércias negativas do primeiro parágrafo em favor de Seu Amor Impessoal. Daí que, materialmente falando, neste nível a astrologia não possa mais ser tão preditiva como no anterior, e sua principal função seja a de mostrar as diferentes qualidades e energias que estão à disposição do sujeito dono do horóscopo, para que este as utilize de forma mas subjetiva, amorosa, criativa, abstrata e psicológica, com o fim de unificar em si mesmo o interno com o externo, a Alma com a Personalidade.

3 Nível E finalmente existe um terceiro tipo, no qual a consciência, graças à relação alcançada entre a Alma e a Personalidade no nível anterior, pode vislumbrar (e sua visão consagra seu esforço) uma humanidade melhor. Neste nível a consciência responde consciente e construtivamente a todas as influências astrológicas anteriormente mencionadas e também pode começar a reconhecer e responder ao poder que exercem os dois grupos de estrelas, as Plêiades e a Ursa Maior, das quais através de Sirius, segundo nos dizem os textos esotéricos, surgem as 7 energias cósmicas principais do Universo, esotericamente chamadas 7 Raios.

Estas 7 energias cósmicas em seu polo positivo-espiritual nascem dos 7 Rishis (Sábios) da Ursa Maior e em seu polo negativo-material das 7 Irmãs (Filhas de Pombas) as Plêiades, dualidade esta que em Sirius, a alma mediadora, se unifica para posteriormente se manifestar em nosso sistema solar através de seus correspondentes 12 signos zodiacais e seus 7 arquétipos, que são os 7 planetas sagrados. 

Para entender melhor, apliquemos o exposto ao exemplo da energia do 4º Raio de Harmonia e Beleza. O 4º Raio a partir dos seus dois polos opostos (Ursa Maior-Plêiades) e graças ao Amor de Sirius chega ao nosso sistema solar através de Touro-Escorpião-Sagitário, produzindo-se em Mercúrio a síntese, a manifestação de seu arquétipo, daí que se diga que em nosso sistema solar o 4º Raio seja regido por Mercúrio, um dos 7 planetas sagrados. 

Fica evidente então que o terceiro nível propõe lidar com um tipo de astrologia para nós quase desconhecida e, portanto, difícil. Uma astrologia que poderíamos dizer Cósmica, e que por ora só podemos “imaginar” como uma grande interação de energias que nos sugerem inspiração e criatividade. Além disso, é evidente também que a alma-consciência capaz de captá-las e utilizá-las de forma consciente deverá ser muito avançada; embora, se pensarmos bem, parece claro que cada vez são mas as almas avançadas que reencarnam, porque senão para quê surgiria esta nova astrologia? Não será que a necessidade traz a ferramenta?

É muito importante ter em conta que no segundo nível, sempre e quando a consciência assuma o papel psicológico “como caminho da Alma” que a Astrologia Esotérica atribui ao signo Ascendente, também se poderá captar a energia/qualidade mais cósmica dos 7 Raios. Mas também há que pensar que tal captação não será constante, mas sim serão vislumbres de inspiração que conviverão com etapas de confusão, isto é, estados de consciência “velados” (condicionados) pelo poder que ainda exercerão em tal consciência os significados astrológicos mais tradicionais dos signos e planetas. 

Há que entender que no segundo nível a consciência por suas próprias necessidades evolutivas de experiência e crescimento é basicamente dual, daí a presença do véu. Romper o véu, algo que se faz progressivamente, é conseguir relacionar a Alma com a Personalidade, um longo processo de integração que nos traslada (paulatinamente) ao terceiro nível. Um terceiro que em sua culminaçãorasga o véue surge a fusão, a Unidade (Alma + Personalidade) expressando-se dinamicamente como propósito Espiritual. 





Em resumo, podemos dizer que:

  • 1Nivel nos fala das “coisas materiais” criadoras de desejo com sua conseguinte felicidade ou tristeza segundo os resultados. Os temas são dinheiro, propriedades, inimigos, cônjuge, amizades, irmãos, vocação, pais, sexo, viagens, doença, saúde, filhos, trabalho, morte, nascimento. Também as diferentes atitudes relacionadas com eles, como temperamento, poder, status, ambição, apatia, sucesso, convivência, otimismo, fracasso, educação, dharma, ..., atitudes que em certa maneira já vão se mesclando com os aspectos mais subjetivos do segundo nível.
  • 2Nivel nos fala das diferentes energias e qualidades disponíveis para que a Alma, a partir da liberdade mental, possa gerir os “problemas”, impedimentos, apegos, inibições ou excessos que mais cedo ou mais tarde surgem do 1Nivel, construindo com isso um caráter mais livre (desapegado do material) e altruísta. 
  • 3Nivel nos fala de como as qualidades de Raio implicadas e absorvidas conscientemente através da meditação, intuição, inspiração e serviço, fazem com que este caráter desapegado alcance as metas mais elevadas do Alma.


Contudo, todos estes aspectos técnicos não têm razão de ser se na análise o aspecto Amor não estiver presente. Ele é a compreensão sensível, a razão de ser de toda interpretação curadora.




Para compreender melhor este tipo de análise do ponto de vista da prática astrológica, propomos o estudo do horóscopo de uma alma excepcional, Leonardo Da Vinci, uma consciência que certamente, no desenrolar da sua vida transitou pelos diferentes níveis de consciência, para finalmente e, por direito próprio, estabilizar-se definitivamente no terceiro.





¹Aconselhamos a estudar o 1Nivel a partir da Carta Sideral Védica (Jyotish). Segundo nossa experiência como astrólogos, comprovamos que para este nível os resultados são muito mais claros que os que da Carta Tropical mais utilizada no Ocidente. Há muitos lugares na internet onde esta carta é feita de forma gratuita.



David C. M. 
logos.astrologiaesoterica@gmail.com


4 comentários:

  1. Nem tinha noção de níveis de consciência, isso é algo totalmente novo para mim, de fato muito interessante.

    horoscopo diario

    ResponderExcluir
  2. Não sei em qual nível de consciência estou, porém definitivamente o contato com o blog e seus artigos contribuíram bastante com a expansão de meu olhar. Gratidão profunda, de verdade!

    ResponderExcluir
  3. Em primeiro lugar parabéns pelo excelente conteúdo do blog. Ele tem me trazido muito esclarecimento!
    Se possível gostaria de saber como a astrologia esotérica vê a possibilidade de subida nesses níveis. Qualquer um, partindo do 1°nível, poderia chegar ao 3°nível através do estudo e práticas espirituais intensas numa única encarnação, ou (como parece ser o caso do gênio Da Vinci) o indivíduo necessitaria já dispor de uma “bagagem” e um despertar prévios, sendo a vida e o passar dos anos mais um "meio" de se reencontrar do que um processo? Além disso, como entram nesse esquema as forças de desenvolvimento que estão biologicamente programadas para despertar de acordo com a idade, conduzindo a pessoa de uma consciência mais egóica (infância) em direção a uma consciência mais transpessoal e coletiva (velhice) ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola Hercules, gracias por tus preguntas que te respondo con mucho agrado.

      Perdona que la respuesta no sea en Portugués, pero lo entenderás.

      1- pregunta:

      Qualquer um, partindo do 1°nível, poderia chegar ao 3°nível através do estudo e práticas espirituais intensas numa única encarnação, ou (como parece ser o caso do gênio Da Vinci) o indivíduo necessitaria já dispor de uma “bagagem” e um despertar prévios, sendo a vida e o passar dos anos mais um "meio" de se reencontrar do que um processo?

      Es a través de los dos Hercules.
      El estudio para adquirir auto-conocimiento es muy necesario pero el “bagagem” y “o passar dos anos” , es decir la experiencia es la clave para aplicar el conocimiento adquirido.

      Leonardo Da Vinci fue un Alma “vieja”, el ya encarno con un bagagem muy elevado ( de otras vidas) que tuvo que, a través del karma, reconocer lo en si mismo (conciencia) para luego acrecentarlo aun mas a través de su experiencia. La parábola de los talentos es importante de llevar acabo, venimos para "crecer".

      2-Pregunta:

      Além disso, como entram nesse esquema as forças de desenvolvimento que estão biologicamente programadas para despertar de acordo com a idade, conduzindo a pessoa de uma consciência mais egóica (infância) em direção a uma consciência mais transpessoal e coletiva (velhice) ?

      Ya lo dices tu Hercules, a través de la experiencia de vida:

      Infancia conciencia transpersonal.

      Luego hay que tener en cuenta la cualidad del Alma, no es lo mismo experimentar la vida a través de un Alma de 2R de Amor Sabiduría regida por Escorpión con una personalidad de 3R regida por Aries, que a través de un Alma de 4Rayo regida por Leo con una personalidad de 6Rayo regido por Capricornio.

      No es fácil reconocerse en uno mismo los propios rayos regentes, por eso te aconsejo empezar a trabajar a través de las "contradicciones" (dualidad) que genera tu Signo Ascendente (camino del Alma) versus tu signo Solar (fuerzas personales). Este estudio basado en la contraposición dual, poco a poco te llevará a reconocer tus cualidades fundamentales.

      Es muy importante no querer saber mas de lo que realmente tu Alma (conciencia) necesita, "la justa medida" en todo es la clave.

      En relación a esta contraposición dual te aconsejo leer el siguiente articulo:

      https://logosastrologiaesotericaport.blogspot.com/2015/03/o-ascendente-para-astrologia-esoterica.html

      Todo esto debe hacerse a traves de la practica de la auto-observación, discernimiento, el desapego y la practica de la inofensividad, así como a traves de la justa aceptación o equilibrio entre los intereses personales y los intereses del Alma. Piensa que el nivel mayor siempre incluye al menor.

      El karma (bueno y malo) juega un rol muy importante, porque la situaciones vitales que este crea son el "campo" para l’adquisición de sabiduría i/o crecimiento hacia los niveles superiores.

      Un abrazo

      Excluir