Postagem em destaque

Os 3 níveis do horóscopo

domingo, 29 de março de 2020

A carta natal de Leonardo da Vinci



Leonardo da Vinci
A beleza aparece na vida e permanece imortal na arte”
No artigo a seguir, vamos fazer uma reflexão sobre a carta natal de Leonardo da Vinci, um dos maiores talentos do Renascimento, uma alma que, diante da transcendência de sua obra e figura através do tempo, certamente foi uma consciência altamente evoluída. Portanto, a análise de sua carta se baseará nesta premissa básica: o padrão energético de um horóscopo é condicionado, e inclusive regido, pelo nível evolutivo de seu dono
Como sabem, neste blog cremos na Reencarnação como a “lei de causa e efeito” que, através das diferentes vidas, permite à consciência (alma) adquirir experiência e perfeição e seguramente Leonardo da Vinci foi uma consciência que reencarnou com muitas vidas em sua existência.
Para tornar a reflexão mais compreensível, dividiremos a interpretação do horóscopo em 4 partes:
  • A primeira impressão – Síntese
  • Qualidade da Alma – Astrologia Esotérica
  • Aspectos entre planetas e seu papel psicológico
  • Tendências pessoais – Astrologia Exotérica

Carta Natal de Leonardo da Vinci
As tabelas das diferentes regências estão expostos no final do artigo.




1 -Primeira impressão - Síntese
Ao ver pela primeira vez a carta de Leonardo, vemos com clareza o importantíssimo papel que exerce Touro, o signo da Beleza, assim como também o de Peixes, o signo da Sensibilidade, e o de Sagitário, como o fogo ou o ideal que lhe deu o impulso para expressar excelsa beleza. Se observamos a sua vida, é evidente que seu maior talento foi expressar beleza em todas as suas obras, inclusive em seus cadernos, letra escrita, croquis ou pequenos desenhos científicos se evidencia um profundo senso da harmonia. 
Se examinamos o horóscopo mais geometricamente, podemos dizer que estes magníficos talentos pessoais (Peixes - Touro) situados na área baixa da carta, onde a criatividade do indivíduo é profundamente pessoal, enfrentam os mundos mais impessoais e sociais refletidos na área alta do horóscopo. Uma área onde se situam os 4 planetas mais impessoais, dando a entender que um dos grandes desafios de Leonardo foi desenvolver e expressar seus talentos pessoais em um ambiente social impessoal. 
Um ambiente “renascentista” e “revolucionário” que neste horóscopo se reflete em Libra. Um ambiente altamente exigente e iluminado, onde seu Saturno exaltado é sua obrigação cármica de tomar parte nele de forma brilhante, e Netuno é o grande Ideal Renascentista, (o retorno ao mundo Clássico), que impulsionou Leonardo a realizá-lo. 
É claro que Vênus (a beleza) em Touro como regente destes dois planetas em Libra (harmonia) tem a última palavra nesta carta.



2 – Qualidade da Alma– Astrologia Esotérica
Como sabemos, para a astrologia Esotérica o signo que marca “o caminho da Alma” é o signo ascendente frente ao sempre poderoso signo solar, mais relacionado com as forças pessoais. 
Neste sentido, podemos dizer que para Leonardo praticar as qualidades esotéricas de Sagitário resumidas na frase: “Eu vejo a meta, alcanço essa meta e, então, vejo outra” lhe permitiu ser cada vez mais autoconsciente de sua Alma. Desta perspectiva, parece claro que Leonardo sempre teve em mente algum tipo de meta (inspirada pela Alma) que lhe permitiu ajustar e dirigir as poderosas e muitas vezes cegas forças taurinas vinculadas com suas tendências pessoais. Mas, tendo chegado a este ponto da análise, a astrologia esotérica nos oferece uma chave nova: o regente esotérico de Sagitário é a Terra¹, neste caso situada em Escorpião e, portanto, e isto é muito importante, na carta de Leonardo Touro-Escorpião estão relacionados (por oposição) graças à Terra, o regente esotérico de Sagitário em Escorpião. Alma e personalidade diretamente relacionadas.
Parece ser, pois, que Leonardo vivenciou de forma muito intensa a relação Touro-Escorpião através do vínculo Vênus (desejo pelo belo) – Terra (experiência objetiva). Dinâmicas que relacionam o desejo de possuir a beleza da forma característica de Touro-Vênus com o “maya” ou a intensa ilusão e a posterior experiência de seu desengano refletido em Escorpião - Terra; e que esta dualidade pôde ser devidamente contrastada e ajustada aplicando o poder de uma mente focalizada em uma meta espiritual, o papel esotérico característico de Sagitário. Uma meta espiritual que teve que se desenvolver e se demonstrar objetivamente (terra) no campo de experiência de Escorpião, “o signo da morte”, o desapego, daí que muitas vezes as metas (trabalhos a realizar) que Leonardo se propunha, segundo as mentes comuns da época, não eram quase nunca finalizados, mas que certamente para Leonardo exerceram sua função, isto é foram finalizadas. 
Parece claro que o poderoso impulso que imprimia Sagitário morria na dura experiência, na intensa luta escorpiniana daquele que descobre que a essência da meta escolhida não está em finalizar o que se começou, mas em vivê-lo a partir da “chispa criadora” de Beleza, para depois senti-lo morrer. 
Dito de outra forma, a fecundidade criadora (Touro-Peixes) de Leonardo prometia chegar tão longe que Escorpião (sua Alma) não podia permitir que se perdesse o tempo na repetição ou recriação de padrões (apegos taurinos) já descobertos ou vividos, daí que sua obra (seu interesse) não fosse constante, embora sim diversa, única, bela e reveladora.
O pintor por excelência do século XX, Pablo Picasso, que em sua carta natal também tinha referida dualidade (Escorpião-Touro) muito ativada, expressou muito sinceramente (quase visceralmente) esta atitude psicológica neste pequeno escrito, os parênteses são esclarecimentos nossos: 
Nesta natureza morta coloquei posto um molho de alho-poró, mas o que gostaria de verdade é que minha tela cheirasse a alho-poró. Não suporto mais este milagre de não saber nada; de não ter aprendido nada mais que querer (desejar/Touro) as coisas até comê-las (destruí-las/Escorpiao) vivas. E escutar seu adeus (desapego/Escorpião)”. 
Evidentemente, nestes dois gênios, como em toda consciência reencarnada, o carma, o grau evolutivo e o horóscopo, nunca são idênticos e, portanto, tal atitude psicológica, sem entrar em detalhes pessoais, a manifestarão de maneira diferente. Sendo em Picasso expressa através de uma obra extensa e plena de constantes mudanças de estilo, jogos e revolucionárias inovações criativas de grande beleza, enquanto que em Leonardo da Vinci se expressou através de uma obra também revolucionária, mas muito mais aberta a outras disciplinas e saberes e a uma obra pictórica muito mais reduzida, mas de incomparável beleza e transcendência profundamente humana. 
Na verdade, trata-se de um padrão psicológico/astrológico que, com seus diferentes matizes, se repete com bastante frequência nos grandes gênios da humanidade, sobretudo naqueles (cineastas, pintores, músicos, bailarinos) vinculados com a arte criadora de Beleza. Para mais informações, leia este artigo dedicado aos “grandes mestres da cor” da nossa história recente e verão que os padrões de suas cartas são muito similares:


Em Seu livro “Astrologia Esotérica”, o Mestre Tibetano nos diz que Touro-Escorpião-Sagitário são as três constelações que trazem ao nosso sistema solar a energia de Harmonia e Beleza através do Conflito, esotericamente chamada 4º RaioAssim, pois, parece claro que esta energia foi a que mais condicionou Leonardo da Vinci. De fato, nos livros do Mestre Tibetano há uma pequena referência que o confirma para nós: 
Quando a alma e a personalidade se encontram ao mesmo tempo no quarto raio, temos um Leonardo da Vinci ou um Shakespeare”. 
Psicologia Esotérica II (pág. 232)

Observemos que inclusive afirma que referida qualidade de Alma coincide com a pessoal, e quando isto ocorre denota uma consciência muito evoluída, uma consciência na qual a Alma está tão identificada com a personalidade que não há diferença entre elas. Ver a ele seguramente era perceber a sua Alma. Verdadeiramente isto se dá em casos excepcionais, mas acaso não foi Leonardo uma alma excepcional? Basta pensar que um dos seus quadros, A Gioconda, é o quadro mais visto e estudado do mundo e que outro, A Santa Ceia, é considerado a melhor obra pictórica coral da história; e isso sem entrar nos múltiplos experimentos científicos e projetos técnicos tão avançados para sua época que também realizou.
Energeticamente, o 4º Raio é o ponto do meiodos 7Raios de energia ou qualidades principais que, segundo nos dizem os livros esotéricos, regem a manifestação de todo o universo e, devido a esta posição central, esta energia é o poder de harmonizar. As almas vinculadas com este raio são os grandes buscadores, aqueles que desde sua tensa (conflitiva) posição “sentem” que o celestial é tão sagrado como o terreno, e deste lugar invocam “o divino intermediário”, a intuição, “as Musas”, o aspecto liberador, inspirador, revelador e unificador, a síntese expressada como Beleza. 
Por pura analogia podemos pensar que referida energia também é a regente da Humanidade, porque é no quarto reino, o Humano, onde se unificam os três reinos inferiores da Natureza com os três reinos superiores do Espírito. Se Leonardo nos ensinou algo, assim como o espírito do Renascimento, é que o conhecimento aplicado ao próprio Ser-Humano pode harmonizar a natureza e Deus através da Beleza.





3 - Astrologia de Aspectos e seu papel psicológico
Os aspectos ou relações geométricas entre planetas e suas correspondências psicológicas é um parágrafo da astrologia que por si só mereceria todo o artigo, mas não é a única forma de entender esta complexa disciplina, portanto para não tornar a reflexão excessivamente extensa, nos centraremos apenas em dois aspectos concretos que consideramos de vital importância. 

  • Sol quadratura aplicativa a Plutão: é um aspecto muito contundente e seu significado é muito parecido ao dito anteriormente, pois Plutão, “o Deus da morte” está muito relacionado com os processos de Escorpião. Embora há que dizer que como falamos de um planeta, não de um signo e, além disso, como nos diz a astrologia esotérica, de um planeta não sagrado, seus efeitos se sentem mais nos corpos inferiores (fisicos-emocionais-mentais concretos) pessoais e não tanto nos aspectos mentais superiores, mas relacionados com as qualidades superiores dos signos ou Alma. É claro, pois, que na tensão (quadratura), Plutão demanda ao Sol sua parte da presa e que as forças pessoais (plexo solar) de Leonardo relacionadas com seu Sol renderam culto “queimando-se no Hades”. Na verdade, Plutão só destrói as emoções e ideias que para a Alma (não para a personalidade) já estão caducas, o verdadeiro drama é que muitas vezes confundimos Alma com personalidade ou ao contrário. Tudo e a dor (destruição dos desejos pessoais) que esse aspecto pode causar na sua compreensão e aceitação são uma promessa de liberdade. 

  • Mercúrio oposição aplicativa a Saturno: nesta oposição em verdade está oculta a essência de toda a carta, já que estamos falando de dois planetas sagrados, sendo Mercúrio o regente último (ou hierárquico) dos poderes de Escorpião + o 4º Raio que tanto condicionaram a Alma de Leonardo da Vinci. Mercúrio é a intuição, a Alma na mente superior de Leonardo oposta a Saturno exaltado em Libra. Libra e seus planetas são a expressão do luminoso poder social que o rodeava, e certamente que esta oposição se reflete nele como um desafio inspirador, um desafio da Alma. Observemos, além disso, que as casas que estão em jogo são a 4-5 frente a 10-11, a criatividade individual frente ao social vocacional. Se algo fez crescer o Vênus de Leonardo foi a tensão criadora que se reflete nesta oposição.

  • Vênus sextil Urano e trino com Netuno angular: São dois aspectos que não comportam tensão alguma e que relacionam Vênus com os dois planetas arquétipos da Alma, Netuno “o Amor – sensível” “Urano o Espírito -revolucionário”, dando a entender que o importantíssimo Vênus de Leonardo tinha um acesso “fácil” (aspectos benignos) aos mundos mas sutis da Alma.






4 – Tendências pessoais  - Astrologia Exotérica
Bem, finalmente vamos expor uma breve análise sobre o poder e significado que têm nesta carta a posição de certos planetas e casas. Esta análise astrológica baseada no poder das casas é o mais básico (pessoal) que se pode realizar e seguramente que suas tendências condicionarão em grande medida em um jovem Leonardo, umas condições que quando mais adulto é bem certo que as integrou em seu caminho da Alma, (mais subjetivo e abstrato), anteriormente exposto.
Para isso utilizaremos uma Carta Védica (Jyotish) ou Carta Sideral, pois para este tipo de análise baseado no poder das casas e planetas pensamos que funciona melhor que a carta tropical. 
Há muita informação na internet sobre este tipo de astrologia, mas antes de continuar, dizer que nela os planetas modernos não são utilizados, daí que não apareçam na carta que lhes apresentamos e dizer também, que uma vez aplicado o Ayanamsha², a carta tem por casa 1 todo o signo de Escorpião, a casa 2 todo Sagitário, a 3 todo o signo de Capricórnio, a 4 todo Aquário ..., e os planetas e nodos quase todos eles também mudam de signo, mas o mais importante é entender que para os astrólogos védicos o significado do planeta e a casa ou casas que regem é muito mais importante que o significado do próprio signo. 


Carta Sideral ou Védica de Leonardo da Vinci


É claro que Vênus no próprio signo regente de casa 7³ se destaca sobre toda a carta. Todo planeta angular em sua própria regência ou exaltação brilha acima de todos os demais, e neste caso, Vênus é o selo astrológico do grande artista que foi desde muito jovem. Um Vênus em Touro em casa 7 é a sensualidade da beleza vista ou compartilhada em e com os outros. 
Também é claramente a bela expressão de suas formas físicas exuberantes refletidas na conjunção Júpiter-Lua. 
De seu aspecto físico e costumes, seus biógrafos nos dizem:
Penteava seus longos cabelos ondulados, cuidava da sua barba e usava uma túnica rosa acima dos joelhos, quando os demais homens a vestiam longa”.
Algo provocativo, sim. Todos os testemunhos contemporâneos coincidem em que era imensamente atraente, muito bonito, um homem belíssimo! Alto, harmonioso, atlético e fortíssimo”
Todos esses comentários são o claro reflexo exotérico de um Júpiter em conjunção com a Lua, de um Vênus em Touro na casa 7 aspectando com a casa 1, (o corpo físico, a cara), e também, embora não tanto, de um Marte exaltado regente desta casa 1.
A casa 7 para a Astrologia Védica é a casa do sexo e de alguma maneira a dignidade astrológica de seu regente nos diz que o sexo para Leonardo não foi tão “complicado” (talvez o termo não seja adequado) como muitos (não todos) de seus biógrafos nos querem fazer crer. Talvez, o que houve tenha sido uma sublimação do sexo pelas formas mais estéticas da beleza. Diríamos que, desde seu grau evolutivo, entendeu e aplicou desta forma o poder espiritual que ocultava seu Vênus, seu destino, sua Alma. Como tantas vezes já dissemos neste blog, o que mais condiciona uma boa interpretação não é tanto o que nos diz a carta em si mesma, como o que nos diz em relação à consciência de seu dono e como não também em relação ao próprio astrólogo que a interpreta.
.......

O Sol (o regente da casa 10, a vocação, em Leão) está exaltado na casa 6. Um sol na casa 6 não está cômodo e menos se é o regente da importantíssima casa 10, daí que possamos pensar que a vocação de Leonardo para ser reconhecida necessitou de muita argumentação e grandes esforços, qualidades da casa 6, para justificar sua forma de trabalhar. Também cabe pensar que tal vocação lhe gerou inimizades, já que a casa 6, além de ser o lugar do esforço e do serviço, é também o lugar dos inimigos. 
Considerando o exposto, a exaltação do sol como regente da vocação na casa do esforço nos fala da grande capacidade trabalhadora de Leonardo e mais se este sol está regido por um Marte exaltado também regente da casa 1, isto é, sua grande capacidade de trabalho emanava de seu próprio temperamento. Este sol na casa 6 nos fala de um grande artesão, sabe-se que Leonardo podia passar horas, (com o lógico desespero de seus discípulos e superiores), mesclando pigmentos na marmita em busca da cor ideal, “a luz do Sol”, costumava dizer. Leonardo com suas poções, tintas, camadas e veladuras foi um alquimista da cor, “um mago xamã”, “o ermitão iluminado”.
.......

E finalmente observemos a dificuldade que apresenta Mercúrio em queda em Peixes (claramente o reflexo exotérico de sua dislexia e falta de atenção) como regente da casa 11 (os amigos, o social), na casa 5 (da criatividade), enfrentado Saturno (a dificuldade) na própria casa 11. Esta relação nos fala de uma falta de entendimento ou compreensão clara por parte de amigos e dos poderes sociais da época do “singular” sentido criativo do jovem Leonardo. 
Segundo nos dizem seus biógrafos, esta foi uma situação que se alongou no tempo e que Leonardo teve que aprender a gerir. Integrar e compreender esta situação era importantíssimo para ele, porque Saturno é o regente de sua casa 4 (a felicidade, os talentos herdados) na qual a Lua faz uma frutífera conjunção com Júpiter. Esta conjunção tão expansiva era o alimento emocional para o poder criativo de Vênus e, portanto, a necessidade de entender seu regente Saturno através de Mercúrio era a chave de seu crescimento criativo. Também era muito importante entender a esse Saturno, talvez ainda mais, porque era o regente do próprio Marte, o regente da casa 1, o eu, o que eu quero e necessito.
Portanto, como já dissemos, de início para Leonardo da Vinci relacionar corretamente a tendência Social (11) com seu poder criativo individual (5) foi uma necessidade vital (casa 1 e 4 implicadas) uma necessidade que passava pela morte e pelo renascimento do ato criativo, Mercúrio regente de casa 8, a morte, na casa 5. Necessidades que certamente já desde muito jovem teve que gerir com uma atitude altamente evoluída, a atitude de um Mestre da cor, da beleza, um Mestre do 4º Raio que o converteu através dos séculos no protótipo ideal do Renascimento.


Obrigado, Leonardo



¹ A Terra em todo horóscopo se situa frente ao sol, seu signo oposto. Para a Astrologia Esotérica, a Terra é o campo através do qual se deve experimentar ou levar à realidade seus projetos de vida. A Terra é o mais real, poderíamos dizer que é “o lugar que o sol ilumina”.
²O ayanamsha é o cálculo astronômico que se realiza através da precisão dos equinócios para obter a carta sideral. Nos usamos o ayanamsha Hindu/Lahiri. No ano de Leonardo para realizá-la há que subtrair todos os pontos-chave (Ascendente – Planetas - Nodos) de sua carta tropical em torno de 16'12º.
³ Se quiserem obter mais informações com relação à astrologia védica, esta posição de Vênus é um Raja Yoga, (“selo de rei”) chamado Mahapurusha Malavya yoga.

........

Tabela de regências

Constelação Ortodoxa Esotérica  Hierárquica

Áries  Marte Mercúrio  Urano
Touro  Vênus Vulcano  Vulcano
Gêmeos  Mercúrio Vênus  Terra
Câncer A Lua Netuno  Netuno
Leo  O Sol  O Sol  O Sol
Virgo  Mercúrio A Lua  Júpiter
Libra Vênus Urano  Saturno
Escorpião Marte  Marte  Mercúrio
Sagitário  Júpiter A Terra  Marte
Capricórnio  Saturno  Saturno  Vênus
Aquário  Urano Júpiter  A Lua
Peixes  Júpiter  Plutão  Plutão

Em vermelho os Signos e Planetas mais importantes para Leonardo.





David C.M.
logos.astrologiaesoterica@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário