Postagem em destaque

Os 3 níveis do horóscopo

segunda-feira, 18 de maio de 2020

O 3° Raio e o 5° Raio no horóscopo





O 3° Raio e o 5° Raio no horóscopo
Neste artigo vamos fazer um estudo sobre como o 3º Raio de Inteligência Prática e o 5º Raio de Conhecimento Concreto ou Ciência se refletem e se relacionam em uma carta natal. 
Para isso, primeiramente vamos expor um texto do Mestre Tibetano que nos fala de como a psicologia e a atividade humana afetam estes dois raios para, em seguida, na segunda parte, relacionar os dois raios com a astrologia esotérica, e finalizar com uma terceira parte mais prática, onde o exposto se relacionará diretamente com horóscopos concretos.
Nossa intenção é poder demonstrar que, em certa medida, os raios que regem uma consciência ou alma estão refletidos em seu horóscopo e para que isso seja verdade e para que este reflexo seja claro, referida consciência deve ter certo grau de evolução e exercer uma clara influência (normalmente através de sua vocação - trabalho) sobre seu ambiente social.



Afirmações do Mestre Tibetano 

Pelos livros esotéricos, sabemos que o 3º Raio é chamado de a energia da Inteligência Prática; o 3º Raio são a leis naturais da matéria da qual emana toda atividade. É a Inteligência Ativa – Adaptação – Desenvolvimento – Evolução, é o Mago. 
Por trás do sentido comum ou poder de adaptabilidade deste raio se oculta “a chave” que nos pode elevar aos conceitos mais abstratos refletidos na inteligência superior, porque “ter os pés no chão é tocar com as mãos o céu”. 
Em relação a como este raio influi no ser humano evoluído, o Mestre Tibetano nos diz os seguinte:
Este é o raio do pensador abstrato, do filósofo e do metafísico, do homem que se deleita nas matemáticas superiores” 
Terá uma imaginação muito desenvolvida; pelo poder de sua imaginação captará a essência de uma verdade; seu idealismo será com frequência muito acentuado, é sonhador e teórico; devido a seus amplos pontos de vista e grande cautela, vê com a mesma clareza todas as facetas de um assunto, o que às vezes paralisa a sua ação” “ou o torna inexato, distraído, obstinado, orgulhoso ou ocioso”
Alice Bailey - Psicologia Esotérica I

5º Raio é chamado de o raio do Conhecimento Concreto ou Ciência Concreta, uma qualidade que é adquirida graças ao poder mental característico deste raio. É a substância mental que desenvolve o pensamento. Psicologicamente, é o discernimento, a discriminação, a análise, a concentração, o poder de analisar, indagar, investigar. 
Em última instância é a mente atenta, desperta, através da qual flui a sabedoria. O quinto raio é a Luz - o Conhecimento - a Ciência, é o Cientista.
Em relação a como este raio influi em uma consciência evoluída, o Mestre Tibetano nos diz o seguinte:
O 5º Raio é o raio da ciência e da investigação. O homem que pertence a este raio possuirá um agudo intelecto, grande exatidão nos detalhes e fará incansáveis esforços para chegar à origem dos menores detalhes e comprovar toda a teoria.No geral será excessivamente veraz, explicará os fatos de forma lúcida, embora às vezes seja pedante e cansativo devido à sua obstinação em repetir minúcias triviais e desnecessárias. Será ordenado, pontual e metódico; não lhe agradará receber favores nem lisonjas. É o raio do químico eminente, do eletricista prático, do excelente engenheiro, do grande cirurgião”.
Alice Bailey - Psicologia Esotérica I

3º Raio + 5º Raio
E finalmente, ante a possibilidade de que estes dois raios colaborem entre si, o Tibetano nos diz o seguinte:
Os raios terceiro e quinto unidos produzem os grandes matemáticos que se remontam aos níveis do pensamento e aos cálculos abstratos e podem levar os resultados obtidos à aplicação científica”. 
Alice Bailey – Psicologia Esotérica I

Que magnífica afirmação!, não é mesmo?, parece claro, pois, que a relação entre estes dois raios seja responsável, entre outras coisas, pelo esclarecimento na humanidade das grandes teorias abstratas e suas surpreendentes aplicações científicas. 
Podemos dizer que o terceiro raio, através de seu poder de abstração e imaginação, expande o conhecimento e que o quinto, através de sua mente concreta, em um ato de serviço (luz) à humanidade. E, se assim é, os signos astrológicos que trazem com eles estes raios deveriam se refletir no horóscopo do sujeito responsável por eles.




O reflexo na astrologia do 3º Raio e 5º Raio
Como já dissemos em outros artigos do blog, o poder destas energias principais (esotericamente chamadas de raios) chega ao nosso sistema solar através de seus correspondentes signos zodiacais, concretando-se cada um deles em um dos 7 planetas sagrados ¹
Para o terceiro e o quinto raios que aqui estamos tratando, a cadência astrológica descendente é a seguinte:

3º Raio de Inteligência e Adaptabilidad chega ao nosso sistema solar através de Câncer – Libra – Capricórnio e, com permissão do Sol, sintetiza-se fisicamente em Saturno
  • Câncer (água) rege o nascimento de todas as formas, é a inteligência espontânea na matéria, seu instinto maternal, sua atividade natural. É a matéria-forma (Lua) e a substância sensível (Netuno) que nela se abriga. É a tríade básica (corpo-emoção-mente inferior) de expressão condicionada pela substância psíquica superior ou inferior. É lógico pensar que neste signo se refletem em seu aspecto mais denso as tendências cármicas (ativo-compulsivas) herdadas.
  • Libra é o poder de equilibrar. É o aspecto mental intuitivo (ar) que adapta as tendências ativas herdadas à experiência vital que traz consigo a nova vida adquirida. Na mente da balança o 3º Raio expressa sua plenitude, porque a qualidade deste raio só pode expressar a verdade superior se existir equilíbrio entre as duas grandes linhas de força, “os pés no chão” (Câncer) e “as mãos no céu” (Capricórnio). 
  • Capricórnio é o poder de transcender as tendências das formas nascidas em Câncer. Capricórnio rege a ambição (boa ou má), é o poder terreno (prático) que se materializa. A cabra que sobe a montanha é o símbolo daquela consciência que quer respirar pureza, liberdade, e por isso, em solidão, se afasta, se desapega do mais tradicional cristalizado na massa e refletido em seu carma.
Toda esta energia do 3º Raio de Atividade e Adaptabilidade tão relacionado com o carma (a vida na matéria) e seus processos evolutivos se sintetiza em Saturno, o planeta da Lei em que a evolução se faz possível. Psicologicamente é o poder de evoluir através do bom senso. 
Como sabemos, astrologicamente Saturno destaca por pôr limites nos quais o indivíduo, se é inteligente e não um rebelde (Marte) condicionado pelo desejo (plexo solar), descobrirá sua capacidade de adaptação às suas próprias circunstâncias ou carma; uma adaptação que na verdade é a realidade (não a falsa ilusão) terrena na qual se ativa a Vida. 
Compreender Saturno é entender algo tão simples, mas em geral tão difícil como “uma macieira dá maçãs, não peras”. 
Em todos os seus sentidos Saturno, melhor dizendo, o 3º Raio de Inteligência Prática, são as leis que regem o aspecto ativo da natureza. A realidade à qual devemos nos adaptar como primeiro passo para aceder aos planos superiores onde estas leis podem ser (r)evoluídas. Compreender-aceitar Saturno implica alcançar a liberdade de escolher, imaginar.

5º Raio de Inteligência Concreta chega ao nosso sistema solar através de Leão – Aquário – Sagitário e, com permissão do Sol, se sintetiza fisicamente em Vênus.
  • Leão é o fogo da autoconsciência, Aquele que brilha por si só, por isso no regente de Leão, o Sol, se reflete o arquétipo da Alma. Psicologicamente é a concentração mental (fogo) que permite a autoafirmação. É a individualidade. É a vontade de manifestar e experimentar o conhecimento como algo próprio, não como um frio raciocinar intelectual, mas como algo real, concreto.
  • Aquário é a consciência universal, o todo está implicado e a autoconsciência leonina, se quer participar disso, deve se diversificar no ar (intuição) para se tornar impessoal. Como diz o Mestre DK: “Aquário é a luz (intuição) que sempre brilha dentro da escuridão, limpando com seus raios curadores o que deve ser purificado, até que a escuridão se desvanece”. Em Aquário o conhecimento só tem sentido se se concretizar como serviço. Ali onde há uma verdadeira necessidade, Aquário se faz presente.
  • Sagitário através do 5º Raio é o poder mental (fogo) de se focalizar para que o serviço intuído, graças à Alma autoconsciente, possa se concretar na Terra.² É o contentamento de fazer da meta uma realidade, serviço.
Toda esta energia do 5º Raio de Conhecimento Concreto, tão relacionada com a capacidade de Ser e Servir através da mente, sintetiza-se em Vênus, o planeta que graças à sua “especial” inteligência unifica o aspecto amoroso com o mental, o Ideal com a Realidade.
Vênus em todos os níveis é o planeta da Beleza, e a Beleza é o amor (ideal) desenvolvido e concretizado (tornado realidade) pelo poder da mente. O serviço em si mesmo é a expressão da Beleza, porque a Beleza em todos os seus níveis (mais formais materiais ou abstratos espirituais) é curadora.
Vênus é o poder mental de vincular as diferentes singularidades implicadas em uma realidade unificada, concretizada. 



23 Exemplos práticos

Assim, se analisamos o exposto até agora, podemos pensar que nos horóscopos dos grandes cientistas, matemáticos, físicos, astrônomos ..., estas qualidades deveriam estar presentes através de seus signos e planetas mais destacados.
Com este trabalho, para não torná-lo muito extenso, deixamos para outra ocasião os grandes psicólogos, filósofos, médicos cirurgiões, biólogos e grandes historiadores que, segundo o Mestre Tibetano, também são regidos em maior ou menor medida por estes dois raios. 
Em concreto, nesta última seção prática, nos concentramos nos grandes gênios da ciência. Para isso, através do grande dom da Era de Aquário que é a internet, buscamos os mais destacados. Uma busca que dividimos em dois blocos, o primeiro onde se destacam os mais históricos e o segundo relacionado totalmente com a Ciência Quântica, a revolucionária ciência do futuro. 
Não podemos deixar de pensar que para alcançar seus objetivos estes cientistas durante toda sua vida tiveram que “mesclar” em sua mente conceitos tão abstratos como: o átomo, a molécula, o numero, a equação, o próton, o X, o magnetismo, a E, a radiação, a matéria, a partícula, o elétron, a f, o atômico, as ondas, a força, o espaço, as ressonâncias, as frequências, fótons, luz, velocidade, raios beta, alfa, uma órbita, um conjunto ..., isto é conceitos tão abstratos e afastados da realidade cotidiana que certamente os obrigou a manter um grande equilíbrio mental, e somente por isso, que não é pouco, são dignos do nosso maior agradecimento. 
As reflexões sobre as cartas a seguir serão quase todas elas muito breves, não é intenção deste trabalho estender a interpretação do horóscopo a parâmetros mais detalhados, seria um exercício excessivamente longo. E pela mesma razão, salvo em alguma exceção, também não atentamos para o papel de Saturno e Vênus como portadores do 3º Raio e do 5º Raio; o que procuramos fazer foi projetar uma visão ampla sobre o horóscopo com a vocação de captar a luz do 3º Raio e do 5º R.



Grandes Cientistas
Antes de visualizar as cartas e ler suas respectivas reflexões, observemos que os regentes Hierárquicoscostumam ter a última palavra nas cartas destes seres tão evoluídos. 
O regente hierárquicoé o aspecto volitivo, dinâmico e criador que surge da alma, uma vez que esta (através de seu regente esotérico) e da personalidade (com seu regente exotérico) tenham alcançado um certo grau de integração ou de mútua colaboração.
No final do artigo mostramos uma tabela com os diferentes regentes propostos por Alice Bailey – DK no livro Astrologia Esotérica.

Galileu Galilei
Considerado como “o pai da ciência moderna”, foi antes de tudo astrônomo e matemático, mas também filósofo, engenheiro astrólogo e mostrou grande interesse pelas artes, como a música e a pintura.


Galileu, como Copérnico³ ou o mesmo Leonardo da Vinci, antes que mentes abstratas (3º Raio) ou cientistas especializados (5º Raio), foram antes de tudo aqueles “grandes homens” preocupados em harmonizar os grandes dogmas da Idade Média com as novas ideias humanistas surgidas do Renascimento.
Na verdade o Renascimento foi uma época esplêndida para a humanidade, um campo social pleno de forças contrapostas, o lugar propício para que o aspecto criativo do 4º Raio de Harmonia e Beleza através do Conflito, regido por Mercúrio, iniciasse o que os historiadores chamam de Idade Moderna. Com isto não quero dizer que Galileu foi uma Alma de 4º Raio, (como foi Leonardo da Vinci), mas certamente que este raio exerceu um papel importante em sua vida/horóscopo.
Ao ver sua carta natal, o que chama a atenção em primeiro lugar é o poder que ostenta seu signo solar, Peixes, no qual Plutão como regente esotérico e hierárquico deste signo tem todo o poder. Somente a regência exotérica de Júpiter, que não é pouco, nos remete ao 3º Raio através de Câncer. 
Pela regência que Netuno ostenta em Gêmeos sobre Câncer e pela importância que para um Matemático como ele certamente teve Urano em Sagitário (signo do 5º Raio) na casa 5, podemos dizer que a Terra em Virgem, como regente esotérico de Sagitário e hierárquico de Gêmeos, é importantíssima, já que Virgem por sua vez é regido hierarquicamente por Júpiter em Câncer/3º Raio. Isto é chave, porque relaciona o 5º Raio com o 3º Raio do aspecto mais elevado (os regentes hierárquicos). 
Parece claro, vendo o poder que Peixes (2º Raio-6º Raio) e sua magnífica lua em Touro/4º Raio exercem em sua carta, que Galileu, para se desapegar de sua influência, manejou de forma magistral os dons do 5º Raio que seu Ascendente Leão, ou caminho da Alma, lhe outorgou. 
........


Isaac Newton
Matemático, físico e filósofo.


A influência do 3º Raio de Inteligência Prática na carta do grande Isaac Newton é enorme, tanto o Ascendente, como o Sol e a Lua estão em signos de 3º Raio. Por outro lado, o 5º Raio tem também uma presença muito destacada através do poder regente de seus planetas em Sagitário e Aquário. 
Vejamos as linhas regentes, Netuno em Sagitário/5º Raio é o regente esotérico e hierárquico da Lua. Urano, que é muito importante por ser o regente esotérico de seu ASC, é regido hierarquicamente por Mercúrio também em Sagitário. 
Por outro lado, Vênus em Aquário/5º Raio é o regente hierárquico de seu Sol em Capricórnio/3º Raio, ao mesmo tempo em que este Vênus está regido hierarquicamente pela Lua em Câncer/3º Raio, assim como o regente esotérico de Sagitário, a Terra, também está em Câncer. Como vemos, os signos de ambos os raios se entremesclam de forma muito poderosa.
Tanto Peixes como Touro têm certo poder, mas sua linha regente hierárquica acaba derivando em Capricórnio. 
Newton seguramente teve uma mente regida pelo 5º Raio de Conhecimento Concreto que se vincula à perfeição com o 3º Raio regente de sua Alma. De fato, estão tão entremesclados que se poderia inclusive aceitar que fosse o contrário, Alma de 5º Raio e Mente de 3º Raio, embora não fosse lógico encontrar um corpo mental regido pelo terceiro raio. O que é de fato evidente é que sua consciência teve que transitar pelas qualidades de Libra para melhorar esta interação.
Sua personalidade, que segundo seus biógrafos era conflitiva, é refletida exotericamente em Marte na casa 7. Seguramente Isaac Newton foi uma personalidade regida por uma raio par (2, 4 ou 6) refletido em Peixes – Touro.
Isaac no final de seus dias nos deixou o seguinte escrito, um escrito no qual podemos detectar o 5º Raio em “a forma da pedra buscada” e o 3º Raio em “o grande oceano da verdade ...”, sem esquecer que o lindo sentimento e sentido épico que transmite o texto são o claro reflexo de um dos três raios pares propostos para sua personalidade. Nos raios pares sempre aparece de alguma ou outra maneira o aspecto emotivo, assim como nos ímpares aparece o mental.
Não sei como posso ser visto pelo mundo, mas em minha opinião, me comportei como uma criança que brinca à beira do mar, e que se diverte buscando de quando em quando uma pedra mais polida e uma concha mais bonita que o normal, enquanto que o grande oceano da verdade se expunha ante mim completamente desconhecido”.
........


Johannes Kepler
Cientista muito relacionado com a astronomia. Astrólogo. Matemático. Cosmólogo. Também Filosofo, Musicólogo ou Naturista.


Há uma ausência quase total de 5º Raio (só MC em Aquário) na carta e uma presença poderosíssima do 3º Raio através de Capricórnio Câncer Libra. Observemos que o regente esotérico e exotérico de Gêmeos, Vênus e Mercúrio, estão em Capricórnio/3º Raio, e o regente hierárquico de Gêmeos, a Terra, está em Câncer/3º Raio. Seu poderoso Saturno é regido por Marte em Libra/3º Raio. 
Poderia me atrever a dizer que foi uma alma de 3º Raio de Inteligência Prática regida por Gêmeos.
O valor dual de seu Gêmeos se reflete na frase: - the leading astronomical theorist for over 400 years, he was regarded as having "one foot in medieval mysticism and one foot in the scientific method" -, [principal teórico astronômico por mais de 400 anos, ele era considerado como tendo “um pé no misticismo medieval e um pé no método científico”]. De fato Kepler tanto praticou a Astrologia como a Astronomia e esta dualidade está muito marcada em Gêmeos/2º Raio. A razão de ser do 2º Raio de Amor e Sabedoria é relacionar as duas partes implicadas, e este foi o caminho (ASC) que Kepler percorreu para ser consciente de suas poderosas tendências de 3º Raio de Inteligência Prática na Alma.
.......


Gottfried Wilhelm Leibniz
Cientista, Matemático, Filósofo.


Nesta carta o poder dos dois raios através de seus signos está muito bem mesclado. O regente esotérico e hierárquico de Câncer/3º Raio é Netuno em Sagitário/5º Raio, e a Lua, seu regente exotérico, esta na própria regência hierárquica em Aquário/5º Raio, mas esotericamente Aquário está regido por Júpiter em Câncer (3º Raio).
O regente esotérico de Sagitário é a Terra que devemos situar em Capricórnio (3º Raio). Os planetas em Touro estão regidos por Vulcano que sempre está junto ao Sol em Câncer (3º Raio). Os dois raios estão muito entrelaçados.
Não podemos subestimar o papel do 4º Raio através de Touro-Escorpião, de fato Leibniz é conhecido por ser “o último gênio universal”, um humanista do renascimento que além de ser Cientista e Matemático, também foi Teólogo, Jurista, Filósofo, Bibliotecário, Político ..., 
O Filósofo francês Diderot disse dele: 
“Talvez nunca tenha havido um homem que tenha lido tanto, estudado tanto, meditado mais e escrito mais que Leibniz…, o que elaborou sobre o mundo, sobre Deus, a natureza e a alma é da mais sublime eloquência”.
...........


Christiaan Huygens
Astrônomo, físico, matemático e inventor. 


Em Christiaan Huygens, um dos cientistas mais influentes de sua época, o poder do 3º Raio está muito presente em Capricórnio e Saturno em Libra. Urano em Virgem, (que rege esotérica e hierarquicamente a poderosa linha Áries - Libra), é regido esotericamente pela Lua em Capricórnio/3º Raio e hierarquicamente por Júpiter em Aquário/5º Raio. 
Júpiter em Aquário na própria regência esotérica, com permissão da Lua e Saturno, mostra uma grande dignidade astrológica.
.......


Edward Frankland 
Cientista químico. Química orgânica. Química analítica.


Deste importantíssimo cientista inglês, que desde muito cedo em idade se dedicou a fazer descobertas muito originais e importantes, podemos destacar um impressionante 3º Raio de Inteligência e Adaptabilidade em Capricórnio, compensado por um 5º Raio de Conhecimento Concreto através de Júpiter em Leão. Um Júpiter importante, porque é o regente exotérico e esotérico de seus planetas em Peixes e Aquário, este último regido pelo 5º Raio. 
Saturno, regente exotérico e esotérico de Capricórnio está em Gêmeos, regido hierarquicamente pela Terra em Câncer/3º Raio. Não temos a hora de nascimento de Edward.
.......


Wilhelm Röntgen
Físico. Engenheiro. Inventor do Raio-X.


No horóscopo deste grande físico alemão, o 5º Raio de Conhecimento Científico está muito bem escrito na linha Leão Aquário, enquanto que o 3º Raio de Inteligência Ativa podemos “respirar” através do poder regente que Marte exaltado em Capricórnio/3º Raio tem sobre Áries/Sol e Lua/Escorpião. 
O poder de Áriesé muito grande e por aí podemos pensar que algum dos seus corpos de expressão seja regido ou por um 1º Raio de Vontade ou por um 7º Raio de Organização e Ordem. Talvez este último tenha sido o regente do corpo físico, e/ou do pessoal, ou inclusive do corpo egoico ou Alma.
De fato, Wilhelm Röntgem foi um cientista, como Marie Curie, que trabalhou muito de perto com radiação, um elemento regido pelo 7º Raio, e Marie Curie, nas palavras do Mestre Tibetano, foi uma Alma regida pelo 7º Raio de Ordem, Cerimonial e Magia sintetizado em Urano. De fato, Urano em Áries tem muito poder, porque está em sua própria regência hierárquica como representante máximo do sétimo raio. 
.....


Charles Darwin
Etólogo. Biólogo. Geólogo. Explorador e Escritor.


Com a inclusão de Darwin a esta lista, fizemos uma exceção, já que não foi um cientista-matemático, foi um biólogo, mas é uma exceção mais do que merecida, pois este iminente naturalista inglês dedicou os esforços de toda uma vida a demonstrar teórica (3º Raio) e cientificamente (5º Raio) sua Teoria da Evolução. 
Se observarmos seu horóscopo, vemos que a importância do 3º Raio de Adaptabilidade Inteligente e do 5º Raio de Conhecimento Concreto é muito destacada. Observemos a importância de Sagitário/5º Raio e Aquário/5º Raio em relação ao não menos importante papel de Libra/3º Raio e Capricórnio/3º Raio. 
O sempre importantíssimo regente esotérico do ascendente é a Terra, situada em Leão/5º Raio e o hierárquico é Marte em Libra 3º Raio. 
E, para finalizar, observemos como Saturno/3º Raio é angular em casa 1 e Vênus/5º Raio é angular em casa 4. 
Darwin, o grande aventureiro, explorador e indagador das raízes do homem na natureza, foi uma esplêndida mescla de Sagitário Aquário com Marte, regente hierárquico do “arqueiro”, na casa 10. 
Netuno está na casa 1 em Sagitário e fez dele um grande idealista. Foi Charles Darwin uma Alma Sagitariana regida pela Luz mental do Quinto Raio?..., ou talvez, melhor, pela imaginação criadora do Terceiro?
......

Charles Hard Townes
Físico nuclear. Agronomia Molecular. Interessado pela possível vida extraterrestre. Professor e inventor do Laser.


Sem palavras ao ver a carta desta grande físico nuclear norte-americano; ver como se conjugam o 3º Raio em Câncer com o 5º Raio em Leão-Aquário é verdadeiramente algo assombroso. 
Foi um homem de profundas crenças religiosas com uma inquebrantável curiosidade e otimismo, isto astrologicamente está muito bem refletido em Júpiter em Peixes na casa 9 exercendo um trino quase exato com Netuno na casa 1 conjunto ao Sol em Leão. 
Charles H. Townes deixou escrito: 
"Religion is aimed at understanding the purpose and meaning of our universe, including our own lives. If the universe has a purpose or meaning, this must be reflected in its structure and functioning, and hence in science."

[“A religião visa o entendimento do propósito e do sentido do nosso universo, incluindo nossas próprias vidas. Se o universo tem um propósito ou sentido, ele deve estar refletido em sua estrutura e funcionamento, e daí na ciência.”] 
......

Louis Pasteur
Cientista Naturalista. Microbiólogo. Inventor.


Na Carta Natal de Louis Pasteur, o poder do 3º Raio através de Capricórnio é indiscutível, o mais significativo é que não há signos de 5º Raio ativados e neste sentido para ter mais informação, recorremos a Vênus e vemos que está situado entre Netuno e Urano em Capricórnio, sua própria regência hierárquica. 
De alguma maneira o 5º Raio em Vênus rege todo o poder capricorniano do terceiro raio da carta. Pensemos que Vênus é o regente hierárquico de Capricórnio..., talvez Louis Pasteur tenha sido uma Alma de 5º Raio de Conhecimento Concreto regida por Libra, o aspecto abstrato do terceiro raio que sua alma de quinto necessitou.
......


Nikola Tesla
Cientista, Engenheiro Mecânico Física Elétrica, Eletromagnetismo


Na Carta Natal (não temos certeza da hora) deste gênio da ciência e da eletricidade se destaca em grande medida o 3º Raio através de Câncer-Libra, há uma ausência total de signos de 5º Raio, mas se recorremos ao seu planeta síntese, vemos que Vênus, além de ser um planeta poderoso por ser angular, (embora não tenhamos certeza da hora), é o regente exotérico de seus planetas em Touro e Libra e esotérico de seu Mercúrio Gêmeos. 
Mesmo o importante papel de Vênus se analisarmos sua biografia, podemos observar a poderosa tendência dos 3R, a incapacidade de concretar o acompanhou ao longo de sua vida, seu pensamento abstrato, sonho teórico, pontos de vista amplos ou idealismo superior fizeram dele um " ser impreciso, teimoso e orgulhoso "
A grande imaginação do 3R em Tesla tinha grande poder, apenas uma mente como a de Nikola poderia ousar afirmar:
"Se você apenas conhecesse a magnificência de 3, 6 e 9, então você teria a chave do universo"

.........


Enrico Fermi
Físico Teórico e inventor do primeiro reator ou fusão Nuclear. Teoria quântica.


No horóscopo deste grande cientista italiano se destacam acima de tudo os 3 signos portadores do 3º Raio, embora não há de se menosprezar o papel de Urano em Sagitário/5º Raio, pois Urano é o regente esotérico de Libra (sol) e o hierárquico de Áries (lua) onde também se situa a Terra, regente esotérico do mesmo Urano em Sagitário. 
Quase que podemos afirmar que Enrico Fermi foi uma alma de Terceiro Raio regida por Touro com um corpo mental de Quinto raio. O poderoso matiz escorpiano que mostra a casa 7 poderia fazer referência a uma personalidade regida pelo 4º Raio de Harmonia e Síntese. 
.......

Alan Turing
Matemático, Lógico, Cientista, Criptoanalista, Ciências da computação.


A carta de Alan Turing, harmonicamente falando, é muito “linda”, observemos como o 5º Raio faz ato de presença “estelar” através de um Aquário/Urano – Sagitário-Júpiter espetaculares e, por outra lado, o Sol e a Lua estão em signos do 3º Raio, Câncer e Libra respectivamente.
Ele foi uma Alma de 3º Raio ou 5º Raio (melhor, diríamos do 5º Raio) regida por Gêmeos, o signo que traz o Amor do Segundo Raio ao nosso sistema solar, e certamente que Alan Turing utilizou este Amor para inspirar à sua poderosa mente o caminho para decifrar os códigos secretos nazistas, salvando com isso inúmeras vidas. Estima-se que seu trabalho encurtou a duração da guerra e, portanto, o sofrimento humano, entre dois e quatro anos. 
Obrigado, Alan
......

Albert Einstein 
Físico teórico, cientista, filósofo da ciência. 


À simples vista e à exceção de Câncer no ASC, na carta deste famosíssimo cientista não se percebe uma presença muito poderosa do 3º Raio e do 5º Raio. Analisemos, pois, a carta através do poder de suas regências para vermos se assim nos fica um pouco mais clara.
Localizamos o 3º Raio de Inteligência Abstrata em Capricórnio, com Marte exaltado como o regente hierárquico de sua Lua em Sagitário e exotérico de todos seus planetas em Áries, e isto é muito importante. 
Por outro lado, o 5º Raio do Conhecimento Concreto localizamos na Lua em Sagitário, como regente exotérica de seu Asc, esotérica de Urano em Virgem e hierárquica de Júpiter em Aquário. 
E Júpiter em Aquário (também 5º Raio) está em sua própria regência esotérica e, ao mesmo tempo, é o regente exotérico de sua Lua e de seu Sol e hierárquico de Urano, além disso está na casa 9, a casa mais espiritual, este Júpiter mostra uma grande dignidade astrológica. 
Em seu Sol em Peixes/2º Raio tão radiante na casa 10 se reflete sua “mágica” imagem, a de um sensível professor e cientista distraído. Há algo muito do 2º Raio de Amor e Sabedoria em Einstein, talvez em sua personalidade e um 3º Raio na Alma e um 5º Raio na mente? ..., não é fácil, mas o que fica claro é o poder que têm o terceiro e quinto raio em sua carta através das regências.
O ascendente Câncer/3º Raio como caminho da Alma deu a Einstein a possibilidade de construir, através de sua poderosa e imaginativa mente abstrata, “uma casa iluminada”, isto é, tirou a ciência do escuro baú do incompreensível e a levou à luz do simples, uma proximidade, um lar, que inspirou milhares de pessoas.
Na atitude simples, cálida e profunda deste “pequeno grande homem” ressoam com grande força as palavras no início do artigo que o Tibetano dedica ao terceiro raio: 
pelo poder de sua imaginação captará a essência de uma verdade”

........





Cientistas que contribuíram para o desenvolvimento da Teoria Quântica
Verdadeiramente nesta série de cientistas tão relacionados com a Física Quântica a fusão astrológica entre os dois raios é muito grande. Seguramente foi e é assim pela complexidade matemática que exige referida ciência. Julguem vocês mesmos a relevância que têm os dois raios através de seus signos regentes. Verdadeiramente surpreende, é casualidade? Não, é Astrologia da Alma. 

Linus Pauling
Químico. Bioquímico. Medicina. Um dos primeiros químicos quânticos.


Arnold Sommerfeld.
Física teórica quântica. Física matemática. 

Friedrich Hermann Hund
Físico nuclear. Químico. Química quântica.

Walter Heitler
Físico e Químico especializado em Mecânica Quântica.


Werner Karl Heisenberg
Físico Teórico quântico. Matemático. 


Paul Dirac.
Físico Teórico. Matemático. Engenheiro. Mecânica Quântica.


Niels Bohr.
Físico. Física Quântica.
Bohr foi um grande defensor da física quântica diante dos postulados de Einstein, seus debates públicos são famosos.
Na sua carta o poder dos dois raios é enorme. Libra, o 3º R, tem uma grande presença,
mas o 5ºR, através de Sagitário e seu regente hierárquico, Marte em Leão, também o é.
Além disso, Saturno 3ºR e Vênus 5ºR, devido à sua angularidade acidental (casas 7 e 10), são os planetas mais importantes do mapa. 

Gustav Kirchhoff.
Física e Mecânica Quântica. Química.


Max Karl Ernst Ludwig Planck. 
Físico Matemático, fundador da Teoria Quântica. 


Esta carta natal é uma das grandes exceções astrológicas que nos encontramos na realização deste trabalho. Observemos que Touro (portador do 4º Raio de Harmonia e Beleza através do Conflito) é o “rei” do horóscopo de Max Planck e que somente Câncer através de Saturno, e Marte através de Sagitário, nos mostram a presença do terceiro e quinto raio. Não temos sua hora de nascimento, mas podemos pensar que se algum destes dois signos fosse o ASC, o poder do 3º Raio ou do 5º Raio seria bastante superior.
Marte em própria regência hierárquica em Sagitário/5º Raio está muito forte, só que se este signo ou algum outro signo regido por Marte fosse seu ASC, o poder do quinto raio seria muito mais relevante, inclusive até o ponto, todo e a força de Touro, de ser o regente de sua Alma.
Ainda assim, e à falta de saber algum dia sua hora de nascimento, é claro que o 4º Raio exerceu muita influência em sua vida. Max amava a música, tocava órgão, piano e violoncelo e chegou a compor uma opereta com a qual viajou por toda a Itália. Seus biógrafos nos dizem que devido a isto Max Planck teve em sua juventude serias dúvidas na hora de escolher uma orientação acadêmica, mas afinal se decidiu pela Física Matemática, um reflexo, talvez, do que dissemos em relação a Sagitário/5º Raio e seu possível ASC ??. 
Astrologicamente, é claro que o 4º Raio de Síntese e Harmonia através de Touro é muito poderoso em sua carta e a falta de um ascendente que o desminta parece ser que este raio foi chave para sua evolução. A ciência não é exclusividade do 3º Raio ou 5º Raio, pode muito bem participar dela o 4º Raio, através de seu poder intuitivo – criador, e ser, como aqui parece, um dos responsáveis por uma das teorias mais avançadas a seu tempo, como foi e ainda é a Teórica Quântica. 
A posteriori, cientistas muito mais próximos do 3º Raio e 5º Raio, (como fica demonstrado na lista de cientistas quânticos), contribuíram e continuam contribuindo para compreender e estruturar melhor aquela “bela” intuição taurina de Max que tanto os inspirou. 



Três observações finais
a-Em muitas das cartas expostas há uma forte presença do 4º Raio (Touro-Escorpião), dando a entender que seguramente muitos de seus donos para compensar o “excessivo” poder que tiveram em suas Almas e/ou Mentes o 3º Raio e/ou o 5º Raio, possuíam uma mente e/ou uma personalidade do 4º Raio de Harmonia através do Conflito, a qualidade que se conecta com a Intuição, a “síntese” do “problema” (equação ou teoria) que deve ser solucionado.

b-Em muitas cartas também detectamos uma presença importante de planetas em Áries, uns planetas que geralmente não demonstram um poder regente muito elevado, mas sim uma forte presença. Isto, nestes casos, muitas vezes faz referência à ordem e à disciplina de uma personalidade de 7º Raio; ou ao poder de uma mente persistente regida pelo 1º Raio. Lembremos que Áries em nosso sistema solar tanto traz o 1º Raio de Vontade e Poder como o 7º Raio de Ordem e Organização.

c-Também observamos que em muitas cartas se repete um mesmo padrão de signos. É como um arco que vai de Libra a Áries, passando por Sagitário, Capricórnio, Aquário, Peixes e Áries. Isto é, ativam-se os últimos signos do zodíaco, aqueles arquétipos que se relacionam com o sacrifício, com o serviço impessoal, com o trabalho árduo para o bem da humanidade.

.


¹ Segundo nos dizem os livros esotéricos dos planetas que há em nosso sistemas solar somente 7 são sagrados, (Vulcano, Júpiter, Saturno, Mercúrio, Vênus, Netuno, Urano), que são os representantes físicos dos Sete Raios. Nos planetas não sagrados também há manifestação de raio, mas não tão perfeita. 

² A Terra (regida por um 3º Raio) é o regente esotérico de Sagitário, o campo onde a meta sagitariana deve ser demonstrada objetivamente. O lugar onde cai a flecha. 

³ Não incluímos a carta de Nicolas Copérnico porque ele foi mais um monge (6º Raio ou 2º Raio) comprometido e um homem de grandes inquietudes humanistas, isto é, um homem do renascimento (4º Raio) e isto se nota em sua carta. A presença do terceiro raio é quase inexistente. 
Contudo, a presença do quinto através de Sagitário e de Aquário é muito poderosa, e se algo se passou na história Copérnico foi por suas grandes descobertas astronômicas, um fato que nos leva a considerar muito seriamente que foi uma Alma ou uma personalidade integrada de 5º Raio de Conhecimento e Ciência





Este artigo foi escrito em dias de Lua cheia em Áries (2020)
Eu me exteriorizo e do plano da mente governo”
Em homenagem a todas estas Almas que deram e dão suas vidas para a mais alta compreensão da matéria.


.  .  .  .  .  .  .


Tabela de regências


Constelação    Ortodoxa    Esotérica    Hierárquica


Áries     Marte      Mercúrio     Urano

Touro     Vênus      Vulcano     Vulcano

Gêmeos     Mercúrio      Vênus     Terra

Câncer     A Lua      Netuno     Netuno

Leo     O Sol      *O Sol     *O Sol

Virgo     Mercúrio      A Lua*     Júpiter

Libra     Vênus      Urano     Saturno

Escorpião     Marte      Marte      Mercúrio

Sagitário     Júpiter      A Terra     Marte

Capricórnio     Saturno     Saturno     Vênus

Aquário     Urano      Júpiter     A Lua*

Peixes     Júpiter      Plutão     Plutão



*A lua em Virgem oculta Vulcano e em Aquário a Urano. *O Sol

em Leo oculta Neptuno e Urano




David C.M.
logos.astrologiaesoterica@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário