Postagem em destaque

Os 3 níveis do horóscopo

quarta-feira, 22 de julho de 2020

VI Raio de Devoção ou Idealismo


Ama-me Arjuna, centra em Mim tua mente, dá-Me teu coração, prostra-te ante Mim e oferece-Me teu sacrifício e oração, faz de Mim tua meta suprema e assim, sem dúvida, chegarás Mim. (Bhagavad Gita – IX - 34)



O VI Raio de Devoção e Ideal Abstrato

O Sexto Raio que hoje nos ocupa foi o regente de toda a Era Peixes, (2300 anos) e, portanto, é uma energia que em nosso ambiente cultural está muito presente. Seus traços mais destacados no Reino Humano se manifestaram como o poder da fé, das crenças, do sentir, rezar, adorar, lutar e se sacrificar por um ideal, (causa ou ídolo).

Seu principal símbolo ou avatar foi o Homem na Cruz. O sacrifício de um Ser-Humano - Deus. A grandeza de Jesus, uma Alma de 6º Raio que demonstrou desde a mais extrema pureza e sensibilidade (Peixes) uma imensa devoção (6R) por Cristo, Seu ideal, o Amor na Humanidade, Deus no Coração. Jesus é a energia focal através da qual fluíram e fluem todas as maravilhosas bondades do 6R.

Outros símbolos ou ideais muito significativos da Era Peixes e seu Sexto Raio regente foram seus magníficos Barcos à Vela com seus Heroicos Marinheiros sulcando os oceanos pelo ideal do Novo Mundo; ou a lealdade do Cavalo, este formoso e sensível animal capaz de, sob as ordens de seu Amo (seu ideal), galopar até morrer; ou os grandes Místicos e sua Fé por se sentir próximo do seu ideal, “a visão do Amado”; ou as grandes Cruzadas e seus Guerreiros Consagrados que, sob o ideal da Santa Cruz, tantos seres-humanos sofreram; ou os Exércitos de Homens, Mulheres e Povos que pelo ideal de sua Mãe Pátria ofertaram a vida; ou então as imensas Catedrais que, com o sacrifício de seus milhares de trabalhadores, pedra por pedra anseiam tocar o Céu, Deus na alturas. 

Não menos importantes, equivocados ou não, foram e ainda são os ideais da Sagrada Família, do Trabalho e seu Esforço Compensatório, da Beleza em Deus, da Riqueza Material, da Propriedade Privada, da Superioridade do Homem sobre a Mulher, do Destino Divino da Raça Branca, da Mulher como objeto do Desejo, do Eu e sua experiência Romântica, do Mistério da Fé …, oh!, pelo Amor de Deus!, quantos homens e mulheres lutaram e ainda lutam e morrem por eles. Verdadeiramente nos goste ou não, sua lealdade e sacrifício foram a fonte de nossa atual existência ou realidade social. 


Mas em muitos sentidos já faz tempo que estes ideais são vistos como longínquos, não exercem magnetismo e, portanto, não são úteis, isto é, estão caducando, e uma clara manifestação psíquica disso é o decrescente entusiasmo cristão que se observa há décadas em nosso planeta.

Seráe já écom a Universalidade de Aquário e o Sétimo Raio de Organização, Ordem e Magia que a Nova Era, com as palavras fraternidade, liberdade, pluralidade, igualdade, trabalho grupal, solidariedade, globalidade, participação, comunicação, ciência, universo, tecnologia, psicologia, serviço, ecologia, inclusão …., nos está desenhando a raiz dos ideais com os quais se forjará a futura humanidade. Uns ideais que, devido às características da energias implicadas, serão menos emotivos, centralizados e reativos e si, mais práticos, flexíveis e universais.



Psicologia do VI Raio de Devoção ou Idealismo

O 6º Raio , por sua afinidade com o plano astral, psicologicamente relaciona o aspecto Amor com o Plexo Solar, o lar dos desejos, onde através de uma expansão gradual da consciência (paixão animal < amor ao companheiro < à família < amizades < meio ambiente < pátria, < humanidade) se origina a faculdade de amar.

É a atitude que vincula a intuição (ideal superior abstrato) com as forças sensíveis do plexo solar, surgindo assim uma ideia emotiva, motivadora, uma causa, um ídolo gerador de sentimento, desejo, impulso, fidelidade, veneração ou devoção. 

Para uma alma assim, o Ideal motivador é o aspecto mais importante de sua vida, poderíamos dizer que é pelo único que vive e se sacrifica. Isto logicamente gera uma forte polarização entre o que pensa/deseja esta consciência e o que pensa/deseja seu ambiente. Uma dualidade que se não for bem administrada pode derivar no extremo mais agressivo e intolerante, que simula a frase que define este raio: “ou estás comigo ou estás contra mim”. 

Através de uma Alma pouco evoluída, este raio é expressão de fanatismo, de martírio, destruição e/ou autodestruição, mas em uma Alma evoluída é a manifestaçãodeum Santo, aquele que, graças a seu Compromisso ou Fé (com seu Ideal) se purificou, liberou; aquele que, graças a seu Sacrifício e Lealdade, irradia bondade, amor e poder curador.

Em definitivo, para uma consciência muito evoluída e nas palavras do Mestre Tibetano,o processo psicológico que segue o 6º Raio para se liberar das ataduras terrenaséo seguinte: 

o homem através do 6º Raio aprende a ser incluente pelo amor a uma pessoa ou idealconcentra todas as suas faculdades e esforços na contemplação do que se requer, e sacrificando-se por essa pessoa ou ideal, entrega seu corpo causal às chamas do altar. Éo método do fanatismo divino que considera perdido tudo que estáfora de sua visão e, oportunamente, sacrifica gozosamente toda a personalidade. O corpo causal édestruído pelo fogo, e assim a vida liberada ascende ao Espírito, em divina beatificação.



Astrologia Esotérica

VI Raio de Devoção e Ideal Abstrato

Virgem – Sagitário – Peixes

Marte (Netuno)*

Como sabemos, pela fonte dos livros de Alice Bailey-DK, cada um dos 7 Raios chega ao nosso sistema solar através de três Constelações, sintetizando-se no plano físico através de um dos 7 planetas sagrados, os 7 chacras do Sol.

No caso do 6º Raio de Devoção e Ideal, sua energia nos chega através de Virgem Sagitário Peixes concretizando-se em Marte (Netuno).*


Virgem

Esotericamente, o signo da Virgem é a qualidade que através da Mãe (Matéria) nutre, constrói o Filho (o princípio Amor). 

Através das energias do 6º Raio, este Amor em Virgem (esotericamente também chamado princípio crístico) é sentido como o grande Ideal do qual surgem todos os demais ideais. Isto é, todo ideal tem em sua raiz o aspecto amor, o princípio motivador. Portanto, Virgem é a semente através da qual o 6º Raio cria o ideal.

Para a astrologia exotérica, Virgem é crítica e censura, mas para a astrologia da Alma, isto é, para uma consciência evoluída, pode ser e é discernimento e revelação. O tipo de revelação (com seu correspondente ideal) dependerá do nível evolutivo de referida consciência com suas respectivas necessidades e tendências cármicas relacionadas com a tríade inferior (físico-emocional-mental), o aspecto pessoal.

Virgem proporciona o necessário para a expressão mental, emocional e física da oculta, mas sempre presente divindade.”A. Bailey, AE (pág. 195)


Sagitário

Sagitário esotericamente é o poder centralizado e dirigido, é a ambição convertida em aspiração espiritual. Através do 6º Raio é o poder de se focalizar no ideal abstrato e a luta para experimentá-lo, manifestá-lo. 

Todas as vezes que o homem está sob a influência de Sagitário, é com a finalidade de se orientar para um novo e elevado objetivo, a tarefa de se reenfocar a uma meta superior e desenvolver algum propósito básico e orientador” A. Bailey, AE (pág. 141).


Peixes

Esotericamente, o signo dos Peixes é o aspecto mediador, (a empatia consciente), aquele que graças ao poder de sua compreensão amorosa, se sacrifica pelos demais. Através da sensibilidade de Peixes, o 6º Raio pode manifestar conformidade entre o ideal abstrato ou subjetivo e as necessidades externas ou mais concretas do ambiente, que é o serviço.

A pessoas nascidas neste signo prestam frequentemente serviço à humanidade e proveem suas necessidades em algum nível de consciência”. A. Bailey, AE (pág. 98)



Marte

“O guerreiro” é o aspecto mais concreto do 6º Raio, aquilo que mais se vê, a coragem, o poder de lutar pelo ideal. Seu vínculo com Sagitário é primordial, já que, e só se falamos através do 6º Raio, é em Sagitário que se concentram as energias de Virgem e Peixes, sendo Marte o reflexo ativo desta concentração, a luta que centraliza o poder do 6º Raio e Seus 3 signos. É por este poder ativo centralizado e dirigido que Marte é considerado o regente hierárquico*de Sagitário, o “Coração” do VI Raio de Ideal e Devoção.

Marte exotérico ou para uma consciência Pessoal é a luta ativa por seus desejos; para a Alma ou aspecto esotérico é a luta, mais subjetiva, pelo desapego dos desejos, pela liberdade; e para regência hierárquica ou o Espírito que já transcendeu o apego ao material, Marte é a ação (nestes níveis já não é considerada luta), dirigida e concentrada para a expressão da Meta, o Ideal, o Serviço.

Se analisamos os ideais mais significativos da Era de Peixes que expusemos no início, em seguida veremos, em seus diferentes níveis, que a energia Sagitário-Marte, (luta ativa, dirigida, consagrada), é a qualidade que mais se destaca em todos eles.



Astrologia Prática

"a santidade e o idealismo em um horóscopo"

Neste parágrafo nosso máximo interesse é poder relacionar o horóscopo, tal como o conhecemos, com as tendências do VI Raio de Devoção e Ideal Abstrato. Para isso escolhemos personalidades ou Almas muito relacionadas com as qualidades mais destacadas deste raio para em seguida cotejá-las com suas cartas natais. 

As carta natais escolhidas poderiam se dividir em 2 grupos: 

  • Um primeiro grupo, o mais importante, e no qual todos os seus participantes são considerados Santos e/ou grandes Místicosmuitas vezes coincidem os dois aspectos. Todos eles destacam por ter tido uma vida de sacrifício exemplar, um exemplo que lhes gerou uma multidão de fieis seguidores. Além de enfatizar que a maioria deles, para não dizer todos, também se associam com eventos cientificamente inexplicáveis, (milagres e visões), que podemos constatar facilmente consultando suas biografias.

  • Um segundo grupo menor de personalidades, no qual todos não são considerados Santos, suas poderosas atitudes psicológicas, vitais e de destino estão muito vinculadas com as qualidades do 6º Raio.

Em todos eles, de uma forma ou de outra, a figura de Jesus (o Cristo) está muito presente, e não podia ser de outra forma, porque, como já dissemos no início, há mais de 2000 anos Jesus é o padrão focal através do qual fluem todas as energias do 6R para a humanidade.



21 exemplos práticos 


Jesus de Nazaré


Já faz certo tempo que neste blog trabalhamos com esta possível carta de Jesus de Nazaré, se quiserem mais informações sobre elaconsultem a legenda-guia: “Horóscopo de Jesus de Nazaré”, onde há vários artigos relacionados a ela. 

Verdadeiramente, como não podia ser de outra forma, a dignidade astrológica da carta é impressionante, “como é em cima é embaixo”.

Sabemos que Jesus de Nazaré foi uma Alma do 6º Raiode Devoção ao Ideal, no seu caso o Ideal ao Cristo, o Amor na Humanidade. 

Se observarmos, o poder de Virgem-Peixes através dos regentes hierárquicos é definitivo. Lembremos que para a Astrologia Esotérica proposta por Alice Bailey-DK existem três tipos de regentes, exotérico, esotérico e hierárquico, sendo este último, quando falamos de consciências muito evoluídas, o mais poderoso, porque relaciona a energia do signo com o poder espiritual criador do dono do horóscopo. No final do artigo facilitamos a tabela de regentes proposta por A. Bailey.

Se seguimos a linha hierárquica vemos como Mercúrio em Virgem é regente hierárquico de Seu ASC e planetas em Escorpião, e Plutão, também em Virgem, é o regente hierárquico de Seus planetas em Peixes, e Júpiter em Peixes, é o regente hierárquico de Seus planetas em Virgem. Há uma recepção mútua hierárquica entre Plutão/Júpiter, demonstrando-se assim o poder do 6º Raioatravés de Virgem-Peixes. Virgem, o Amor interno, Peixes Sua demonstração externa. Plutão o poder transformador ou purificador que revela, Júpiter a generosidade ou expansão que expressa o revelado.

Marte (como regente esotérico do ASC ou caminho da Alma) e Netuno, os dois planetas portadores do 6º Raio, estão envolvidos em um esplêndido Cometa Cosmico com trino de água, um Cometa quase exato, dando a entender que sua Alma de 6R foi manifestada de uma forma brilhante (trino), sensível (água), intensa e arraigada (Escorpião-Marte), intuitiva e magnética (Netuno), tradicional e espontânea (Lua-Câncer), com uma humanidade muito luminosa (Urano-Peixes), reveladora e prática (Terra em Virgem- Mercúrio), e o papel de Plutão em relação a Peixes (6R) está relacionado com a destruição, o desapego final, o sacrifício exemplar que a Sua crucificação assumiu para toda a era Peixes.

O Sol em Leão na casa X nos fala do grande domínio sobre o ambiente que Sua personalidade (de 1º Raio) exerceu; Jesus foi uma personalidade muito carismática (Sol na casa X) e poderosa (Leão-1º Raio), uma atitude que fica patente no Evangelhos. 


Para mais informações sobre este magnífico mapa natal, consulte os seguintes links:

Descoberta do Mapa Natal de Jesus

Estudo extensivo do Mapa Astral de Jesus


. . . . . . . 



Sant Damian, o Pai dos Leprosos 


Padre Damião de Molokai

Como sabemos, o Padre Damião foi um missionário belga que, diante do seu ideal, o Cristo em Jesus, sacrificou sua vida pelos leprosos da Ilha de Molokai. Nunca serábastante o agradecimento que devemos a estas grandes Almas.

Astrologicamente nesta carta, o 6R está muito presente em Sagitário, os regentes hierárquicos neste elevado nível de consciência têm muito que dizer e observemos como Vênus, o regente hierárquico de seu poderoso Capricórnio, estáregido hierarquicamente por Mercúrio em Sagitário, e a Lua, também em Sagitário, rege hierarquicamente a sua magnífica conjunção Marte Netuno em Aquário. Marte por sua parte em Aquárioéo regente hierárquico de todos seus planetas em Sagitário, dando-se assim uma recepção mútua entre Sagitário-Aquário através de Marte-Lua. O papel de Netuno-Marte nos fala de uma expressão muito clara e servicial (Aquário) do poder de seu sacrifício ou 6R em Sagitário.

Éinteressante seguir também a linha de regência esotérica através da qual seu Sol e Vulcano (regente esotérico de Touro) em Capricórnio, estão regidos por Saturno em Sagitário.

Com este carismático Sol em Capricórnio na casa X me atreveria a dizer que o Padre Damião foi uma personalidade de Primeiro Raio de Vontade e Poder.

. . . . . . .




Madre Teresa de Calcutá

No Horóscopo de Madre Teresa o 6R se reflete de forma esplêndida através de seus 3 signosobservemos como o ASC Sagitário, o caminho da Alma, tem seu regente esotérico, a Terra, em Peixesconfrontada com seus planetas Virgem. De alguma maneira para a Madre Teresa, através do poder sagitariano, se revelou em Virgem uma forma de servir que levou à prática em Peixes. 

Hárecepção mútua hierárquica entre Plutão em Gêmeos na casa VII (os outros aos quais servir) e a Terra em Peixes (o serviço) no quadrante do eu.

Em muitas destas cartas muitas vezes Gêmeos (o portador do II de Amor e Sabedoria tem um papel muito importante), dando a entender que muitos de seus donos tiveram que aprender a relativizar através da flexibilidade e inclusividade (Gêmeos/2R) o excesso de sentimento exclusivista de que muitas vezes peca o 6R/Sagitário/Marte.

Em sua Carta Netuno estámuito dignificado em Câncer e Marte, em Virgem, participa de um grande trino de terra. 

. . . . . . .




Santa Catherine Labouré

A carta de Catherine, criadora de uma Medalha Milagrosa que milhões de Católicos usam, éum claro exemplo do poder que pode ter um planeta através de suas regências. Observemos, exotericamente seu ASC em Libra e Sol em Touro e hierarquicamente Capricórnio com Júpiter são regidos por Vênus em Peixes que, por sua vez, é regido por Plutão em sua própria regência hierárquica ou regência final. Isto é, o 6R através de Peixes exerce um grande poder sobre toda a carta.

Netuno fazendo um trino quase exato a Vênus e sobretudo Marte angular em Áriesconfrontadoa Libra (e seus regentes Urano–Saturno) falam de uma vivência e expressão do 6R muito poderosa.

. . . . . . .



 
Reconstruçâo facial de Rosa de Lima
Agosto 2015

Santa Rosa de Lima 


No Horóscopo de Rosa de Lima, Santa muito venerada no Peru, o 6R destaca em Peixes através do poder regente de Urano. Observemos como o regente esotérico de seu Ascendente Libra-Lua, o caminho da Alma, éUrano em Peixes. A recepção mútua hierárquica entre Urano em Peixes e Plutão em Áries tem a última palavra nesta carta.

NetunoMarte (embora em quadratura) estão muito dignificados por signo, dando a entender que a tensão que anuncia a quadratura sempre teve um desenlace correto, uma nobre expressão do 6R.

. . . . . . .




Santa Teresa de Jesus (Teresa de Ávila)


Na carta deste grande mística, poeta e fundadora religiosa espanhola, o 6R destaca poderosamente através da posição angular e regência de Peixes/Vênus, Sagitário/Plutão e Virgem/Lua.

Seu Sol, Mercúrio e Urano em Áries (signo neste caso muito dignificado) lhe deu aquele impulso empreendedor e organizador que segundo biógrafos e historiadores tanto a caracterizou. Quase podemos assegurar um Sétimo raio de Organização ou um Primeiro de Vontade como regentes de sua personalidade através deste Áries.

Marte em conjunção a Júpiter trino aplicativo a Netuno lhe deu uma experiência muito correta dos significados do 6R. O papel de Gêmeos nesta carta volta a ser chave, oferecendo flexibilidade (ou sabedoria de 2R) ao característico zelo do 6R. 

Seu poema Vivo sem viver em mim (recomendamos sua leitura completa) éum exemplo claríssimo das qualidades do 6R na Alma. O poema em sua primeira estrofe diz assim, Vivo sem viver em mim, e tão alta vida espero, que morro porque não morro, vivo já fora de mim, depois que morro de amor, porque vivo no Senhor, que me quis para Si, .verdadeiramente nestas sentidas e poderosa palavras se pode entrever o Ideal Abstrato com suas qualidades de devoção e sacrifício.

Para leitura completa do poema:

http://desenredos.dominiotemporario.com/doc/02_traducao_-_teresa_davila_-_wanderson.pdf


. . . . . . .




São Jose Gabriel del Rosário Brochero

Não dispomos da hora de nascimento de Jose Gabriel, conhecido popularmente como padre gaúcho, a simplicidade de um homem que deu sua vida para ajudar os demais, mas só com a primeira impressão podemos nos dar conta do poder que ostentam em seu HoróscopoVirgem – Sagitário – Peixes

A destacar Marte emÁries exercendo um sextil aplicativo a Netuno. A esplêndida lua cheia Peixes-Virgem fala de sua carismática (didática e vívida) simplicidade.

. . . . . . .




São João Bosco


Na carta do sacerdote italiano Giovanni Melchior Bosco, entre outras coisas fundador da Ordem Franciscana,Urano em Sagitário como o regente de seus importantes planetas em Áries–Libra–Aquário fala muito poderosamente do poder do 6R através do arqueiro. Por outro lado, Marte em grande trino de fogo com Netuno e o Sol éo reflexo de uma brilhante expressão do 6R em Sagitário.

Outros detalhes da carta a destacar são sua Lua na casa 1, que faz referência, como o mesmo nos diz em sua biografia, à grande importância que teve sua mãe. Também se pode detectar um forte presença do I Raio de Vontade e Poder em sua carta através de Áries-Leão-Capricórnio, não conheço os detalhes de sua biografia, mas sabemos que João Bosco se vinculou de tu a tucom os poderes eclesiásticos e políticos da época dando a entender que seguramente foi uma personalidade regida pelo 1R.

. . . . . . .




Santa Gemma Galgani


Na carta Natal desta mística italiana, especialmente venerada em seu país e em alguns países da América do Sul, o 6R se destaca através de Peixes e o poder regente de seus três planetas, sem esquecer o signo ascendente Virgem, signo no qual temos de situar a Terra, a regente hierárquica de sua importante Lua em Gêmeos.

Marte Netuno participam da recepção mútua hierárquica entre Plutão Touro e Vulcano em Peixes. Lembremos que a Vulcano sempre háque colocá-lo junto ao Sol. 

Lamentavelmente Gemma faleceu muito jovem, algo que se reflete claramente na excessiva ênfase da casa 6 com a conjunção Sol-Saturno e Mercúrio em queda como regente exotérico de casa 1 na casa 6.

. . . . . . .




Santa Elena Aiello

O horóscopo de Elena Aiello, mística e fundadora religiosa muito conhecida e venerada na Itália, éum claro exemplo de como o poder regente de um planeta faz destacar seu signo. Neste caso, o 6R se manifesta poderosamente através de Peixes, observemos como Mercúrio, regente hierárquico de Escorpião, esotérico de Áries e exotérico de Gêmeos, exerce, desde Peixes/casa X, influência sobre toda a carta. Por outro lado, Marte nesta carta rege o Sol e a Lua e Netuno rege o signo ASC.

. . . . . . .




Santa Marthe Robin

No Horóscopo de Marthe Robin, destacada mística francesa, o 6R flui através de Peixes, Sagitário e Virgem. Observemos como a Terra, o regente hierárquico de seu importantíssimo Gêmeos, está em Virgem, o signo ascendente. Marte aplica uma difícil quadratura a Netuno, para compreender melhor o significado esotérico desta tensão leia o último parágrafo do artigo, Netuno versus Marte.

. . . . . . .




Père Charles de Foucauld

No Horóscopo deste Místico contemplativo francês, o referente contemporâneo da chamada «espiritualidade do deserto», os três signos portadores do 6R destacam em grande medida; ao mesmo tempo em que Netuno em Peixes, mas sobretudo Marte em Sagitário, reafirmam o carisma expressivo deste raio em Foucauld.

Seu caminho pela vida certamente esteve muito condicionado pelo poder regente de Urano e Júpiter em Gêmeos como respectivos regentes exotérico e esotérico do signo ASC. Certamente o talento dos Gêmeos em alguma medida relativizou o excessivo zelo de 6R que mostra a carta através de Marte–Lua em Sagitário casa 10, sendo a Lua a regente hierárquica de Aquário ASC, o caminho da Alma.

. . . . . . .




Santa Teresa de Lisieux

Teresa de Lisieux foi uma religiosa e mística francesa muito venerada ma Europa. Teresa, ao morrer muito jovem, através de seu livro “história de uma Alma” exerceu uma grande influência em muitas das vocações cristãs europeias posteriores.

Em seu horóscopo destaca Júpiter em Virgem em sua própria regência hierárquica, assim como a Lua em Peixes regente esotérico de Virgem e hierárquica de Aquário e sem esquecer o papel de seu Mercúrio em Sagitário fazendo de “válvula de escape” (através de seus bons aspectos) da tensão que há entre Netuno Marte angulares (em quadratura em T com Saturno) e em oposição. Para melhor compreender o significado esotérico desta oposição leia o pequeno texto do Mestre Tibetano que expomos no final do artigo, “Netuno versus Marte”.

Sua conjunção Saturno-Sol na raiz da carta fala de um poderoso carma que, graças à sua consciência evoluída, ela soube gerir com um grande senso da responsabilidade. Certamente Santa Teresinha, como muitos a conhecem, desde criança foi uma Alma grande.

colhendo para Jesus flores de pequenos sacrifícios” (Teresa de Lesieux)

. . . . . . .




Santa Anna Catarina Emmerich

No Horóscopo de Catarina Emmerich, famosa mística e escritora religiosa alemã, o 6R destaca em grande medida através de seu esplêndido Virgem e o poder regente de seus planetas. Marte sextil Netuno em Virgem, expressão fácil das qualidades do 6R, embora, se se quer aprofundar a análise de seu destino, haverá que ter muito em conta o papel de seu poderoso Plutão na casa 1.

. . . . . . .




Papa João XXIII


Este é o horóscopo de João XXIII, também conhecido por “o papa bom”, o grande reformador da Igreja Católica, aquele que a modernizou. A chave de sua carta natal está no poder regente (esotérico e hierárquico) que, desde Sagitário, tem Vulcano sobre seu poderoso stellium em Touro. Vulcano, como sabemos, astrologicamente devemos situar sempre junto ao Sol, neste caso em Sagitário, isto é, todo o poder taurino (que era muitíssimo) era utilizado “para forjar” (Vulcano) os ideais e objetivos refletidos em “o arqueiro”.

Marte e Netuno são angulares e estão em sextil quase exato, dando a entender de sua facilidade para expressar o Ideal gestado ou modelado através de Vulcano em Sagitário. 

Seu grande poder reformador é dado por todos os bons aspectos que Urano realiza desde a parte alta da carta a quase todos os signos e planetas. Urano como planeta catalisador, através de Virgem, dá aquelas revelações que em Sagitário serão forjadas como ideais.

Escorpião exerce um papel muito importante na carta, já que nele se situam o regente hierárquico de Capricórnio, Vênus, com Mercúrio, o regente hierárquico do próprio Escorpião na casa X. Isto fala muito poderosamente de um IV Raio de Harmonia através do Conflito nas características psicológicas deste italiano nascido na Lombardia, talvez em sua personalidade por sua simpatia e espontâneo senso de humor, qualidades do 4º Raio. Por outro lado, não podemos esquecer que a personalidade da Itália é regida por um 4º Raio e em personalidades destacadas do país sempre há reflexo dos raios regentes deste.

. . . . . . .




Papa João Paulo II

6R na carta de João Paulo II se manifesta claramente em Peixes através de Urano como regente esotérico de seu ASC Libra ou “caminho da Alma”.Marte e Netuno angulares estão muito presentes.

João Paulo foi muito conhecido por suas viagens, observemos como o regente esotérico e hierárquico de Peixes, Plutão, está em Câncer casa 9, a casa das viagens, regido esotericamente e hierarquicamente por Netuno angular na casa 10. Foi o papa das grandes viagens e encontros pastorais, multitudinárias concentrações cristãs e grandes audiências como nenhum papa realizou. 

Realmente esta casa 10 fala muito destes fatos, da passagem pelo mundo do seu grande ideal (o Jesus em Cristo - Netuno) de uma forma expansiva (Júpiter) e brilhante (casa X). Não podemos esquecer também o seu Sol como regente desta casa X, um Touro que fez dele uma natureza forte e vigorosa, muito amante das montanhas. 

É necessário subir as montanhas para abraçar nos espaços infinitos a admirável obra de Deus. É necessário subir para recolher o convite para fazer da própria vida uma contínua subida para as metas sublimes das virtudes humanas e cristãs”. 

(João Paulo II)

. . . . . . . 




Papa Francisco


O 6R na carta natal do Papa Francisco nos faz evidente em seus três signos. Netuno, regente de seu ASC Câncer, em Virgem; Saturno, regente de seu importante Capricórnio, em Peixes, e o signo solar, Sagitário, onde o Sol está junto a Vulcano, o regente de seu magnífico MC-Touro-Urano.

Há que considerar também os trinos aplicativos que Mercúrio exerce sobre Netuno e a Lua sobre Marte, mas, o que realmente faz do Papa Francisco uma Alma grande é a originalidade de suas ideias. Uma modernidade que está esplendidamente refletida em seu Mercúrio (comunicação) e Urano (originalidade) angulares na casa 7-10,e aqui, em Urano, é onde aparece outra vez o papel de Sagitário, desde onde Vulcano, o regente de Urano em Touro, forja os ideais Sagitarianos (inspirados por Urano) e posteriormente comunicados através de Mercúrio. Como muitas vezes diz o Mestre Tibetano, é bem evidente que a Astrologiaéa Ciência das Relações.

. . . . . . .




Hélder Pessoa Câmara

 

No Horóscopo de Hélder Pessoa Câmara, Arcebispo do Brasil muito amado pelo povo e proposto varias vezes para o Prêmio Nobel da Paz, destaca acima de tudo a dignidade de Virgem. A conjunção Júpiter/Lua, Júpiter como regente hierárquico de Virgem e esotérico de Aquário e a Lua como regente esotérica de Virgem e hierárquica de Aquário, relaciona muito profundamente estes dois signos.

Por outro lado, Marte em Sagitário Netuno angular na casa 10 em Câncer mostram uma grande dignidade. 

Nesta carta se pode detectar uma grande capacidade de serviço; esotericamente, o Amor de Virgem é liberado por Aquário, ou ao contrário, o serviço em Aquário é inspirado pelo Amor em Virgem, se a isto agregamos a bênção amorosa de seu esplêndido Netuno e a valentia de seu Marte em Sagitário parece claro que estamos ante uma Alma grande, amorosa, servicial. 

. . . . . . .




Pregador Billy Graham


Este é o horóscopo de Billy Graham, o célebre e arrebatador pregador americano. Verdadeiramente sua carta natal através de Marte (Lua) em Sagitário na casa 10 como regente de seus planetas em Escorpião, mostra um “zelo” (por seu ideal) de 6R muito poderoso. Se além disso agregamos que Netuno está em Leão e que seu ASC é Áries, o “zelo” ou excesso de centralização de 6R através do poder de Marte em Sagitário está mais que justificado. 

O Ascendente Áries como caminho da Alma e o sempre poderoso signo solar têm uma ligação direta com Marte-Sagitário. Na verdade, todas as linhas regentes confluem em “o arqueiro, onde o guerreiro é o rei”. 

É claro que estamos ante um pregador com coragem, incisivo, brilhante, incansável, veemente, intenso e carismático, um discurso erguido através de sua fé em Jesus, seu salvador. Observemos que irradiante carisma que, sendo americano, naqueles anos de “guerra fria”, chegou a pregar diante de 155 mil pessoas em Moscou.

My home is in Heaven. I'm just traveling through this world” (Billy Graham)

Meu lar é o Céu. Estou apenas viajando por este mundo

. . . . . . .



Benjamin Creme


Benjamin Creme foi um artista e também esotérico inglês/escocês que sacrificou os últimos 40 anos de sua vida para pregar pelo mundo inteiro a iminente chegada de Maitreya (o Cristo) seu grande ideal. Morreu em 2016 sem ver seu ideal realizado, mas verdadeiramente o trabalho deste homem é digno de menção. Muitas vezes, para uma Alma de 6R, devido à afinidade que tem com o corpo astral de desejos, não se trata tanto de ver cumprido o Ideal, mas de senti-lo (pressenti-lo) como uma realidade iminente, daí que às vezes as Almas do 6R sejam consideradas sonhadoras, mas, o que teria sido da Era Peixes sem suas grandes utopias?

O poder do 6R em sua carta natal através de Sagitário-Peixes é evidente, mas também é muito poderoso o de Gêmeos. Talvez, e vendo o papel de seu Júpiter, Benjamin foi uma Alma de 6R (Sagitário) que em vida transmutou em uma Alma de 2R (Gêmeos). Isto é ainda mais possível se pensamos que tanto o conceito Maitreya como as leituras/estudos que Benjamin fazia de Alice Bailey estão regidos pelo II Raio de Amor e Sabedoria. Diríamos que a transmutação, ao final de sua vida, foi aceitar desde seu Coração (2R) que “seu tão amado anúncio da vinda do Cristo” não seria presenciado em vida. E verdadeiramente, para uma Alma de 6R esta aceitação implica em uma árdua atitude e toda uma lição (de 2R) transmutadora. 

. . . . . . .




Martin Luther King

No Horóscopo do reverendo e grande líder afro-americano Martin Luther King o 6R se destaca nos três signos. Observemos como Vulcano, o regente esotérico e hierárquico de seu ASC Touro com Júpiter está em Capricórnio com o Sol na casa 10, e este poderoso Capricórnio (o selo astrológico de sua liderança) é regido exotericamente e esotericamente por Saturno em Sagitário casa 9, seu poderoso idealismo, e regido hierarquicamente por seu Vênus exaltado em Peixes na casa 11, o brilhante e definitivo papel social de sua Alma e “sacrifício” pela causa.

Martena casa dois, (as casa do discurso, o fala, a oração), muito tensionado por Saturno e a lua exotericamente nos fala do perigo de que seu discurso seja percebido como agressivo. Mas, por outro lado, o trino quase exato que Netuno em Virgem exerce com Júpiter nos fala de um idealismo muito expansivo e incluente e, como sabemos, Martin foi amado tanto por brancos como por negros. Seu sonho foi um sonho incluente. Neste sentido se poderia pensar, como também pensamos de algumas outras das Almas estudadas neste artigo, que Martin Luther King foi uma Alma de VI raio de Devoção ou Ideal que transmutou para uma II Raio de Amor e Sabedoria, uma raio capaz de despersonalizar o poderoso idealismo do 6R para torná-lo mais incluente, universal, aquariano.

Tenho um sonho, um só sonho, continuar sonhando. Sonhar com a liberdade, sonhar com a justiça, sonhar com a igualdade e talvez já não tivesse necessidade de sonhá-las”. 

(Martin Luther King)

. . . . . . . 




*Netuno < versus > Marte

As provas, as dificuldades e os sofrimentos desta era são sintomas e indícios de que está vindo à manifestação” uma nova civilização e cultura. Pressagiam o nascimento de uma nova era que todo o mundo aguarda. Isso ocorrerá se - falando esotericamente - a energia de sexto raio de Marte, se transmutar em energia de sexto raio de Netuno, o primeiro é “objetivo e está farto de sangue” e o segundo é “subjetivo e está cheio de vida”. 

O Mestre Tibetano

.  .



Tabela de regências


Constelac.

Exotérico

Esotérico

Jerárquico

Aries

Marte

Mercurio

Urano

Tauro

Venus

Vulcano

Vulcano

Geminis

Mercurio

Venus

Tierra

Cancer

Lua

Neptuno

Neptuno

Leo

Sol

Sol (Neptuno)

Sol (Urano)

Virgo

Mercurio

Lua (Vulcano)

Jupiter

Libra

Venus

Urano

Saturno

Escorpion

Marte

Marte

Mercurio

Sagitario

Jupiter

Tierra

Marte

Capricornio

Saturno

Saturno

Venus

Acuario

Urano

Jupiter

Lua (Urano)

Piscis

Jupiter

Plutón

Plutón

A lua em Virgem oculta Vulcano e em Aquário a Urano. O Sol

em Leo oculta Neptuno e Urano

En rojo signos y planetas regentes  del 6Rayo


David C.M. 

logos.astrologiaesoterica@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário