Postagem em destaque

Os 3 níveis do horóscopo

sábado, 10 de outubro de 2020

Astrologia Esotérica - Conjunção Aquário 21 de Dezembro de 2020




AQUÁRIO

o portador da água”

Eu Sou a água da vida vertida para os homens sedentos”


Há muito tempo é um fato astronômico que da Terra e devido ao movimento da Precessão dos Equinócios¹ é possível observar a entrada do Sol no signo de AQUÁRIO. O anúncio de uma Nova Era, um longuíssimo percurso de 2400 anos que, sem lugar a dúvidas, terá uma enorme influência sobre todos os reinos da natureza, entre eles a humanidade.

A humanidade e “o Portador da Água, que vivo e emocional estimulará (mediante o efeito de sua força potente) os corpos astrais dos homens em prol de uma nova coerência, da fraternidade humana que ignorará as diferenças raciais e nacionais e conduzirá a vida dos homens para a síntese e a unidade. Vale dizer, uma onda de vida unificadora, de tal poder, que não podemos visionar agora, mas que - dentro de mil anos - terá fusionado o gênero humano em uma perfeita fraternidade.

M. Tibetano - Tratado sobre Magia Branca – Alice Bailey


Belas palavras! Que grande destino nos espera!


Los significados de Aquário

Retomando os significados de Aquário, pode surpreender que o Mestre Tibetano afirme que este signo de ar é emocional, mas se observarmos bem seu símbolo, vemos que a água está muito presente, isso sim, “é a água que emana do cântaro que o aguador carrega”, sugerindo emoção sustentada, intenção inteligente, sensibilidade ativa, justa medida …, serviço. 

Em Aquário Esotérico, é chave entender que a água ou emoção é de origem impessoal e, portanto, seu desenvolvimento e expressão não depende do pequeno eu pessoal com seu desejo centralizado, mas do desejo de uma inteligência sensível, atenta ao grupo, ao social, ao Universal.

Parece claro, pois, que graças às características deste signo, nesta Nova Era a humanidade se afastará da poderosa atração que o aspecto mais material ou egoísta exerceu durante milênios para abordar a Vida de uma maneira mais compreensiva, fraternal e incluente. 

Não será como na Era Peixes, em que a ideia/desejo se materializava (e ainda hoje em dia em muitos casos se materializa) como um dogma, uma religião, um Deus ou uma pátria, mas sim que a ideia/desejo se manifestará como uma compreensão Universal do Amor de Deus, como um sentido Internacional (global) da Humanidade.

Para melhor compreender isto é necessário entender que na Era de Aquário as qualidades deste signo virão acompanhadas das energias de Urano, o regente do VIIRaio de Ordem e Organização², dando a entender que a característica fraternidade aquariana será uma realidade, graças ao inspirado poder revelador de Urano expresso de forma ordenada, magnética, mágica (7º Raio). 

Poderíamos pensar que se não fosse pelo poder de organizar ou de criar rituais invocadores que o 7º Raio traz consigo, as generosas e serviciais capacidades do “portador de água” sofreriam de “interferência”, de certa desordem, falta de inspiração e constância. É claro que em todo sujeito ou entidade, seja um Ser-Humano, um País, uma Religião ou uma Nova Era, as influências que exercem as diferentes energias implicadas (neste caso 7º Raio + Aquário + Urano) não são por acaso, mas sim para que em sua inter-relação se construa um sujeito ou entidade melhor. 




A grande conjunção em Aquário 

21 de Dezembro de 2020


Como é lógico para a astrologia em geral, esotérica inclusive, a conjunção dos dois maiores planetas do sistemas solar e sua progressão no tempo é um evento muito relacionado com os grandes mudanças que afetam a humanidade.

Por um lado, Saturno é o portador da Inteligência Prática do III Raio, é o bom senso, o poder de adaptação, a Lei, muitas vezes vivida como um impedimento que obriga a frustração ou, no melhor dos casos, a disciplina e responsabilidade. Cronos é o círculo-não-se-passa que marca os pormenores positivos e negativos (carma) da reencarnação de uma consciência, seja um ser-humano ou um país. 

Por outro lado, Júpiter é o maior, nele cabem todos os planetas, é o benigno, o expansivo, o Guru, o Mestre, o planeta que concentra em si mesmo toda a energia do II Raio de Amor e Sabedoria que nos chega do cosmos; uma energia que, por sua vez, também “alimenta” o Sol, (nosso Sol é “um Deus de amor”), daí que para a mitologia Apolo (o Sol) seja filho de Zeus (Júpiter). 

Dizendo de outra maneira, esta conjunção é a união “do Bom e do Mau”, da Expansão e da Contração, da Generosidade e da Disciplina, da Inteligência Natural e da Sensibilidade incluente, do chacra do Coração e da Garganta, de Brahma (o aspecto criador) e Vishnu (o amor que sustenta), do 3 e do 2. 

Mas isso não é tudo, já que esta conjunção entre os dois maiores NÃO é uma de tantas, e sim uma relação que inicia um ciclo de Ar. “Durante 10 conjunções consecutivas os encontros entre Júpiter e Saturno se repetem em um mesmo elemento, para mudar o elemento seguinte uma vez transcorridos uns 200 anos. O percurso segue a ordem natural dos quatro elementos Fogo-Terra-Ar-Água, e assim passam uns 800 anos (200x4) antes de voltar a iniciar uma sequência no mesmo elemento”³.

E, além disso, este ciclo de 800 anos, chamado de “a grande mutação”,se iniciará justo em Aquário (o signo regente da Nova Era) e com uma conjunção tríplice que só ocorre em um 11% das vezes. Portanto, podemos dizer que estamos frente a um evento especial, único, que de alguma forma será um grande impulso para muitas das novas tendências e mudanças sociais que nos esperam. 




Astrologia Prática Esotérica

Se observarmos as cartas resultantes para os diferentes países, vemos que em todasa Grande Conjunção coincide com o Solstício de Inverno, a entrada do Sol em Capricórnio, um momento de profundo significado esotérico, no qual tradicionalmente se celebra o nascimento do “Deus sol”, Horus no Egito, o Sol Invictus em Roma ou o Cristo para a cultura ocidental atual.

Capricórnio é um signo que, devido à sua inteligência, poder de vontade e disciplina, tem uma grande capacidade realizadora e este poder, segundo seja a consciência gestora, tanto pode ser para o bem como para o mal. 

Em Capricórnio o materialismo, a luta por atender as ambições pessoais e o conflito contra as tendências espirituais mais elevadas progridem constantemente e este, o mais materialista dos signos, é o campo de batalha no qual os antigos hábitos e ordem lutam contra as novas e mais elevadas tendências e inclinações”. 

DK – Alice Bailey – AE – Cap. Capricórnio 


E, partindo desta base capricorniana, há que destacar o poder que sobre ela exerce Aquário, através da Grande Conjunção, já que Saturno, o regente exotérico e esotérico de Capricórnio, se situa no primeiro grau de Aquário junto a Júpiter, o regente esotérico do “aguador”.

Júpiter (através de Aquário) transmite a tendência inerente de se fusionar, que nada poderá deter, pois promove a realização inevitável da síntese final”.

DK - Alice Bailey - AE – Cap. Aquário


Será, pois, esta conjunção uma oportunidade para o avanço espiritual através das novas tendências aquarianas que Júpiter promete, ou antes, devido à incapacidade de reconhecer o novo, será uma reafirmação das antigas ordens e hábitos do passado, relacionados com os impedimentos tradicionais de Saturno? …, será o nascimento de uma Nova Consciência ou Menino Sol refletido no solstício de Capricórnio, ou será neste signo a repetição de uma ambição desmesurada pela material? …, seguramente a resposta mais correta é que será uma mescla das duas opções, mas com um crescente interesse por “aquilo” que está por chegar.


A CARTA

Vejamos agora a carta resultante desta grande conjunção, embora melhor dizendo, as cartas, pois para sermos justos com as diferentes nações ou lugares específicos que conformam a humanidade, traçamos a carta da conjunção exata para várias posições geográficas, centrando as coordenadas na capital do país por ser seu centro diretor.

Nestas cartas, a nossa intenção não é fazer uma análise profunda do horóscopo resultante, mas fazer um breve comentário do significado esotérico do signo Ascendente,apoiado nas diferentes posições acidentaisque cada carta coloca. Os significados da reflexão que já fizemos sobre Capricórnio, seu regente (Saturno) e o regente esotérico da conjunção (Júpiter) estão incluídos de forma automática, pois se dão em todas elas. A tabela de regências dos diferentes signos é exposta no final do artigo.



A velha Europa

Europa Central

Esta carta traçada para Genebra (Suíça) é válida para todos os países do centro da Europa. incluindo Inglaterra, Ucrânia e Grécia, ficando excluída a parte mais ocidental da mesma, isto é, a Península Ibérica (Madri-Lisboa) e Irlanda (Dublin) e sua parte mais oriental, Rússia (Moscou).

Nesta carta o caminhoda Alma⁴ vem marcado pelo Ascendente Leão, e o leão é a autoconsciência, é o reconhecimento do “eu” através de sua experiência e reafirmação com seu ambiente. 

Leão é a expressão do “eu sou”, mas nesta carta, e isto é muito importante, a grande conjunção está em dignidade acidental, isto é, é angular na casa 7 e, portanto, é muito condicionante, dando a entender que esta reafirmação leonina da casa 1 necessariamente passa pelo reconhecimento das qualidades de Aquário refletidas no outro (casa 7).

Observemos que o regente esotérico do Ascendente, o Sol na casa 6, está regido exotericamente e esotericamente por Saturno em Aquário, em conjunção com Júpiter em própria regência esotérica. Este vínculo entre Leão/casa 1 – Sol/casa6 – Saturno em Aquário/casa7 com Júpiter em dignidade, nos sugere que para grande parte dos países da Europa é a oportunidade de reconhecer a si mesmo (o eu sou nacional) através de um reconhecimento impessoal (não nacionalista) e fraternal do outro país vizinho (Aquário-7) reforçando assimo grande projeto que é a União Europeia, uma Unidade na Diversidade.

Esta atitude da Alma promete um Sol servicial na casa 6 regido por Júpiter em Aquário e coincide plenamente com o mantra esotérico de Leão como caminho do Alma: “Eu Sou aquele, aquele sou eu”, uma percepção queprepara a Leão para percorrer o caminho do “aguador”, o “Eu Sou” como ferramenta de fraternidade, igualdade e serviço. E se isto, ao deixar de lado os interesses mais próprios e egoístas de cada país, for reconhecido pelas Almas mais evoluídas da Europa, os prometedores significados que a parte alta do horóscopo traz consigo através de Peixes, Áries e Touro e os planetas que eles contêm brilharão com grande intensidade.

Desde a Alma (não desde a personalidade ou sentido material da vida) tanto a Lua no final de Peixes como o Sol justo entrando em Capricórnio sugerem para a Europa um final de ciclo e o nascimento de um novo.



Espanha, Portugal e Irlanda

Para estes três países mais ocidentais da Europa, as cartas traçadas para suas respectivas capitais dão um Ascendente Câncer, uma posição que desde o arquétipo do Caranguejo na casa 1 situa Aquário na casa 8, um lugar muito mais subjetivo que o que coloca a carta anterior desde o arquétipo de Leão. “O Aguador” desde esta posição pode ser uma força transformadora, mas sempre do aspecto interno do próprio país e não tanto por sua percepção e experiência objetiva com o ambiente ou outros países. Podemos dizer que estes países têm que se reconhecer - servir a si mesmos.

A frase da Alma para este ascendente é: “construo uma casa iluminada e nela moro”Aqui seu regente esotérico é Netuno, neste caso em Peixes casa 9, sugerindo que estes países, se quiserem compreender e utilizar o poder de Capricórnio desde a Alma (e não desde os aspectos materiais refletidos em sua personalidade) devem construir e renovar o país a partir dos Ideais que Netuno sugere em Peixes-casa 9, uns Ideais que, certamente, através de Plutão, o regente esotérico de Peixes, retornarão à casa 8 para exercer um papel transformador. 

O Caranguejo” desde a Alma é intuição (Água – Netuno) que desperta tudo aquilo que está em torno de si e, assim, través do poder Organizador (7º Raio) Inteligentemente Aplicado (3º Raio) que este signo tem em sua essência, se constrói “uma casa”, uma nova consciência que o afasta das raízes ou apegos “lunares” (tradições, família, costumes, sentimento coletivo, instinto de massa, simpatias interessadas, indulgência), pessoais.

Enfatizando no caso da Espanhaeste Câncer para a Alma pode ser a intuição que desperta para o fato de que as diferentes realidades que existem no país podem e devem ser tratadas de forma fraternal, podem e devem ser correspondidas em sua necessidade de igualdade e liberdade, algo por outro lado muito difícil de realizar para um país ancorado (através de sua personalidade em Capricórnio) nos velhos (caducos) ideais de grandeza e sentimentos pátrios do passado. 

O verdadeiro ascendente da Espanha é Sagitário, mas para este novo ciclo inaugurado pela conjunção, é através de Câncer que este país tem a oportunidade de se dar conta do grande valor que seria para sua Alma ter uma sensibilidade que vá mais além do sentimento ou devoção pela pátria, e se isto for alcançado, a Espanha terá dado um grande passo para entrar com bom pé na Nova Era.Recordemos que se algo caracterizará esta Nova Era será sua capacidade de incluir, fusionar e criar unidade na diversidade, algo muito difícil de realizar com um sentimento que só vê “seu próprio umbigo”.



Moscou (Rússia)

Para Moscoutemos um Ascendente Leão, mas em seu último grau e, portanto, a ponto de entrar em Virgem, e no céu as fronteiras não são tão matemáticas, daí que ao observar este horóscopo tenhamos a impressão que é um ascendente Leão levado a trabalhar com os significados de Virgem.

Visto da Alma, poderíamos dizer que a característica expressão leonina, poderosa e dramática, deve reafirmar seu “Eu Superior”, nutrindo e construindo o “Cristo interno”. O “eu” relacionado com Aquele Amor interno que todo Sujeito/Consciência há de nutrir. 

De fato não há planetas angulares nesta carta dando a entender que sempre que se faça desde a Alma Rússia fará este trabalho construtor em solidão, desde seus processos internos. Por não haver planetas angulares não haverá excessivas pressões do exterior nem necessidade de ter muita influência nele e em certa medida isto será de ajuda para não desconcentrar a forma natural de fazer de Virgem desde a Alma: “construir o Filho na calma, no silêncio da caverna”.

A construção do Amor interno em Virgem tem a promessa da Liberdade, entendida como serviço e responsabilidade em Aquário, o signo regente, (segundo nos dizem os livros esotéricos de Alice Bailey), da alma russa.

A Rússia tem que aumentar seu amor interno e capacidade de cooperação, esquecendo-se, assim, de orgulhos pátrios, desconfiança e hermetismo para “sero lar de uma nascente revelação de grande valor espiritual e de significação grupal, a qual será uma revelação para todo o gênero humano. O verdadeiro segredo da fraternidade (até agora desconhecido e incompreendido) pertence à Rússia, e o revelará ao mundo, mas ainda ignora o que é.” 

DK – Alice Bailey – O Destino da Nações





O novo continente (América)


Costa Leste do Continente Americano

Esta carta é valida para a parte mais a leste do continente americano, portanto é válida para as capitais Washington/Nova York, Rio de Janeiro ou Buenos Aires e seus respectivos países. 

Seu Ascendente é Touro, que exotericamente é o desejo de possuir, força que desde a Alma pode ser transmutada, graças à aquisição de novos valores, em aspiração espiritual, na “ânsia” de conhecer.

Sua frase para a Alma é: “Vejo, e quando o olho está aberto, tudo é luz”, uma clara referência ao poder que o conhecimento (simbolizado na Luz) tem para erradicar (iluminar) a ignorância (a escuridão). Se realmente estes países, ou melhor dizendo, suas consciências mais receptivas, utilizarem o poder e os significados deste Ascendente, estarão fazendo um grande serviço à Alma do país.

Urano em dignidade acidental em Touro/Casa 1 por seu vínculo exotérico com Aquário pode inspirar estes países a adquirir valores e conhecimentos muito relacionados com os significados que traz consigo a grande conjunção em Aquário na casa 10. 

Tanto para Buenos Aires como para Washingtona conjunção de Urano com a cúspide da casa 1 é muito poderosa, dando a entender que o poder revelador de Urano será quase compulsivo, condicionará tudo. Para o Rio de Janeiro, a posição de Urano na casa 12 não exerce tanto poder, dando a entender que o desejo de adquirir conhecimento que Touro traz consigo não exigirá posições objetivas tão claras, mas que sua inspiração se refletirá em atitudes mais subjetivas, interiorizadas.


Na carta resultante para o Rio de Janeiro, Urano, por estar na casa 12, não tem papel tão proeminente quanto na carta de Nova York ou de Buenos Aires.  

Verdadeiramente este Ascendente Touro será uma grande oportunidade para as muitas consciências evoluídas que há nestes países. Será um grande impulso taurino para a já natural “curiosidade” (pró-positiva) de suas pessoas por adquirir todo tipo de novos valores e conhecimentos espirituais. 

Nos livros esotéricos nos é dito que o “dom” da sexta sub-raça, o desenvolvimento da intuição ou contato consciente com o plano búdico, terá seu coração em todo o continente americano, e a muitos dos que vivemos na Europa, onde as tendências culturais estão muito ancoradas nos arcaicos dogmas do passado, quando nos comunicamos com suas pessoas, assim nos o parece e inclusive muito gratamente nos surpreende. 

Para nós é uma alegria constatar como a busca e a resposta sobre estes temas espirituais de muitas das consciências deste grande continente quase sempre é colocada a partir da valentia e da simplicidade, a atitude flexível que abre a porta para o novo através da criatividade. 



Costa Oeste dos Estados Unidos

Traçamos esta carta porque consideramos que a costa Oeste dos Estados Unidos exerce um papel-chave para o bom funcionamento desta grande nação que, segundo nos dizem os livros esotéricos, terá um papel brilhante em toda a Era de Aquário. Mas, em concreto, nos é dito que o destino dos Estados Unidos é mostrar ao mundo “a união do plexo solar com o coração” e que isto fará mesclando raças e culturas. O plexo solar através do sentimento é incapaz de se mesclar, o coração, não.

Sabemos pelos escritos de DK – Alice Bailey que Los Angeles é o chacra do Coração dos Estados Unidos, daí que tenhamos traçado a carta para esta cidade. Por outro lado, também sabemos que a Alma dos Estados Unidos é regida por Aquário e aqui o ascendente desta carta vincula Los Angeles (e toda a costa oeste) diretamente com a Alma da nação, de fato esta é a única carta da Grande Conjunção com Ascendente em Aquário.

Parece claro, pois, que se as consciências evoluídas desta parte do país estiverem atentas, sua forma de pensar e atuar ativará a Alma dos Estados Unidos, “o país da liberdade”. É verdade que a grande conjunção está sinalizada na casa 12, mas a dignidade acidental de Vênus na casa 10 dá à carta muita inteligência e capacidade de compreender, e por outro lado, a posição de Peixes (Netuno-Lua) na casa 1 oferece muito carisma e fluidez. 

Portanto, neste ciclo, através da zona Leste da nação, a forças capricornianas (boas ou más) serão geridas com a força da aspiração e a Luz do conhecimento adquirido (Urano-Touro); enquanto que a qualidade que gerirá a inércia de Capricórnio através da zona Oeste virá através de Aquário e sua capacidade de servir e/ou confraternizar de forma fluida e inteligente (Peixes-Vênus). 



Chile

A primeira coisa que chama a atenção desta carta traçada para Santiago de Chile é o poder exotérico que exercem Marte e Plutão através de sua posição angular; são dois planetas não sagrados que estejam onde estiverem sempre levantam situações de tendência materialista-destruidora. 

Realmente, a quadratura entre eles dois, por ser angular, mostra uma tensão muito condicionante produzida pelo elevado e escuro poder de Plutão (poderes econômicos egoístas?) em relação ao dignificado poder ativo (lutador/rebelde com causa) que anuncia Marte em Áries na casa 1.

Do seu aspecto Esotérico, Áries nos diz: “me exteriorizo e do plano da mente governo” e aí seu regente esotérico, Mercúrio também chamado de “o filho da mente”, desde a Alma nos oferece um vínculo espiritual com Aquário, (Mercúrio em Capricórnio através de Saturno está relacionado com Júpiter em Aquário), que transcende o excessivo poder exotérico de Marte-Plutão. 

Isto não quer dizer que se Áries for gerido a partir da mente mercurial, Plutão e Marte deixem de criar situações difíceis relacionadas com o aspecto material ou pessoal do país, mas sim que é a oportunidade para que suas consciências mais evoluídas, em meio à tensão, surjam como “os filhos da mente”, a qualidade harmonizadora. Áries desde a Alma propõe, mas não desde o desejo/Marte, mas sim desde a necessidade de unificar/Mercúrio.


México

Na carta para a Cidade do México chama a atenção a dignidade acidental dos dois luminares. Tanto a Lua na cúspide da casa 1 como o Sol na cúspide da casa 10 falam de um horóscopo poderoso, mas por isto mesmo a quadratura entre o Sol e a Lua, de um ponto de vista objetivo, aumenta ainda mais seu poder. 

Se tratamos do signo Ascendente como o caminho da Alma, temos de pensar que os significados de Peixes (Lua-Netuno) devem se impor sobre o papel do MC com Capricórnio (Sol Mercúrio). Peixes desde a Alma nos diz: “abandono o lar do pai e, retornando, salvo”, e se faz evidente que para “salvar” há que se sentir muito livre de tudo aquilo que nos ata e nos enferma.

Neste caso, não conheço muito o caso de México, mas o que se percebe desde o exterior é o enorme lastro que é, para a credibilidade do país, o exagerado poder que ostenta o narcotráfico, e tudo o que o comporta, clãs mafiosos, violência extrema, impunidade, corrupção em todos os níveis, chantagem aos imigrantes, violência de gênero, medo generalizado, mal-estar com os países vizinhos …, atitudes que astrologicamente bem poderíamos atribuir ao papel negativo ambicioso e materialista de um Capricórnio enraizado nos hábitos (expirados) da Era passada.

São situações cármicas que se forem combatidas pelas Almas mais avançadas do país, desde os significados de Peixes esotérico, (Responsabilidade, Sacrifício e Empatia), inspiram o germe da oportunidade, o nascimento de algo importante simbolizado pela entrada do Sol em Capricórnio, neste caso já regido pelas ideias de Aquário. Observemos que Peixes esotérico está regido por Plutão que, por sua vez, está regido pela conjunção em Aquário, onde Júpiter manda sobre Saturno. 

Mesmo assim a situação no México não é fácil e aplicar conscientemente a esta situação os significados esotéricos de Peixes também não. Neste sentido, e se as Almas (poderes) maiores não forem capazes de oferecer uma saída consciente, a dificuldade ou o Sacrifício que Peixes impõe através de Plutão pode se refletir inconscientemente no destino dos assassinados pelo narcotráfico, as almas simples que vertem seu sangue no país. Como disse Carl Jung: "Até que o inconsciente não se torne consciente, o subconsciente seguirá dirigindo tua vida e tu o chamarás de destino".


Outros lugares do mundo



China

A carta para Pequim mostra um ascendente em Libra: “escolho o caminho que conduz entre as duas grandes linhas de força”, parece claro que a China deverá se mover entre seu poder internacional cada vez maior e suas ancestrais tradições, entre sua grande linhagem espiritual e sua férrea forma de organizar o país, entre a liberdade que promete Aquário e o tradicional apego à matéria de Capricórnio herdado da Era passada em Peixes.

Marte em conjunção com cúspide da casa 7 exotericamente nos fala de que a China muitas vezes, ante a eventual opinião dos demais países, reagirá com um excessivo zelo, isto é, à defensiva. 

A posição da grande conjunção na casa 4 também é muito condicionante, dando a entender que as energias aquarianas da grande conjunção afetarão suas raízes, tradições, costumes, sentimento nacional, cultura e lar-natureza.



Japão

Do Ascendente Escorpião para Tóquio sugere-se não se deixar capturar pela ilusão para poder gerir as inércias cármicas vinculadas com Capricórnio/Saturno. O Japão é um país antiquíssimo, influenciado no último século muito poderosamente pela cultura americana, uma mescla que certamente gera confusão e desilusão neste país, daí o sentido da frase para a Alma em Escorpião“Guerreiro sou e da batalha saio triunfante”.

Este Ascendente traz consigo, sempre através da experiência/Marte, a oportunidade de reconhecer a mentira, o maya ou a falsa ilusão, alcançando assim o real desapego, liberdade. Não conheço as verdadeiras necessidades da Alma do Japão, mas astrologicamente Escorpião é a qualidade através da qual se “limpa o caminho de apegos”, o primeiro passo para compreender o serviço universal em Aquário.



Austrália

Para este ciclo, a Alma da Austrália deve pôr em prática os significados de Sagitário. Sua frase para a Alma é: “vejo a meta, alcanço essa meta e, então, vejo outra”.  O fato de “ver antes de alcançar” sugere uma meta que parte de uma intuição, uma visão.

Para “o arqueiro”, o regente esotérico é a Terra, situada em Câncer - casa 7, regida por sua vez por Netuno em Peixes - casa 4, sugere que as metas a alcançar passam por ter relações (casa 7) inteligentes e práticas (Terra) com outros países, distantes ou vizinhos ou com as diferentes zonas, etnias, minorias ou emigrantes do mesmo país, afiançando assim como um todo o corpo psíquico, crenças, costumes, sentimentos ou ideais, do País. (Casa 4 – Câncer – Peixes – Lua/Netuno). 

A mãe natureza, tão importante para este país, astrologicamente a situa na casa 4 (o lar) neste caso regida por Peixes e aqui poderíamos fazer uma analogia parecida, isto é, desde Sagitário ou caminho da Alma se faz necessário aplicar metas que, através de Câncer/Terra, despertem um interesse prático e inteligente (ecológico) pela mãe natureza, uma atitude que refletida na casa 4 através de Netuno, fará do país um lar/natureza melhor.



Índia

Para esta grande nação, berço de toda a raça Ária e seus profundos e ocultos saberes, este ciclo está marcado por Virgem, o caminho da Alma, “Eu sou a Mãe e o Filho, Eu, Deus, matéria sou”.

O Eu sou, (aquele que experimenta), a Mãe (aquela que nutre), o Filho (a consciência que surge da união), Deus (o propósito de unificar), e a Matéria (o aspecto denso com o que se constrói), são todos aspectos que procuram nos dizer que através de Virgem está a possibilidade de construir o Amor/Filho na Matéria/Mãe, de forjar uma “melhor consciência” através e graças à tríade inferior: mente, emoção, físico.

Seu regente esotérico, a Lua (a tríade inferior) velando a Vulcano (“o forjador”) em Peixes com Netuno, sugere uma construção sensível, fluida …, uma flexibilidade muito necessária para uma nação com enormes contrastes religiosos e culturais como é a Índia. 




11, o número de Aquário

O 11 é considerado o número da iniciação, porque o número da perfeição ou máxima realização é o 10 (Capricórnio), e a partir daí o passo seguinte, o 11, o início de um novo caminho. O Cristo explicou este caminho de forma esplêndida, quando disse: 

Um novo mandamento lhes dou; que se amem uns aos outros”

O undécimo mandamento, o undécimo signo, a fraternidade ou as corretas relações humanas. Somente agora estamos descobrindo que maravilhoso astrólogo foi o Cristo”. 

Mestre Tibetano




. . . . . . .

¹ O fenômeno da Precessão dos Equinócios também chamado de “baile do pião” é, junto com o movimento de rotação e translação, um dos 3 movimentos próprios da terra. Sua máxima “curiosidade” é que é um movimento (os outros dois não) retrógrado, isto é, contrário ao curso natural do zodíaco, daí que a partir da terra nos dá a impressão que o Sol, de Peixes, entra em Aquário. Poderíamos dizer que por ser tão exclusivo pertence ao carma do próprio planeta. É um movimento lentíssimo, leva 25.000 anos para se completar e nele estão implícitos os polos e o ponto matemático que marca a posição da estrela polar. 


O movimento Precessão dos Equinócios.


² Para a Astrologia Esotérica, cada Era nos chega acompanhada de uma energia principal ou Raio que se reflete fisicamente em um planeta. Assim, pois, a passada Era Peixes esteve regida pelo VI Raio de Devoção e Ideal, por sua vez regido por Netuno-Marte, e a entrante Era de Aquário está e estará regida pelo VII Raio de Cerimonial, Organização e Magia, regido por Urano.

³ A letra em cursiva é um texto literal extraído do blog monicagobbin.com, do qual gostamos muito do sentido didático e de fácil compreensão que utiliza para explicar o complexo ciclo das conjunções.

⁴ Para a Astrologia Esotérica, a qualidade astrológica que nos aproxima da Alma nos vem dada pelos significados ou qualidades do Signo Ascendente e seu regente Esotérico.

⁵ A dignidade acidental é a posição angular de um planeta; sua conjunção (orbe 10 graus) com a cúspide de uma das 4 casas cardinais lhe confere presença astrológica e, psicologicamente falando, poder condicionante. É chamada de “acidental”porque se o sujeito dono da carta tivesse nascido 10 ou 15 minutos antes ou depois esta conjunção com a cúspide não existiria. 

⁶ Espanha é um país velho com uma Alma de VI Raio de Devoção e Ideal regida por Sagitário e uma Personalidade de VII Raio de Ritual, Ordem e Magia regida por Capricórnio. Nos próximos artigos lhe dedicaremos um extenso texto.



.  .  .  .  .  .  .



Tabela de regências


Constelação    Ortodoxa    Esotérica    Hierárquica


Áries     Marte      Mercúrio     Urano

Touro     Vênus      Vulcano     Vulcano

Gêmeos     Mercúrio      Vênus     Terra

Câncer     A Lua      Netuno     Netuno

Leo     O Sol      O Sol*     O Sol*

Virgo     Mercúrio      A Lua*     Júpiter

Libra     Vênus      Urano     Saturno

Escorpião     Marte      Marte      Mercúrio

Sagitário     Júpiter      A Terra     Marte

Capricórnio     Saturno     Saturno     Vênus

Aquário     Urano      Júpiter     A Lua*

Peixes     Júpiter      Plutão     Plutão



*A lua em Virgem oculta o significado de Vulcano e em Aquário de Urano. 

*O Sol em Leo oculta a Neptuno esotérico e Urano hierárquico.




David C.M.

logos.astrologiaesoterica@gmail.com

2 comentários:

  1. Amo este blog. Há anos acompanho os temas aqui disponibilizados. É um "lugar" para conhecer-se a si mesmo. Meus sinceros cumprimentos e gratidão pela sabedoria, conhecimento e serviço prestados.

    ResponderExcluir