Postagem em destaque

Os 3 níveis do horóscopo

sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

MARTE E A ASTROLOGIA ESOTÉRICA



MARTE

"o guerreiro"


Neste artigo vamos refletir sobre os poderes e significados de Marte, qualidades fundamentais para a expressão e experiência da Alma que reencarna. 

Marte (junto com Netuno)¹ é regido, sintetiza e expressa em nosso sistema solar as energias do VI Raio de Devoção e Ideal, e verdadeiramente por trás de “um guerreiro” sempre há um sentimento, uma devoção, um ideal pelo qual lutar.

Contudo, Marte para a Astrologia Esotérica é considerado um planeta NÃO sagrado, isto é, considera-se que a consciência ou entidade que nele reside ainda não está suficientemente evoluída para se identificar com os preceitos superiores de sua Alma. 

Portanto, pela lei de analogia, podemos dizer que quando as forças marciais se expressam através de um ser humano só podem fazê-lo através dos aspectos inferiores (não sagrados) deste. Isto é, fazem isso através de um plexo solar profundamente identificado com as inércias instintivas do sacroos dois chacras que, se são motivados pelo egoísmo, expressam o mais “tosco” do ser humano. 

Assim, por simpatia natural, Marte é geralmente uma expressão de egoísmo pessoal, ali onde a pessoa é reativa, a luta se torna agressiva, o triunfo ou a derrota derramam sangue, o desejo é anúncio de descontrole ou o sentimento é expressão de separatividade. Verdadeiramente, se Marte não é filtrado e controlado a partir da consciência superior ou da Alma, é uma grande fonte de conflitos, é o rebelde sem causa…, aquele que está só, “cego”, com sua causa.

Porém, paradoxalmente, Marte é imprescindível para a evolução da consciência, porque nele está a experiência objetiva que esta consciência (Alma) tanto necessita, ele é a coragem que traz consigo a total identificação com o ato, a implicação sincera, a vivência ativa, a experiência do real…,atividades que para a consciência são motivos de vivência e aprendizagem.





Então, e baseados nesta reflexão, podemos dizer que Marte rege os seguintes aspectos do ser humano:

  • Marte rege e controla o veículo físico, daí que em um horóscopo Marte seja o regente da casa 1, onde se reflete a encarnação física, o corpo ao nascer. O desejo de nascer da Alma se expressa fisicamente através de Marte,“a luta física do bebê para sair para o mundo.”

  • Marte não só rege o corpo físico, como todo o veículo da forma (lua), denominada a personalidade nos três mundos”²isto é, a natureza inferior, física, emocional e mental concreta, também chamada tríade lunar, que necessita do poder ativo de Marte para sua vivência plena. 

  • Marte também se relaciona comVermelho, “analogia da cor da corrente sanguínea, por isso Marte é associado com a paixão, a ira e o sentido geral de oposição”.

  • Daí a necessidade de que toda a vida do homem (pois neste sentido o sangue é a vida) deve ser levada ao conflito”. Em Marte, devido à dualidade criada pelo sentido de oposição, a rebeldia, a reação, a luta, a conquista e a morte estão muito presentes.

  • Marte também está estreitamente relacionado com a sexualidade, um aspecto dos pares de opostos, cujo efeito consiste em vitalizar definidamente a corrente sanguínea”

  • Marte rege os cinco sentidos, sendo a base de todo o conhecimento humano no que diz respeito ou se refere ao tangível ou objetivo; portanto, Marte rege a Ciência mais materialista”; é ose não vejo não creio”.

  • E, finalmente, Marte é o regente de muitas das nefastas tendências da religião cristã. Uma religião com uma ênfase excessiva no Mestre crucificado (Marte) e não no ressuscitado (Netuno). Uma religião na qual a sexualidade é considerada pecaminosa e deve ser submetida. Uma religião na qual existe o castigo, a agressão cruel, militante, inquisidora e fanática e suas terríveis consequências de morte, dor, temor, sentido de culpabilidade…, atitudes que evidentemente não são a expressão do Cristo, mas um erro de interpretação, um viés das personalidades (não tão evoluídas-marte) que transmitiram Sua mensagem. 





"O CAMINHO DO GUERREIRO"

As regências de Marte

Mitologicamente, Marte é o Deus da Guerra, o temido guerreiro pleno de coragem e ousadia, qualidade que esotericamente e através dos 12 signos se reflete nas lutas, triunfos e derrotas que todo “filho de Deus” deve experimentar para retornar ao “pai”.

Este último enunciado é muito importante, porque nossas reflexões não se baseiam nas lutas exotéricas do “filho que se afasta do pai em busca de experiência material”, mas nas lutas esotéricas “do filho pródigo que, uma vez saciada sua sede material, pleno de feridas (arrependido), retorna ao pai”, e é aqui onde a Astrologia Esotérica tem sua razão de ser, onde a sede material se transmuta em sede de conhecimento, o caminho da personalidade humilhada que aspira pelo reconhecimento da Alma.

E assim é que em Áries Marte inicia o caminho de retorno, demonstrando graças, ao poder diretor da mente (Mercúrio regente esotérico de Áries), atitudes controladas, sinceras e valentes.  (Marte regente exotérico de Áries)

Em seguida, vem uma longa peregrinação a través de Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem e Libra, na qual Marte não exerce nenhum tipo de regência e, portanto, seu labor fica ameaçado e sujeito aos significados/necessidades destes signos e seus regentes. 

Mais tarde chega Escorpião, um espaço onde se expressa poderosamente o IV Raio de Harmonia e Beleza através do Conflito. Esotericamente, Escorpião é considerado o signo das grandes provas, o lugar onde o maya é o apego que traz consigo crise, conflito, luta, experiência, decepção, dor e, finalmente, triunfo e beleza. No caminho de retorno, Escorpião é a oportunidade, o campo de batalha para que o guerreiro alcance o desapego a través de a força, o caráter e a qualidade que desenvolveu e implantou em si mesmo durante sua longa peregrinação”. (Marte regente esotérico de Escorpião). 

Uma vez alcançado o triunfo, surgem as energias espirituais de Sagitário, no qual Marte está totalmente controlado pela Alma. Em Sagitário rege com grande força o VI Raio de Devoção e Ideal e Marte, também regido por este raio, através deste signo se submete às bondades de sua energia principal, construindo e expressando com grande precisão os grandes ideais, metas ou objetivos que a qualidade espiritual do “arqueiro” lhe inspiram. (Marte regente hierárquico de Sagitário)

E, finalmente, chega Capricórnio, o terreno onde se materializam (e também se cristalizam) as grandes conquistas do ser humano, tanto as mundanas como as espirituais. Esotericamente, Capricórnio é “a cabra que alcança o topo da montanha”. Dezembro, o nascimento de Cristo, a expressão mais concreta ou terrena do Amor de Deus na Terra. (Exaltação de Marte) 

A partir daqui, tanto Aquário como Peixes utilizam as força purificada de Marte como ferramenta perfeita para expressar serviço altruísta e responsabilidade espiritual..





ASTROLOGIA PRÁTICA

Um exemplo astrológico claro e entendedor das más atitudes que se podem derivar de um poderoso Marte e de seu posterior reajuste por parte da Alma, temos na carta natal de Alice Bailey.

Sabemos pelas palavras da própria Alice Bailey que quando bem jovem teve um caráter com atitudes muito marciais, um temperamento impulsivo e combativo que a faziam rebelde e individualista.

Ela nos diz que de muito jovem teve um contato muito claro com o Mestre Kuthumi:

... que me disse que eu tinha que realizar um trabalho para o mundo, e que para isso devia mudar minha disposição, pois tinha que deixar de ser uma criatura desagradável e obter certa medida de autocontrole”.

E posteriormente, logicamente impactada pelas palavras do Mestre (sua Alma), escreve:

... devia começar a controlar um caráter bastante violento e comecei a fazê-lo. Procurei não ser tão iracunda e controlar minha língua, e durante um tempo me comportei tão bem que minha família se preocupou; achavam que estava doente e quase me pediram para reassumir minhas exibições explosivas. Eu me havia tornado virtuosa, doce e sentimental”. 

"Autobiografia inacabada" 

páginas 32-33-34 

Estas atitudes estão relacionadas com um poderoso Marte, logicamente não integrado. Vejamos, pois, o horóscopo: 

Carta Natal de Alice Bailey


Neste horóscopo, a presença de Marte na cúspide da casa 1 exerce uma grande influência e é precisamente através e por esta posição que se manifestam no caráter de Alice Bailey as atitudes negativas expostas anteriormente. 

Como sabemos todo planeta angular ou em casa cardinal, sobretudo se está em contato com a cúspide, tem muito poder de expressão, e no caso mais concreto de Marte, devido a seu aspecto combativo/reativo, pode criar muitos problemas. 

Marte na linha dos significados das casas 1/7 traz consigo relações difíceis, atitudes desagradáveis, iracundas ou explosivas para “o outro” (7) que logicamente repercutem em “o si mesmo” ou o temperamento próprio em casa 1. 

Desde os significados da casa 4 ocorre algo parecido, embora mais centrado nas inércias emocionais, formas mentais cármicas e/ou costumes herdados da mãe, ambiente familiar ou raiz cultural, mas como sabemos estas tendências tão arraigadas também afetam “a si mesmo” (casa 1) e suas relações (casa 7).

E das 4 casas cardinais onde menos problemático se torna Marte é na poderosa casa 10, já que desde “a realeza” desta casa as atitudes combativas de Marte dispõem de um grande campo para a ação e muito pouca oposição. Na grandeza da casa 10 as ações marciais costumam ser socialmente idealizadas, inclusive apesar deste ideal ser o reflexo maquiado de um “ditador”. 

Contudo, se deixamos por um momento Marte e sua posição por casas e analisarmos as palavras que o Mestre Kuthumi utilizou para Alice Bailey, veremos que são conselhos muito relacionados com Leão, seu signo ascendente, o Caminho da Alma. Leão esotérico é a aquisição da autoconsciência, e com isso autocontrole desejado, ou melhor dizendo, exigido. 

Entender Leão a partir da Alma (e seu regente esotérico, o Sol) para Alice significou integrar Marte/casa1. Foi abandonar as tendências de um Gêmeos/Sol demasiado condicionados pelos “escuros” significados de Mercúrio, seu regente exotérico, “afogado” na casa 12/Nodo Sul/Câncer, para, através de Leão/Sol, começar a ser mais consciente dos “luminosos” significados de Vênus, como regente esotérico de seu Gêmeos/Sol na casa 11. 

E segundo a Astrologia de Aspectos, uma vez Alice Bailey tenha feito suas as qualidades de Leão/Vênus, e não antes, ela pode compreender e utilizar melhor a expansão que promete o esplêndido trino que Júpiter exerce sobre seu Marte. Assim como também melhor pode integrar a dificuldades que se desprendem da quadratura Netuno Marte.

E, finalmente, uma vez alcançado e aplicado conscientemente através dos anos este grande avanço, nas atitudes de Bailey entraram em jogo os regentes hierárquicos³, onde o regente de Gêmeos, a Terra, se situa em Sagitário, regida hierarquicamente por Marte em Leão, o caminho da Alma, por sua vez regido pelo Sol em Gêmeos. E este Marte, relacionado hierarquicamente com Sagitário, foi o construtor das formas concretas que expressaram seu Propósito Espiritual, muito relacionado com o II Raio de Amor e Sabedoria regente de sua Alma refletida em Gêmeos, o principal signo portador deste raio para o nosso sistema. Podemos dizer que sua dificuldade primeira foi finalmente sua oportunidade.



A transmutação do Sexto Raio que demanda 

a Nova Era de Aquário


Marte – Netuno

As provas, as dificuldades e os sofrimentos desta era são sintomas e indícios de que “está vindo à manifestação” uma nova civilização e cultura. Pressagiam o nascimento de uma nova era que todo o mundo aguarda. Isso ocorrerá se – falando esotericamente – a energia de sexto raio de Marte, se transmutar em energia de sexto Raio de Netuno, o primeiro é “objetivo e está farto de sangue” e o segundo é “subjetivo e está abundante de vida”.

Astrologia Esotérica – Capítulo de Escorpião”

.


¹  Netuno sim, que é uma planeta sagrado e através dele em uma consciência evoluída é o Ideal não excludente. É o psiquismo superior, sensibilidade que desde o plexo solar se conecta com o Coração ou Alma incluente.

² Todos “os parágrafos em cursiva”da primeira e segunda parte foram extraídos do Livro Astrologia Esotérica de Alice Bailey, quase todos eles do capitulo vinculado com o signo de Escorpião, a regência esotérica de Marte. 

³ A regência hierárquica é a qualidade que surge uma vez que a energia da Alma e a força expressiva da Personalidade tenham sido integradas, não antes. É a expressão espiritual/criadora que a união das duas inspira.


Para obter mais informações sobre a Carta Natal de Alice Bailey, clique no seguinte link:

A Carta Natal de Alice Bailey



David C.M.

logos.astrologiaesoterica@gmail.com

2 comentários: