Postagem em destaque

Os 3 níveis do horóscopo

sábado, 10 de abril de 2021

Carta Astral Esotérica (Análise)



Um Exemplo para 

a Análise Esotérica de uma Carta Astral 

Nesta nova entrada ao blog vamos realizar a análise de uma carta natal decomposta em três cartas diferenciadas segundo sejam os estados de consciência que seu dono tenha experimentado durante a vida. 

Com isso pretendemos facilitar um exemplo simples e didático que possa ser aplicado ao estudo da própria carta com o consequente conhecimento de “si-mesmo”.

Podemos resumir os três tipos de consciência e suas três cartas como:


  • a) Personalidade – É a carta Exotérica, que reflete uma consciência condicionada pelas forças materiais, com seus desejos e pensamentos cerrados (autocentrados) e consequente expressão ofensiva ou egoísta. Nesta atitude há um componente cármico muito importante e marca a primeira etapa da vida. As pessoas comuns são muito condicionadas por este nível.


  • b) Alma – É a carta Esotérica, que reflete o aspecto consciente, subjetivo, reflexivo, construtor e incluente e sua consequente atitude inofensiva e altruísta. Marca uma segunda etapa na consciência do sujeito dono do horóscopo, uma etapa de mais maturidade, na qual a experiência (marcada pela desilusão) implica em aprendizagem, desapego e liberdade.


  • c) Espírito também chamado Mônada – É a carta Hierárquica, que reflete o poder dinâmico, o propósito criador “de Bem para” a humanidade (grupo ou sociedade). O reflexo destas energias na carta só pode ser compreendido e, portanto, utilizado conscientemente, por muito poucos. Sua função começa a ser possível quando o aspecto mediador ou alma tiver “solucionado” as necessidades pessoais e a partir da liberdade e/ou responsabilidade pode então se centrar nas possibilidades espirituais. 


Não será demais dizer que, na grande maioria de nós, o primeiro estado se mescla com o segundo com uma ênfase cada vez mais forte neste último; e que no mundo cada vez são mais as consciências que, devido à sua elevada consciência do aspecto Alma, estão se apropriando rapidamente do terceiro estado. 

Podemos dizer que em todo horóscopo está escrita a potencialidade dos três estados, outra coisa é que a realidade interna ou consciência que há por trás do dono do mesmo seja capaz de utilizá-la.

Na realidade, a matemática ortodoxa ou as razões astronômicas objetivas dependem das razões subjetivas e espirituais, as quais nos dizem respeito. Um dos fatos que surgirá em nossa consciência ao estudar as linhas esotéricas, é que todas as indicações externas não assinalam a verdade, apenas, unicamente, o caminho para as realidades subjetivas, das quais os fatos externos são somente símbolos”(1)

Assim, pois, para melhor compreensão deste estudo, escolhemos a carta natal de Alice Bailey, uma Alma que sabemos vivenciou os três estados e que, portanto, nos assegura um estudo astrológico objetivo, não especulativo, dos mesmos.

Assim, pois, neste novo artigo vamos decompor o horóscopo de Alice Bailey, segundo através do tempo se foram manifestando em sua consciência os três estados descritos. 





Análise decomposta do Horóscopo 

de Alice Bailey

Antes de entrar na análise astrológica do primeiro estado de consciência, vamos ler os conselhos que o Mestre Kuthumi deu a Alice Bailey, quando muito jovem, pois eles nos falam de sua principal problemática pessoal ou exotérica. Por aquela época ela tinha 15 anos, na adolescência, na época da vida em que as dificuldades e impedimentos cármicos surgidos do inconsciente mais condicionam a personalidade e posterior desenvolvimento.

Naquela época, (com 15 anos), tive um encontro com meu Mestre, ... me disse que eu tinha que realizar um trabalho para o mundo, e que para isso devia mudar minha disposição, pois tinha que deixar de ser uma criatura desagradável e obter certa medida de autocontrole

E posteriormente, logicamente impactada pelas palavras do Mestre (sua Alma), Alice escreve:

... devia começar a controlar um caráter bastante violentoe comecei a fazer isso. Procurei não ser tão iracundae a controlar minha língua, e durante um tempo me comportei tão bem que minha família se preocupou; acreditavam que estava doente e quase me pediram que reassumisse minhas demonstrações explosivas. Eu tinha me tornado virtuosa, afável e sentimental”. (2)


Carta Exotérica

(MERCÚRIO - MARTE)

para ver melhor a carta clique na imagem


Iracunda, desagradável, explosiva, descontrolada, violenta…, com que planeta ou força astrológica relacionamos estas atitudes? … com MARTE.

E verdadeiramente, se analisamos a carta, vemos que a posição de Marte, por ser angular, na casa 1, se torna muito poderosa. Sua clássica atitude reativa, rebelde e inclusive agressiva, por estar na cúspide da casa que manifesta a natureza autoafirmativa do “eu”, se torna muito evidente; e, se a isto acrescentamos a quadratura que sobre ele exerce Netuno, neste nível o psiquismo inferior vinculado ao plexo solar, podemos deduzir que sua má disposição teve claramente uma raiz emotiva.

Neste estado de consciência, o trino que Júpiter exerce sobre Marte não faz mais do que amplificar o exposto acima. Ainda assim neste magnífico trino se auguram os futuros êxitos de Alice, já anunciados no poderoso talento evangelizador que demonstrou desde muito jovem.

Por outro lado, considerando-se o papel mais subjetivo das regências, a expressão negativa deste Marte em Leão é regida pelo Sol em Gêmeos, que por sua vez é regido por MERCÚRIO em Câncer, casa 12, conjunção Nodo Sul, uma posição que nos fala de um estado mental cármico muito “afogado”, emocionalmente instável e inconsciente. Uma debilidade, regente das forças pessoais (solares), que confirma sua errática expressão em Marte.

É evidente que Alice, para mudar esta mala disposição, teve que aplicar o aspecto diretor da Alma, nesta carta refletido nos significados esotéricos de Leão, o signo ASCENDENTE ou caminho da Alma.

Pois bem, como funciona este aspecto diretor em relação às forças ou dinâmicas pessoais?

A Alma é em si Inteligência, vitalmente aplicada a cada plano. Atua como mente discernidora no plano mental; como consciência sensível no plano emocional; e como participante ativa na vida física. Esta atividade inteligente se aplica sempre a partir do ângulo da sabedoria, sendo a sabedoria a expressão prática do Amor”(3)

E foi precisamente isto, a partir dos significados esotéricos do seu signo ascendente, que Alice Bailey começou a praticar os conselhos do seu Mestre. 

Ascendente LEÃO

Eu sou aquele, aquele sou Eu”

Eu sou - a palavra do indivíduo autoconsciente e egoísta de Leão. 

Eu sou Aquele- a palavra do sujeito que rapidamente está adquirindo a consciência superior e se preparando para uma expressão nova e universal em Aquário(4)



Carta Esotérica

(SOL - VÊNUS)

Desta nova atitude consciente ou “leonina” surgem em Alice Bailey novas verdades, mais subjetivas, que se refletem em sua carta como novos padrões astrológicos que se impõem ou talvez, melhor dizendo, regem os anteriores descritos. 

É assim que o SOL em Gêmeos, regente esotérico do seu ascendente Leão, assim como também de Marte, começou a perceber, (a ser autoconsciente), do valor que as dualidades podem ter em Gêmeos como a versátil interação criadora de compreensão e crescimento. E isto Alice concretou, graças a uma luminosa inteligência refletida no grandíssimo valor astrológico de VÊNUSo regente esotérico de Gêmeos.

Com esta atitude, a alteração pessoal acima descrita regida por Mercúrio, Nodo Sul, Casa 12, expressa através de Marte na casa 1 quadratura Netuno foi totalmente reajustada ou transmutada. Os processos geminianos egoístas foram integrados através de uma atitude consciente (Leão) muito mais sábia, (Vênus), e aqui, Mercúrio (em água) se tornou intuitivo, e Gêmeos, esotérico. 

Por outro lado, o poderoso trino de Júpiter começou a manifestar os dons de um Marte controlado, não havia explosividade nem reação negativa, mas motivação, entusiasmo e direção.

Desta posição surgiu com grande força e pureza a qualidade essencial do 2º Raio de Amor e Sabedoriaregente principal da sua alma, refletido astrologicamente em Gêmeos Sol e Júpiter, ajudados pela Luz do 5º Raio de Conhecimento e Inteligência Concreta, isto é, por seu magnífico Vênus, o regente esotérico principal de toda a carta. 

Neste processo, Alice Bailey foi crescendo em compreensão e sabedoria como uma profunda humanista e perita esotérica, compartilhando seu conhecimento com diversos grupos de estudo. Isto pouco a pouco a situou no caminho hierárquico, aquele em que a personalidade integrada só obedece à alma inspirada pelo Espírito.

E neste caminho houve um dia-chave, que marcou um antes e um depois:

Em novembro de 1919 estabeleci meu primeiro contato com o Tibetano. Havia enviado minhas filhas para a escola e, com a ideia de ter alguns minutos para mim, saí em direção a uma colina, perto de casa. Ali me sentei e comecei a refletir, quando de repente me senti alarmada e prestei atenção. Ouvi o que me pareceu uma clara nota musical, emitida do céu, e ressoando na colina e dentro de mim. Então escutei uma voz que dizia: Deverão ser escritos certos livros para o público. Você pode escrevê-los. Fará isso? …, ”(5)

e a isso ela se aplicou de corpo e Alma. 


Carta Hierárquica

(JÚPITER - URANO)


Já na terceira etapa, com a decisão tomada de seguir o mandato do Tibetano, as funções superiores de LEÃOa aquisição de autoconsciência, alcançaram a máxima plenitude. 

A única pessoa verdadeiramente autoconsciente é o homem consciente do propósito, de uma vida autodirigida e de um plano e programa de vida desenvolvidos e definidos. Quando isto está presente, infere-se que há percepção mental e certa medida de integração. Estar motivado só pela emoção e ativado pelo desejo não indica possuir verdadeira autoconsciência. No homem não evoluído predomina mais o instinto do que a autopercepção. No homem autoconsciente verdadeiramente evoluído, não só existem a orientação, o propósito e o plano, como também possui a consciência do agente ativo do plano e da ação” (6)

E esta foi a atitude que elevou ao máximo a qualidade do 2º Raio de Amor e Sabedoria, a essência de sua Alma, ao mesmo tempo que moderou sobremaneira as poderosas forças de sua personalidade integrada, que sabemos era regida por um 1º Raio de Vontade e Poder.

Conscientemente (Leão) Alice Bailey criou um “assento” pleno de Amor e Sabedoria (Gêmeos), um lugar de razão flexível, aberto à intuição, atento à palavra do Mestre, onde JÚPITER  (2º Raio), o regente hierárquico de Virgem (2° Raio), construiu e expandiu Seu AmorURANO (1° Raio – 7° Raio), o regente hierárquico de Áries (1° Raio – 7° Raio), organizou e expressou Seu Propósito. 

A amizade entre estas duas atitudes foi completa, Urano e Júpiter estão em recepção mútua hierárquica, o Amor, a Sabedoria de Júpiter e a Vontade e o Poder de Expressar de Urano se mesclaram para o Bem do Plano do Tibetano, ou talvez, melhor dizendo, para o Bem do Plano dos Dois; e de um ponto de vista muito esotérico me atreveria a dizer que a culminação de referido Plano implicou para Alice Bailey a tomada da Terceira Iniciação e para o Mestre Tibetano a confirmação da Quinta.

Na quinta e última iniciação, Urano e Júpiter aparecem e produzem uma “organização benéfica” de todas as energias que se encontram no instrumental do iniciado” (7)

E é uma evidência que “a organização benéfica” criada pelos Livros Azuis do Mestre Tibetano (um iniciado de quinto grau), se reflita no horóscopo de Sua discípula no poder Hierárquico (criador de energia espiritual) que em sua carta ostentam Júpiter e Urano. O Amor Expansivo e sua Inspirada Aplicação.


.  .  .  .  .  .  


Dedicamos este artigo ao grupo de estudos de Astrologia Esotérica de Barcelona, sem ele não teria sido possível, como diz o ditado: “aprende-se ensinando”.



Fontes:

(1)– Alice Bailey – DK em A. E.: Capitulo de Aquário

(2) - Autobiografia Inconclusa – Alice Bailey

(3) - Alice Bailey – DKem Educação da Nova Era: Capítulo 1 Coordenação e Integração.

(4)-Alice Bailey – DK em A.E. Capítulo de Leão

(5)- Primeiras palavras do Mestre Tibetano a Alice Bailey - Autobiografia inconclusa

(6)-Alice Bailey – DK em A.E. Capítulo de Leão.

(7)-Alice Bailey – DK em A.E. Página final do Primeiro Capítulo: “o zodíaco e os raios”


.


Tabela de regências

Constelação  Ortodoxa  Esotérica   Hierárquica

Áries  Marte   Mercúrio   Urano

Touro  Vênus  Vulcano   Vulcano

Gêmeos  Mercúrio   Vênus   Terra

Câncer  A Lua   Netuno   Netuno

Leo   O Sol    O Sol*    O Sol*

Virgo  Mercúrio   A Lua*  Júpiter

Libra  Vênus   Urano   Saturno

Escorpião  Marte   Marte    Mercúrio

Sagitário  Júpiter   A Terra   Marte

Capricórnio  Saturno   Saturno   Vênus

Aquário  Urano   Júpiter   A Lua*

Peixes  Júpiter  Plutão  Plutão

*A lua em Virgem oculta Vulcano e em Aquário a Urano. 

*O Sol esoterico em Leo oculta Neptuno e o hierárquico a Urano


David C.M.

logos.astrologiaesoterica@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário