Postagem em destaque

Os 3 níveis do horóscopo

terça-feira, 7 de maio de 2024

O mapa astral de Alexei Navalny - Astrologia Esotérica


Alexei Navalny

Sobre a figura de Alexei Navalny, surgem duas correntes de opinião fortemente polarizadas, por um lado os seus adversários afirmam que ele era um mau patriota, um "fantoche" à mercê das infames ideias progressistas e liberais do Ocidente e, por outro lado, os seus simpatizantes preferem pensar que Navalny foi um líder incompreendido que, com as suas ideias e atitudes, quis renovar as estruturas de poder corruptas da sociedade russa. Porém, o que quase todos concordaremos, é que Alexei Navalny foi uma alma corajosa, um ativista incansável, um político movido por seus ideais até o sacrifício final.



Astrologia Esotérica

Para a astrologia esotérica, os ideais estão diretamente relacionados à energia superior do 6º Raio de Devoção e Idealismo relacionada a Sagitário, (em menor medida também a Peixes e Virgem), e concretizada em Netuno.

Marte também é regido pelo 6º Raio, mas, assim como Netuno, é a sensibilidade ou a imaginação capaz de transmutar a ideia inspirada em Urano em um ideal ou ideia sentida; Marte, impelido pelo sentimento ou devoção produzidos por referido ideal, é seu aspecto ativo. Marte¹ é quem luta pelo ideal criado por Netuno.

Por outro lado, e do ângulo mais específico das casas, os ideais, a fé, os princípios, as convicções, as ideologias ou doutrinas são regidos pelos arquétipos e significados da casa 9 e de seus regentes, Sagitário/Júpiter.

Assim, podemos deduzir que na carta astral de Alexei Navalny esses requisitos: 6ºR, Sagitário (Virgem Peixes), Netuno, Marte e casa 9 devem estar muito presentes. Vejamos a carta:


A carta natal de

Alexei Navalny


E como podemos observar que assim é!

Para uma melhor compreensão, dividiremos a análise da carta em quatro pontos, embora os quatro estejam muito ligados entre si:

1- À primeira vista, o que mais se destaca nesta carta é a grande presença da casa 9, onde se posicionam o poder do Sol, a dignidade de Mercúrio como regente ortodoxo do Ascendente, do Sol e da Lua e a dignidade de Vênus como regente esotérico de Gêmeos e regente ortodoxo de Júpiter em Touro na cúspide da mesma casa 9. Portanto, os ideais ou convicções de Aleksei Navalny eram realmente muito poderosos, invencíveis, mesmo depois de sua morte eles perdurarão por muito tempo.

2- O segundo ponto a destacar é a poderosa oposição (linha vermelha) entre a casa 9 e Netuno em Sagitário. A partir das atitudes que Aleksei Navalny demonstrou, essa oposição deve ser vista como uma retroalimentação entre as qualidades da casa 9 e os significados do 6º Raio de Devoção e Idealismo que Sagitário/Netuno trazem com eles. Este segundo ponto é reforçado pela conjunção que a Terra, o regente esotérico de Sagitário, e a parte da fortuna fazem com Netuno no "arqueiro".

3- Um terceiro ponto que integra os dois primeiros são os trígonos e sextis (linhas azuis) que Marte e Plutão compartilham com a oposição ou linha vermelha. Esses aspectos positivos tiram a tensão da poderosa oposição Sol/Netuno, sem dúvida o aspecto mais delicado de toda a carta.

Marte em Leão na casa 11, a casa do ativismo social, impulsionado pelos ideais, é o reflexo do carisma combativo e social de Aleksei. A ação de Marte através de Leão pode ser excessivamente egocêntrica (cega), mas, se for bem motivada, o aspecto consciente da ação brilhará como um "leão na selva".

Plutão na casa do "eu" ou casa 1 é o poder de regenerar a expressão desse "eu" através do peso exercido pelos "ideais" relacionados à oposição. Se Plutão for bem compreendido, seu poder destrutivo na casa 1 gera desapego do temperamento pessoal e, portanto, um melhor sentimento de liberdade e força de vontade.

4- E, finalmente, há um último ponto que gostaria de destacar e que é que todos os planetas pessoais estão na parte superior da carta, onde o "eu" se torna visível para a sociedade, e todos os planetas impessoais, Urano, Netuno e Plutão, estão situados na parte inferior da carta, mais especificamente no primeiro quadrante, ali onde o "eu" que reencarna se reafirma a si mesmo. Isso me sugere que o brilho pessoal de Aleksei estava destinado a desempenhar um papel importante na sociedade, mas que esse brilho sempre esteve muito condicionado pelo seu "eu" mais genuíno, muito identificado com o altruísmo que emerge da impessoalidade que tem a raiz da sua carta.



Virgem como caminho da Alma

Esotericamente, Virgem está associado às limitações, não em vão está relacionada com o arquétipo do "eremita", a conquista espiritual através da renúncia, "a calma na caverna", "o ventre da mãe". Virgem é a calma, aquele lugar desprovido de ruídos, onde a matéria e a divindade se nutrem, construindo assim o "fruto", a "espiga", o "filho", símbolo da consciência divina em forma material ou humana.

Podemos pensar que, apesar do mau carma de Navalny (astrologicamente refletido em sua lua na casa 12 e na ausência de planetas benignos nas casas cardinais), que o obrigou a viver uma parte importante de sua vida na prisão, ele não sucumbiu à legítima dor pessoal, mas assumiu a dificuldade como a oportunidade de trabalhar o aspecto superior de Virgem e, graças ao ascetismo ou limitação que lhe foi imposto pela prisão, foi capaz de reconhecer dentro de si aquela calma que nutre a consciência superior.

Astrologicamente e do ponto de vista da alma e não da personalidade, a chave bem-sucedida de sua atitude é o "bom" carma da sua lua em sua própria regência esotérica. Esta Lua em Virgem vela o sucesso de Vulcano, o tenaz forjador da forma divina, a vontade de relacionar a Alma com os três corpos lunares que formam a personalidade, ou seja, com o corpo físico/etérico, emocional/sensório e mental concreto.

Ouso afirmar que, no caso de Aleksei Navalny, o bom estado esotérico de sua Lua em Virgem sextil com Urano em Escorpião, juntamente com o poderoso papel de Netuno e Vênus, sinalizam a conquista da segunda iniciação e uma posição firme para enfrentar a terceira com êxito na próxima vida, se já não aconteceu nesta.

Navalny morre com o Sol em Aquário..., podemos pensar que em sua próxima vida ele reencarnará como um grande líder aquariano, já livre de julgamentos partidários ou patrióticos e com o único objetivo de servir a toda a humanidade, sua única pátria.



Gêmeos - Virgem o 2º Raio de Amor e Sabedoria

No horóscopo de Alexei Navalny, através de Gêmeos e, em menor medida, de Virgem, a energia do 2º Raio de Amor e Sabedoria está poderosamente refletida. De muitas maneiras, a flexibilidade dinâmica e intuitiva de Gêmeos e o poder reflexivo e construtor de Virgem suavizaram os ideais sagitarianos de Navalny, certamente o submergindo em uma compreensão mais ampla de si mesmo, dos problemas de seu país e do mundo. O poderoso Gêmeos de Navalny nos sugere que, em algum lugar de sua consciência, ele teve que transmutar a devoção a seus ideais em sabedoria e compreensão.




Não é por acaso que a cor branca preside a parte superior da bandeira russa. O branco é o
reflexo esotérico do violeta, o regente exoterico do 7º Raio da Alma russa

7º Raio de Cerimonial, Organização, Magia, a Alma da Rússia

Na carta astral de Alexei Navalny há uma ausência total dos signos Capricórnio, Câncer e Áries², portadores do 7º Raio de Cerimonial, Ordem e Magia regente da Alma russa; isso sugere uma certa incompreensão por parte de Navalny das idiossincrasias desta grande nação, ou também o contrário, sugere uma incompreensão por parte das autoridades russas e de grande parte da população que as apoia sobre os ideais e atitudes de Navalny.

Não é fácil para os raios pares (2, 4 e 6) regentes da alma das grandes nações europeias ou dos próprios Estados Unidos compreenderem as necessidades de uma alma do 7º Raio como a Rússia, e logicamente o inverso também acontece, mas nessa dificuldade está oculta a oportunidade de unificar as grandes diferenças que tantas vezes condicionam toda a humanidade.


A homenagem improvisada que Barcelona fez a Alexei. Navalny no 
dia de sua morte. Foto tirada pelo autor deste artigo


.......

¹ Da astrologia ortodoxa afirma-se que Marte é o "soldado" do Sol, e é verdade, mas a partir desse nível de análise esotérica, onde Netuno condiciona a consciência do sujeito dono da carta, temos que pensar que o Sol (que é a consciência) está velando as qualidades de Netuno e, portanto, as ações do "soldado" Marte, regidas pelo sol, em sua estrutura são regidas por Netuno

² Observe o poder que estes três signos (Áries, Capricórnio, Câncer) têm nos mapas de importantes personalidades russas como Leon Tolstoy, Mikhail Gorbachev  , Piotr Ilitx Txaikovsky, Rudolph Nureyev, Fedor Dostoevsky, Anton Chekhov, Nikolai Gogol, Alexander Pushkin, Boris Yeltsin, Igor Stravisnky, Vladimir Lenin, Nikita Khruschev, ou o próprio Vladimir Putin com o poder esotérico que seu Urano em Câncer tem sobre seus 4 planetas, incluindo o Sol, em Libra. Lembre-se de que para a astrologia esotérica Urano é o governante esotérico de Libra. Ou a mesma carta de Nicolau II, o último czar, a presença de Áries e Câncer é enorme.



Tabla de regencias propuesta por Alice Bailey 

Constelación

ORTODOXA

ESOTÉRICA

JERÁRQUICA

ARIES

MARTE

MERCURIO

URANO

TAURO

VENUS

VULCANO

VULCANO

GEMINIS

MERCURIO

VENUS

TIERRA

CANCER

LUA

NETUNO

NETUNO

LEO

SOL

SOL*

SOL*

VIRGO

MERCURIO

LUA*

JÚPITER

LIBRA

VENUS

URANO

SATURNO

ESCORPION

MARTE

MARTE

MERCURIO

SAGITÁRIO

JÚPITER

TIERRA

MARTE

CAPRICÓRNIO

SATURNO

SATURNO

VENUS

AQUÁRIO

URANO

JÚPITER

LUNA*

PEIXES

JÚPITER

PLUTON

PLUTON

*A Lua, dependendo da consciência, pode velar o significado de Vulcano, Netuno ou Urano

*O Sol, dependendo da consciência, vela o significado de Netuno ou Urano


David C.M. (logos.astrologiaesoterica@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário