Postagem em destaque

Os 3 níveis do horóscopo

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

Rahu - Ketu o significado dos Nodos


RAHU – KETU

Cabeça de Dragão - Cauda de Dragão

Nodo Norte – Nodo Sul

Em uma história muito antiga extraída do Vishnu Purana (escritura sagrada do hinduísmo) a criação de Rahu e Ketu nos é explicada:

"No Srimad Bhagavatam descreve-se que há muitos milhões de anos nos planetas celestiais houve uma grande batalha entre os devas (semideuses) e os asuras (demônios) pela supremacia. Depois da grande guerra e diante do enorme cansaço que os devas sentiam, Vishnu, o deus supremo, transformado em uma bela mulher, se dispôs a dividir entre eles Amrita, o néctar sagrado. 

Mas havia um asura que, para poder recebê-lo, suplantou sua forma demoníaca pela forma de um deva e se colocou muito astuciosamente entre os devas Surya (o Sol) e Chandra (a Lua). Porém Surya, atento, detectou o impostor e disse a Chandra o qual, por sua vez, informou o Senhor Vishnu, que imediatamente cortou a cabeça dele com seu afiado disco giratório (sudarshan chakra). Do resultado surgiram duas entidades, Rahu, o nodo norte ou a cabeça desse corpo e Ketu, o corpo sem cabeça ou nodo sul."

O fato mitológico de que um demônio (a ignorância) se coloque entre a luz dos devas, (o conhecimento), tem seu reflexo astronômico na participação dos nodos nos eclipses, onde a escuridão interfere na luz entre o sol e a lua. 

E justamente pela ausência de luz que os nodos sugerem, podemos deduzir que não é fácil interpretar seu papel astrológico e/ou psicológico, embora seja evidente que sua presença obscureça a relação entre a compreensão (o sol) e sua mente (a lua), entre o ego (o sol) e sua sensibilidade (a lua).






Rahu – Ketu

Quando aquele demônio usurpador foi punido e dividido em dois, surgiram duas entidades. Rahu, também "chamado de cabeça de dragão", é uma cabeça sem corpo..., e Ketu, também chamada de "cauda de dragão", é um corpo sem cabeça.

Rahu, como a astrologia ocidental sustenta atualmente, reflete uma tendência proativa vinculada com o futuro, uma certa predisposição mental, onde o interesse é colocado e, portanto, o primeiro passo que o futuro desenha para nós. 

Mas na análise dos nodos não podemos esquecer "sua raiz maligna", a atitude do "asura" para conseguir algo que não lhe pertencia e é por isso que a posição do Nodo Norte na carta marca um ponto "escuro". Um interesse inato/cármico que mascara uma falsidade, uma mentira que mais cedo ou mais tarde acabará desmoronando, (cabeça decepada). 

É verdade que a tendência proativa refletida no Nodo Norte muitas vezes traz consigo grandes conquistas ou, se não poderosas, experiências pessoais muito relacionadas com os significados da casa onde se encontra e dos planetas com os quais se relaciona; mas não é menos verdade que Rahu, através dos significados da casa onde está posicionado e dos planetas que entram em relação com ele, expressa um tipo de interesse que pode derivar em uma compulsão (inconsciente) com destino incerto, em um alvoroço, turbulência que perde o propósito, e isto é uma possibilidade que todo astrólogo ou pessoa que estuda seu próprio horóscopo deveria levar em conta.

E, por outro lado, há Ketu, um ponto que, como sustenta a astrologia ocidental, nos fala do nosso passado, aquele fator ultrapassado que deve dar lugar ao poder proativo de Rahu. 

Podemos dizer que onde está o Nodo Sul (a casa e os planetas que se relacionam com ele) são lugares que carecem de interesse (não há cabeça), lugares para os quais não se demonstra um querer ou vontade, mas deles surge uma inércia que pode facilmente ser enganosa, indulgente, monótona e apegada, esquecida, distante, silenciosa, triste, abandonada, já vivida, morta ..., e, claro, não envolvida nos negócios, interesses, ações e estratégias de Rahu.

Ora, e isso é muito importante, muitas vezes os significados da casa/planeta que estão em contato com Ketu são a ferramenta para alcançar maior liberdade espiritual, pois é justamente quando não há interesse ou apego a "algo" que a mente, através desse "algo", se sente mais livre e predisposta a ser utilizada pelo fator consciente ou Alma. 

Em muitos aspectos a cultura ocidental, tão propensa à vitória e à ação individual materialista, valoriza muito mais as qualidades do Nodo Norte do que as do Nodo Sul, mas se desviarmos a nossa atenção para as possibilidades espirituais, as qualidades de Ketu se tornarão mais atrativas.






Astrologia Prática 

Antes de mais nada, é preciso dizer que quando o egoísmo pessoal está sob o comando de uma consciência guiada pela Alma, o poder dos nodos na carta fica muito diminuído, mesmo assim é muito importante levá-los em conta, especialmente quando na análise buscamos respostas para questões cármicas pessoais.

Apresentamos vários fatores a serem levados em conta para a análise do papel que Rahu e Ketu desempenham na carta.

  • O mais importante é relacionar o significado dos nodos com o significado da casa que ocupam. Diante das dúvidas de que casa ocupam, reafirmar sua posição realizando a carta védica¹ utilizando o ayanamsha hindu / lahiri. Em seu sentido mais material, cármico ou pessoal, a astrologia védica sideral é muito mais precisa, eu ousaria até dizer mais "corajosa" do que a astrologia tropical. Portanto, se uma vez feita a carta, as casas não coincidirem, a posição marcada pela astrologia védica deve prevalecer. Lembremos que para a astrologia védica também chamada de Jyotish, o signo é a casa inteira, ou seja, se alguém tem ascendente em Touro então Touro será toda a casa 1, Gêmeos toda a 2, Câncer toda a 3...

  • É muito menos importante analisar a posição de Rahu/Ketu pelo signo que ocupam. Diante de pontos com um reflexo cármico (inconsciente) como são os nodos, o significado mais abstrato do signo fica muito diluído pelo mais concreto da casa.

  • Estejamos atentos à posição por casa dos planetas regentes exotéricos de Rahu e Ketu. Na casa ocupada por esses planetas há sempre um reflexo dos problemas colocados por ambos os nodos a partir de suas casas. Nessa análise, se não coincidirem, também deve prevalecer o regente do signo sideral¹ sobre o do signo tropical, assim como sua posição sideral na casa.

  • Pesemos também a influência dos planetas que fazem aspecto ou conjunção com eles. Esses planetas, especialmente os que estão em conjunção, insinuam "algo", um talento, um erro, uma virtude, um defeito..., vivido com interesse excessivo por parte de Rahu ou com uma certa indulgência ou confusão se for por parte de Ketu. 


2 Exemplos Práticos Imaginados 

Nos dois exemplos, a fim de sintetizar e facilitar a compreensão, analisaremos apenas a posição dos nodos pelo significado da casa, deixando de lado o papel de seu regente e a possível influência por aspecto ou conjunção dos planetas.



No exemplo 1 a pessoa mostrará um interesse proativo por tudo relacionado à casa 10, vocação, brilhantismo social, capacidade de liderar, poder de realizar, ambição..., diante de uma falta de interesse ou falta de atenção por tudo relacionado à casa 4, emoções, o coração, o sentimento de felicidade, a mãe, o ambiente da infância, a cultura popular ou patriótica..., mas muitas vezes o excesso de casa 10 pode gerar sérios problemas para essa pessoa, uma tendência que poderá ser compensada se ela prestar mais atenção aos significados da casa 4. De alguma maneira, essa atenção mais ajustada por seu aspecto emocional/sentimental lhe revelará uma casa 10 com um significado mais verdadeiro.

No exemplo 2 teremos o contrário, o colapso virá pelo excesso de interesse e envolvimento muito proativo pelos significados da casa 4, algo que poderá ser compensado com um melhor refinamento dos significados da casa 10. 

Descobrir uma nova vocação ou expressar de maneira mais genuína o significado da casa 10 repercutirá no aspecto emocional (casa 4) do sujeito de maneira positiva. Sua expressão sentimental, laços maternos, captação psíquica ou relação com seu ambiente cultural mais próximo não estarão mais tão centralizados em seu próprio interesse, mas serão resultado da alegria gerada pela nova compreensão de sua casa 10.

É importante dizer que, para que essa pessoa tome consciência desses excessos e/ou necessidades, ela deverá ter adquirido um certo nível de consciência, uma certa generosidade ou altruísmo em seu modo de pensar, porque do contrário, devido à inércia "sombria" que os Nodos implicam, sua inércia permanecerá em sua tendência natural, onde o interesse é excessivamente focalizado em Rahu e não há como compensá-lo devidamente com a relutância de Rahu. 





¹Astrologia Sideral – Tropical 

(utilidade de ambas)

Quando eu, como astrólogo, realizo a análise de uma carta, associo as duas astrologias, a sideral com uma raiz mais oriental e a tropical com uma raiz mais ocidental. 

Se a minha atenção, devido às necessidades que o dono da carta me dá a conhecer, está mais focada nos aspectos pessoais (egoístas ou não), então eu foco quase todo o meu esforço reflexivo na carta Sideral ou Védica, no significado de suas casas e na posição também por casas (não por signos) de seus planetas regentes. Saturno com esse nível de consciência ou de necessidade pessoal só pode ser analisado a partir de seus significados exotéricos e, por isso, quase não me atenho às posições de Plutão, Netuno e Urano, planetas mais vinculados à Alma e não à personalidade. 

Se, por outro lado, e devido ao tipo de consciência e/ou necessidade que o dono da carta já demonstra, considero que é apropriado prestar atenção ao possível significado espiritual da carta, então, sem esquecer a carta Védica/Navamsha, dou mais importância à carta tropical, onde os planetas impessoais (Plutão, Netuno e Urano) juntamente com o significado esotérico de Saturno são muito importantes para a Alma e onde também, em detrimento das casas, os significados mais abstratos dos 12 signos começam a ter sentido, especialmente todo o significado esotérico do signo Ascendente e seu regente esotérico e seus vínculos com as sete energias superiores também chamadas de 7 Raios.


Rahu no Museu Britânico




David C.M.

logos.astrologiaesoterica@gamil.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário