Carta Natal de Wesak 2025
Lua Cheia de Touro
“Eu vejo e quando o olho está aberto tudo é luz”
Apresentamos uma análise dos significados astrológicos mais importantes que emergem da carta do Festival de Wesak de 2025. Esses significados foram expostos na sexta-feira 9 de maio por esse autor no Painel de Astrologia Esotérica que foi realizado no âmbito do XVI Encontro Linhas de Ação Hierárquicas.
O horóscopo aqui apresentado tomou como local de referência Baga (Xizang), uma pequena aldeia tibetana muito próxima do vale sagrado de Wesak, o lugar onde, durante a lua cheia de Touro, o Buda faz contato com o Cristo, a Hierarquia e Seus servidores para o bem de toda a humanidade.
Em toda a carta traçada para o festival de Wesak, sempre celebrado na Lua Cheia de Touro, o 4º Raio de Harmonia e Beleza através do Conflito está muito ativado através do Sol em Touro e da Lua em Escorpião, os dois signos portadores deste raio para o nosso sistema solar.
Touro, através de Vênus e Vulcano, é a vontade inteligente capaz de forjar a Beleza e a Harmonia nos três mundos (mental, emocional, físico/etérico) da manifestação. Escorpião através de Marte é a luta, a tensão ou o conflito que surge da pressão que essa vontade inteligente exerce sobre os três mundos mencionados; e da relação de ambos surge o poder do 4º Raio, aquele que constrói a ponte entre o divino e o humano manifestando-se como Harmonia e Beleza.
Do nível de consciência de um ser humano evoluído, de um discípulo ou mesmo de um iniciado, podemos nos perguntar: que tipo de ponte deve ser construída?
Nas palavras do Mestre Tibetano: "A meta (a ponte a ser construída) não é a iluminação de si próprio, pois está muito atrás, a meta é proporcionar um centro de Luz para toda a humanidade. Um centro (um estado mental consciente) onde possam brilhar as novas ideias, a visão elevada..." porque onde não há visão os povos perecem. (Trabalhos de Hércules)
Carta de Wesak 2025
Ao analisar a carta natal de um indivíduo ou de um grupo, como é o caso, é importante saber que, independentemente de quais sejam seus raios regentes, seu signo solar ou posições astrológicas mais destacadas, "o signo ascendente é o único que pode produzir relações corretas entre a alma e a personalidade, apontando assim o caminho para reconhecer a força da alma" (AB-AE).
Por tanto, a chave para a correta compreensão de uma carta é prestar o máximo de atenção possível à qualidade ou significado superior do signo que se eleva no Oriente ao nascer.
Antes de continuar, gostaria de enfatizar que esta é a carta de um evento, e que, de minha parte, suas energias ou qualidades serão analisadas sob a perspectiva de "como" elas podem ser percebidas e utilizadas pela consciência e/ou por um grupo de seres humanos evoluídos.
Carta baseada nos significados do arquétipo do signo ascendente, portanto se Capricórnio é a casa 1, Aquário é a 2, Peixes a 3, Áries a 4 …, e Sagitário a 12.
Ascendente em Capricórnio
Na carta do festival de Wesak de 2025, o caminho para o reconhecimento do Eu Superior é traçado por Capricórnio. Portanto, se quisermos aproveitar, ou talvez dizer, invocar e evocar ao máximo as oportunidades que este festival pode nos oferecer, temos que ativar o significado superior deste signo e relacioná-lo com os significados de Touro e Escorpião expostos acima.
Capricórnio, da Alma, nos diz:
Estou perdido na luz suprema e a essa luz dou as costas
Pela frase podemos deduzir que a principal característica de Capricórnio é seu poder realizador. Capricórnio é uma mistura das qualidades do 1º Raio de Vontade e Poder, do 3º Raio de Adaptabilidade ou Inteligência Prática e do 7º Raio de Organização e Magia, não esquecendo o 5º Raio de Conhecimento Concreto através de Vênus, seu regente hierárquico. Todas essas qualidades permitem que "a cabra" alcance o topo, veja a Luz Suprema e (virando as costas para ela) use-a para o serviço.
Assim, podemos afirmar que se realmente queremos aproveitar a intuição criativa do 4º Raio através de Touro e Escorpião, devemos trabalhar com Vontade e Ordem, com Bom Senso e Conhecimento Aplicado. Usar as energias da "cabra" para gerir as forças "do touro e do escorpião" nos revelará as chaves sagradas para este "épico" Conclave de 2025.
Planetas em Áries casa 4, planetas em Touro casa 5 e o papel da casa 11
Com um simples olhar para o horóscopo podemos ver que a casa 4, o lugar onde as ideias tomam forma, e a casa 5, o lugar onde essas ideias se tornam conscientemente criativas, têm muita presença. Isso sugere que as novas formas-pensamento, ideais ou mesmo sensibilidades (escritas em Áries, Netuno, Casa 4) podem ser usadas de maneira consciente, inteligente, criativa e até reveladora, graças a Touro, Sol/Urano e Casa 5.
Contudo, essa relação inspirada entre o nascimento da nova forma e a criatividade inteligente ou expressão consciente que a própria forma sugere, só fará sentido se for manifestada em muitos e não em poucos ou no próprio grupo. Nesta carta é muito importante reconhecer que a própria criatividade que se acumula na casa 5/Leão se libera de sua "propriedade" no espaço universal da casa 11/Aquário.
"Excesso" de casa 4
Dizer com isso que nesta carta há um poderoso "excesso" da casa 4 e um excesso em uma casa é uma porta aberta para o uso egoísta de seu significado.
Vênus, o regente ortodoxo da força mais pessoal de Touro, está em conjunção com Netuno, o planeta que rege o plexo solar, os dois localizados na cúspide da casa que rege o Coração e exotericamente também as emoções, a mãe, a sensação de felicidade, o lar ..., isso denota um certo perigo, uma possível confusão por excesso.
Ou seja, se não houver uma certa participação consciente da Alma, em seu "excesso", a emoção pode "cegar" o Coração do grupo, implicando em que as novas ideias que estão para tomar forma não poderão ser valorizadas em sua devida medida. Em outras palavras, o entusiasmo por essas ideias pode ser tão grande que elas podem perder sua utilidade. Bem, trata-se de um perigo que quero sublinhar, não de uma realidade que deve ocorrer.
Por outro lado, se as novas ideias forem bem percebidas pela alma do grupo ou pelo discípulo, esse "excesso" pode muito bem ser considerado uma virtude, porque para que o nascimento de uma Nova Forma seja bem-sucedido, é preciso um grande Coração para compartilhar a partir da Emoção. Do ponto de vista esotérico, o Coração na casa 4 é o bater da Alma em uma forma reencarnada.
A tensa relação de Plutão com Mercúrio
Outro aspecto astrológico a destacar neste horóscopo é a relação tensa, compulsiva, eu diria, que Plutão, (em Aquário casa 2), mantém com Mercúrio (em Touro casa 5).
A casa 2 rege os valores, a voz, o discurso na palavra e o próprio desejo que a sustenta. A casa 5 rege o ato criativo, entendido como um ato autoconsciente ou inteligente. Plutão, o destruidor, está na casa 2, Mercúrio, a razão e/ou a intuição está na casa 5 e entre eles se aplica uma quadratura exata, tão exata que sugere inércias inconscientes.
Um certo perigo pode ser percebido no "como" o fato criativo é expresso através do desejo na palavra e seu discurso ou, dizendo ao contrário, no "como" o discurso e o desejo que o sustenta podem colocar em risco a intuição e seu poder criativo.
Analisado de maneira muito positiva, Plutão em Aquário na casa 2 sugere que o discurso ou a palavra falada do grupo e/ou do discípulo poderá ter uma nuance aquariana transformadora, mas como Plutão é um planeta não sagrado com muito poder destruidor, e devido à sua tensa relação com Mercúrio, seu poder também poderá ser mal fundamentado e expresso.
Dizendo de outra maneira, sabemos que Plutão "só destrói aquele sentimento e pensamento que a Alma já não mais necessita" (AB-MB), mas essa destruição para pessoas, grupos ou entidades ainda excessivamente apegadas a padrões mentais caducados (Mercúrio inferior) não será fácil de aceitar.
Júpiter em Gêmeos e Saturno em Peixes
Por outro lado, deve-se também destacar que por trás do cenário principal já descrito, um profundo 2º Raio de Amor e Sabedoria é percebido na posição de Júpiter em Gêmeos, na casa 6, a casa de Virgem, o lugar do serviço. É como se a Hierarquia, regida por este raio, tivesse decidido proteger e servir ao nosso Cristo interno para que Ele possa ser exteriorizado através das casas 4, 5, 11 e 2.
Além disso, Júpiter como regente ortodoxo de Saturno em Peixes dá a entender que a generosidade da Hierarquia nos ajudará a compreender a importância cármica deste Saturno, regido pelo 3º Raio de Inteligência Prática, que caminha entre o que foi (Peixes) e o que está por vir (Áries).
Sabendo que estamos analisando a carta como pertencente à consciência de um discípulo ou de um grupo esotérico que deve experimentar um evento de natureza espiritual elevada, a posição de Saturno no limite de Peixes não é o impedimento que liga o grupo às velhas tendências do passado, mas Saturno, como o regente esotérico do aspecto superior de Capricórnio, deve ser vivido como a oportunidade que reconhece nas velhas ideias, o equilíbrio, o bom senso ou a inteligência prática que lhe permite lidar com as novas.
Lembremos que "a principal tarefa do 4º Raio de Harmonia e Beleza é harmonizar as novas ideias com as antigas, para que não haja interrupção nem rachadura perigosa". (AB-PEII)
Vênus: Consciência de iniciado
E, para finalizar, deve-se dizer que o aspecto mais elevado da carta relacionado com os significados da terceira iniciação se reflete na posição positiva de Vênus em Áries logo depois de Netuno.
Vênus é o regente Hierárquico de Capricórnio, o Esotérico de Gêmeos e o regente Ortodoxo de Touro, e no correto desenvolvimento desses três signos, fica velada a relação equilibrada entre a compreensão da ideia e sua correta manifestação, entre as Novas Verdades que este conclave centenário traz consigo e a percepção útil que o Grupo de Servidores do Mundo terá delas.
David C.M.
logos.astrologiaesoterica@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário