Postagem em destaque

Os 3 níveis do horóscopo

quarta-feira, 10 de setembro de 2025

Urano em Gêmeos


Urano

através de Gêmeos

Urano, o pai dos planetas, entrou em Gêmeos, o signo que manifesta a dualidade.

Introdução:

Neste artigo vamos refletir sobre dois pontos:

  • Significados psicológicos (da Alma) da relação Urano-Gêmeos.

  • Como esse trânsito afetará os Estados Unidos da América, já que seu horóscopo nacional se mostra extremamente sensível a esse evento astrológico.



Urano

(significados)

Urano é o pai dos planetas. Antes Dele o mundo era um caos, com Ele se instaurou o cosmos.

Sua raiz etimológica vincula seu significado ao ato de umedecer, de criar umidade. Na mitologia, somos informados de que ele era o elemento masculino que fecundou Egea, a Terra. Foram cônjuges, sendo Urano o céu, o pai que cobre toda a medida (a necessidade) da mãe terra, gerando assim os 12 filhos primordiais (Titãs).

No livro Astrologia Esotérica de Alice Bailey, nosso livro de referência, somos informados de que as energias de Urano estão expressas na Bíblia com as palavras: "Veja, eu faço novas todas as coisas", e verdadeiramente todo astrólogo sabe que isso é verdade, que a vibração de Urano revoluciona as leis estabelecidas através das novas ideias que é capaz de inspirar.



GÊMEOS

(significados)

Através deste signo a dualidade é apresentada, e toda dualidade implica em relação, e toda relação exige amor e compreensão, portanto, a Astrologia Esotérica afirma que a energia (2º Raio) do Amor e da Sabedoria aflui ao nosso sistema solar principalmente através dos "irmãos gêmeos".

Em relação à natureza dual do ser humano, a da cabeça e do coração, a da mente e do amor, a da vontade e da sabedoria, a do espírito e da personalidade..., o trabalho de Gêmeos consiste em desenvolver as duas qualidades em uma interação sintética.

O trabalho se faz através de seus regentes, Mercúrio (a razão flexível e intuitiva), Vênus, (a inteligência amorosa), Terra (a inteligência prática ou adaptável) e também Júpiter¹, (a expansão inclusiva), são os planetas que podem desenvolver dualidade em uma interação sintética.

Este signo é às vezes denominado de "a constelação da resolução da dualidade em uma síntese fluida" ².

A relação

Urano - Gêmeos

Como então, de uma atitude espiritual, a energia de Urano pode se relacionar com a de Gêmeos e seus planetas regentes?

A Astrologia Esotérica nos diz que a Alma em Gêmeos pronuncia as seguintes palavras:

"Eu reconheço o meu outro eu e, ao minguar aquele, Eu cresço e brilho".

Ou seja, em Gêmeos a Alma reconhece o aspecto negativo da natureza dual do ser humano, o eu inferior <versus> o eu superior, e graças a isso ajusta a balança em favor do superior. O altruísmo pode superar o egoísmo quando esse é reconhecido, mas não antes.

E como Urano é "a energia vertida sobre e dentro da humanidade, provoca o impulso por melhores condições para proporcionar melhores formas para a vida ocultista e esotérica e para fusionar de maneira mais adequada o homem interno e o externo" ³, podemos pensar sem nos enganarmos que o trânsito de Urano por Gêmeos será uma grande oportunidade para reconhecer os aspectos mais negativos da humanidade ou de si mesmo em favor dos mais positivos.



Carta Nacional dos EUA

O Terceiro Retorno de Urano

Não é intenção deste artigo fazer uma análise desta carta, o que já fizemos  aqui  A vontade é refletir sobre como o retorno iminente de Urano pode afetar os Estados Unidos. Os Estados Unidos são um país relativamente muito jovem e, desde a sua fundação, experimentaram apenas dois retornos de Urano, sendo o terceiro o que estamos tratando hoje.

Em toda mapa, independentemente do signo ascendente, do signo solar e da posição de seus respectivos regentes esotéricos e ortodoxos, é sempre necessário levar muito em consideração os planetas que estão em casas cardeais (1,4,7,10) e mais ainda se estiverem em conjunção ou próximos à cúspide dessas casas. Em todos os casos, esses planetas têm o poder de manifestar fatos externos e, no caso desta carta, o planeta com maior poder de manifestação é Urano e, em medida muito menor, Marte.

Antes de continuar, observemos uma nota técnica, segundo a qual Urano é um planeta de movimento lento, pouco mais de quatro graus por ano e, como tal, quando o sol se opõe a ele, sofre uma poderosa retrogradação. Portanto, consideramos que para o estudo correto de como suas energias afetam um ponto específico da carta, temos que considerar válida uma margem de três anos, de 6 graus antes da conjunção a 6 graus depois. Ou seja, o ano em que o planeta se aproxima do ponto de contato, o ano preciso em que ocorre e o ano seguinte. Simbolicamente é o anúncio, sua manifestação e posterior confirmação, sendo o ano central ou os 4 graus centrais os mais importantes.


Carta dos Estados Unidos da América

Observemos, através de dados históricos, a grande importância que os dois retornos de Urano tiveram para esta grande nação. Também fazemos referência a Netuno porque seu trânsito em ambos os retornos foi poderoso.



Primeiro retorno, 1860 - 1862

Naquela época foi a chegada à presidência de Abraham Lincoln, "o avatar da liberdade", como o Mestre Tibetano o chama em Seus Livros.

Nos Estados Unidos teve início uma guerra civil que sofreu uma grande mortalidade..., culminando com o assassinato do presidente quando Urano se aproximou de Marte. Mas a nova ideia do "homem livre" (a não-escravidão) já estava instaurada e a unidade do país, depois de grande sofrimento, confirmada.

Lembrando o significado da frase para a Alma em Gêmeos, podemos dizer que no primeiro retorno de Urano os Estados Unidos reconheceram seu "eu inferior" nas posições egoístas dos estados do sul, cuja derrota significou a redução dele. Por sua vez, isso trouxe consigo o crescimento do seu "eu superior" por meio da integração nas leis e na cultura da nação das novas ideias que Urano manifestou por meio de Abraham Lincoln.


Segundo retorno, 1943 e 1945.

Neste retorno ocorreu o terceiro mandato de Franklin Delano Roosevelt, nas palavras do Mestre Tibetano um grande iniciado, uma alma regida pelo 1º Raio de Vontade e Poder.

De sua contribuição uraniana, F. D. Roosevelt foi o autor do discurso das "Quatro Liberdades" ou o criador do termo "as nações unidas", um prelúdio para a fundação daquele organismo.

Seu apoio militar a Churchill e a subsequente entrada na Grande Guerra Mundial foi uma das chaves para a derrota do nazismo. Seu apoio ao desenvolvimento da bomba atômica, mais tarde usada para derrotar o Japão, também foi decisivo.

Posteriormente, em 1946, com o trânsito de Urano em Marte, ocorreu sua morte e quatro meses depois a destruição maciça causada pela decisão de Truman de lançar duas bombas atômicas no Japão.

Lembrando o significado da frase para a Alma em Gêmeos, podemos dizer que neste segundo retorno os Estados Unidos derrotaram seu "eu inferior" ao reconhecer o egoísmo de grande parte da sociedade americana que queria ficar fora da Segunda Guerra Mundial; na verdade, havia inclusive um partido nazista. Esse reconhecimento fez minguar referida posição em favor do "eu superior" refletido nas novas ideias de Roosevelt com a convicção da nação de derrotar o "eixo do mal".


O que esse terceiro retorno nos sugere? 2027-2029

Se seguirmos as pautas do que aconteceu nos dois primeiros e nos apegarmos à perspectiva mais positiva, podemos pensar que nos Estados Unidos surgirá um grande líder, ou talvez, com um formato mais aquariano, um novo grupo de líderes compartilhando suas novas ideias..., atitudes que reconhecerão o eu inferior da nação atualmente marcada pelos postulados agressivos da direita patriótica, como também pelos temerosos posicionamentos do Partido Democrata "de mãos atadas" ou corrompido pelo poder do establishment.

Podemos prever, no sentido mais positivo do termo, que este reconhecimento dará um novo impulso ao generoso compromisso que o destino desta grande nação tem e deve ter com a humanidade.

"Casualmente", melhor dizendo, causalmente, esses três retornos coincidem precisamente com o trânsito de Netuno na cúspide das casas cardeais e seu subsequente contato por conjunção ou oposição com Saturno e por quadratura com o Sol.

Isso sugere que os Ideais (Netuno) que surgem inspirados pelas Novas Ideias de Urano, se manifestam com clareza (cúspide casa cardeal) para depois afetar a própria nação (o Sol) e seu destino ou carma (Saturno).

Lembremos que, segundo o Mestre tibetano, os Estados Unidos são regidos pelo lema:

"Eu ilumino o caminho"



1 - Júpiter participa plenamente da união das dualidades que Gêmeos nos apresenta, pois embora não seja o regente de nenhuma das etapas evolutivas deste signo, ele é sim, no nosso sistema solar, o representante máximo do 2º Raio de Amor e Sabedoria, regente do signo.

2 – Texto extraído do Capítulo: Gêmeos do Livro Astrologia Esotérica de Alice Bailey

3 – Texto extraído do Capítulo: A Ciência dos Triângulos do Livro Astrologia Esotérica de Alice Bailey


Tabla de regencias propuesta por Alice Bailey 

Constelación

ORTODOXA

ESOTÉRICA

JERÁRQUICA

ARIES

MARTE

MERCURIO

URANO

TAURO

VENUS

VULCANO

VULCANO

GEMINIS

MERCURIO

VENUS

TIERRA

CANCER

LUNA

NETUNO

NETUNO

LEO

SOL

SOL

SOL

VIRGO

MERCURIO

LUNA

JÚPITER

LIBRA

VENUS

URANO

SATURNO

ESCORPION

MARTE

MARTE

MERCURIO

SAGITÁRIO

JÚPITER

TIERRA

MARTE

CAPRICÓRNIO

SATURNO

SATURNO

VENUS

AQUÁRIO

URANO

JÚPITER

LUNA

PEIXES

JÚPITER

PLUTON

PLUTON

*La Luna, segun sea la conciencia, puede velar el significado de Vulcano, Neptuno o Urano.
*El Sol, segun sea la conciencia, vela el significado de Neptuno o de Urano


David C.M.

logos.astrologiaesoterica@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário