Postagem em destaque

Os 3 níveis do horóscopo

segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

A casa 10



Casa 10

Como já dissemos em algumas ocasiões, para a astrologia esotérica as casas não têm um poder muito relevante, pois considera-se que o poder material específico ou particular pessoal que estas exercem sobre o sujeito diminui na medida em que a consciência deste se descentraliza e demonstra um sentido mais universal, um maior contato com a Alma e, portanto, maior sensibilidade aos planetas e aos 12 signos com suas três cruzes.

Ainda assim é muito importante avaliar o significado esotérico que é sinalizado após o poder exotérico das casas, já que após toda manifestação externa mostra-se sempre um significado ou estado de consciência interno que merece ser analisado.






O significado Esotérico da Casa 10

A casa 10 é uma casa de poder, em verdade as quatro casas cardinais, ou também chamadas angulares, são casas de poder. Sendo a primeira que manifesta a essência do eu em reencarnação, a quatro sua raiz na matéria (tendências, talentos), a sete sua relação com o “tu” (entorno) e a dez a expressão marcante destas características.

Exotericamente, a casa 10 é a casa do status social, reconhecimento, fama, honrarias, reputação …., daí que da sua contraparte esotérica possa ser considerada o lugar que marca o zênite, a máxima realização que o caminho da Alma, mostrado na casa 1, pode alcançar em determinada reencarnação. No caminho evolutivo da Alma, esta cresce através da experiência (poderíamos dizer sacrifício) que para ela supõe reencarnar-se na matéria, um contato (alma-matéria) que reflete seu máximo ponto de reajuste ou realização purificada na casa 10.

Poderíamos dizer que se a casa 9 é a casa da responsabilidade espiritual (Dharma), a 10 é a casa que ilumina referida responsabilidade com uma ação ou Carma consciente, disciplinado e responsável.Lembremos que carma significa “ação”.

De fato, a casa dez é também chamada de casa da vocação como a expressão elaborada do talento, mais inato refletido na casa quatro. Isto é, a inércia cármica boa ou má e inconsciente e inata presente na casa 4, é expressada em sua casa complementar (casa 10) como uma atividade planejada, consciente, disciplinada, inteligente e prática.

A inércia lunar cármica, sempre herdada e muitas vezes indolente demais, caprichosa, espontânea e indisciplinada refletida na casa 4, transmuta-se em ação intencionada, laboriosa, consagrada ou vocacional na casa 10 regida por Saturno.

Dito de outra maneira, e sempre do ponto de vista esotérico ou da Alma, na casa 8 através do conflito que a experiência traz consigo e com a ajuda da mente auto-observadora se alcança o desapego. Um desapego que na casa 9 se manifesta como uma mente liberada, não condicionada pelo desejo e impulsionada pela aspiração espiritual, uma liberdade mental que propicia a intuição que, por sua vez, é a “chispa” para um renovar da aspiração. Referida retroalimentação dirigida através de uma mente enfocada em um objetivo e inspirada pela intuição na casa 10 finalmente se reflete como a Alma regente da intuição.

Isto é, se na casa 9 é o poder da aspiração (devoção) por um ideal ou objetivo, a força que invoca a intuição, na casa 10 é o Amor Inteligente da própria Alma que rege budhi (a intuição) com a vontade de alcançar Seu sagrado propósito: concretar-se a Si-Mesma na Matéria. Daí que Capricórnio, o arquétipo zodiacal regente desta casa, seja o signo do nascimento do Cristo, pois Ele (a Alma) é Sua clara expressão na Matéria*.

Do ponto de vista da consciência, esta atitude se percebe como um grande ato de realização, o início de uma nova etapa de maior compreensão e melhor materialização (serviço) da produtiva relação que a Alma mantém com sua irmã, a personalidade.

No entanto, se este processo solo é ativado a partir da personalidade, sem a participação consciente da Alma, o manifestado na casa 10 será sempre o poder centralizado (egoísta) de uma grande ambição materialista. 






Saturno regente de la casa 10

“Saturno, pai dos Deuses, transformou-se, da duração eterna, em um período limitado” *

Helena Blavatsky DS II 273
Como sabemos, Saturno é o regente do “tempo”, dos “limites”, de fato um de seus nomes é Cronos, assim como também é o regente da Agricultura, dando a entender que a influência deste planeta está muito vinculada com os ciclos do tempo, esforços e colheitas…, causas de raiz longínqua (reencarnações) e retribuições na vida presente. Logicamente, estes trânsitos trazem consigo dificuldades, como também bondades e a necessidade (neste caso quase melhor dizer obrigação) de evoluir (viver o presente) com e através delas.

As energias do zodíaco, do planeta e do sistema, atuam como forças impeditivas ou estimulantes, segundo o tipo de veículo ou corpo sobre o qual atuam. A natureza destes veículos e sua capacidade de atrair, responder, rejeitar, absorver e transmutar dependem totalmente do grau de evolução obtido”.

A compreensão destes efeitos impeditivos ou estimulantes pode ser facilmente alcançada por aqueles que são capazes de captar a natureza das atividades do planeta Saturno, o qual condiciona principalmente o grau de evolução, onde é possível fazer uma escolha definida e aceitar ou rejeitar conscientemente a oportunidade, e também onde a responsabilidade pessoal chega a ser um fato reconhecido em uma vida planejada e ordenada.

Alice Bailey AE Cap. 1


É claro, pois, que Saturno, ao contrário do que nos diz a astrologia tradicional, na verdade sinaliza a oportunidade para a reflexão inteligente e o reajuste prático.

O período de crise apresenta um problema importante para os aspirantes avançados de hoje, que evoca em consequência o interesse dos psiquiatras e psicólogos. Em vez de tratar a dificuldade como sintoma de progresso, como indicação de uma etapa relativamente elevada na escala evolutiva, e uma razão para se sentir alentado, é considerada como uma doença da mente e da personalidade. Em lugar de considerá-la como uma condição que merece ser explicada e compreendida, embora não implique em verdadeira preocupação, tenta-se eludir a dificuldade eliminando-a em vez de solucioná-la, e com isso, embora a personalidade possa se aliviar temporariamente, o trabalho da alma fica paralisado e retardado durante esse ciclo particular de vida”.

Alice Bailey Psicologia Esotérica II


Como nos diz este esplêndido parágrafo do Mestre Tibetano, é precisamente o conflito ou obstáculo, a pedra angular que permite a evolução. A psicologia analítica nos diz, e não sem razão, que na casa do horóscopo onde está Saturno a consciência egoísta (fugaz ou agressiva) tem a errada tendência, devido à pressão que a dificuldade exerce, de projetar em “o outro” as qualidades desta casa. Umas qualidades que na verdade pertencem, seja consciente disso ou não, ao dono do horóscopo; pertencem ao “si-mesmo”, a consciência que abarca todo o horóscopo sem excluir nenhuma de suas partes.

Assim, pois, trata-se antes de aceitar a “dificuldade” do ponto de vista da honestidade mental, a inteligência prática do 3º Raio em Saturno, o bom senso como o primeiro passo para compreender a realidade desde a inclusão do Coração; ou talvez seja melhor pensá-lo ao contrário e dizer que se trata antes de deixar que a mente de 3º Raio de Inteligência em Saturno seja receptiva ao Amor incluente do Coração (Alma) como o primeiro passo a iluminar, através do bom senso, a realidade.

Fica claro, pois, que a dificuldade ou obstáculo entendido desde Saturno é a oportunidade para “parar” e assim, antes de decidir o caminho a seguir, ter o “espaço” para escutar o silêncio no Coração.





Interpretação Astrológica da Casa 10

Como é lógico, pelo exposto acima, todo planeta situado na casa 10 adquire um poder de síntese enorme sobre toda a carta, sobretudo se está em conjunção angular com o MC. Um planeta nesta posição sempre ressaltará todas as suas virtudes ou defeitos e mais se referido planeta for regente (exotérico ou esotérico) do signo solar ou signo ascendente ou o regente de um signo no qual há um acúmulo de planetas. Importantíssimo também se for o próprio sol situado na casa 10, a lua ou o regente esotérico ou exotérico do ASC ou do mesmo MC.

Mesmo não havendo presença planetária, o signo do MC e seu planeta regente são duas qualidades a ter muito em conta. Poderíamos dizer que o regente esotérico do MC ou casa 10 é o complemento ideal para que a essência da Alma que traz consigo o ASC + seu regente esotérico se manifeste em plenitude.

Assim como é na casa 4, onde a “essência” da casa 1 encontra seus próprios recursos e na 7 seus melhores complementos, é na casa 10 onde na verdade a “essência” da casa 1 encontra seu melhor “destino”, entendido este como a síntese das diferentes tendências implicadas.

.  .  .  .  .  .  .






*Do ângulo humano, entendemos por “matéria” a personalidade mental-emotivo- física e por Alma a consciência espiritual que a rege.

*Parece lógico pensar que a duração eterna e a transformação posterior de Saturno em tempo limitado faz referência ao primeiro universo de Brahma, onde o 3º Raio de Inteligência Prática em Saturno foi seu regente principal, o Pai. O fim daquele universo deu lugar ao universo atual, o de Vishnu, regido pelo 2º Raio de Amor Sabedoria em Júpiter, daí que Saturno se visse “derrotado por Zeus”, com a necessidade de se tornar limitado para o bem da evolução da matéria no universo presente. 

Diríamos que a Inteligência na Matéria desenvolvida no primeiro universo de Brahma, no atual de Vishnu, deve se submeter ou se sacrificar pelo bem do Amor ou aspecto Consciência. O fim é desenvolver, através da Inteligência, o Amor; através da personalidade, a Alma.




No pólo norte de Saturno, desenha-se um exagono perfeito, uma figura intimamente ligada ao equilíbrio, o resultado final da correta compreensão das forças de Saturno como uma oportunidade.



David C.M. ( logos.astrologiaesoterica@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário