Postagem em destaque

Os 3 níveis do horóscopo

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Um estudo esotérico da carta nacional do Brasil







BRASIL

Iniciamos este novo artigo com a intenção de aprofundar as tendências astrológico-esotéricas do Brasil. Verdadeiramente, isto é um grande desafio, pois fazemos referência a uma grande nação que, nas próprias palavras do Mestre Tibetano está destinada a “representar uma futura grande civilização vinculadora e interpretativa, baseada no desenvolvimento da consciência abstrata, mescla de intelecto e intuição, que revelará o aspecto sabedoria do amor em toda sua beleza”.*

Assim, pois, nos encontramos diante de uma Nação* para a qual está reservado um grande destino, mas não devemos esquecer, como nos adverte o Mestre, que “o período de desenvolvimento desta grande civilização se encontra ainda muito distante (segundo Ele, “milhares de anos”) para fazer conjecturas antecipadas". Ponhamos, pois, um olhar neste distante e luminoso futuro, mas sem esquecer por um momento seu passado e realidade atual.

Sabemos, pelo que nos diz Alice Bailey, que o nível de consciência do Brasil está no caminho de provação e avança rapidamente”Para entendermos melhor, o Caminho de Provação é aquela atitude psicológica que evoca aquelas experiências (provas) que permitem à entidade em questão (um indivíduo, grupo ou país) fixar a consciência nas tendências espirituais e assim transitar o Caminho do Discípulo. Até que assim seja, o caminho do probacionário se move nos significados exotéricos da Cruz Mutável dos Céus, isto é, a consciência é mutável e varia entre o desejo do material e o esforço para o espiritual, sendo o dever desta consciência consumar sua subida para a Cruz Fixa dos Céus através da transmutação do desejo em aspiração, atitude governada por Touro. Este enfoque do desejo permite à consciência estruturar um trabalho mais espiritual, disciplinado e perseverante.







Energias e qualidades que regem o país

O livro O Destino das Nações escrito nos anos 40 nos diz: 

A Alma do Brasil pertence ao 4º Raio de Harmonia e Beleza através do Conflito e é regida por Leão e sua personalidade pertence ao 2º Raio de Amor-Sabedoria e é regida por Virgem”.

Esta afirmação guarda profundos e extensos significados, mas, se me for permitido, poderíamos resumi-la dizendo que:

  • O aspecto Alma do país tem como qualidade principal o poder de manifestar A Beleza e a Harmonia do 4º Raio entendida de forma “brilhante” ou autoconsciente graças a Leão. Um reflexo externo desta energia (4º Raio+Leão) se encontra na cor Amarelo como protagonista central de muitos dos símbolos do país ou também, na bela cadência sonora de seu idioma.

  • O aspecto Personalidade do país tem como forma de expressão o Amor-Sabedoria do 2º Raio entendido a partir da qualidade positiva e construtiva de Virgem. Um reflexo disso é o Cristo do Rio de Janeiro, embora em sua grandeza e beleza também esteja oculta a expressão do 4º Raio ou Alma da nação.

Contudo, há que entender que este último aspecto mais pessoal se não está condicionado ou regido pela Alma, como muitas vezes acontece no “caminho do probacionário”, costuma ser uma força passiva indulgente ou ativa agressiva, uma negatividade que no caso do 2º Raio+Virgem se traduz como um excesso de atitude crítica (Virgem) separatista, que vivifica a matéria com intenção de atrair (2º Raio - Jupiter) o desejado para o eu egoísta. É o característico fim excludente da personalidade e para que este fim se torne mais incluente deve ser influído pela Alma, isto é, pelas qualidades do 4º Raio+Leão da nação.



Carta astral do Brasil*
Se nos apoiamos na afirmação do Mestre, de todas as cartas que nos foi possível observar, a nosso entender a que melhor se relaciona com Sua afirmação é a carta da Independência*, embora se deva observar que em todas as cartas (a do Descobrimento, da República e da Constituição) se destaca uma forte presença da dualidade Touro-Escorpião, as duas principais energias portadoras do 4º Raio de Harmonia e Beleza regente da Alma da nação. No final do artigo oferecemos uma breve resenha destas cartas. 



Se observamos a carta somente de um ponto de vista exotérico, podemos ver como seu aspecto personalidade está claramente em Virgem, signo portador do 2º Raio. Lembremos que para a astrologia esotérica o reflexo material está na força das regências exotéricas vinculadas com o Sol e a Lua e neste caso Virgem, o signo solar, através de Mercúrio se converte no regente exotérico de Gêmeos, signo também portador do 2º Raio com Júpiter-Lua em conjunção. Daí que podemos afirmar (como também faz o Mestre) que o 2º Raio+Virgem são os regentes mais materialistas ou exotéricos do país.

Por outro lado, se observamos a carta de seu aspecto esotérico, podemos ver o importantíssimo papel de Vênus angular em Leão e sua relação com a importantíssima linha vertical Touro-Escorpião portadora do 4º Raio regente da Alma da nação.

Neste sentido, podemos dizer que Vênus é o regente principal da carta, já que de sua posição angular em Leão em contato por oposição com o signo ascendente ou caminho da Alma é o regente esotérico de Gêmeos, onde se situam Júpiter como regente esotérico de Aquário e a Lua como a regente esotérica de Virgem. Além disso, Vênus também é o regente exotérico de Saturno em Touro e o regente hierárquico dos planetas em Capricórnio. Mesmo assim, a personalidade, (com não podia ser de outra forma no caminho do probacionário), continua exercendo seu poder através do Sol em Virgem como o regente exotérico de Vênus em Leão. 

Parece claro, pois, em tudo e o poder exotérico de Virgem, que Leão (através do poder regente de um Vênus angular) toma grande partido sobre os pontos mais fortes desta carta, e tudo isso na presença e com a permissão de Marte em Escorpião, o planeta/signo mais elevado e com mais dignidade do horóscopo em sua própria regência Exotérica e Esotérica e regente do MC na sempre benéfica e espiritual nona casa. Diríamos que o poder do 4º Raio como o regente da Alma de Brasil se mantém em toda sua dignidade graças a Escorpião, um de seus três signos regentes.





A qualidade do 4º Raio de Beleza e Harmonia através do Conflito
O 4º Raio de Beleza e Harmonia é o raio central dos 7; portanto, é a qualidade harmonizadora, aquele que intui como a Luz de “cima” pode ser manifestada como Harmonia na matéria ou “abaixo”. O 4º Raio é aquele que graças à tensão (conflito) criadora que se lhe gera por estar no centro pressente a Beleza que pode ser manifestada.

Touro-Escorpião-Sagitário são os portadores deste raio para o nosso sistema solar, sendo Touro através de sua característica principal, o desejo, o aspecto motivador ou vida impulsionadora. Escorpião, o complemento de Touro, o agente da decepção, o portador do maya que em sua contraparte transmutadora utiliza a força do desejo taurino como o acicate liberador ou criador de desapego; Escorpião é o agente purificador da matéria expressada como beleza em Touro. E Sagitário é o poder fossilizador que unifica a tensa dualidade Touro-Escorpião através de um ideal criador. 

Hoje, ao observar esta carta (e outras que oferecemos mais abaixo) parece que a qualidade de Escorpião é o agente dominante no Brasil, dando a entender que seu tipo de consciência (lembremos que o Brasil está no caminho probacionário) muito vinculada aos altos e baixos e flexibilidades da Cruz Mutável (Virgem-Gêmeos) deve se submeter às ilusões – desenganos do “escorpião” para assim compreender que o desejo do “touro”, seu signo oposto, na verdade oculta a Luz da Aspiração ou a possibilidade de ascender à Cruz Fixa, abandonando assim o caminho do probacionário para entrar no caminho do discípulo. Esta é a oportunidade que o 4º Raio oferece a este grande país.

É importante entender que se o Brasil praticar os significados de Aquário que são a compreensão universal, impessoal e ao mesmo tempo sensível, intuitiva e disposta ao serviço social ou grupal será capaz, através de seu signo complementar (Vênus-Leão), de perceber conscientemente os verdadeiros contornos, matizes e diversidades (Belezas e harmonias do 4º Raio) deste imenso país, e com isso, também de compreender melhor o Carma (Saturno) em Touro que se arrasta há muito tempo. Observamos o poder que ostentava este sensual signo na já longínqua carta do descobrimento que mostramos mais abaixo, na qual o poder sensual da natureza e o afã de possuir suas riquezas foi o máximo expoente motivador (por sua vez criador de carma) de seus descobridores. Um já longínquo selo taurino que em na atualidade deve autodescobrir-se em sua oitava superior através das provas de Escorpião.

O Brasil já não é tanto aquele país belo, selvagem, sensual e pleno de oportunidades que seus descobridores e primeiros construtores detalharam desde os poderosos desejos taurinos, mas é a oportunidade para que em ele mesmo e por si mesmo possa mesclar o potencial criativo da grande diversidade de seus povos com a inspiração que sugere a beleza de sua magnífica natureza.

Assim, pois, podemos dizer que se o Brasil utilizar a qualidade de Aquário, “Eu sou a água da vida vertida para o sedento”, conseguirá através de seu oposto Leão tomar consciência de sua Alma de 4º Raio de Beleza e Harmonia refletida em Escorpião–Touro, liberando assim o poder construtivo espiritual que se oculta em seu signo esotérico Virgem como 2º Raio em personalidade.

Brasil, pois, como diz o Mestre, “oculta a semente”, poderíamos dizer que pressente seu potencial criador, “a futura grande civilização que revelará o aspecto sabedoria do amor (2º Raio) em toda sua beleza (4º Raio)”.






A importantíssima atualidade do trânsito de Urano através de Touro 
Como sabemos, na atualidade Urano está transitando por Touro, um signo onde Urano astrologicamente falando está em queda. A “mente cósmica” sempre inovadora que traz consigo Urano não está à vontade no signo que embala o desejo de possuir as formas ancestrais da mãe natureza. Verdadeiramente, todo bom astrólogo sabe que o poder de Urano desvela os segredos, mas para isso, em Touro, Urano se vê a si mesmo convulsionado e convulsionando todos os característicos desejos possessivos ou materialistas do “touro”, que o próprio Urano sabe que para que sejam menos egoístas devem de ser “revolvidos”, (até onde o permite a consciência e o destino), por seu poder.

Atualmente e nos primeiros passos desta relação, sua dificuldade se reflete nas atitudes reacionárias, agressivas e polêmicas que surgem nos diferentes países do mundo. Atitudes autoritárias que buscam articular (aproveitando-se do desencanto da população e do poder da demagogia) uma maioria de choque que expulse as minorias de todo tipo consideradas molestas. 

Em verdade, esta atitude que busca a confrontação com “os débeis” para todas as consciências de bem (que graças a Deus são muitas) deveria supor um grande desafio. Uma oportunidade para entender que na humanidade ainda restam muitas consciências egoístas que desejam se expressar a partir de sua centralidade ou eu mais instintivo básico e excludente. Consciências egoístas que devem ser compreendidas e geridas pelas consciências mais evoluídas através do contraste ou dualidade inspiradora portadora de compreensão incluente. 

Como nos diz Alice Bailey em seu livro O Destino das Nações: "A intenção espiritual do gênero humano cresce paulatinamente e a Lei de Contrastes trará oportunamente a iluminação".


O como também nos diz Apolônio de Tiana de outra forma:
"Para que um estado seja próspero, tem que haver uma concórdia mesclada com desacordo. É impossível que o branco e o negro se convertam em uma só cor, que o doce e o amargo formem uma boa mistura; mas é saudável para as repúblicas que haja algo de discórdia na concórdia. (...) Discussões e discórdias que ajudem no progresso da república".

É o paciente saber que o fim último ou destino da humanidade é a união amorosa e compreensiva de todas as suas partes. Sempre é o Amor compreensivo da Alma que permite o egoísmo pessoal de se reconhecer, se transmutar para o exercício de um bem maior, impessoal e descentralizado.



Brasil e o trânsito atual

Parece lógico pensar que para o Brasil, por ser uma Alma de 4º Raio tão condicionada por Escorpião-Touro, este trânsito de Urano é mais transcendental que em outros lugares, e não em vão recentemente neste país surgiu um presidente como Jair Bolsonaro que, em sua carta que expomos mais abaixo, também estão implicados os dois signos mencionados.

Podemos pensar, pois, que Urano em Touro trouxe o atual presidente do Brasil, um presidente de caráter conservador que, através de suas reacionárias e polêmicas opiniões, aglutinou o desencanto de uma parte importante da população, independentemente da ideologia que esta processa. Embora também pudéssemos pensar ao contrário, e dizer que Bolsonaro é a vitima propícia para que referido desencanto se mostre através de um líder até há pouco tempo considerado de segunda fila. 

Com as atitudes e opiniões excludentes que Bolsonaro expressa, não podemos pensar que seja muito consciente de sua alma ou do significado esotérico que para sua alma tem Câncer/Netuno em Libra, poderíamos antes pensar que ele é o brilhante poder de seu sol (personalidade) exaltado em Áries, regido ou condicionado por certa compulsão taurina errática refletida na queda de Marte oposto a Saturno. Lembremos que um planeta em queda ou em mal estado cósmico e os erros pessoais em que isso implica só pode ser transmutado a partir da consciência não interessada da Alma. 

Há na carta (exposta mais abaixo) do atual presidente do país um padrão invertido ao da própria nação, como se as coisas fossem ao contrário do marcado na carta principal ...., tirem vocês as suas próprias conclusões, mas é claro que o trânsito de Urano por Touro será tanto para a Nação como para o próprio presidente um trânsito transcendental.

Mesmo assim, com tudo e a chegada destas atitudes tão excludentes não há que se preocupar em excesso, sabemos que a preocupação excessiva cega a Alma, basta estar atentos e tomar consciência do que o próprio Mestre Tibetano nos diz: A Hierarquia não é neutra. Está com o correto elemento de cada nação e contra todas as atitudes separatistas, isolacionistas e materialistas. Tais atitudes impedem a captação dos verdadeiros valores espirituais e atravancam o desenvolvimento humano. A identificação com todas as condições mundiais e a participação nelas - voluntariamente, e não pela força - é o caminho de saída para todos os povos”, daí a necessidade de estar atentos, de compreender e com isso procurar contribuir para que referidas atitudes não escureçam a Luz includente da Verdade.


* Todas as letras em cursiva do articulo estão extraídas do livro “O Destino da Nações” de Alice Bailey/Tibetano.

* O Mestre Tibetano distingue entre país e nação e segundo Ele o Brasil é uma nação porque nela se mesclam em forma massiva diferentes culturas/raças.

A fonte da carta da Independência e a do Descobrimento foi extraída de Astrodienst que por sua vez as extrai da coleção de Marcello Borges.
Marcello is a Brazilian astrologer and consultant, dealing with spiritual and karmic aspects of the horoscope. He taught as a professor at the first astrological college of South America, not yet accredited by the government. His main interest is in data collecting. (WEB ASTRODIENST) - Marcello é um astrólogo e consultor brasileiro, que trata dos aspectos espirituais e cármicos do horóscopo. Foi professor no primeiro colégio astrológico da América do Sul, ainda não credenciado pelo governo. Seu principal interesse é a coleta de dados. (em tradução livre)



Tabela de regências

Constelação  Ortodoxa  Esotérica  Hierárquica

Áries.  Marte Mercúrio Urano
Touro. Vênus Vulcano Vulcano
Gêmeos.  Mercúrio Vênus Terra
Câncer.  A Lua Netuno Netuno
Leo. O Sol  O Sol   O Sol
Virgo.  Mercúrio A Lua Júpiter
Libra. Vênus Urano Saturno
Escorpião. Marte Marte Mercúrio
Sagitário. Júpiter A Terra Marte
Capricórnio. Saturno Saturno Vênus
Aquário. Urano Júpiter A Lua
Peixes. Júpiter Plutão Plutão











Cartas utilizadas para o artigo.

Para realizar o estudo sobre o Brasil foi feito um rastreamento de cartas que consideramos importantes. Cartas que ou são importantes pelo acontecimento que nelas se reflete ou por que fazem referência a um brasileiro de relevância nacional e mundial, e estudando todas elas (logicamente umas mais que outras) é possível observar o poder de Escorpião (4º Raio) de que tanto falamos, como também, embora talvez não tanto do de Touro (4º Raio). Também podemos observar uma forte presença dos signos portadores do 2º Raio (Gêmeos, Virgem e Peixes) da personalidade do país, mas o poder regente dos planetas que eles contêm geralmente não é tão elevado como os situados nos 3 signos do 4º Raio, sobretudo Escorpião.

Não é intenção deste artigo realizar uma análise destas cartas, seria demasiado extenso e talvez desnecessário, mas lhes propomos que apliquem um olhar intuitivo sobre elas, um rápido olhar que nos mostrará a importância de Escorpião-Touro e, em menor medida, de Sagitário, os 3 signos portadores ao nosso sistema solar do 4º Raio de Beleza e Harmonia, a Alma do Brasil.




A carta do descobrimento do Brasil*



Esta carta já nos fala de um poderoso 4°Raio como regente da Alma do Brasil através de dois de seus portadores, Touro e Escorpião. Se observarmos bem, a linha destes dois signos está muito ativada e o poder regente em seus três níveis dos planetas que os ocupam é enorme. Embora talvez a regência mais importante seja exercida por Plutão em Escorpião como regente esotérico e hierárquico de Peixes e também sem esquecer o planeta Terra, situado também em Escorpião e regente hierárquico do importantíssimo Vênus em Gêmeos. Também é possível observar a importância de Gêmeos - Peixes como portadores do 2º Raio de Amor Sabedoria regente da personalidade do pais. Diríamos que há uma mescla importante dos dois raios (Alma e Personalidade), mas que a regência final se decanta pelos dois signos portadores do 4°Raio da Alma, Touro Escorpião.

É bem certo naqueles tempos muito do que ocorreu era motivado por egoísmos, faltas de respeito e muito geradores de carma. Os poderosos desejos (excessos) taurinos de possuir se impuseram sobre a aplicação mais altruísta e harmônica de Libra que a carta demanda como caminho para a Alma, uma poderosa força egoísta “taurina” aquela que a posteriori se manifestou na carta da independência como Saturno (a raiz do carma) em Touro, daí que o trânsito atual de Urano deva ser muito levado em conta.



A carta da proclamação da República



É inegável o poder que exercem sobre toda a carta em seus três níveis de regência, o Sol, Mercúrio e Vênus em Escorpião, e o que é mais importante, Mercúrio o regente esotérico do ASC Áries está no próprio Escorpião em sua própria regência hierárquica, realçando uma vez mais o poder deste signo, que como já sabemos é (junto com Touro e Sagitário) o portador para o nosso sistema solar do 4º Raio de Harmonia e Beleza através do Conflito regente da Alma do Brasil.




A carta da Constituição de 88




Nesta carta o poder de Plutão em Escorpião é imenso, já que ele é o regente esotérico e hierárquico do ASC Peixes ou caminho da Alma. Pela primeira vez, das 4 cartas estudadas, aparece Sagitário, um signo também portador do 4º Raio em sua forma mas sutil e dirigida, dando a entender que com esta constituição e através da compreensão correta de Peixes-Plutão-Escorpião está a oportunidade de dar direção criativa aos poderes do 4º Raio através de Sagitário.




Personagens relevantes e históricos do Brasil

De muitas cartas não dispomos do ascendente, mas mesmo assim é possível ver como alguns signos se destacam acima de outros e para o estudo que nos cabe já é suficiente.


Cartas dos dois únicos imperadores do Brasil

Pedro I 
imperador proclamador da Independência do país de Portugal 


Nesta carta o Sol e o asc Libra são governados esotericamente por Urano em Virgem, e Virgem é governado esotericamente pela Lua em Escorpião e Hierarquicamente por Júpiter em Touro. (Escorpião-Touro)


Pedro II
Segundo e último imperador do país.


Este é um claro exemplo que demonstra o poder de Escorpião através das regências. Observemos como Vênus em e através de Escorpião é o regente exotérico do Ascendente, o regente esotérico de Gêmeos onde está a Terra como regente esotérico do Sol em Sagitário, e finalmente Venus também é regente hierárquico de Capricórnio onde se situa Urano, o regente esotérico do Ascendente. 


Apliquemos este exercício de regências nas demais cartas e veremos o grande poder de Tauro-Escorpião (4R) em quase todas elas.






Cartas de políticos 


Ulysses Guimarães




Getúlio Dornelles Vargas 





Lula da Silva 

Uma vez conhecida hora, fica evidente que estamos diante de uma carta na qual as características do 4º Raio de Harmonia e Beleza através do Conflitoa Alma do Brasil, ficam muito evidentes. Tanto Sagitário como Escorpião e Touro estão muito presentes. Que se destaque a presença em Touro da Terra, o regente esotérico do Ascendente ou caminho da Alma.

Ouvir Lula da Silva falar é ouvir a paixão de um ser com grandes ideais, um ser muito focado neles (Sagitário) e expressos com grande intensidade (Escorpião), sem esquecer a nobreza (Touro) que ele mesmo transmite.

Através de Câncer, sua ancoragem nas raízes da nação é muito importante, mas acima de tudo destaca o papel de Mercúrio em Escorpião em sua própria regência hierárquicao que tem selo de iniciado e, portanto, sendo Lula sem dúvida um ser evoluído, nos indica que seu contato com o plano búdico é real, em última instância este Mercúrio é o reflexo subjetivo de seu poderoso Urano angular em Gêmeos trino Jupiter, ou seja, de seu inspirado discurso.

Parece claro que Lula é alguém importante para o Brasil, basta ver como na carta da Independência do Brasil no dia de sua primeira eleição o trânsito de Urano fez contato de Aquário/casa 1 com Vênus/Leão e nesta segunda de Touro/casa 4. As casas angulares em um mapa sempre falam da manifestação de algo, e neste caso nos falam do surgimento de um ser (Lula) inspirado (Urano).





Dilma Rousseff



Jair Bolsonaro






Personagens célebres


Tom Jobim



Vinicius de Moraes


Carlinhos Brown


Heitor Villa Lobos
Observemos como na carta de Heitor Villa-Lobos Netuno em Touro é regente esotérico de sua importantíssima Lua/Saturno em Câncer e Júpiter em Escorpião exotérico de seu Sol/Marte.



Emerson Fittipaldi



Ayrton Senna



Pelé
O poder regente do Mercúrio de Pelé em Escorpião, em seu próprio governo hierárquico, é indiscutível. Algo semelhante acontece na carta de Vinicius de Morais ou a carta de proclamação da República.  


Paulo Coelho

Na carta de Paulo a chave está em observar Virgem, pois ali está o Sol com Vulcano regente esotérico de Touro, e este Sol em Virgem está regido esotericamente pela Lua em Sagitário e hierarquicamente por Júpiter em Escorpião, os três signos do 4º Raio estão muito presentes, pois.




Tarsila do Amaral


Astrud Gilberto



Jorge de Lima



 Rachel de Queiroz



Rubem Fonseca


Mario de Andrade 

Na carta de Mario de Andrade, como também em outras cartas, observemos o poder de Escorpião onde Urano é regente esotérico de Libra e Vênus de Gêmeos.




Cecília Meireles



Carlos Drummond de Andrade 

Observemos como na carta de Andrade Lua em Escorpião está em recepção mútua esotérica com Marte em Virgem 




Oscar Niemeyer



Anita Malfatti 

Na carta da pintora Anita Malfatti Vênus em e através de Escorpião é o regente exotérico dos planetas em Libra ; o regente esotérico de Gêmeos onde está a Terra como regente esotérico do Sol em Sagitário e finalmente também é regente hierárquico de Capricórnio onde se situa Jupiter o regente exotérico do Sol.


Apliquemos este exercício de regências nas demais cartas e veremos o grande poder de Escorpião em quase todas elas.


...........



Tabela de regências


Constelação    Ortodoxa    Esotérica    Hierárquica


Áries     Marte      Mercúrio     Urano

Touro     Vênus      Vulcano     Vulcano

Gêmeos     Mercúrio      Vênus     Terra

Câncer     A Lua      Netuno     Netuno

Leo     O Sol      *O Sol     *O Sol

Virgo     Mercúrio      A Lua*     Júpiter

Libra     Vênus      Urano     Saturno

Escorpião     Marte      Marte      Mercúrio

Sagitário     Júpiter      A Terra     Marte

Capricórnio     Saturno     Saturno     Vênus

Aquário     Urano      Júpiter     A Lua*

Peixes     Júpiter      Plutão     Plutão


*A lua em Virgem oculta Vulcano e em Aquário a Urano. 

*O Sol em Leo oculta Neptuno e Urano






David C.M   (logos.astrologiaesoterica@gmail.com)



3 comentários:

  1. Uma dúvida...
    "Consciências egoístas que devem ser compreendidas e geridas pelas consciências mais evoluídas através do contraste ou dualidade inspiradora portadora de compreensão incluente. " Como se daria essa influência? Através de exemplos? Diálogos? Ou a própria compreensão e consciência de cada um já exerceria influência?
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola Fernanda, agradecido por tus palabras.

      Solo con a própria compreensão e consciência de cada um já se exerceria la influência. Esta consciência interna o actitud subjetiva es la mas importante para la posterior expresión objetiva a través de exemplos ou diálogos.

      El contraste entre las diferentes posiciones ofrece la "tensión" como preludio de creatividad, pero para que la tensión dual sea productiva primeramente debe ser resuelta o unificada en la consciencia abstracta subjetiva, amorosa y comprensiva, para que posteriormente, por reflejo espontáneo, se muestre en el plano objetivo como síntesis o creatividad incluyente.

      Abraços!

      Excluir