Postagem em destaque

Os 3 níveis do horóscopo

quarta-feira, 1 de maio de 2019

Jesus de Nazaré




O horóscopo de Jesus de Nazaré 


Reflexões esotéricas sobre uma carta astral excepcional

Neste artigo é nossa intenção fazer uma análise sobre uma possível carta natal atribuída a Jesus. Para ter mais informações sobre os detalhes de sua procedência, descoberta e primeira impressão, clicar no seguinte link:  mapa-natal-de-jesus-de-nazareth

Para fazer a reflexão a seguir, utilizamos os conceitos-chave da Astrologia Esotérica ou Astrologia da Alma exposta por Alice Bailey, base principal de nossos estudos. É uma verdade para nós comprovar que quanto mais evoluída é a Alma reencarnada, mais reais se tornam os preceitos de referida astrologia. No entanto, podemos assegurar que a carta que hoje expomos se adapta de forma muito contundente às análises e técnicas de outras escolas de astrologia.

Neste sentido, somos conscientes da nossa coragem, mas frente a um horóscopo tão excepcional é para nós uma “obrigação” utilizar nossos conhecimentos esotéricos para aprofundar sobre "o quê e como" referido padrão energético afetou seu dono, ou talvez, melhor dizendo, seu dono utilizou. 

Por outro lado, somos conscientes de que a análise que hoje lhes apresentamos bem poderia variar à medida que logicamente nós, como consciências em evolução, também variamos nossa percepção. Analisamos, pois, um personagem chave da história da humanidade e, portanto, é preciso ler este artigo com uma mente aberta e generosa.

É nossa intenção compreender Jesus de uma perspectiva mais atual (psicológica, aquariana e esotérica) e não tão sentimental, já que consideramos que, através da história, foi ressaltada em excesso a dramática imagem de Jesus cravado na cruz e pouco demais Suas esplêndidas atitudes evidenciadas nos Evangelhos.

Para compreender melhor este excepcional padrão celeste, dividiremos a análise em três seções
a primeira enfocada em Sua força pessoala segunda mais baseada no aspecto mãe ou Sua tríade lunar de expressão e a terceira baseada na qualidade ou energia principal de Sua Alma, deixando uma quarta seção para uma análise posterior que se centrará nos aspectos da carta que melhor refletem Seu mestre o Cristo*

Antes de começar, constatamos que mais abaixo em letra pequena estão especificados vários pontos esotéricos e exotéricos que consideramos importantes para compreender melhor a reencarnação deste grande Avatar e Suas circunstâncias.







Sua força pessoal

Nesta possível carta, a personalidade de Jesus nos é mostrada por um excepcional Sol em Leão angular na casa X, este sol demonstra um grande poder e para resumi-lo em poucas palavras, podemos dizer que: o dharma social (casa X) do Mestre foi mostrar uma autoconsciência carismática e poderosa (Leão-Sol angular).

A oposição angular-vertical entre o Sol e Urano, (entendendo que falamos de um Ser muito evoluído), dá a entender um temperamento brilhante, consciente e controlado, intenso, elegante, vital e elétrico. O aspecto aplicativo do Sol a Urano nos faz pensar que a energia do planeta transpessoal “sujeitava” o característico egocentrismo leonino, oferecendo com isso tensão espiritual, consciência social, impessoalidade e poder radiante. Jesus, submetido muitas vezes à pressão do ambiente, era capaz (através de Urano) de evocar em Seu interior a intuição inspiradora de uma ação, que por impessoal, era unificada e resolutiva. 

Se observamos as atitudes mais pessoais de Jesus através dos Evangelhos, podemos deduzir uma personalidade unificada, poderosa, firme, vital, intrépida, determinada, dinâmico e veraz, características pertencentes ao 1º Raio de Vontade e Poderque, astrologicamente falando, se refletem muito claramente no poder que exerce Leão no horóscopo. Portanto, não é certa a tão utilizada imagem de um Jesus de temperamento lânguido e demasiado introvertido, mas antes se nos faz necessário imaginar um Jesus muito mais enérgico e carismático.






Sua tríade básica lunar ou corpo de expressão

É uma evidência astrológica que a Lua em Câncer desta carta está muito dignificada, dando a entender a enorme importância que teve a mãe em Jesus, assim como também a extremada nobreza de Sua tríade inferior ou lunar de nascimento: corpo mental concreto, corpo emocional sensível, corpo etérico-físico. Podemos dizer que na grande dignidade desta lua está sinalizada a nobreza de Seu nascimento, linhagem, educação e infância, assim como também o reflexo de Sua magnífica naturalidade, espontaneidade que, certamente, O acompanhou durante toda a vida.

Na verdade esta maravilhosa lua é uma poderosa força (plena de talentos) herdada e conectada com a Alma, pois, de um ponto de vista mais esotérico, a lua em Câncer é regida por Netuno em Escorpião, o signo que marca o caminho da Alma conectado com a linha nodal tão vinculada ao carma e com Marte, seu próprio regente exotérico e esotérico. Este Netuno, como mais adiante já assinalaremos, tem uma grande ascendência sobre toda a carta, poderíamos dizer que Jesus nasceu com um poderoso corpo psíquico/sensível muito conectado à sua consciência superior.

Por outro lado, há também que ter muito em conta a regência esotérica que esta lua exerce sobre Virgem, ressaltando, como muitos tratados astrológicos sustentam, o poder que o signo da “Virgem” exerceu sobre o nascimento de Jesus. Observemos como em Virgem está Mercúrio exaltado como o regente hierárquico de Escorpião, o signo que marca o caminho da Alma, e Plutão como o regente esotérico e hierárquico de Peixes, o signo que tem a última palavra neste horóscopo. 

Para a Astrologia Esoterica é claro que se no ser humano comum a lua é o reflexo da reação animal instintiva emotiva e que em um ser humano muito evoluído ou sua analogia superior são as respostas instintivo (espontâneas) espirituais. Respostas que diretamente relacionam a Lua com Urano ou a matéria mãe com o pai espírito. 

Em ultima instância a lua é a vontade de Deus para Sua expressão através da forma, e portanto, é claro que uma vez que Jesus, através de Escorpião, reconduziu os poderes pessoais de Leão e começou a integrar em Sua Consciência ou Alma os significados de Virgem-Peixes, Sua Lua ou tríade inferior pôde então encaixar e expressar melhor o inspirador poder de URANO, "a vontade o Pai".

Segundo  a astrologia de aspectos”   veja-se também como se confirma todo o exposto até agora. Observem como a Lua (a forma de expressão) + Netuno (o psiquismo superior) + Marte (a ação, neste caso como o regente do caminho da Alma ou Escorpião) + Sol (a força principal) desenham todos eles um Grande Cometa de aspectos aplicativos muito próximos a Urano, (a Mente Cósmica), retrógrado e angular em Peixes, o signo do Salvador. É como se a energia de Peixes/Urano, desde a raiz da carta, sintetizasse todas as energias espirituais implicadas.

Segundo a sempre orientadora   “astrologia Védica”   que utiliza a carta sideral, para realizá-la, como no caso deste horóscopo, para todos os pontos importantes e planetas é preciso adiantar 4º, a lua se situa a 6´51º de Câncer, justo a princípio da mansão Lunar ou Nakshatra Pushya (3'20º – 16'40º de Câncer), considerado um dos melhores lugares, senão o melhor para a lua de nascimento. Sobre os significados desta mansão lunar tão benigna, a tradição astrológica hindu nos diz: 

Pushya, que significa "alimento", mostra o cultivo de nossa conexão e comunhão com o divino. É o amor incondicional da mãe que dá sustento, assim como o alimento espiritual do conhecimento. Em Pushya desejamos possuir o esplendor do conhecimento espiritual, nos tornando, se realizamos o correto ritual, um fluxo puro de energia espiritual”

Depois destas sugestivas palavras, tirem vocês suas próprias conclusões






A qualidade de Sua Alma

Jesus, como nos dizem os livros esotéricos, foi uma Alma regida pelo 6° Raio de Devoção e Ideal e certamente as qualidades, muito acima das pessoais, que mais transcenderam através da história foram Sua inigualável sensibilidade e amor para o próximo, assim como Seu profundo sentimento e fidelidade para Seu ideal, Seu mestre o Cristo. 

De fato, Sua fidelidade ou devoção ao Cristo nos evangelhos se reflete externamente como uma profunda experiência compreensiva de Seu ambiente expressa como sábio ensinamento, principal qualidade esta do 2° Raio de Amore Sabedoria regente do Cristo. Lembremos das mil e uma situações difíceis, relatos, proibições, costumes caducos, vínculos cotidianos ou simples parábolas que Jesus Cristo enfrentou, vivenciou e ao mesmo tempo converteu em excelsos ensinamentos para toda a era de Peixes. 

Se Jesus Cristo é chamado de o Deus do Amor, é claramente pela perfeita mescla em Sua vida, expressa nos Evangelhos, das características do segundo e do sexto raio. De fato, na linha Virgem-Peixes, tão presente na carta, é onde astrologicamente se mesclam as qualidades ou significados destes dois raios, mas isto é algo que desenvolveremos no próximo artigo, pois suas implicações fazem mais referência ao Cristo que ao próprio Jesus, a quem principalmente esta análise é dirigida. 

Ele, Jesus, através de Sua poderosa e vital personalidade de 1°Raio de Vontade e Poder, deu a conhecer ao mundo os elevados ensinamentos cristãos de Seu mestre regidas pelo 2°Raio de Amor Sabedoria, mas isto fez com as qualidades (fé, ternura, sentimento, intuição, amor, devoção, paixão, sacrifício, lealdade, dedicação e reverência) de Sua Alma de 6° Raio de Devoção e Ideal.


O signo ascendente + a conjunção Marte-Netuno

Em Astrologia Esotérica DK – Alice Bailey nos dizem que a energia do ascendente, junto com seu regente esotérico, é a energia que pode harmonizar as forças pessoais com as necessidades da Alma. O significado do signo ascendente é a qualidade que equilibra o impulso passional do signo solar com a inércia mais instintivo-emocional cármica indicada pela lua, alcançando com isso uma maior consciência da Alma.

Sabemos que Jesus foi uma Alma de 6° Raio que, neste horóscopo, se reflete muito poderosamente na polaridade Virgem-Peixes e se projeta através da força da conjunção Marte–Netuno, os dois planetas portadores do sexto raio de Devoção no signo ascendente ou caminho da Alma.

Se observamos Escorpião como o caminho da Alma, podemos dizer que Ele utilizou a qualidade escorpiana para que a poderosa conjunção vinculada ao 6°Raio (Alma) integrasse Suas forças pessoais de 1° Raio tão condicionadas por Leão. Portanto, em Jesus, a conjunção Netuno-Marte (este último o regente esotérico de Escorpião) guarda o segredo de Sua correta evolução. É "quase sem querer" que quando se observa este horóscopo que de imediato chama a atenção a conjunção Marte-Netuno, a intuição que nos aproxima da “magia” ou “dom” do Homem de Nazaré, um talento no qual:

Netuno é a fluidez da ternura e Marte sua intensa e clara aplicação.
Marte é o radiante poder de curar e Netuno sua magnética sensibilidade.
Netuno é a imaginação no coração e Marte sua dinâmica expressão.
Marte é o desejo centralizado e Netuno o místico universal.
Netuno, (o Ideal do Amor em Cristo, Seu mestre), e Marte, (a Paixão, Luta e Triunfo de Seu discípulo Jesus), unidos.

Os fluidos aspectos que referida conjunção mostram com a Lua, Mercúrio, Urano e os Nodos só fazem confirmar o dinâmico poder de referida união. É claro para qualquer escola de astrologia que o grande triângulo de água que referida conjunção exerce com a Lua e Urano mostra o “dom” de uma sensibilidade excelsa e ao mesmo tempo um poderoso talento para sua aplicação prática.








O definitivo papel de Escorpião na etapa final de Sua vida

Aqui entramos em um terreno mais “escorregadio”... sabemos que Escorpião é o signo das provas para avançar no caminho, e que as dificuldades são vencidas graças ao poder de lutar e triunfar queesta energia ostenta.

intensidade do desejo, assim como sua capacidade destrutiva, são as chaves de referida energia, conquistando, com a dureza da experiência que esta dualidade proporciona, o dom do desapego, qualidade principal para alcançar a unidade essencial de toda consciência muito evoluída.

Embora seja certo que Jesus já nasceu com um grande percurso evolutivo no qual o desejo como o entendemos já havia sido transcendido, também cabe pensar, se temos em conta os acontecimentos narrados nos Evangelhos, que Jesus teve que se dedicar a fundo para se desligar de Suas “coisas” amadas, como, por exemplo, o lógico e legítimo apego à Sua infância feliz, familiares e amigos, Seus hobbies ou interesses mais pessoais, Seus lugares e passeios preferidos, Suas relações mais profundas, discípulos e possíveis projetos de vida…, mas, onde certamente o iniciado Jesus teve que mostrar grande fortaleza e poder de renúncia, ou talvez, melhor dizendo, de sacrifício, foi na grande decisão que tomou no horto de Getsêmani, o lugar onde se submeteu definitivamente à vontade do Pai.






Getsêmani significa: “prensa de azeite”, e em uma vida tão avançada, plena de símbolos e exemplos para a humanidade, os nomes não são casualidade e, portanto, podemos pensar que o azeite é o símbolo da Alma e a prensa a prova purificadora, e foi precisamente aqui onde Sua consciência sofreu sua última e definitiva pressão, ativando a manifestação do Cristo em toda sua plenitude que astrologicamente é a analogia superior da polaridade Virgem-Peixes. 

Lembremos que, segundo a astrologia esotérica, Virgem custodia o Cristo interno (ou o aspecto construtivo do Amor subjetivo) que em Peixes, (que nestes níveis evolutivos é o signo do Sacrifício), mostra a responsabilidade espiritual que se manifesta externamente como um Salvador. 

O caminho que percorreu o Mestre necessitava de uma bagagem muito leve para chegar ao triunfo ..., continuaremos.






Texto finalizado justo na lua cheia de Áries, mais concretamente na noite entrando na Sexta-feira Santa, a lua em que, segundo nos dizem as O escrituras, foi crucificado Jesus Cristo, Aquele que através da aceitação nos ensinou a alegria no Coração. 


A grande realização planetária do Cristo foi expressa por São Paulo nas seguintes palavras: “..... para formar em si mesmo um novo homem, trazendo assim a paz”(Ef. II, 15). 














Especificações Esotéricas:
  • * Segundo o pensamento esotérico, Cristo e Jesus são duas entidades diferenciadas. É dito que Cristo, o Mestre dos mestres de IIº Raio de Amor-Sabedoria, “utilizou” o avançado discípulo Jesus de VIº Raio de Devoção e Ideal para transmitir Sua mensagem ao mundo. Portanto, a carta aqui utilizada é somente a carta de Jesus, o grande iniciado que comunicou ao mundo a mensagem de Seu ideal, o Cristo, Seu mestre. Analogicamente e salvando todas as diferenças, foi uma relação parecida com a que mantiveram Alice Bailey e o Mestre Tibetano.
  • O princípio crístico, entendido como um arquétipo universal, sustenta o Amor do Universo e psicologicamente falando o Cristo “nasce” na 3ª iniciação, simbolizada pela energia de Capricórnio e pela capacidade desta de concretizar de forma poderosa, inteligente e prática “o propósito de Deus” para com a Terra. É por isso que o Jesus histórico simbolicamente nasce quando o sol entra em Capricórnio 
  • Jesus é uma Alma do VIºRaio de Devoção e Ideal e reencarnou como o grande Avatar da Era Peixes regida por este mesmo raioEle foi o máximo exemplo para a expressão destas duas energias em um corpo humano, isto é, Ele mostrou para toda uma Era a autenticidade de toda uma nova forma de viver e de ser. Ele nos disse: "Deus vive em Teu Coração". Na realidade Jesus (Cristo) ensinou que a Fé não é cega, mas que é a confiança interna que se reflete externamente como compreensão amorosa para com o irmão. Na realidade, se isto se analisa em profundidade, oculta uma magnífica mescla de Peixes + 6º Raio + 2º Raio, lembrando que Peixes tem qualidades dos dois raios.
  • Esta grande Alma viveu Sua penúltima reencarnação no corpo de Jesus e a última, segundo nos diz o Mestre Tibetano, como Apolônio de Tiana. O Cristo (o mestre de Jesus) viveu Sua última reencarnação física como Krishna, o Deus do Amor do Hinduísmo e protagonista principal do Bhagavad Gita. Ele foi o primeiro ser humano a alcançar a 5ª iniciação.
  • Jesus como Avatar nos exemplifica em Sua vida, refletida nos evangelhos, as 5 iniciações que todo ser humano através de suas distintas vidas e carmas está destinado a experimentarSendo a primeira, “o nascimento no presépio”, símbolo de simplicidade e pureza. A segunda, “o batismo”, a água na cabeça,  símbolo da correta sensibilidade para o ambiente e suas circunstâncias. A terceira, “a subida à montanha”,  Jesus se torna Jesus Cristo, símbolo da transfiguração que sofre a consciência/corpo quando esta sabe como expressar através de sua atitude vital o propósito divino. A 4ª iniciação, que é a mais difícil de adquirir, se exemplifica na experiência do horto de Getsêmani e está simbolizada em a crucificação”a grande renúncia, a destruição da tão amada Autoconsciência ou Corpo Causal de Luz. Nesta iniciação a Alma abandona seu sentido do individual graças à união do Espírito com a Matéria, a partir daí a 5ª iniciação que se sucede com rapidez é expressa em “a Ressurreição”, símbolo da grande liberação que permitiu a expansão de Sua mensagem ao mundo.

Referências Exotéricas:
  • Para nós, astronomicamente falando, a Estrela de Belém é a grande conjunção Júpiter-Saturno que se deu em Peixes no ano -6 Greg ou -7 Jul. Podemos observar esta conjunção claramente no horóscopo e se repetiu três vezes aquele ano, sendo o anúncio da chegada da era de Peixes como também a do nascimento de seu maior Avatar, Jesus.
  • Jesus teve que nascer por pelo menos um ano ou poucos anos antes que o ano -4, já que segundo nos diz o Evangelho e certas referências históricas, Jesus nasceu nos últimos anos do mandato de Herodes e se sabe que historicamente Herodes morreu nesse ano. 
  • O Mestre teve que nascer com o sol em Câncer Leão ou Virgem, porque se sabe que por aquele então (e também atualmente) era nessa época do ano quando na Palestina, como nos dizem os Evangelhos, os pastores ficavam na noite com suas ovelhas ao ar livre. 



Astrologia de Alma




David C.M.  gmail: logos.astrologiaesoterica@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário