Postagem em destaque

Os 3 níveis do horóscopo

segunda-feira, 9 de setembro de 2019

A casa 11




Astrologia Esotérica

O caminho Espiritual na roda zodiacal, entendida simbolicamente, arranca através dos tipos de significados e experiências que se refletem na casa 7/Libra, o lugar onde a relação entre as dualidades através da mente alcança o equilíbrio como primeiro passo para tomar a decisão de lutar pelo espiritual através da casa 8/Escorpião, a casa onde a desilusão é transcendida através da luta e sua experiência, o lugar onde ”as coisas” morrem, se transformam, trazendo consigo o desapego que através da casa 9/Sagitário, se manifestará como a liberdade mental para poder descobrir a correta atitude ou dharma que trará consigo, através da casa 10/Capricórnio, a realização superior, uma “revelação” ou “iluminação” que pela própria inércia do caminho e através da casa 11/Aquário, se utilizará para “iluminar” (servir) e interagir com a sociedade, os amigos, o grupo, uma diversidade livre e em expansão que finalmente, e através da casa 12/Peixes, se diluirá “no oceano da vida”, a Humanidade Una

Na realidade, esotericamente os 12 signos são os 6 ou os dois triângulos entrelaçados que simbolizam a união do céu e da terra, o Espírito e a Matéria. Portanto, e utilizando um par de signos como exemplo, falar da casa 1/Áries é o mesmo que falar da casa 7/Libra, porque o “eu” (casa 1) se relaciona e atua inspirado pelo “tu” (casa 7) e o “tu” se reconhece a si mesmo graças ao impulso do “eu”, sendo os dois em essência uma unidade. A bem dizer, não é a mesma coisa o impulso equilibrado e o equilíbrio que gera o impulso?

Neste artigo e no próximo falaremos sobre as casas 11 e 12 respectivamente, duas casas que, como são as duas últimas resultantes do caminho, trazem consigo um profundo significado.







A casa 11

Exotericamente, a casa 11 é chamada da casa dos amigos, das atividades sociais e da multiplicidade de desejos que estas comportam, daí que seja também chamada a casa dos desejos em contraposição ao desejo centralizado da casa 2, mais concreto e terreno. Em grande medida, é também a casa das finanças, pois a vocação expressa na casa 10 em sua expansão para a casa 11 comporta reconhecimento social e, a não ser que outros aspectos do horóscopo o neguem, também remuneração econômica. Na casa 2 está o dinheiro, o ouro em si mesmo e o desejo de possuí-lo, na casa 6 está o esforço para materializá-lo e na casa 11 está o como este dinheiro ou riqueza nos chega e se distribui através da sociedade. 

Esotericamente, o desejo de adquirir posses refletido exotericamente na casa 2 é o desejo sublimado ou aspiração espiritual que na casa 6/Virgem se esforça por construir um caráter inspirado no Amor interno (consciência) que a Virgem (matéria) custodia, um caráter que posteriormente, através da casa 11/Aquário, será “a água da vida”, “o Filho em ação”, a exteriorização ativa daquela nova personalidade/consciência primeiramente desejada na casa 2 e posteriormente construída (trabalhada) na casa 6.

É pelo dinamismo que caracteriza esta casa de ar que podemos dizer que nela se reflete o aspecto ativo da Alma anteriormente desejada (2), construída (6) e realizada no cume da casa 10, as três casas de terra. É na liberdade que proporciona a casa 11/Aquário onde se tecem as sutis redes que a Alma necessita para praticar o serviço. Neste sentido, sua expressão mais brilhante é “o grupo”, entendido como um ente espiritual vivo, como uma unidade interatuada na diversidade e seus diferentes pontos de vista relacionados livremente. 

A pura Aspiração Espiritual, que é a contraparte esotérica da pureza do ouro material na casa 2/Touro, na casa 11/Aquário é o impulso que se expressa em forma associativa, participativa, compartilhada, é a riqueza das diferentes consciências (aspirações) relacionadas e criadoras de um núcleo fraternal. Através do grupo e seu aspecto social, o indivíduo se vê forçado, ou melhor dizendo, inspirado a flexibilizar o materializado no cume da casa 10 para incluir o diferente em sua consciência, “os outros”, e este sacrifício, ou melhor dizendo, ato livre e responsável, bem pode ser chamado um ato de serviço tão puro ou mais que o próprio ouro.

Utilizando este mesmo raciocínio e visto desde sua casa complementar ou oposta, podemos dizer que se a casa 5 é a casa da inteligência consciente e criadora centrada no indivíduo, a casa 11, em sua oitava superior, é a casa da intuição, a razão pura e impessoal, não condicionada pelo desejo pessoal e, portanto, centrada na criatividade que proporcionam as relações grupais. A casa 11 é o lugar onde as características tão individuais da casa 5 devem ser compartilhadas e, portanto, despersonalizadas. Assim, pois, se a casa 5 é a casa onde reside a autoconsciência da alma, a casa 11 é a casa onde residem as almas conscientes relacionadas ou Alma Grupal. Portanto, todo indivíduo que queira compartilhar sua alma autoconsciente (casa 5/Leão) deverá aprender a gerir esta consciência autocentrada em si mesma como “trampolim” (tensão evocadora de intuição) para projetar-se nos significados da casa 11 e não como “ancoragem” para permanecer na zona de conforto, pois este último é o egoísmo do eu que se conhece e acomoda, a principal característica negativa da casa 5-Leão. 

É por isto que a casa 11 pode ser chamada de a casa do serviço, porque, compreender que aquilo que para nós é tão valioso (o realizado na casa 10 desde a autoconsciente casa 5 purificada na casa 8) deve ser modificado em prol do bem comum, é realmente um ato de serviço. O serviço em si mesmo é toda aquela atitude consciente (desde a Alma) que, para o melhor funcionamento da comunidade, se flexibiliza e ajusta a seu ambiente de maneira pro ativa, e isto é na realidade esotericamente a casa 11/Aquário, as dinâmicas, ou talvez melhor dizendo, as intuições, que estimulam a compreensão do social e/ou grupal.






Urano, regente da casa 11

A energia cósmica de Urano sempre traz consigo novidades e, com isso, atividade. Todo astrólogo sabe que é uma energia muito “elétrica” e poderosa, não em vão para a mitologia Urano é o pai de todos os planetas, o senhor do Raio. Mas esta novidade como acontece a todo “recém-chegado” está muito afastada dos costumes e seus velhos sentimentos e padrões de conduta e é por isso que a chegada destas novas ideias, além de trazerem consigo a liberação de formas amplamente inspiradoras, também trazem destruição por incompreensão. Esta energia, se for bem entendida graças a uma consciência evoluída, pode ser expansiva e incluente, daí que desde a perspectiva esotérica, Júpiter seja o segundo regente da casa 11. Diríamos que Urano impõe a nova ideia com seu poder livre, dinâmico e rompedor e Júpiter a generosa qualidade que a relaciona com o ambiente de forma benfeitora.

De um ponto de vista mais exotérico (isto é, para as consciências mais materialistas) a casa 11 está também ligada aos tradicionais efeitos de Saturno (frio, reservado , rígido, sofredor e disciplinado), já que para estas consciências tão apegadas ao costume e seus formatos materialistas, a chegada de Urano possa ser vivida com algo incompreensível e difícil de gerir e se for gerida apenas para o bem próprio, em verdade sendo errada e pervertida, daí a necessidade de acudir aos padrões saturninos, nem que seja inconscientemente. Na realidade, o poder saturnino está protegendo referidas consciências. Astrologicamente falando de como farão frente, encaixarão e atuarão referidas consciências materialistas do novo poder de Urano dependerá do papel exotérico que no horóscopo ostentem a casa 1 e 5 e seus regentes Marte e o Sol. 

Exotericamente e muitas vezes também esotericamente, as atitudes pessoais erradas frente às novidades uranianas são corrigidas pelo inteligente poder impessoal que exerce o ambiente sobre o indivíduo, como diz o ditado “se aprende com os demais”. Muitas vezes o amigo, os amigos, a comunidade ou a sociedade, são, embora inconscientemente, muito mais receptivos a Urano e, portanto, mais capazes de corrigir, ou se for conscientemente, de servir, com as novas ideias ao irmão errado. Astrologicamente, esta correção/serviço está escrita nas características da casa 7 e 11, regidas ambas por planetas sagrados. Portanto, nelas está a Correta Compreensão (Vênus) das Leis do Pai (Urano) como complemento corretivo ao excesso de ego ou Sol/5 e sua ação agressiva (Marte/1) e para esta contraparte da consciência, que desde “o sagrado” foi corrigida, Saturno já pode ser entendido como a dificuldadeque oferece a oportunidade

Lembremos que o egoísmo é algo que pertence a um indivíduo em concreto, é uma atitude “cega” única e pessoal que centraliza suas forças em uma só e inflexível direção, é o “ditador” alheio e incluso ofensivo ao que possa pensar/sentir o outro, os amigos, a sociedade, suas leis ou sua própria Alma. Afortunadamente, à medida que se impõe o aspecto espiritual de Urano e seu 7º Raio regente de Ordem, Cerimonial e Magia, o ritmo curador (sattva) se impõe através da compreensão que nos chega do outro ou Tu, (casa 7), e/ou desde os outros ou o Grupo (casa 11). Observemos que Urano é o regente exotérico da casa 11/Aquário e o esotérico da casa 7/Libra. 

Em uma volta mais elevada da espiral, isto é para iniciados ou consciências muito evoluídas, Urano é o regente hierárquico de Áries/casa1, dando a entender que para estas consciências a captação da Inteligência Cósmica do Pai só depende do EU, “o Pai e Eu somos Um”, mas como compreenderão este tipo de poder está ao alcance de muito poucos. 









Alice Bailey - DK sobre a casa 11-Urano

Texto extraído do livro Astrologia Esotérica, Capítulo V “As 3 Constelações principais e o zodíaco”, pág.: 402-403. (Versão em espanhol)

O aspecto autoconsciência do ser humano está se expandindo constantemente sob esta primordial interação, mediante as forças transmitidas por Urano, por intermédio da undécima casa, e cederá lugar, finalmente, à consciência, relações e trabalho grupais. Daí a tendência atual para a amalgamação, à federação, às esferas de ação e aos muitos grupos que caracterizam cada vez mais a inter-relação humana. O espírito grupal e as formas através das quais se expressará estão se manifestando cada vez mais, constituindo assim uma verdadeira iniciação para a raça. É o surgimento da glória do espírito humano de forma mais definida e determinada, e implica em uma orientação para a liberdade, que figurará mais tarde nos registros históricos como a característica marcante desta era de grande conflito. A humanidade participa já nas provas preparatórias para a iniciação - a iniciação do discípulo mundial. Grande é o privilégio que têm vocês de fazer parte disto. Lembremos que o onze é o número do Iniciado, e que atualmente a undécima casa domina; não nos esqueçamos de que Aquário, o undécimo signo, é o signo das relações, a interação e a consciência universais”






Astrologia prática

No exercício prático a seguir, vamos realizar a análise do horóscopo de 6 personalidades da perspectiva de sua casa 11, tanto se há presença nela de planetas como se não há, e não sem antes fazer uma pequena nota sobre o possível nível evolutivo de suas consciências, com o possível raio regente de suas almas. 

A impressão que sempre dão os planetas na casa 11 é de estar como em “terra de ninguém”, “como flutuando no ar”, são planetas muito elevados na carta e afastados de seus ângulos mais próximos (MC e ASC) dando a entender do poder “aéreo” livre, flexível e intuitivo que têm referidos planetas. Quando não há presença de planetas nesta zona do horóscopo sempre há que acudir ao planeta regente do signo presente e, em menor medida, ao papel de Urano.

Para não nos estendermos em excesso nas análises a seguir, nos centraremos apenas nos regentes da casa 11, deixando de lado o papel que Urano exerce nelas.



Alice Bailey

Esta é a carta de Alice Bailey, uma Alma de 2º Raio de Amor e Sabedoriamuito evoluída e, portanto, muito consciente dos poderes de Urano e do papel espiritual da casa 11. O reflexo de seu raio de Alma se vê claramente no poder que Gêmeos e Virgem ostentam em sua carta, ambos portadores do 2° Raio para o nosso planeta e onde residem Sol-Vênus-Urano como os regentes principais de toda a carta. 

Para maior informação sobre este tipo de análise que confirma o tipo de raio através do poder do signo e seus regentes, clique no seguinte link: 2-raio-de-amor-sabedoria-no-horoscopo






A casa 11 de Alice Bailey em Gêmeos se mostra muito poderosa com um Vênus como regente esotérico principal de seu ASC Leão – Sol e com um Mercúrio, como regente exotérico em Câncer regido por uma Lua em Libra, regida por sua vez exotericamente por Vênus e esotericamente por Urano em Virgem. Portanto, os dois regentes (esotérico e exotérico) de sua casa 11 têm uma relação direta com os dois signos portadores do 2º Raio regente de sua Alma, dando a entender que Alice soube ativar espiritualmente as dinâmicas desta casa. Podemos dizer que graças à sua casa 11/Gêmeos, ela soube gerir e flexibilizar muito bem o “excessivo” poder angular (de presença e realização) que ostenta a sua esplêndida casa 10/Áries. Como disse o mestre Tibetano “a capacidade didática de Alice Bailey sempre a ajudou” que em relação à casa que nos diz respeito foi sua capacidade de se adaptar e adaptar seus profundos conhecimentos esotéricos ao seu ambiente social, espiritual ou grupal.



Helena Blavatsky

Este é o horóscopo de uma Alma muito evoluída, uma Alma de 1º Raio de Vontade e Poder, muito refletido na carta através de Áries, Leão e Capricórnio, os três signos portadores deste raio para o nosso planeta. 

Para conhecer mais de perto este tipo de análise que confirma o tipo de raio através do poder do signo e seus regentes, clique no seguinte link: O-reflexo-do-1-raio-no-horoscopo





A casa 11 de Helena não está especialmente ativada, quando isto ocorre há que acudir ao regente do signo que a preside, neste caso, Touro-Vênus e Vênus está na casa 4 Libra, dando a entender que as palavras que o Mestre Tibetano dedicou a Helena no livro Astrologia Esotérica tinham uma relação direta com os significados da casa 11. De fato, seu Vênus angular em Libra, com a exceção de seu poderoso Leão/Sol, se mostra como o regente (exotérico-esotérico e hierárquico) principal de toda a carta.

Palavras do Mestre Tibetano sobre Helena Blavatsky em relação a Libra:

“ ... a efetividade de Libra no plano físico e o poder do sujeito evoluído de Libra para projetar a expressão física, o propósito espiritual interno, ou a vontade direcionada. H. P. Blavatsky foi um exemplo disto; era uma pessoa que estava facultada para fazê-lo.”

Astrologia Esotérica de Alice Bailey (Capítulo de Libra)


Sabe-se que Helena sempre projetou em seu ambiente (associados e associações espirituais) um propósito espiritual muito potente e “enigmático”, certamente proveniente do poder de Plutão em Áries na casa 10, contudo, referido poder, como astrologicamente se poderia supor, não foi um poder destruidor negativo (que em certa medida também foi), mas foi um poder espiritual muito bem integrado e projetado, graças à magnífica inteligência que atesourava desde a raiz da carta sua excepcional Vênus em conjunção com Lua em Libra. 




Leonardo Da Vinci

Leonardo Da Vinci foi uma Alma também muito evoluída e, certamente, seu raio regente da Alma foi o 4º Raio de Beleza e Harmonia, também chamado de energia da arte criadora. O reflexo deste raio na carta se faz muito presente através de Touro - Escorpião e Sagitário os três signos portadores deste raio para o nosso sistema. 

Para conhecer mais sobre este tipo de análise astrológica, clique no seguinte Link:






É claro que nesta carta Vênus desde Touro como regente da casa 11 é um planeta muito importante, mas o que mais chama a atenção é que o regente esotérico do ASC Sagitário ou caminho da Alma, a Terra, está em Escorpião, implicando assim nos domínios da casa 11 os três signos portadores do 4º Raio ou Alma de Leonardo. 

A Terra em toda carta está justo em frente da posição solar, e neste caso está justo na casa 11/Escorpião como regente esotérico do ASC Sagitário ou caminho da Alma e como complemento de Touro/Sol na casa 5, dando a entender que Leonardo bem soube aplicar sua criatividade (5) em seu ambiente (11) de forma influente. Como sabemos, Leonardo foi muito valorizado nos ambientes (grupos) artísticos e sociais de sua época. Há que entender que para uma Alma de 4º R totalmente dedicada à arte criadora, um grupo artístico é o mesmo que dizer um grupo espiritual ou esotérico. 




Vicente Van Gogh

Este maravilhoso pintor certamente também foi uma alma evoluída, mas segundo meu parecer não tanto como foi Leonardo. Sua Alma de 4º Raio de Beleza e Harmonia, também chamado de raio da cor, está inscrita no poder regente que Sagitário e Touro ostentam, sobretudo porque em Touro está Plutão, o regente esotérico de seu esplêndido MC em Peixes e em Sagitário está Júpiter como o regente exotérico do mesmo.





Sabemos que Van Gogh teve muitos problemas para se relacionar com seu ambiente social e artístico, sua casa 11 está muito poderosamente condicionada pelos planetas mas cármicos, Saturno, Plutão e Urano (em queda), dando a entender que para ele foi muito difícil atender às poderosas demandas de sua casa 11. É claro que Van Gogh conseguiu se sair melhor a partir dos esplêndidos significados que prometem seu Peixes na casa 10 + Netuno (os ideais na casa 9) como regente do Asc Câncer, “o caminho da alma”. Diríamos que para a evolução de sua consciência ou Alma para ele foi mais importante cuidar e construir um equilibrado corpo psíquico (Câncer) de “luz” desde seus ideais e sua notável casa 10 e perceber os significados da casa 11, mas como uma dificuldade distante ou situação incontrolável. 

Certamente Plutão em Touro como regente esotérico de Peixes trouxe desde os significados da casa 11 muitas lições transformadoras para o genial pintor holandês, mas seu brilhante MC os sustentou até final como o magnífico pintor que foi, fiel à realização de sua brilhante vocação escrita na casa 10. Seu irmão Theo, o que melhor o compreendeu, está inscrito no poder exotérico que tem seu magnífico Sol exaltado como regente da casa 3, os irmãos. O regente esotérico de Touro é Vulcano, sempre junto ao Sol, dando a entender que seu irmão foi o que melhor compreendeu o profundo papel social do qual seu irmão, em melhores condições psíquicas, teria sido capaz. De fato, esta intuição do irmão é um pouco a promessa do posterior êxito social que seus quadros alcançaram.



Barack Obama

Considero que Obama foi um esplêndido presidente para os Estados Unidos, daí que também considere que estamos frente a uma Alma muito evoluída. Embora com sérias dúvidas, me atreveria a dizer (observando seu poderoso e intencionado dinamismo) que é uma Alma de1º Raio de Vontade e Poder, astrologicamente inscrita na poderosíssima presença que Leão exerce no horóscopo e em muita menor medida no papel de Capricórnio, dois signos portadores do 1º Raio, o raio dos políticos por excelência. Também me atreveria a dizer (por sua moderação e didático brilho na hora de escutar, comunicar e/ou compreender) que sua personalidade é de 2º Raio de Amor-Sabedoria, astrologicamente inscrita no significativo papel que tem sua lua em Gêmeos e, em muita menor medida, Virgem. 

No entanto, poderíamos pensá-lo ao contrário e dizer que, igual que a Alma de seu amado país, Obama foi uma Alma de 2º Raio de Amor e Sabedoriaque se expressou com uma personalidade de 1º Raio dinâmica e poderosa e com o característico brilho de Leão. Em favor desta segunda possibilidade há o fato irrefutável de que a Alma do povo americano se refletiu muito claramente no espontâneo, simpático, vivo, poderoso e amoroso discurso progressista, incluente (não patriótico em excesso) e aquariano que oferecia a magnífica Lua de Obama angular em Gêmeos (2R) trino a Júpiter e em recepção mútua hierárquica com a Terra em Aquário. A verdade é que me é difícil pender para uma das duas opções. 

Para mais informação sobre o horóscopo dos Estados Unidos e os raios implicados clique no seguinte link:  O Horóscopo dos Estados Unidos






Sua casa 11 é regida por Júpiter, em Aquário, em sua própria regência esotérica, e é claro que todos os significados da casa 11 em relação a Barack Obama sempre foram muito expansivos e atuais. Atitudes que incluíam pessoas de diferentes culturas, (o mesmo foi o primeiro presidente de raça negra), vínculos e abertura sincera com outros países e seus presidentes e constantes relações e “sinais” de cumplicidade com tudo aquilo que tinha um componente social progressista e incluente. Astrologicamente, esta expansão universal (livre, mas responsável) é Júpiter (regente da casa 11) em Aquário como regente esotérico do signo Asc ou caminho da Alma de Obama.




Donald Trump

Bem, esta é a carta de Donald Trump, uma consciência que por suas atitudes, ainda muito polarizadas nos aspectos mais materiais da existência, podemos dizer que não é uma consciência com tendência espiritual e que, portanto, a análise de seu horóscopo deve ser quase por completo exotérico. Neste sentido, a personalidade (não a alma) dos Estados Unidos pertence ao 6º Raio de Devoção e Ideal, uma qualidade que, por estar relacionada com o aspecto material, se expressa como uma devoção por ideais claramente egoístas, como são o ideal do poder econômico; o ideal do indivíduo livre em seu sentido egoísta, como por exemplo, o direito a ter armas; o ideal de país e seu sentimento de superioridade frente a outros países; o ideal da propriedade privada e com isso, para citar um exemplo, a exploração excessiva dos recursos naturais; o ideal do feminino como objeto de desejo; o ideal da raça branca frente à estreita visão do imigrante latino, árabe ou do próprio residente de raça negra ...., e estarão de acordo comigo que estas expressões tão idealizadas pertencem também ao tom expressivo de Donald Trump, daí que minha tendência a pensar que Trump é uma Alma do 6º Raio polarizada totalmente com o raio pessoal de seu país. Astrologicamente, a energia deste raio nos chega principalmente através de Sagitário, o signo onde a Lua cheia de Trump exerce um grande poder regente.





Se observarmos a casa 11 de Donald Trump, Câncer exerce uma grande importância e seus planetas Mercúrio, Saturno, Vênus um grande poder regente. Este Câncer (a tradição) é regido exotericamente pela Lua em Sagitário/6º Raio de Devoção ao Ideal de seu país, voltando a tudo o que já dissemos no primeiro parágrafo. Se observarmos, todos os vínculos sociais sinceros que Trump parece ter estão vinculados com as pessoas ou associações que professam os ideais anteriormente nomeados. Portanto, podemos dizer que todas as dinâmicas da casa 11 em Trump estão identificadas com tudo o que a tradição (Câncer) clássica americana oferece a partir do aspecto forma ou personalidade, tão vinculada ao 6º Raio de paixão idealizada refletida em Sagitário + Lua.

Se nos estendermos um pouco mais e buscarmos outras referências astrológicas que confirmem o que parece ser a tônica geral da carta de Donald Trump, devemos prestar atenção à Terra em Sagitário como regente esotérico e inconsciente para ele de seu sol em Gêmeos, reafirmando assim o poder do 6º Raio através do Arqueiro. 

Também devemos prestar atenção à quadratura de Mercúrio com Netuno geradora de razão confusa ou condicionada (neste caso) pelo psiquismo inferior. A quadratura Júpiter Vênus é geradora de excessiva indulgência. A conjunção Urano Sol versus a Lua que, sendo de natureza muito positiva (como sempre é toda lua cheia), por estar implicado o nodo norte, gera excessos erráticos, cármicos e ambiciosos e o que é mais importante e definitivo, observemos a poderosa regência hierárquica, inconsciente para ele, que Marte (portador do aspecto guerreiro do 6° Raio), desde a casa 1 (o eu – temperamento – a cabeça – cara) exerce sobre Sagitário, onde a lua, (a forma mental cármico-emotiva), se reflete compulsivamente através da casa 1/Marte como um sentimento agressivo expressado facialmente. É claro que com muita frequência Donald em seus gestos nos explica seu sentir/pensar.

Trump, esotericamente falando, poderia melhorar muito suas atitudes se desde seu Ascendente Virgem aplicasse mentalmente o discernimento amoroso e construtor característico deste signo e com isso se desse conta do magnífico significado que traz consigo sua lua cheia iluminada pela luz dual e amorosa de “os gêmeos”. Um significado-atitude que o relacionaria diretamente com a Alma americana de 2º R de Amor e Sabedoria, muito mais incluente e generosa com tudo aquilo que não seja exclusivamente americano.





No próximo artigo falaremos sobre a casa 12/Peixes, o lugar onde toda a dinamizada Diversidade da casa 11/Aquário se dilui na Totalidade, o preâmbulo para o aparecimento do Uno na casa 1/Áries.



David C.M.   (logos.astrologiaesoterica@gmail.com)

Um comentário:

  1. Aguardando ansiosamente pelos próximos posts. Como sempre excelente artigo!

    ResponderExcluir