Postagem em destaque

Os 3 níveis do horóscopo

quinta-feira, 29 de abril de 2021

Energias - Esoterismo - Covid 19




COVID 19 

(uma reflexão esotérica)

Introdução

Vista de forma exotérica e muito resumida, a Covid-19 foi, e no momento ainda é, uma doença global, uma pandemia, que devido ao seu mortífero poder obrigou a humanidade e seus respectivos países a tomar medidas de ordem muito restritivas. Umas medidas até agora desconhecidas, mas em princípio as mais adequadas para manter a doença sob controle. 

Logicamente, isto afetou poderes, tradições, tendências culturais e costumes diários da sociedade, até o ponto de chegar a atitudes extremas como a obrigação imposta e/ou autoimposta de ficar quase todo o dia em casa, uma atitude que já desenvolvemos em um artigo anterior e que tem um grande significado esotérico porque, simbolicamente falando, a Casa é a Consciência, “aquele lugar” onde podemos nos recolher”, para assim estar mais perto da nossa essência ou Alma.





Energias

Reflexão Esotérica

Como sabemos, do Aspecto Esotérico “todas as indicações externas não assinalam a verdade, mas unicamente o caminho para as realidades subjetivas, das quais os fatos externos são apenas símbolos”(1)Mas que realidade subjetiva se esconde por trás do símbolo de uma humanidade atemorizada e obrigada a diversificar, e inclusive a anular muitos de seus estimados costumes? Que realidade subjetiva se esconde por trás do símbolo de uma doença global?

Antes de tudo temos que pensar que os inúmeros conflitos, (clima, guerras, pobreza, refugiados, conflitos raciais, religiosos, políticos, econômicos …), que há tempos arrastamos ou, melhor dizendo, sofremos, e dos quais estamos todos amplamente informados, pouco a pouco vão deixando marcas em nossas vidas, levando-nos a uma certa confusão, dúvida e medo, com a consequente desvitalização de nosso corpo etérico…, a “porta aberta” para a doença. 

A humanidade por sua natureza, regida pelo Quarto Raio de Beleza e Harmonia (2),tanto é consciente dos “desejos da mãe terra” como do “espírito nos céus”, uma dualidade que lhe gera tensão, conflito, incitando-a à luta e à consequente intuição, inspiraçãocriativa de Harmonia e Beleza. 

Lamentavelmente, o ser humano costuma expressar com muita frequência o aspecto negativo deste raio: 

A humanidade vê o correto, mas também conhece o errado e vibra entre ambos, lutando primeiro contra um e depois contra o outro, sem perceber durante todo o tempo aquele ponto do meio onde a luta é desconhecida. Ali se encontram a harmonia, o lazer, o descanso e o silêncio pacífico”.(3)

Esta constante luta ou ausência de paz deixa o ser humano“embargado e desesperançado em suas andanças ….”(3)em definitivo, desvitalizado, frágil, com pouca resistência à doença. 

Nas palavras do Mestre Tibetanopor trás do aspecto negativo desta energia está o que denominamos epidemiase a gripe constitui uma de suas principais manifestações”(3)

Mas, se a humanidade sempre teve a tendência de estar condicionada por estas tensões, com suas distintas epidemias, porque agora surgiu uma situação tão exagerada como a atual? A resposta, segundo me parece, é fácil: porque na época presente, além da própria tendência ao conflito e sua consequente desvitalização, somou-se com força crescente uma nova energia. Uma energia muito desconhecida que está criando alteração e aceleração de todos os processos humanos. 

Esotericamente falando, esta nova energia é conhecida como o Sétimo Raio de Ordem, Organização e Magia e sua qualidade é capaz de expressar a Vida Divina no plano físico através de Matéria Organizada. 

Esta energia será a principal regente da Nova Era de Aquário que tão rapidamente está entrando. Uma Era que em sua plenitude (dentro de 1000 anos) expressará compreensão, colaboração e serviço (aspectos divinos) através de uma humanidade muito bem organizada (sociedade) no plano físico. Como tantas vezes se disse, será a Era da Fraternidade Universal. 

Pois bem, a grande maioria das consciências, como acontece atualmente, ainda está muito condicionada pelo passado e com isso a percepção e utilização desta nova energia se torna incorreta. Isto é, o maravilhoso poder de criar formas divinas no plano físico de expressão se distorce, derivando em uma capacidade de criar formas que, por não compreender sua necessidade, têm muito pouca essência divina; são formas condenadas ao fracasso pela ausência de um Amor que as sustente.

Em relação à aplicação e expressão egoísta – materialista deste raio por parte da humanidade, o Mestre Tibetano literalmente nos diz:

A nota-chave do trabalho que o sétimo raio realiza consiste em reunir a vida e a matéria no plano físico. No entanto, quando observado do ângulo da imperfeição, constitui a reunião (se podem compreender a implicação) da Vida, as vidas e a vividade geral do processo criador. Isto se encontra simbolizado na promiscuidade e na incessante interação de toda vida dentro de todas as vidas. Seu resultado é a atividade que demonstram todos os germes e bactérias dentro do meio que melhor os nutrirá”Esta energia é amplamente responsável pelas infecçõee doenças contagiosas". (4)

Pela analogia deste texto com a situação atual, poderíamos dizer que esta “reunião de Vida, vidas e vividade do processo criador” se reflete no imenso poder de interação que, graças à tecnologia moderna, (especialmente desde o surgimento da internet e o desenvolvimento da física quântica), toda a humanidade adquiriu. 

Em nossa sociedade há uma retroalimentação e expressão constante de "eu", mente, emoção, criatividade e vividade ..., de ideias entrelaçadas de todo tipo, de projetos aplicados, de ações e reações, de múltiplas viagens, de atividades que, em grande maioria por sua falta de Amor e Honestidade, são promíscuas, supérfluas, compulsivas, excessivas, ambíguas, confusas, imprecisas, desrespeitosas, perversas ou anormais, um incrível “caldo de cultivo” para todo tipo de “extravagâncias”, entre elas, como símbolo no plano material, o de um vírus desconhecido com um grande poder de infecção.




As Chaves Astrológicas

Astrologicamente, sabemos que o 7°Raio se sintetiza em nosso sistema solar em Urano, o “pai dos céus”, o guardião dos segredos cósmicos, assim como também o princípio ativo (a inspiração) que os desvela. “Urano transmite atividade inata e espontânea, produz desenvolvimento evolutivo - natural e espiritual. É o anseio de melhorar as condições”(5).

Assim, há uns 3 anos que Urano em Touro está em quedasendo isto em grande parte responsável pelo que está nos acontecendo. 

Sabemos que Touro, (junto com Escorpião, portadores do 4º Raio), exotericamente rege “o desejo de possuir ...”, daí que Urano, “o desenvolvimento ordenado, inteligente e inspirado”, se sinta em queda nele, sendo em Escorpião sua exaltação, o signo onde a “liberdade da águia” (Urano) é alcançada, graças ao desapego do desejo em Touro. 

Na verdade os 12 são 6, e neste sentido a Beleza que Touro exige só pode ser alcançada através da transformaçãoque traz consigo o conflito e a luta em Escorpião. O desejo por adquirir a Luz do Conhecimento não existe quando predomina o desejo pelo material, mas este desejo desaparece quando a Luz do Conhecimento se impõe. Esotericamente, a queda de Urano nas “cegas” profundezas dos desejos taurinos é a missão de despertar essa Luz.

Mas parece claro que com o poder que em nossa sociedade exerce o desejo pelo material, a missão de despertar esta Luz não é fácil nem provável, e o mais lógico é que através da inteligência desejosa e instintiva da massa surja o aspecto negativo de um Urano em queda. Isto é, de atividades precipitadas e radicais, de natureza pervertida e desenvolvimento confuso, de atitudes frias motivadas pela aparência e seu desejo (Touro Exotérico) e não pela aspiração de adquirir Conhecimento ou Luz espiritual (Touro Esotérico).

Por outro lado, esotericamente falando, neste processo global se soma Plutão, (a destruição) em Capricórnio, (as estruturas sociais), abrindo-se assim a possibilidade de ver (intuir) novos caminhos através da destruição das velhas estruturas. Lembremos que “Plutão rege a morte ou a cessação das velhas ideias ou emoções”(6).

Ao mesmo tempo, soma-se a Capricórnio, Saturno em dignidade exotérica e esotérica, dando a entender que a situação cármica surgida oculta a nobreza de uma grande oportunidade. E justo com a chegada da Covid entrou Júpiter em Capricórnio, em queda(7), exotericamente o reflexo negativo da expansão do poder destruidor da Covid no mundo inteiro. 

E, finalmente, não podemos nos esquecer de Netuno, o planeta da sensibilidade, em dignidade cósmica em Peixes, dando a entender que para a massa em geral, durante este processo, houve e continua havendo um excesso de sensibilidade ou motivação pelo glamour (atração) que geram os velhos ideais passados. Mas felizmente esta dignidade astrológica de Netuno, para muitas Almas conscientes, foi, é e será uma oportunidade para adquirir sensibilidade superior, com mais essência, uma visão mais próxima ao ideal da Nova Era: o Amor em todos e para todos, Fraternidade.



A Carta 

Traçada para o dia em que a China declarou ao mundo 

seu conhecimento da Covid-19

(desconhecemos a hora, se algum dos nossos leitores a conhece que nos informe, agradecemos)


para ver melhor a carta clique na imagem


Capricórnio tem um poder enorme nesta carta, e o fato de que Saturno (no próprio signo exotérico e esotérico), Plutão (regente esotérico e hierárquico de Peixes) e os nodos lunares estejam implicados, nos fala de um processo profundamente cármico. As velhas estruturas de Terceiro Raio, muito vinculadas com o aspecto prático e resolutivo da sociedade, estão sendo destruídas. 

A Regência Exotérica nos fala das forças mais pessoais disponíveis (egoístas ou não), a Regência Esotérica nos fala da Consciência, aspecto subjetivo que ilumina ou condiciona estas forças e a Regência Hierárquica faz referência ao poder criador Espiritual que surge uma vez que as duas primeiras tenham se unificado. E nestes eventos tão poderosos e transcendentes o papel dos regentes hierárquicos é muito importante, porque após sua aparência sumamente destruidora, podemos entrever um princípio espiritual construtor de novas formas, criador de novas tendências de futuro.

Daí que Vênus em Aquário, o regente hierárquico de todo o poder de Capricórnio, acentue os significados da Nova Era. E que a Lua, como a regente hierárquico de Aquário, em Peixes com Netuno, nos fale dos novos ideais e sensibilidades que, através da destruição, devem surgir.




Conclusão

Podemos dizer, pois, que o poder da humanidade de criar e interagir inúmeras formas que, por falta de amor, são supérfluas e, portanto, condenadas a morrer, junto com o desânimo ou desvitalização pela luta sem descanso que a humanidade há tempo demais vem arrastando, são as principais causas (fragilidades) que permitiram a entrada do vírus e seu grande poder destruidor.

O vinculo astrológico destas duas causas (ou qualidades de raio) mal aplicadas podem se sintetizar na má relação exotérica que Urano (7R) tem com Touro (4R), sem esquecer o poderoso papel cármico destruidor que Capricórnio exerce e a facilidade para o “espelhismo” que oferece Netuno em Peixes para voltar aos ideais do passado.

Mas, como sabemos, esoterismo é saber reconhecer e transmutar a aparente dificuldade externa em uma oportunidade para melhorar, para sermos mais livres e responsáveis e, com isso, estarmos mais perto da Alma, nosso verdadeiro Ideal, nosso Destino.




"Ca a Lola" 

(o valor do simples)

Lembro-me que, quando criança, na rua em que cresci havia uma padaria, "Ca a Lola", uma padaria estupenda, onde o pão, praticamente a única coisa que vendiam, era muito bom. Ir a "Ca a Lola" era ir comprar o pão do dia, feito durante a noite com trabalho, arte e amor. 

Com o longo passar dos anos, a Lola ficou idosa e aquela padaria fechou …., em pouco tempo novas formas e atividades chegaram, todas com sua página web, todas com um excesso de motivação econômica, todas com o pão processado, congelado …, pouco demoraram para fechar, abrindo-se outras um pouco mas além ou um pouco mas para cá…, a verdade, mas bem triste, não me lembro delas, só me lembro da essência de "Ca a Lola", do calor da padaria, do corte no balcão, do sabor no pão, do carinho no trato, do Amor ao Trabalho.


Este artigo é dedicado a todas as pessoas idosas que não sabem usar o celular e que com seu olhar, rodeadas de celulares, ainda buscam o amigo com o qual falar, sentir ou compartilhar. 




Fontes e esclarecimentos:

1) Astrologia Esotérica de A.B. - Capítulo de Aquário

2) A Beleza e a Harmonia são duas qualidades que definem muito bem o 4º Raio, a energia regente de toda a humanidade. O desejo, ou antes, a necessidade de alcançar referida Beleza, sempre pode criar tensão ou conflito, mas em sua essência lutadora está a conquista dEla.

3) A Cura Esotérica de A.B. – Capítulo III – Carma causado pelos 7 Raios – IV Raio

4) A Cura Esotérica de A.B. – Capítulo III – Carma causado pelos 7 Raios – VII Raio

5) Astrologia Esotérica de A.B. - Capítulo de Aquário

6) Tratado de Magia Branca de A.B. - Regra 10 - “a astrologia e as energias”

7) Júpiter alcança em Capricórnio, seu ponto mais inferior de expressão no aspecto mais denso da matéria, e em seguida – quando o amor triunfa e o egoísmo morre – este aspecto inferior se dissipa e desaparece. O simbolismo se refere à “queda” dos aspectos superiores, e depois à queda ou desaparecimento de tudo o que é vil e ruim”. (Astrologia Esotérica – Capítulo de Capricórnio)




Artigo finalizado na Lua cheia de Wesak, o compromisso do Buda para com a Humanidade. 

Sidarta, aquele Ser que, preocupado com o sofrimento humano, nos delineou o caminho da sabedoria, da atitude inteligente, simples.


.


Tabela de regências

Constelação  Ortodoxa  Esotérica   Hierárquica

Áries  Marte   Mercúrio   Urano

Touro  Vênus  Vulcano   Vulcano

Gêmeos  Mercúrio   Vênus   Terra

Câncer  A Lua   Netuno   Netuno

Leo   O Sol    O Sol*    O Sol*

Virgo  Mercúrio   A Lua*  Júpiter

Libra  Vênus   Urano   Saturno

Escorpião  Marte   Marte    Mercúrio

Sagitário  Júpiter   A Terra   Marte

Capricórnio  Saturno   Saturno   Vênus

Aquário  Urano   Júpiter   A Lua*

Peixes  Júpiter  Plutão  Plutão

*A lua em Virgem oculta Vulcano e em Aquário a Urano. 

*O Sol esoterico em Leo oculta Neptuno e o hierárquico a Urano



David C.M.
logos.astrologiaesoterica@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário