Postagem em destaque

Os 3 níveis do horóscopo

quinta-feira, 22 de julho de 2021

Os presidentes dos EUA (astrologia esotérica)



A dificuldade da Astrologia Esotérica.

É um dos máximos objetivos deste blog procurar vincular os conceitos astrológicos esotéricos revelados pelo Mestre Tibetano com a astrologia prática, tal e como a conhecemos atualmente. Na verdade não é um objetivo fácil, pois, como o Mestre nos diz: 

O tema, porém, já é por si só suficiente­mente obscuro para dissuadir a maioria das pessoas. As relações a estabelecer não podem estar baseadas em um ponto de partida definido, como algumas vezes é possível ao confeccionar horóscopos individuais, mas nos efeitos das energias que provêm diretamente dos próprios signos, ou via certos regentes planetários (que podem ser exotéricos, esotéricos ou hierárquicos). Estes efeitos, por sua vez, são condicionados pela interação combinada das energias dos raios que regem a alma ou a personalidade de uma nação, ou do país em consideração” 

Estas considerações fazem aparecer com mais clareza a extrema dificuldade desta ciência. Mas não há porque desanimar, pois trata-se de uma ciência sujeita a momentos de intensa iluminação, quando a intuição revela repentinamente as leis determinantes e quando a faculdade de pensar em termos abstratos e sintéticos começa a verter correntes de luz sobre os problemas mais difíceis e complexos. Quando um novo ciclo de paz se estabelecer no mundo e houver uma nova oportunidade de desenvolvimento da consciência, descobriremos que este fator embrionário que chamamos de intuição florescerá e se tornará uma expressão da consciência humana tão reconhecível como o poder intelectual e a percepção mental atuais da raça. Até chegar este momento, o astrólogo investigador deve prosseguir com esperança, embora ainda não possa esperar uma plena compreensão dos dados aqui expostos”. ¹

Portanto, somos obrigados a persistir e da amplitude que oferecem a confiança e o amor por Seus livros e pela Humanidade procurar aprofundar nas verdades práticas que sua aparente complexidade sinaliza.






Introdução

Energias em relação

Este estudo está centrado nos Estados Unidos por ser este o país mais importante da nossa história recente e também, se for capaz de reconhecer seu potencial espiritual, de toda a futura Era de Aquário. Sempre se aprende estudando o caso superior não o inferior. 

Porém a nossa análise não tratará da carta nacional do país, sobre ela já temos um artigo publicado no seguinte link Horoscopo dos Estados Unidos   vai girar em “o como” as energias e qualidades superiores do país se refletem no horóscopo de suas almas² mais destacadas. 

Em relação a isso, “preciso lembrar que a alma dos povos é representada por aqueles que reagem às influências doraio da alma e do signo que o está afetando(seu ascendente poderíamos dizer), enquanto que as massas são condicionadas pelo raio da personalidade e, em consequência, pelo signo solar da nação específica”³

Aqui há um clara referência ao que é “a massa”como a atitude inferior, o aspecto egoísta, reativo e destruidor da nação e o que são os “aqueles”, como aquelas consciências que respondem à expressão superior, altruísta e construtora do pais. 

Do plano das energias e forças implicadas é uma relação dual entre o Signo ASC + Raio da Alma < versus > Signo Solar + Raio da Personalidade e sobre esta dualidade, com ênfase na alma, fizemos nossa reflexão. 

Vejamos, pois, quais são as energias duais implicadas no caso dos Estados Unidos da América:




E pluribus unum é o lema nacional dos Estados Unidos.
Traduzido do 
latim, significa "de muitos, um".

Energias (raios e signos) que mais 

condicionam os Estados Unidos da América

Em forma muito resumida e baseando-nos no que nos diz Alice Bailey em seus Livros Azuis, as energias e os significados principais que condicionam a Alma e a Personalidade dos EUA são: 

  • Os Estados Unidos desde seu aspecto superior é uma Alma de 2º Raio de Amor e Sabedoria regida por Aquário. Aqui Júpiter, como portador deste raio e regente esotérico de Aquário, é o responsável final pelo poder de expansão, de abastecer, de semear, de compreensão, de liberdade …, que este país exerce no mundo. Neste nível superior, Gêmeos, assim como Peixes e Virgem, são canais puros para a expressão do segundo raio regente de sua Alma. Em muitos sentidos estas energias expressam qualidades do chacra Coração, que no caso dos Estados Unidos se situa em Los Angeles. 

    Por outro lado, nas palavras do Mestre Tibetano “este é um povo com profundos ideais espirituais e humanitários”, daí que os significados superiores de Sagitário e da casa 9 (também regidos por Júpiter) devam ser tidos muito em conta. 

  • Os Estados Unidos desde seu aspecto inferior é uma Personalidade de 6º Raio de Devoção e Ideal regida por GêmeosDesta perspectiva mais material, a versátil vitalidade de Gêmeos, mais o poder de idealizar do sexto raio são negativos. Aqui Mercúrio, o regente exotérico, pode gerar atitudes caprichosas ou padrões mentais condicionados pelos ideais exclusivos de um sexto raio ancorado no egoísmo. A personalidade americana se encerra em seus sentimentos, “se sentem únicos” e abonadores de sua exclusividade. É o clássico poder inferior centralizado no plexo solar e expresso agressivamente através de Marte, o portador do sexto Raio, a conquista das coisas através das armas. 

    Neste nível inferior, o aspecto superior do segundo raio da nação se distorce, mostrando-se como o amor que atrai o que este eu egoísta (ideal excludente) deseja. Ainda são muitos os excessos e exuberâncias (físicos, emocionais e mentais) que este país expressa, condicionado por “aquele que só vê seu próprio umbigo”. 


Assim, ante esta expressão dual que tanto condiciona “as experiências do caminho”, é responsabilidade de toda consciência evoluída, (seja um Logos solar, um planeta, um reino, um país ou um indivíduo), utilizar o aspecto superior para purificar e integrar o aspecto inferior. 

Em relação a como EEUU pode ou poderia gerir esta dualidade, o Mestre Tibetano nos diz: “Se o idealismo dos Estados Unidos da América, que a sua personalidade hoje expressa e evidencia em sua ruidosa e proclamada ideia do maior e melhor, pudesse ser iluminado pela lei do amor, então o modelo subjacente à estrutura dos Estados Unidos apareceria em linhas de luz, e teríamos o cânone da futura luz racial em contraposição em vez das muitas tendências nacionais separatistas (que regem o mundo)”.

Neste caso a lei do amor se reflete na energia do 2º Raio de Amor e Sabedoria e nos significados superiores de Aquário e Júpiter. E se em um futuro, continua dizendo o Mestre, ocorre ou aumenta este despertar, “Estados Unidos representarão a faculdade intuitiva, expressa como iluminação e o poder de fusionar e mesclar”.⁴ Atualmente, e com a triste exceção de seus primeiros nativos, esta fusão se demonstra na poderosa mescla de raças e culturas que tanto caracteriza a nação norte-americana.





O vínculo entre a Nação e seus máximos representantes

Vejamos, pois, como as qualidades superiores dos EUA se refletem nos horóscopos de cinco de suas almas, neste caso líderes políticos ou estadistas² mais influentes. Cinco líderes que, sem lugar a dúvidas, expressaram claramente o aspecto superior do povo americano, até o ponto em que inclusive alguns deles provocaram a característica reação, (relacionada com o aspecto inferior das massas), que acabou com suas vidas. 

Antes de continuar, temos que dizer que, por sua vocação política e seu claro senso de poder, quase todas (por não dizer todas) as cinco almas escolhidas, a nosso ver estão regidas pelo 1º Raio de Vontade e Poder. Foram (ou são) almas que reencarnaram neste país com o claro propósito (vontade dinâmica) de manifestar as qualidades superiores da Nação. Diríamos que seu poder de 1º Raio (graças ao alto nível de consciência que o gerou) se subordinou às necessidades do todo maior ou país.

Neste sentido para tornar mais compreensível a análise, a dividiremos em dois parágrafos: 

  • O primeiro “em relação ao aspecto superior da nação” fará referência ao como nestes cinco horóscopos se refletem e se relacionam as três energias superiores do país, que são Aquário, o 2º Raio de Amor e Sabedoria e a capacidade de gerar Ideais Espirituais. 

  • O segundo, muito menos importante, “em relação a eles mesmos” fará referência ao como em seus horóscopos se demonstra o 1º Raio de Vontade e Poder mais próprio de sua Alma e não do país.

Não trataremos, para não alongar o artigo em excesso, do aspecto mais inferior do país e sua possível relação com os personagens escolhidos. No entanto, é preciso dizer que, como são Almas muito evoluídas, neles pouco se refletiu referido aspecto; isto é, eles tiveram consciência dele, mas o ajustaram ao aspecto superior do país onde eles mesmos reencarnaram. 

Por outro lado e sem medo de nos equivocarmos no estudo, utilizamos os três tipos de regência (exotérica, esotérica e hierárquica) possíveis, porque em seres com “um destino” muito marcado e/ou com muita influência social, comprovamos que os três tipos de regência trabalham claramente em seus horóscopos. Para quem não esteja familiarizado com estas regências propostas por Alice Bailey, ao final do artigo pomos à sua disposição a tabela completa.





Washington Crossing the Delaware 

George Washington

George Washington, o primeiro presidente do país, foi um dos “pais fundadores” da nação e o líder máximo nas batalhas que o povo travou para alcançar a independência da Inglaterra. O Mestre Tibetano em “Educação da Nova Era” o nomeia no seguinte parágrafo: 

Os heróis da história são todos guerreiros: Alexandre Magno, Julio Cesar, Átila rei dos Hunos, Ricardo Coração de Leão, Napoleão, George Washington e muitos outros”.



Em relação ao aspecto superior da nação neste horóscopo a presença de Aquário, seu caminho da Alma, é clara. Observemos como o poder de Mercúrio, regente exotérico de Gêmeos, esotérico de Áries e hierárquico de Escorpião, brilha em “o aguador” desde o mais alto, a casa 10. Porém, ainda mais importante é ver como este brilho está reforçado por Vulcano, o regente esotérico e hierárquico de Touro, o caminho da Alma de George Washington, dando a entender do identificado que Washington estava com as qualidades universais deste signo. Lembremos que a Vulcano sempre há que situá-lo entre o Sol e Mercúrio.

Por outro lado, o 2º Raio de Amor e Sabedoria, qualidade principal da Alma do país, está refletida em Peixes, signo de segundo raio. Os “peixes”, com a presença do Sol e de Vênus, têm um papel chave na carta. O poderoso trino aplicativo que Mercúrio exerce sobre Júpiter é o selo definitivo deste vínculo entre Aquário, o 2º Raio e Júpiter.

O poder de criar e expressar Ideais Espirituais ou humanitários próprios do país se pode observar na “cor” sagitariana de Urano que, como regente exotérico de Aquário, esotérico de Libra e hierárquico de Áries, se opõe a Netuno, “o Deus do idealismo”, em Gêmeos, que neste nível da análise é portador do segundo raio de Amor e Sabedoria.Lembremos que o 2º Raio nos chega através de Gêmeos, Virgem e Peixes. Diríamos que os ideais de Washington, pela contraposição que cria Netuno desde Gêmeos, tinham o amor incluente característico deste raio, isto é, eram flexíveis, humanitários e livres, não de poder, exclusivos ou pátrios, como certamente foram os ideais que motivaram os ingleses.

Também é importante a presença da Lua na casa 9 dos Ideais. Astrologicamente, a casa onde está a Lua sempre é um lugar para o qual a mente, para bem ou para mal, presta muita atenção. 

Em relação a “o mesmo” por suas experiências vitais vinculadas com o arquétipo de “aquele que inicia”, ou “aquele que é o primeiro” pensamos que George Washington foi uma Alma de 1º Raio de Vontade e Poder . Uma energia refletida no grande poder que, como regente hierárquico, sua Lua em Capricórnio exercia sobre Aquário, Mercúrio e Vulcano. Embora mais debilmente, esta energia também se reflete em Áries – de onde Saturno rege esotérica e exotericamente esta importante Lua. Lembremos que o 1º Raio nos chega através de Áries, Leão e Capricórnio. Ao mirar esta carta e a de Lincoln temos a sensação que desde os extremos Capricórnio-Áries (signos de poder) se protege o “tesouro central” escrito em Aquário-Peixes, signos de serviço e sacrifício vinculados com a nação.

E para finalizar, onde pensa que está escrito o elogio do Mestre Tibetano quando diz: “foi um grande guerreiro”?…, na poderosa posição angular que Marte expressa em Escorpião. Um Marte em dignidade e regido hierarquicamente por Mercúrio em Aquário, o caminho da Alma para a Nação. Podemos dizer que a luta (Marte) triunfante (Escorpião) de George Washington esteve inspirada ou regida pelos significados espirituais do “aguador”. 






Abraham Lincoln

Sem lugar a dúvidas, Abraham Lincoln como o máximo abonador (durante a guerra civil) da união do país e principal bandeira da abolição da escravidão, é o máximo artífice desta grande nação. Alice Bailey em seu livro “A Exteriorização da Hierarquia” quando faz referência aos Avatares Raciais escreve: 

estes aparecimentos são evocados pelo gênio e destino de uma raça; o homem típico (em qualidade e consciência, não necessariamente pelo seu físico) prefigura a natureza de tal raça. Assim foi Abraham Lincoln, que saiu da própria alma de um povo, introduzindo e transmitindo uma qualidade racial – qualidade a ser exercitada posteriormente, à medida que a raça vai se desenvolvendo”.



Em relação ao aspecto superior da nação é uma evidência que na carta de Abraham Lincoln seu caminho de alma coincidiu plenamente com o caminho da alma do país, Aquário. Além disso Júpiter, o regente esotérico do “aguador” está em dignidade exotérica em Peixes, regido por Plutão em dignidade esotérica e hierárquica também em Peixes. Há uma dupla ênfase do 2º Raio de Amor e Sabedoria através de “os peixes”, o signo dos Avatares. Verdadeiramente sua conexão com as energias principais da nação foi muito elevada, talvez inclusive pudéssemos dizer que foi o artífice (avatar) para que referidas energias definitivamente se consolidassem.

Por outro lado, o idealismo espiritual subjacente na nação em sua carta está inscrito na grandeza de Netuno e Sagitário. E Urano, “a divina inspiração”, o regente exotérico de Aquário (ASC+Sol), se posiciona exaltado na cúspide da casa 9, a casa onde o Ideal Espiritual é o reflexo do Dharma. 

Em relação a “o mesmo” , por suas atitudes, vinculadas com a política, o governo e o poder de impor sua vontade ou propósito podemos afirmar que Abraham Lincoln foi uma Alma regida pelo 1º Raio de Vontade e Poder; não creio que ninguém discuta neste grande iniciado sua enorme capacidade de expressar as qualidades deste raio. 

Astrologicamente, o primeiro raio está escrito na poderosa regência hierárquica que a Lua em Capricórnio (signo de 1º Raio) exerce sobre Aquário (ASC+Sol), vendo que, ao mesmo tempo, a Lua está regida hierarquicamente por Vênus em Áries (também signo de 1º Raio). Por outro lado, Plutão (planeta de 1º Raio) em própria regência esotérica e hierárquica é, junto com Júpiter (planeta de 2º raio), o regente final de toda a carta. A mescla do primeiro com o segundo é poderosa. 

Abraham foi uma Alma de 1º Raio com a clara Vontade de expressar as qualidades mais espirituais da nação que o atesourava em Aquário – Peixes/ 2º Raio

De uma visão mais geral do horóscopo, podemos afirmar que Abraham foi um poderoso “eu” (casa 1 e 2 muito ativadas) “brilhando à grande altura” (casa 9 e 10 muito ativadas). Evidentemente, em toda carta há um carma “negativo a sofrer e a trabalhar” que neste caso se simboliza na “solidão” em que implica uma lua capricorniana na casa 12. Um Carma (Lua) que quando se autodescobriu em seu verdadeiro destino aquariano começou a expressar Urano, o Pai da Nação, a liberdade inspirada pela responsabilidade.






Franklin D. Roosevelt 

É evidente que o papel fundamental que este presidente teve na segunda guerra mundial, na recuperação (New Deal) da “grande depressão” ou na criação da ONU, é o reflexo de uma grande alma. Alice Bailey o cita em vários de seus livros: 

Na política há grandes e inteligentes estadistas que estão se esforçando para guiar sabia­mente as pessoas, mas ainda têm muito o que enfrentar; entre eles; Franklin D. Roosevelt, é o destacado exemplo moderno, pois deu o melhor de si mesmo e morreu servindo a humanidade”. 

Os Problemas da Humanidade” de Alice Bailey.



Em relação ao aspecto superior do país no horóscopo de Roosevelt também fica muito claro o vínculo entre Aquário/Sol e o 2º Raio de Amor e Sabedoria através de Virgem/ASC. Além disso há um recepção mútua entre os regentes exotéricos de Virgem (Mercúrio) e Aquário (Urano), que afiança este vínculo. Por outro lado, Virgem (hierarquicamente) como Aquário (esotericamente) estão regidos por Júpiter, planeta do segundo raio, na cúspide da casa 9 em Touro. Um Touro que, por sua vez, está regido esotericamente e hierarquicamente por Vulcano em Aquário. É uma evidência de que as 3 qualidades superiores do país estão muito bem fusionadas.

Seu vínculo com a capacidade de criar Ideais Espirituais está escrito no poder que Júpiter, conjunto a Netuno, tem na cúspide da casa 9, a casa do Dharma. Por outro lado, seu Urano em casa um faz de Roosevelt uma Alma com energia e inspiração para revelar novas ideias. Em relação a isso, Alice Bailey nos diz:

Uma das coisas mais espiritualmente animadoras que estão ocorrendo no mundo atual é o emprego, em cada país, da palavra Liberdade; o grande discípulo, F. D. Roosevelt, introduziu esta palavra em um sentido novo e mais universal, tendo agora um significado mais pleno e profundo para a humanidade” É famoso seu discurso sobre as 4 liberdades.

Em relação a “o mesmo” estamos seguros de que Roosevelt por suas dinâmicas vinculações com o poder e a política foi uma Alma de 1º Raio de Vontade e Poder. Curiosamente, sua carta é uma exceção, porque nela os signos de portadores deste raio (Áries Leão Capricórnio) não têm quase presença, apenas a Terra em Leão, como a regente hierárquica de seu poderoso Marte angular em Gêmeos, o que não é pouco. Mas onde verdadeiramente podemos ver o selo do primeiro raio na carta de Roosevelt é em Vulcano, o planeta sagrado portador deste raio, que em si mesmo é o regente esotérico e hierárquico de todos os seus planetas em Touro, que são 4! 

Vulcano é “aquele que persiste”, “o forjador do ferro”, a Vontade inquebrantável daquele que tem um propósito, no caso de Roosevelt, fazer que no país nasça (Virgem) uma melhor expressão do segundo raio (Virgem - Gêmeos - Júpiter - Netuno) utilizando para isso a qualidades de Aquário; isto é, para Franklin D. Roosevelt Vulcano é o reflexo astrológico de sua vontade de expressar o melhor da nação.





John F. Kennedy

Tudo e por ter tomado decisões muito controvertidas para enfrentar a pujança que por aquele momento tinha o Comunismo, não podemos negar o grande carisma que valorizava J. F. K. Não há dúvida de que foi uma alma que marcou o povo americano e em certo sentido também o mundo. Seus discursos ainda são estudados pela esperança que desprendiam; assim como também são bem conhecidos suas tentativas de promover melhores leis e recursos para fazer frente à pobreza, ao racismo, à sanidade pública ou à conquista do espaço, não em vão os norte-americanos votem em Kennedy como um entre os melhores presidentes que teve o país, colocando-o no nível dos três anteriores. Suas são as palavras:

«Assim que, companheiros estadunidenses, não perguntem o que seu país pode fazer por vocês; perguntem que vocês podem fazer por seu país».




Em relação ao aspecto superior da nação  a carta de Kennedy mostra um claro contato com Aquário e o 2º Raio. Observemos como o regente esotérico do ascendente Libra ou seu caminho da Alma, é Urano em Aquário em própria dignidade exotérica e regido hierarquicamente por uma Lua em dignidade esotérica em Virgem, signo portador do segundo raio. O caminho da Alma, o 2º Raio e Aquário vão na mesma mão.

A presença do 2º Raio de Amor e Sabedoria através dos signos de Virgem (Lua em própria regência esotérica) e Gêmeos (Sol junto a Vênus em própria regência esotérica) é muito poderosa.

Sua capacidade para expressar um Idealismo sensível com este Netuno no ponto culminante da casa 10 é enorme. E este Netuno está regido esotericamente pelo Sol que, por sua vez, está regido por Vênus em dignidade esotérica em Gêmeos na cúspide da casa 9. Além disso, embora não pareça, também está incluído o poder de Sagitário, já que o regente hierárquico de Gêmeos é a Terra em própria dignidade esotérica em Sagitário na casa 3, a comunicação. Esta casa 9 + Netuno são o selo astrológico de seus poderosos discursos criadores de esperança.

Em relação a “o mesmo” pensamos, que por seu claro vínculo com o mundo da política, o poder e a capacidade de governar, J. F. Kennedy foi uma alma de 1º Raio de Vontade e Poder. E isto astrologicamente passa por seu Netuno em Leão (signo de 1º Raio) dominando toda a carta desde a casa 10. Observemos que Saturno, regente hierárquico de Libra, em Câncer, está regido esotérica e hierarquicamente por este Netuno em Leão. De um ponto de vista posicional, e com licença dos três signos de ar, este Leão através Netuno é o signo mais poderoso de toda a carta.

De um ponto de vista mais inferior, é sabido, se seguimos sua biografia, que pessoalmente John F. Kennedy teve momentos de “debilidade”, inscritos claramente no poder exotérico de seu Gêmeos. Seu sol muitas vezes condicionado pela instabilidade emocional que cria o nodo norte em casa 4, Saturno em Câncer, uma casa 8 poderosa e, sobretudo, a ajustada quadratura Vênus Lua na casa 12, se deixou levar pelo excesso pessoal. 

Mas também teve momentos de grande inspiração, através do grande trino de ar que há entre a casa 5 (a inteligência natural com Urano-Aquário), as casa 9 (a inteligência espiritual com Vênus e Gêmeos/2º Raio), e a casa 1 (o caminho da alma em Libra). Libra é a Inteligência Prática que se expressa como Equilíbrio e parece claro que enquanto mais Kennedy praticou referida inteligência, mais se aproximou do seu Dharma ou ação correta relacionada com seu positivo Vênus em própria regência esotérica. 







Barack Hussein Obama

Sabemos que esta escolha, talvez por sua memória recente, pode gerar controvérsia, mas deste blog pensamos que a história colocará Obama em seu justo lugar entre os grandes. E não somente por ter sido o primeiro presidente de cor, que isto para este país já é muito, como também por suas solidárias posições frente à imigração, a sanidade publica, o ecologismo, o papel da mulher, seu vínculo com a Europa, a relação com Cuba, a paz com o Irã, o pedido de perdão ao Japão, sua atitude enérgica para com Putin, suas simpatias demonstradas por Nelson Mandela ou Martin Luther King ou suas boas relações com Angela Merkel ou José Mujica…., e sem lugar a dúvidas também por sua oratória franca, incluente e plena de otimismo, expressões todas do aspecto superior do país. 




Em relação ao aspecto superior da nação como não podia ser de outra forma, é muito claro o poderosos papel que tem Aquário no horóscopo de Obama, Aquário é seu (e o do país) caminho da Alma, e nele se posiciona Júpiter, seu regente esotérico. 

Por outro lado, o 2º Raio de Amor e Sabedoria regente da Alma do país também surge com muita força através da Lua, regente hierárquica de Aquário, em Gêmeos signo de segundo raio. Em verdade nesta carta há uma recepção mútua hierárquica já que sua lua, em Gêmeos, está regida hierarquicamente pela Terra em Aquário e vice-versa. O segundo raio e Aquário estão muito bem mesclados.

Seu idealismo, através de Netuno em casa 9, é enorme. Além disso, o regente exotérico e esotérico deste Netuno é Marte em Virgem regido esotericamente pela Lua. E esta Lua de segundo raio conectada com os significados da casa 9 e apoiada pelo esplêndido trino que recebe de Júpiter e o sextil de Mercúrio, é seu poder de expressar estes ideais aquarianos de 2º Raio através da oratória. 

No horóscopo de Obama podemos observar uma clara relação entre a casa 9, (o ideal); Júpiter o portador do 2º Raio em dignidade esotérica em Aquário; a Lua, regente hierárquica de Aquário, em Gêmeos signo de 2º Raio Mercúrio, o regente exotérico de referida Lua e hierárquico de Netuno. É uma combinação que mescla poderosamente as energias superiores do país. 

Em relação a “o mesmo” é uma evidência que o selo do 1º Raio de Vontade e Poder em Barack Obama é seu poderoso Leão. Por pouco que observem seu dinamismo e sua atitude que durante 8 anos o relacionaram com o poder, (lembrando agora mesmo seu “duro”, pensamos que merecido, comportamento ante Putin, ou sua inflamada vitória ante Hillary), verão nele o primeiro raio através de Leão.

De um ponto de vista mais pessoal ou exotérico, sua inteligência Lunar, assim como sua poderosa casa 7 são o claro reflexo do carisma que para ele e para muita gente do país teve (e tem) sua mulher Michelle Obama.




Sky line de Los Angeles com as montanhas Sant Grabiel atrás


Desejamos de todo Coração que este artigo sirva de inspiração para continuar aprofundando nas magníficas propostas astrológicas e psicológicas que os Livros Azuis do Mestre Tibetano e de Alice Bailey, nos transmitem.



.  .  .  .  .  .  .


¹ “O Destino das Nações” Cap: As Naçõese seus Signos Regentes

² Nós nos concentramos em cinco personalidades políticas, presidentes escolhidos, na intenção de não tornar o trabalho muito extenso, mas a análise bem poderia derivar para outro tipo de líderes (sociais, artísticos, “heróis” nacionais) representativos da nação e sua cultura . 

³ O Destino das Nações” Cap: As Naçõese seus Signos Regentes. 

 O Destino das Nações” Cap: As Nações e os Raios 



Tabela de regências

Em azul os planetas e os signos mais importantes para os EUA

Constelação    Ortodoxa    Esotérica    Hierárquica


Áries     Marte      Mercúrio     Urano

Touro     Vênus      Vulcano     Vulcano

Gêmeos     Mercúrio      Vênus     Terra

Câncer     A Lua      Netuno     Netuno

Leo     O Sol      O Sol*     O Sol*

Virgo     Mercúrio      A Lua*     Júpiter

Libra     Vênus      Urano     Saturno

Escorpião     Marte      Marte      Mercúrio

Sagitário     Júpiter      A Terra     Marte

Capricórnio     Saturno     Saturno     Vênus

Aquário     Urano      Júpiter     A Lua*

Peixes     Júpiter      Plutão     Plutão



*A lua em Virgem oculta os significados de Vulcano e em Aquário de Urano. 

*O Sol em Leo oculta os significados de Netuno esotérico os significados hierárquicos de Urano





O sol nascente. Pode ser a cabeça de um leão. Foto feita por

um amigo de um navio no Mar Mediterrâneo.


A publicação deste artigo coincide com a lua cheia de Leão, que desde a Alma nos diz:

Eu Sou Aquele, Aquele Sou Eu”

Um significado que bem poderíamos aplicar no estudo destas 5 almas, que do seu foro interno souberam ver em “aquele” (o país) o “eu” que eles foram.




David C.M.  logos.astrologiaesoterica@gmail.com 



Nenhum comentário:

Postar um comentário