Postagem em destaque

Os 3 níveis do horóscopo

segunda-feira, 18 de outubro de 2021

7 Raios, 12 Signos e 7 Planetas



Introdução

Nesta nova inserção procuraremos mostrar de forma simples como os 7 Raios ou as sete energias principais do Universo chegam ao nosso Sistema Solar através das qualidades dos 12 Signos do Zodíaco que o circundam e como, posteriormente, os sete se sintetizam nos 7 planetas sagrados¹.

Assim, é muito importante compreender que o próprio Logos Solar é regido por um destes 7 raios, em concreto pelo 2º Raio de Amor e Sabedoria e, portanto, podemos afirmar que em nosso sistema solar os 7 são sub-raios do Segundo. Assim, pois, todos os raios em sua essência estão condicionados pelo aspecto amor, como diz a expressão popular “Deus é Amor” e poderíamos acrescentar “e Sabedoria”.





Um raio usa três signos para se manifestar, através do sol, em um planeta.
( imagen extraida de la web: esotericastrologer )


7 Raios, 12 Signos e 7 Planetas

O Senhor do 1º Raio de Vontade e Poder nos chega através destes três² signos: 

  • Áries, o primeiro impulso, o que inicia, o poder de impor a ideia

  • Leão, o poder da autoafirmação, a experiência autoconsciente, o rei de si mesmo

  • Capricórnio, a vontade de realizar, de alcançar o ápice, o poder da ambição

Estas energias bem canalizadas por uma consciência evoluída têm poder e vontade para expressar o propósito divino. 

É claro que para expressar vontade espiritual através da matéria há que destruir todo o velho, caduco, cristalizado, acomodado..., daí que o aspecto secundário deste raio esteja relacionado como poder destruidor ou transformador de Plutão, “o hades”. Por outro lado, o aspecto mais positivo do mesmo está relacionado com o poder de moldar na matéria o propósito divino, Vulcano“o forjador na Cova”.


A Energia do 2º Raio de Amor e Sabedoria nos chega através de:

  • Gêmeos, o que mostra e relaciona a dualidade, do vínculo surge a união, o amor

  • Virgem, a que utiliza a razão e a matéria para construir esta união na consciência

  • Peixes, o mediador, a sensibilidade que manifesta externamente a unidade ou o amor

Estas qualidades bem canalizadas por uma consciência evoluída expressam o amor e a sabedoria que sabe, que constrói, que cresce, que inclui, que expande, que abraça, que unifica…, Júpiter.

Lembremos que esta energia, por ser a regente do sol, condiciona o poder que exercem em nosso sistema os 7 Raios e os 12 Signos. Poderíamos dizer que os 7 Raios podem se manifestar em nosso planeta Terra graças ao sábio amor do sol que os ilumina. É por esta razão que Júpiter, regido pelo mesmo raio que o Sol, é o maior planeta do sistema solar, de fato, em seu interior cabem todos os demais, símbolo de seu amor incluente.


O Senhor do 3º Raio de Inteligência Prática ou Adaptabilidade nos chega através de:

  • Câncer, o tipo de inteligência cármica que cria sua própria forma na matéria densa

  • Libra, a inteligência equilibrada que se mantém serena ante a dualidade

  • Capricórnio, a inteligente disciplina que libera a consciência de seus laços cármicos

Estas atitudes bem canalizadas por uma consciência evoluída expressam a inteligência natural, embora condicionada pelo carma, da matéria reencarnada. A energia deste raio é intima amiga do bom senso, nos goste ou não só podemos realizar aquilo que nossa natureza nos permite experimentar. Sua expressão planetária mais sagrada é Saturno“o-circulo-não-se-passa”, o impedimento (a pedra angular) que oculta a oportunidade. 

As qualidades deste raio são muito importantes, já que personalidade do nosso planeta Terra está regido pelo 3º Raio.  Sem bom senso ou inteligência prática, por muito boa e plena de amor e/ou poder que seja a intenção, nada se pode realizar neste planeta. Dito em forma muito simples: “se não temos asas, por muito que queiramos, não poderemos voar”, portanto, a adaptação às leis da natureza Terra é essencial para avançar.


A Energia do 4º Raio de Harmonia e Beleza (através do conflito) nos chega através de:

  • Touro, o desejo de possuir a beleza, a aspiração por adquirir a luz do conhecimento

  • Escorpião, o conflito que o desejo cria e a luta que conquista a liberdade, a harmonia

  • Sagitário, a mente, livre de desejos, que se sabe focalizar em uma meta e realizá-la

Estas qualidades bem canalizadas por uma consciência evoluída expressam tensão criadora, a necessidade de autocontrole, a constante atenção capaz de intuir o seguinte passo a dar antes de alcançar a harmonia ou expressar a beleza. Seu representante é Mercúrio, também chamado “o filho da mente”, o Deus de pés alados que comunica o céu com no inferno. A mente mercurial relaciona os sete chacras fazendo do ser humano uma harmonia perfeita. Ele constrói a ponte entre o espírito e a matéria.

Este raio é muito importante porque rege a Humanidade como um todo. Se você se propõe aalcançar a unidade e expressá-la como harmonia e beleza como primeiro passo se faz necessário ter um forte desejo espiritual (aspiração), para posteriormente, através da tensão, do conflito e da luta que a própria aspiração cria, alcançar o triunfo, a calma, a harmonia, a beleza..., sem lugar a dúvidas um processo dramático, pleno de humanidade.


O Senhor do 5º Raio de Conhecimento Concreto ou Ciência nos chega através de:

  • Leão, a autoconsciência que, através da experiência, concretiza seu conhecimento

  • Sagitário, a concentração mental que concretiza, através do conhecimento, o objetivo

  • Aquário, o que conhece a necessidade do grupo e a concretiza como serviço

Estas qualidades bem canalizadas através de uma mente científica ou inteligente têm o poder de concretizar …., “as coisas boas” se concretizam na forma densa graças à amorosa inteligência de Vênus, o planeta síntese do 5º Raio.

As qualidades deste raio, através de um ser humano evoluído, estão claramente vinculadas com o poder mental da análise, da reflexão, da meditação relacionada com a Raja Yoga, a inteligência que se transmuta em sabedoria. O 5º Raio é o regente de toda nossa atual raça ária, uma raçaque tem como princípio fundamental o desenvolvimento da luz (do conhecimento concreto ou científico) na mente.


O Senhor do 6º Raio de Devoção e Idealismo nos chega através de

  • Virgem, o construtor que internamente nutre o ideal través da paciência e da razão

  • Sagitário, o foco mental que gera a devoção (motivação) por alcançar a meta, o Ideal

  • Peixes, a sensibilidade que se sacrifica pelo ideal, responsabilidade espiritual

Estas qualidades bem canalizadas por uma consciência evoluída expressam sentimento dirigido, corretos ideais e relações muito vinculadas com um plexo solar positivo e curador. Sua síntese planetária se expressa em Netuno“o Deus das águas”, o aspecto psíquico, o mais sensível e imaginativo do amor.

Este raio é muito importante porque foi o regente de toda a era de Peixes que já finaliza e portanto em muitos sentidos seus ideais estão caducando para dar a vez à Nova Era. Ainda assim não devemos menosprezar suas qualidades principais, já que o 6º Raio (sempre refletido no plexo solar) é a chave para manifestar substancialmente o amor do coração, mais abstrato e relacionado com o 2º Raio.


A Energia do 7º Raio de Organização, Cerimonial, Ritual e Magia nos chega através de:

  • Áries, o impulso que inicia a manifestação na própria matéria 

  • Câncer, a sensibilidade que organiza (lhe dá forma) o impulso na matéria

  • Capricórnio, a disciplina que reorganiza referida forma sensível para realizar algo superior

Este raio, através de uma consciência evoluída, utiliza a ordem, o ritual ou a geometria, (todos sinônimos), para expressar a divindade na matéria mais densa, daí que se diga que a Nova Era de Aquário, regida por este raioem sua maturidade será a manifestação do Reino de Deus na Terra/Matéria. Seu máximo representante é Urano,“a mente cósmica”, a inspiração capaz de desvelar e plasmar na matéria os maiores segredos da criação. 

Embora pareça uma contradição, é interessante observar que para expressar a divindade na matéria, a organização ou a ordem têm que andar de mãos dadas com a magia. Psicologicamente falando, significa que praticar no dia a dia um ritmo ou ritual adequado é uma necessidade da consciência para que esta possa se inspirar e assim manifestar “a magia” da Alma.




ESTUDO DA PRÓPRIA CARTA

Como já sabemos, para a Astrologia esotérica o signo ASC marca o caminho da Alma, assim, pois, em seus significados está a chave para nos aproximarmos d’Ela. 

Mas antes de tudo há que saber que ter o ascendente em um determinado signo NÃO significa necessariamente que a ALMA seja regida pelo raio que traz consigo referido signo, mas SIM que implica em que, o reconhecimento dos significados esotéricos do mesmo será de grande ajuda para ser cada vez mais consciente d’ELA e Seu raio regente.

E a partir dessa premissa básica, e a partir da posição de liberdade que gera uma mente desapegada, isto é, não condicionada pelo desejo, os convidamos a analisar e refletir sobre a sua carta e seus signos mais condicionantes.

De Coração, desejamos que o estudo lhes seja de grande ajuda.


.   .

¹ Astrologia Esotérica considera que um planeta é sagrado quando a entidade que o rege tem um nível evolutivo tão elevado que já transcendeu as condições cármicas mais relacionadas com a matéria ou o aspecto egoísta da personalidade. Em relação ao horóscopo de um ser humano, a influência dos planetas sagrados está muito vinculada com a consciência superior ou alma, assim como a influência dos não sagrados (Plutão, Marte, a Terra) está mais vinculada com os aspectos mais inferiores da personalidade. Neste sentido o Sol (uma estrela) e a Lua (um satélite) não são considerados planetas e em linhas gerais suas influências se consideram mistas, eles dois, segundo seja o estado evolutivo do sujeito dono do horóscopo, velam as energias e significados de Vulcano, Netuno ou Urano.

² Como sabemos o 3 é um número-chave para poder expressar no plano físico o plano do Deus Brahma e, como não podia ser de outra forma, cada raio utiliza 3 signos para sua manifestação.





David C.M  

email: logos.astrologiaesoterica@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário