Postagem em destaque

Os 3 níveis do horóscopo

sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

Os Raios regentes da Nação Argentina




Os possíveis Raios aos quais pertence a Nação Argentina 

Graças aos Livros Azuis do Mestre Tibetano– Alice Bailey, conhecemos os raios que regem determinados países, mas "infelizmente"não nos é dado os raios que regem a Argentina. Nem nosso estimado iniciado de idioma espanhol, Vicente Beltrán Anglada nos informou sobre eles em meio às suas palestras e muitos de seus comentários sobre a Argentina.

Por quê?

Achamos que assim foi porque a Argentina é um país muito jovem e que ainda não teve experiência consciente suficiente para ser capaz de integrar e expressar seus raios (energias) mais condicionantes. 

É lógico que se não houver certa autoconsciência das energias mais elevadas envolvidas, elas não podem ser reveladas. Vamos lembrar que a qualidade superior dos raios só se faz consciente e se manifesta no plano objetivo quando a Consciência ou Alma já adquiriu certonível evolutivo, ou uma certa "velhice" em sua experiência de vida.

Como Vicente responde amorosamente a um argentino quando lhe pergunta sobre os raios regentes do seu país:" ...O queposso dizer é que a Argentina é uma Alma muito linda que está em processo incessante de evolução que faz com que a expressão de sua personalidade tenda a variar constantemente e a produzir eventos mágicos de grande importância".

Parece claro que a Argentina está em processo de crescimento e autodescoberta, mas mesmo assim, com as poucas, mas valiosas informações que temos, mais o que nos inspira a carta natal, podemos intuir e/ou ousar atribuir à nação seu pertencimento ou não a certos raios. 


A carta natal da Argentina 


Vamos ver então seus possíveis raios regentes

(no final do artigo, mostramos a tabela de regências, planetas e signos)




Migrações para a Argentina 

A Argentina é uma alma de 2º Raio de Amor e Sabedoria? 

O Mestre Tibetano em seu livro "O Destino das Nações" de Alice Bailey, faz o único e, portanto, muito valioso comentário que temos dele sobre a Argentina:

"Observarão que faço com muito cuidado a distinção entre país e nação, pois estes dois termos não são sinônimos e serão cada vez menos no futuro. A nação britânica, por exemplo, é uma grande síntese de povos, como os Estados Unidos da América e, em menor medida, o Brasil e a Argentina."

DK - AB - O Destino das Nações.

E se analisarmos o comentário do Mestre podemos deduzir que para a Argentina o 2º Raio de Amor e Sabedoria é importante, pois é graças a esse raio que pessoas, povos, raças e suas culturas se atraem e se mesclam¹. O raio do Amor destrói a separatividade e produz "A Humanidade Una"através da sabedoria, da compreensão, do poder de inclusão e da síntese.

Sabemos, pelo próprio Mestre Tibetano, que os Estados Unidos e o Império Britânico são almas de 2º Raio de Amor e Sabedoria e que o Brasil é uma personalidade regida pelo mesmo raio, os únicos países que, segundo os livros de Alice Bailey, têm qualidades de 2º Raio e que, portanto, pela inclusão que no texto o Mestre faz da Argentina, podemos considerar que neste país há também uma certa presença de 2º Raio.

Astrologicamente falando na carta da nação seu poder não é muito significativo, mas ainda assim podemos detectar este raio em Júpiter, o planeta portador do 2º Raio, regente exotérico de Sagitário Peixes e esotérico Aquário, em uma posição muito forte na casa 1; bem como na dignidade de Plutão como regente exotérico de Júpiter em Escorpião e em sua própria regência esotérica e hierárquica em Peixes, signo portador do 2º Raio de Amor e Sabedoria. 

Seguindo o fio do 2º Raio, podemos pensar que na Argentina, por trás de Plutão e "seu jogo destruidor", em Peixes se oculta o poder de construir (qualidade do 2º Raio) sobre o destruído graças à grande confiança e expansão (qualidade do 2º Raio) que Júpiter gera na casa 1.




A Argentina é uma alma 1ºRaio de Vontade e Poder?

Há várias referências de Vicente que sugerem que o 1º Raio através das almas mais evoluídas da Argentina tem uma sintonia muito boa com esta nação.

Para ilustrar isso, escolhemos dois comentários muito reveladores:

"Estamos reunidos aqui na Argentina. Se existe essa grande atração magnética, é porque é conhecida por canalizar, humanamente falando, uma corrente de energia do 1º Raio de Vontade e Poder, que passou diretamente de Shamballa para a humanidade, sem passar pela Hierarquia".

"Podemos ter um poder extraordinário,mas devemos ter responsabilidade para usar esse poder, e vocês (argentinos que assistiam à sua conferência) estão agora manejando um poder tremendo, estão manejando uma energia que às vezes escapa de sua própria direção, estou falando da energia do 1º Raio de Vontade e Poder que surge diretamente de Shamballa."

Conferências de Vicente Beltránna Argentina

Parece, pois, que a Argentina tem uma ligação com o 1º Raio de Vontade e Poder, pelo menos com suas mentes/almas espiritualmente mais dispostas..., e o que são as consciências mais evoluídas de um país senão o reflexo de sua alma?

Astrologicamente este possível 1º Raio está poderosamente escrito: 

  • na regência exotérica exercida pela Lua em Capricórnio, signo de1º Raio, nos três planetas que há Câncer. 

  • no poder que a Terra detém em Capricórnio (1º Raio) como regente esotérico de Sagitário, signo no qual estão posicionados Urano regente esotérico do signo ASC e Netuno de Câncer. 

  • no poder que Marte tem em Leão, signo de 1º Raio, como regente hierárquico de Sagitário, (Urano e Netuno), e regente exotérico e esotérico de Júpiter em Escorpião. 

  • na regência hierárquica que a Lua, em Capricórnio - 1º Raio, exerce sobre Aquário-Saturno, sendo este o regente esotérico e exotérico de Capricórnio. 

Portanto, astrologicamente há um selo muito poderoso de 1º Raio de Vontade e Poder nesta carta extraída em Capricórnio e Leão graças ao poder regente da Lua, da Terra e de Marte. 




A Argentina é uma personalidade ou mesmo uma alma de 3º Raio de Inteligência Prática?

Em um significado global, o Mestre Tibetano em relação ao 3º Raio através de Câncer afirma"o movimento maciço em direção à liberdade, à libertação e à luz, que predomina hoje no mundo é causado pela energia deste signo"

"a ciência dos triângulos" AliceBailey-A.E

Astrologicamente, a presença do 3º Raio na carta natal é enorme. Concordarão comigo que o poder que ostentam Câncer, Libra e Capricórnio, a tríade portadora do 3º Raio de Inteligência e Adaptabilidade é indiscutível. São os donos dos trêspontos mais importantes de uma carta: ASC-SOL-LUNA

Essa energia traz consigo uma percepção prática sobre as leis que nos regem, um profundo interesse em uma infinidade de temas, abstração mental, grande imaginação, intelecto claro e poder de realização; embora negativamente gere orgulho intelectual, crítica excessiva e isolamento, também imprecisão e distração. Aplicar o bom senso é a chave para moderar as enormes amplitudes criadoras dessa energia. 

Vicente, em uma de suas conferências parece confirmar a presença deste raio na Argentina:

"Falo de um triângulo esotérico, portanto, são grupos de trabalho da Hierarquia com seus discípulos dos diferentes Raios. No Brasil, está ativo o Segundo Raio, muito poderoso, no Uruguai o Sexto Raio, e o Terceiro na Argentina."

Conferência 18 de Outubro de 1987 

Parece que aqui Vicente faz uma clara referência ao raio da personalidade dos três países, já que graças aos livros Azules de Alice Bailey sabemos que o Brasil é uma personalidade de 2º Raio e, portanto, podemos deduzir que quando Vicente nos fala sobre Argentina (3º Raio) e Uruguai (6º Raio) ele também está pensando nas forças pessoais de ambos, ou nas forças que naquela época, de acordo com sua percepção, estavam mais ativas no país.




A Argentina é uma personalidade e/ou um corpo emocional regido pelo 6º Raio de Devoção e Ideal?

Para muitas de suas conhecidas expressões fervorosas, "cheias de pólvora", efervescentes, muito sinceras, excessivas, devocionais ou mesmo fanáticas motivadas por ideais de diferentes calibres e expressas por seu povo, não podemos descartar que a personalidade da Argentina seja regida por um 6º Raio de Sentimento e Sensibilidade, como um poderoso remanescente do 6º Raio regente das Almas de Espanha e Itália, seus principais "colonizadores". 

Astrologicamente este raio está muito marcado através de Sagitário e mais se considerarmos que Netuno e Urano, os regentes esotéricos do Sol e do ASC, estão posicionados nele. A própria alma da Espanha é regida por Sagitário e a personalidade italiana também e é uma evidência histórica da influência que esses dois países exerceram sobre a Argentina.

Porém, na ausência de maior segurança das nossas percepções, podemos também pensar que essas expressões poderosas de sentimento, euforia, mais ou menos excessivas, tão características do argentino, são antes devidas a uma personalidade (de 3º Raio ou 1º Raio?) polarizada no corpo emocional dos desejos regidos pelo 6º Raio de Sentimento e Devoção. Nesse sentido, uma vez que o corpo emocional por ser um corpo menor do que o de uma personalidade integrada, estamos inclinados a pensar que seu reflexo astrológico não está ligado aos significados mais elevados de Sagitário, mas à tensa oposição Marte - SaturnoLembremos que o papel de um planeta na carta com suas 12 casas é sempre inferior ao papel dos 12 signos, muito mais vinculados com a alma.

Exotericamente, essa oposição é certamente o aspecto mais delicado da carta, uma vez que, devido ao sofrimento que Saturno (o impedimento) inflige em Marte (plexo solar ou corpo emocional de desejos), seja pelo excesso ou pela inibição, a autoestima pode ser muito danificada. E é uma evidência astrológica que a integração dessas dificuldades envolve condicionar a consciência com os significados mais elevados de Libra e seu regente esotérico, Urano, e não pelos significados exotéricos, (neste caso errados, sendo egoístas), de um sol regido por uma lua no exílio.




A Argentina é uma mente de 4º Raio de Harmonia e Beleza?

Seguindo os comentários anteriores de Vicente sobre o 1º Raio de Vontade e Poder, também podemos interpretar que ele não fala tanto deste raio como regente da Alma da nação, mas que nos fala da capacidade mental de suas consciências mais espirituais para captá-lo. Uma sensibilidade que pertence ao 4º Raio, "aquele" que através do conflito, capta, intui, harmoniza.

Olhando dessa forma, pensamos que as palavras de Vicente fazem referência a uma mente intuitiva, (4º Raio), que "sabecanalizar e manejar"para o bem da nação (ou talvez, melhor dizendo, da humanidade) as energias de 1º Raio transmitidas de Shamballa.

Na verdade, o próprio Vicente naquela época em suas conferências na Argentina veio a expressar:

"o 1º Raio pode ser canalizado com segurança sobre o 4º Raio, porque se o 1º Raio cair sobre o 1º Raio, ele explode..." 

Conferências de Vicente na Argentina

É por essa razão que fazemos a seguinte pergunta: 

Será que o corpo mental da Argentina é regido por um 4º Raio de Harmonia e Beleza através do conflito? Uma mente refletida em seus expoentes mais evoluídos, aqueles (intuitivos) que canalizam a energia superior do 1º Raio?

Astrologicamente, o reflexo do 4º Raio está inscrito no poder que exercem na carta  Sagitário² Escorpião. Lembremos que em Sagitário Urano estão posicionados o regente esotérico do ASC e Netuno o esotérico e hierárquico de Câncer e em Escorpião situa-se Júpiter, o regente exotérico deste Sagitário, em posição angular na casa 1.

De um ponto de vista astrológico, não podemos descartar 5º Raio de Ciência e Conhecimento Concreto, uma vez que Leão Sagitário e Aquário, os três portadores deste raio, estão ativados na carta.

Certamente o 4º Raio da Harmonia e/ou o 5º Raio de Análise e Ciência são responsáveis pelo profundo interesse que muitos argentinos demonstram pela psicanálise, pela psicologia aplicada ao teatro, pela astrologia, pelo estudo do pensamento abstrato, simbolismo, arquétipos, técnicas de cura, orientalismo..., temas todos vistos de uma perspectiva própria, há algo muito genuíno quando se escuta um argentino analisar um tema.

Minha opinião

Eu, por minha parte e por conta de certa distorção que certamente a distância geográfica me produz, percebo nos argentinos uma mistura muito boa entre o caráter italiano, simpático e criativo (a Itália é um 4º Raio de personalidade) e o espanhol mais individualista econtundente (a Espanha é um 7º Raio de personalidade), e tudo isso matizado por um poderoso componente passional ou de sentimento idealizado relacionado ao 6º Raio de Devoção e Ideal regente da Alma dos dois países.

Mas, ao mesmo tempo, também percebo em muitas ocasiões uma clareza mental, de atitude serena e educada, nada associado ao 6º Raio, e muito ligado com a grande corrente de imigrantes do norte da Europa, franceses, poloneses, alemães, russos, que vieram ao país em busca de uma vida melhor.

Nesse sentido, parece que a mistura (2º Raio) de diferentes tipos e formas na Argentina traz consigo o poder da síntese e dinamismo, qualidades associadas ao 1º Raio e ao 3º Raio. É como se em sua "atitude no dia a diaos argentinos exercessem uma dinâmica resolutiva muito direta e evidente, diríamos que "eles não usam rodeios " e para minha grata surpresa, os mais evoluídos, não o fazem de forma "agressiva", mas sim de forma atenta, versátil, curiosa e muitas vezes muito verbal, embora nem sempre, já que também detecto silêncio, observação e respeito, qualidades muito vinculadas ao 2º Raio.

Esperamos que essa reflexão sirva para entender melhor os possíveis raios orientadores da nação e com ela seus destinos espirituais.


¹ Migrações para a Argentina durante o século XIX e início do século XX:

https://www.memoria.fahce.unlp.edu.ar/libros/pm.784/pm.784.pdf

² Sagitário: este signo em relação aos raios exerce um papel que poderíamos chamar de curinga, uma vez que em suas qualidades têm lugar as energias do 4º, 5º e 6º Raios, mas é neste último, o raio de Devoção e Idealismo, no qual a qualidade de Sagitário melhor se desenvolve, não em vão o regente hierárquico de Sagitário é Marte, "a devoção do guerreiro", o planeta que expressa de forma mais contundente e até agressiva o idealismo ou devoção tão característico do 6º Raio.





7 raios através dos signos regentes


1º Raio de Vontade e Poder > Áries - Leão - Capricórnio


2º Raio de Amor e Sabedoria > Gêmeos - Virgem - Peixes


3º Raio de Inteligência Prática > Câncer - Libra - Capricórnio


4º R de Harmonia e Beleza > Touro - Escorpião - Sagitário


5º R do Conhecimento ou Ciência Concreta> Leão-Sagitário-Aquário


6º Raio de Devoção e Ideal > Virgem - Sagitário - Peixes

7º R de Ordem, Cerimônia e Magia > Áries - Câncer - Capricórnio


.


Tabela de regências  

mas na coluna do meio também o Raio regente do Planeta

Constelação   Ortodoxa   Esotérica    Hierárquica

Áries  Marte    Mercúrio-4ºR   Urano 

Touro  Vênus   Vulcano-1ºR    Vulcano

Gêmeos  Mercúrio  Vênus -5ªR   Terra

Câncer  A Lua   Netuno-6ªR    Netuno

Leo   O Sol    O Sol-2ºR   O Sol

Virgo  Mercúrio   A Lua-4ºR   Júpiter

Libra  Vênus    Urano-7ºR    Saturno

Escorpião  Marte    Marte-6ºR    Mercúrio

Sagitário  Júpiter   A Terra-3ºR   Marte

Capricórnio  Saturno   Saturno-3ºR   Vênus

Aquário  Urano    Júpiter-2ºR   A Lua

Peixes  Júpiter    Plutão-1ºR    Plutão

A lua em Virgem oculta Vulcano e em Aquário a Urano. 

O Sol esoterico em Leo oculta Neptuno e o hierárquico a Urano




David C.M.
logos.astrologiaesoterica@gmail.com

Um comentário: