Postagem em destaque

Os 3 níveis do horóscopo

quarta-feira, 16 de março de 2022

Guerra Ucrânia - Astrologia Esotérica - Consciência





Introdução

Neste artigo refletiremos sobre como as consciências reagem quando são convulsionadas ou alteradas por um evento destruidor como o que está ocorrendo atualmente na Ucrânia. 

Diante de todo acontecimento injusto, no qual os aspectos mais egoístas e destrutivos do ser humano são desencadeados, a reação ou resposta da personalidade dependerá do tipo de consciência envolvida. Ela é quem governa ou condiciona o mecanismo de resposta, ou seja, a personalidade chocada com o drama.

E dependendo do tipo ou grau de evolução da consciência dominante dessa personalidade, assim serão as diferentes energias e significados astrológicos participantes. Vamos ver quais são os significados relacionados. 



O Drama da Guerra e os Signos Envolvidos

 Astrologia Esotérica– Níveis de Consciência 


1º Nível

O Homem Comum, “A Massa”

Câncer (involutivo) > Leão - Gêmeos 

Em primeiro lugar, vamos dizer que é através da ignorância ou inconsciência que em sua raiz carrega este primeiro nível que "as forças da escuridão" aproveitam para invocar e precipitar no plano físico o conflito e seu desastre. Portanto, este é o nível do homem comum condicionado pelos significados involutivos de Câncer:  "o indivíduo isolado é regido pela multidão".

Aqui a multidão deve ser entendida como a unidade¹do "povo comum" regido por uma forma lunar (mental inferior-emocional-física) dominada pelo carma, ou seja, pelas ideias fixas, preconceitos ou padrões mentais que vêm do passado e que condicionam suas raízes emocionais, familiares, culturais, patrióticas ou religiosas.

E se observarmos o conflito que enfrenta a Ucrânia com a Rússia, ele é regido por formas lunares do passado, egoístas, cristalizadas e pouco flexíveis que se refletem nas diferentes ideologias que se enfrentam. Formas mentais-sentimentais que se fanatizam ou se tornam agressivas e destrutivas no plano físico através da multidão, em detrimento daquelas formas mais positivas e fraternas que a massa popular (quando o bom carma permite) também pode manifestar. 

Diante dessa situação tão dramática, sem dúvida o erro, a agressão ou o maior pecado foi cometido pela entidade superior, neste caso a Rússia, com Putin na chefia que, ferida por suas más relações com o Ocidente e motivada por seus velhos ideais de grandeza e pátria, está cruelmente agredindo seu irmão mais novo, a Ucrânia. Uma agressão, segundo muitos russos creem, justificada pelo antinazismo e pela autodefesa, ou seja, mais uma vez por preconceitos e ideias do passado já caducadas. Mas também não devemos esquecer as atitudes arriscadas da Ucrânia, como sua disposição de se aproximar da União Europeia em detrimento de melhorar seu relacionamento com a Rússia, bem como sua intenção de ingressar na OTAN, uma organização militar financiada pelos Estados Unidos, inimigo ideológico da Rússia. Também não menosprezemos certos movimentos minoritários da ultradireita (neonazistas), existentes no país e vinculados a certos acontecimentosinfelizes do seu passado recente. 

Porém, o que mais prejudicou a Ucrânia foi seu nacionalismo "cego" em relação à região separatista ou pró-Rússia de Donbass. Diríamos que a inflexibilidade dos velhos ideais da nação não permitiu que ela "visse" um melhor status político para esta região, perdendo assim a oportunidade de ter uma melhor relação com sua poderosa vizinha, a Rússia, à qual está unida por poderosos laços cármicos, físicos, culturais, nacionais, históricos e até mesmo raciais.

Contudo, uma vez desencadeada a gravidade dos fatos, a consciência pessoal de ambas as entidades (países) sofre uma convulsão, mesmo outros países ou a própria humanidade, entendida como uma entidade, fica chocada..., uma paralisia que surge da pressão exercida pela Alma sobre a personalidade para que esta dê um passo à frente e manifeste maior senso de responsabilidade. 

A partir deste primeiro nível, astrologicamente falando, todo conflito arrasta as forças involutivas de Câncer, como a consciência da massa regida pelo carma refletido nas poderosas formas mentais do passado; a energia de Leão, como a autoconsciência, o poder de se individualizar a partir dessas formas mentais e a energia de Gêmeos, que proporciona o sentido dual que rege a humanidade, divina e humana.




2º Nível

O ser humano evoluído, “o discípulo”

Escorpião - Touro - Leão com Gêmeos no segundo plano

É evidente que as consciências que pertencem a esse nível não são mais tão facilmente arrastadas pela massa e suas tendências cármicas, todas alcançaram diferentes graus de individualização, e embora de forma semelhante elas também sofram a convulsão que os eventos dramáticos trazem, suas duras experiências (as provas) são a oportunidade de dar um passo maior. 

Astrologicamente isso é produzido pelas energias esotéricas de Escorpião, como a capacidade de lutar ou responder às provas a partir da alma; de Touro, como o poder de adquirir visão, luz, conhecimento; e de Leão, como a potência de uma personalidade autoconsciente e evoluída.

Logicamente, a dualidade continua presente nesse processo e, portanto, Gêmeos permanece no segundo plano criando um vínculo entre a necessidade da massa e o indivíduo evoluído que a percebe. Podemos dizer que o segundo nível é Polux, "o filho imortal", a Alma que cuida de Castor, "o filho mortal", a personalidade ou aspecto material refletido no primeiro.

Não é preciso dizer que na consciência do ser humano evoluído a influência exotérica de Câncer desaparece, ligada ao carma que arrasta a massa, e seus significados esotéricos surgem: "Construo uma casa iluminada e nela moro"uma construção que só pode ser feita a partir da própria realidade psíquica e não da realidade psíquica gerada pela forma mental caducada que rege a multidão.


3º Nível

O Ser Humano muito evoluído, “o Iniciado”

Escorpião - Capricórnio - Peixes

Há poucas consciências vinculadas a esse nível, são seres com alto valor espiritual e é por essa razão que"seu destino divino "está em grande parte protegido dos desastres da guerra. 

Diante de situações tão destrutivas astrologicamente falando, essas consciências estão submetidas aos impactos de Escorpião, que as relaciona com as consciências do segundo nível; aos impactos da energia de Capricórnio, que as relaciona com o princípio crístico, o aspecto amor da Hierarquia²; aos impactos de Peixes, que as relaciona com o poder de criar os ideais e condições necessários para que a alma (consciência) da humanidade se expresse com mais liberdade.






Um Chamado Universal

Encerramos este artigo com um chamado universal do Mestre Tibetano relacionado à convulsão gerada pela Segunda Guerra Mundial, um chamado que, resguardando-se as distâncias, podemos muito bem relacionar com a situação dramática que nos preocupa hoje.

"Portanto, e diante dos graves acontecimentos que estão ocorrendo, peço a todos que tenham uma mente aberta, redobrem sua crença no fato das realidades espirituais, confiem na vontade para o bem do propósitodivino e amem a seus semelhantes, e no plano dos assuntos e da vidapráticafaçam duas coisas: levar adiante aparte que lhes cabe nesta guerra no planofísico, sabendo que há realidades espirituais pelas quais vale a pena morrer, se necessário, e que a guerra contra o mal pode ser travada sem ódio e com um propósitojusto; segundo, fazer planos ao mesmo tempo para essas medidas práticasque, após o fim da guerra, ajudem no período de reconstrução a reabilitar a humanidade e levem a um modo de vida mais sensato, melhor e verdadeiro". 

Extraído do livro "A Exteriorização da Hierarquia" de A.B.

Cap:A tarefa atual do Novo Grupo de Servidores do Mundo


Esperamos sinceramente que o conflito na Ucrânia acabe em breve


¹ No presente caso esta unidade se reflete no povo da Ucrânia e da Rússia, e se a guerra continuar, também se refletirá no papel da Europa e até mesmo no de entidades/povos como a China, os EUA e a Inglaterra..., em última análise, a Humanidade, algo que pode acontecer devido ao poderoso papel que a Rússia exerce no mundo.

² A Hierarquia é o lugar em que a expressão máxima do Amor é conhecida através das mais excelsas consciências que surgiram do reino humano.


David C.M.

logos.astrologiaesoterica@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário