Postagem em destaque

Os 3 níveis do horóscopo

domingo, 29 de maio de 2022

O horóscopo de Marie Curie




Uma análise esotérica do mapa natal de 

Marie Curie


Neste novo artigo vamos realizar uma análise do horóscopo de Marie Curie, sem dúvida uma Alma muito evoluída e, como tal, a interpretação de seu mapa natal será mais condicionada pela nossa percepção do que pelo que foi realmente sua "incrível" realidade.

A reflexão sobre o horóscopo será dividida em quatro seções:

-- Síntese: Uma primeira impressão do mapa natal

-- Análise Esotérica: O Caminho da Alma – Raios, Signos e Planetas.

-- Astrologia dos Aspectos: breve análise dos aspectos mais significativos.

-- Astrologia Védica¹ ou Sideral: breve análise da sua personalidade.



 Primeira impressão - Síntese



O que primeiro chama a atenção neste horóscopo é o enorme poder angular (casas cardeais) que Escorpião/casa 10 têm através do Sol Saturno, Touro/casa 4 através de Plutão e Câncer/Casa 7 através de Urano. A partir da Cruz Fixa, esta combinação sugere uma enorme e brilhante (Sol na casa 10) tensão criativa, resolvida na Cruz Cardinal através da inspiração de Urano. 

Urano em muitos aspectos, sendo um planeta muito ligado à ciência, é o regente de todo o mapa. Poderíamos dizer que é um mapa uraniano, não em vão Urano é o regente da radioatividade, um conceito muito próximo do nosso protagonista, tão próximo que, por estar na casa 7, o casal, é também o reflexo da grande importância que para Marie Curie teve o seu parceiro, Pierre Curie, outro grande cientista que trabalhou com ela até o fim.

Também destaca o papel da Lua/Peixes, pois graças a ela surge um grande trino de água com o Sol e Urano, uma figura que sugere uma consciência inspirada, com acesso "fácil" à intuição.

Cabe destacar o ascendente Capricórnio, pois é só graças às suas qualidades que podemos entender a grande disciplina, capacidade de trabalho, sacrifício e realização que Marie Curie manifestou.






Reflexão esotérica


Pelos livros azuis de Alice Bailey sabemos que Marie Curie foi uma Alma regida pelo Sétimo Raio de Ordem Mágica e Organização Cerimonial, sendo a função básica desta energia "relacionar espírito e matéria e produzir a forma manifestada"²

Astrologicamente, essa energia superior chega ao nosso sistema solar através de:

-- Áries, o propósito ou espírito que inicia a manifestação na matéria.

-- Câncer, a sensibilidade e a inteligência capazes de dar forma a esta matéria vivificada pelo espírito.

-- Capricórnio, a disciplina ou capacidade de reajustar esta forma com a intenção de expressar melhor o espírito.

Para finalmente sintetizar fisicamente em Urano, o planeta da magia, da ciência, do ocultismo, da energia manifesta, do raio elétrico, da mente cósmica, da inspiração..., aquele que revela os segredos e, portanto, irradia originalidade.

Observando o mapa de Marie Curie fica evidente a presença desses três signos e seu vínculo geométrico ou sagrado com Urano.

Como sabem, para a Astrologia Esotérica os significados esotéricos do signo ascendente marcam o caminho da Alma, e em Marie Curie este signo é Capricórnio, diretamente relacionado com o 7º Raio Regente de sua Alma. 

Capricórnio, através de Saturno, sempre nos fala sobre algum tipo de realização. É um signo de poder e, ao mesmo tempo, através da disciplina ou ordem, é também a capacidade de materializá-lo. A Marie, o fato de manejar as qualidades de Capricórnio lhe permitiu integrar positivamente as dificuldades que sugerem sua oposição Escorpião/Touro, para depois poder estar atenta à inspiração de Urano. 

Parece claro que trazer à consciência as qualidades esotéricas deste signo através de seu regente esotérico, Saturno, foi a principal razão do êxito da nossa protagonista. 


A frase esotérica para uma alma em Capricórnio é:

"Estou perdido na luz suprema e a essa luz 

dou as costas"


Esta frase sugere que todo aquele que pela Alma está condicionado por este signo tem a capacidade de alcançar algum tipo de visão, de máxima realização..., à qual, "dá as costas" para prosseguir em seu caminho com maior plenitude e, portanto, maior capacidade de servir aos outros. Observemos que a Capricórnio segue-se Aquário, o signo do serviço altruísta.

Sem dúvida, foi este o caminho de Marie Curie, uma culminação realizada através das qualidades superiores de sua Alma de 7º Raio. Uma energia que, da alma humana ou, psicologicamente falando, dá o poder de intuir uma "verdade" e a inteligência para apresentá-la no plano material. Uma inteligência/mente, por ser o 7º Raio, muito organizada. Toda ordem ou cerimonial tem por trás de si o poder de invocar uma "verdade", até então oculta.

Temos certeza de que Curie foi um ser tremendamente "intenso", pois parece claro, se seguirmos sua biografia, que seu poderoso Escorpião/Touro foi levado, graças ao 7º Raio/Capricórnio/Urano a um ponto muito elevado de tensão criadora, um ponto a partir do qual surgiram o polônio e o rádio, e a capacidade de isolar sua radioatividade, conceito que ela própria cunhou. 

Como nos diz o Mestre Tibetano: "Como Marie Curie pertencia ao sétimo raio, ela possuía o necessário instrumental psíquicoe a necessária sensibilidade que lhe permitiram reconhecer intuitivamente sua própria vibração de raio no reino mineral."

Verdadeiramente, em Marie Curie é de difícil compreensão e digno de admiração, sua inspiração e dedicação lhe custaram a vida, bem como um enorme esforço. Ela mesma nos diz que para descobrir a radioatividade do polônio, durante quatro anos e nas más condições de um galpão sem ventilação Tive que passar o dia todo misturando uma massa fervente com uma barra de ferro pesada quase tão grande quanto eu. Eu ficava quebrada de cansaço no final do dia”. 

É incrível como nestas palavras de Curie se reflete a essência do 7º Raio:

"relacionar espírito (Marie Curie) com matéria (massa, ferro) e produzir a forma manifesta (polônio)".

O 7º Raio rege o aspecto mais condensado da matéria, "a vida na pedra",o poder radiante do reino mineral, a luz das pedras preciosas e a geometria sagrada ou mágica (a ordem) que as cria, e certamente, para o bem de toda a humanidade, o esforço e o sacrifício de Marie Curie iluminam (organizam) os mistérios desta "pedra viva".





ASTROLOGIA DE ASPECTOS


Plutão oposição Sol/Saturno

Uma oposição parcial (de 0º de orbe) ao sol traçada em vermelho escuro.

Este aspecto é de longe o mais contundente da carta e nos sugere os enormes sacrifícios, purificações ou transformações pessoais que Marie Curie teve que passar para desenvolver o propósito da sua Alma. Mesmo assim, para uma consciência tão evoluída, é possível entender, aceitar, que Plutão só pode destruir o sentimento ou pensamento que não é mais útil para a Alma. 

O envolvimento de Saturno na oposição, como governante esotérico do ASC ou Caminho da Alma, parece confirmar o aspecto consciente do fato destrutivo plutoniano; portanto, podemos dizer que a partir deste fato destrutivo e purificador surgiu a Liberdade em Escorpião e a Luz do Conhecimento em Touro.


Grande trino Sol - Lua - Urano, este último aspectando o signo ASC

Um trino com um orbe muito ajustado traçado na cor azul.

O fato de que os dois luminares aspectem por trino Urano, o regente do 7º Raio ou Alma de Curie fala muito positivamente de quanto ela estava consciente de suas maiores capacidades ou energias. 

Além disso, Urano aspecta ou olha para a 1ª casa, Capricórnio, o caminho da alma ou qualidade que pode integrar melhor as energias mais elevadas que o grande trino contém. 

Por outro lado, o Sol na 10ª casa, aspectado por Urano, entre outras coisas é um reflexo do reconhecimento social de sua luz, trabalho, nos dois prêmios Nobel que recebeu.


Urano biquintil Mercúrio. 

Um aspecto de 0º de orbe traçado na cor laranja

Gostaríamos de destacar este aspecto muito especialmente, porque ele nos fala sobre o 5º Raio, uma energia muito importante para todo bom cientista, o raio da Mente Concreta ou da Ciência. 

Por ser Marie Curie um ser tão evoluído, na análise desse aspecto levamos em conta as regências hierárquicas, e o regente hierárquico de seu poderoso stellium em Escorpião é Mercúrio em Sagitário, um dos signos que traz consigo a energia do 5º Raio do Conhecimento Concreto e Ciência.

Este aspecto nos fala de uma mente muito independente (Quintil-Mercúrio) com o poder de se focalizar (Sagitário) cientificamente (5º Raio no "arqueiro") sobre os verdadeiros objetivos de sua Alma,Urano / 7º Raio em Câncer.






Carta sideral ou védica

Lembremos que a Astrologia Védica ou Sideral mais básica NÃO enfatiza as inércias psicológicas e seus efeitos como, sim, faz a Astrologia Ocidental atual; também não enfatiza as tendências da Alma reencarnante como procura fazer a Astrologia Esotérica; ela simplesmente se limita a relacionar o significado material das casas com a personalidade através da posição de seus planetas regentes.



Ayanamsha Hindu-Lahiri 


Curiosamente, o que mais chama a atenção na carta védica de Marie Curie é a ausência de planetas angulares, todo o contrário do mapa tropical. Mas tem uma certa lógica, porque as casas cardinais da Astrologia Védica marcam o material presente, a necessidade pessoal expressa através da experiência, ou seja, aquilo que mais se vê, e não podemos negar que Marie Curie era uma mulher que "não se via", mostrava uma imagem modesta, introvertida, séria, concentrada, distante ou enigmática. Essa ausência de expressar necessidade e experiência pessoal confirma que seus prêmios e reconhecimento social não foram o resultado egoísta de seu interesse pessoal, mas o direito próprio de sua alma.

Vendo esta carta, podemos dizer que Marie foi uma mulher muito centrada em seu mundo interior, a 12ª casa. Um mundo muito rico, muito criativo e inteligente por estar ali o regente da 5ª casa, Marte, em dignidade em Escorpião. Também podemos ver que essa riqueza interior foi muito inspirada por seu marido e sua vocação, porque Mercúrio, o regente da casa 7 e 10, está na 12º conjunta com este poderoso Marte. 

Cabe destacar também que o regente da casa 1, (o nascimento ou temperamento do eu), e a Lua, (a mente herdada), regente da casa 8, (o oculto), estão conjuntos no nodo sul ou Ketu, (e desinteresse ou apatia que, para e Alma é desapego), dando a entender que Marie Curie possuía um "dom" muito especial, podemos dizer muito cármico, porque estão envolvidos Ketu e a Lua.

Um "dom" governado por Saturno na 12ª casa, tornando a repetir o exposto acima, que Marie Curie tinha à sua disposição um rico mundo interior. (lembremos que nesta astrologia Aquário é regido por Saturno, pois não se trabalha com os planetas impessoais)

Por outro lado, o mapa Navamsa (Harmônica 9) para a astrologia védica é o reflexo da Alma, e é uma carta que deve ser estudada, comparando-a com a principal, a partir dos 30 anos. 

E a carta Navamsa de Marie Curie nos mostra uma Lua (Touro) e um Sol (Áries) exaltados, sugerindo que estamos diante da carta de uma Alma muito evoluída, uma consciência "exaltada"... , um(a) dos(as) maiores cientistas do século XX.



Obrigado Marie!



¹Neste blog consideramos que para analisar os aspectos mais pessoais/cármicos de um indivíduo a astrologia védica ou sideral é a que melhor se ajusta à sua aparência ou realidade material.

²Frase extraída do livro "Astrologia Esotérica parágrafo: 2. As Hierarquias Criadoras" de Alice Bailey - Mestre Tibetano. Especificamente, a frase está nas primeiras linhas da seção.



No lado direito da imagem podemos ver um jovem Einstein, Marie Curie está sentada.



Tabela de regências 

Constelação

ORTODOXA

ESOTÉRICA

HIERÁRQUICA

ARIES

MARTE

MERCURIO

URANO

T0URO

VÊNUS

VULCANO

VULCANO

GÊMEOS

MERCURIO

VÊNUS

TIERRA

CÂNCER

LUA

NETUNO

NETUNO

LEO

SOL

SOL*

SOL*

VIRGO

MERCURIO

LUA*

JÚPITER

LIBRA

VENUS

URANO

SATURNO

ESCORPIAO

MARTE

MARTE

MERCURIO

SAGITÁRIO

JÚPITER

TIERRA

MARTE

CAPRICÓRNIO

SATURNO

SATURNO

VÊNUS

AQUÁRIO

URANO

JÚPITER

LUA*

PEIXES

JÚPITER

PLUTAO

PLUTAO

*A lua em Virgem oculta o significado de Vulcano e em Aquário de Urano.
*O Sol esotérico em Leo oculta os significados de Neptuno e o hierárquico de Urano



David C.M. 
logos.astrologiaesoterica@gmail.com

Um comentário: