Postagem em destaque

Os 3 níveis do horóscopo

domingo, 10 de julho de 2022

A carta astral da Argentina


Introdução

No post a seguir apresentamos uma análise astrológica baseada na Carta Natal da Argentina extraída no dia da "Declaração da Independência". 

Esta nação poderosa em muitos aspectos é o país mais importante entre aqueles que emergiram da "pátria-mãe" Espanha, não em vão é o lugar de língua espanhola que acolhe mais imigrantes, dando a entender sua generosidade e magnetismo. Uma generosidade que, acompanhada de sua juventude, é uma promessa de expansão e evolução constante.

Como nos diz amorosamente nosso estimado Vicente Beltrán Anglada:

"A Argentina é uma Alma muito linda que está em um processo incessante de evolução que faz com que a expressão de sua personalidade tenda constantemente a variar e a produzir eventos mágicos de grande importância."

Conferências de Vicente na Argentina

Infelizmente enfrentamos a análise astrológica sem saber a quais raios pertence a Argentina, mas se quiserem se aprofundar em suas diferentes possibilidades de raio, (de acordo com as palavras de Alice Bailey, Vicente B.A. e como a própria carta sugerem), nesta entrada: os raios regentes da Argentina lhes oferecemos uma reflexão.

Portanto, e diante das diversas dúvidas que surgem, para não complicar nossa análise, não vamos especular sobre os possíveis raios regentes da nação, vamos apenas analisar os significados das diferentes posições astrológicas e como estas estão relacionadas à percepção que temos do país.

O estudo será dividido em duas seções:

  • a) Uma análise astrológica esotérica e exotérica do mapa natal com base no horóscopo extraído para o dia da "Declaração da Independência".

  • c) Uma menção aos poderosos trânsitos que esta carta experimentou no dia da morte de Evita Perón, demonstrando assim a resposta correta que a carta tem aos grandes acontecimentos que impactam a nação.





A carta astral da Argentina





Análise da carta

Dualidade Câncer/Sol – Capricórnio/Lua e a importância do ASC Libra:

Ao olhar para este horóscopo, a primeira coisa que salta à vista é que estamos diante de um Sol esplêndido, sensível e cheio de nobreza em Câncer casa 10, um Sol claramente refletido na bandeira Nacional. Dada a "grandeza" deste sol, quase podemos afirmar que a Argentina é uma Alma regida por Câncer.

Nesta carta, por causa de sua posição acidental no MC, a maior dignidade está no Sol, (Vênus-Mercúrio), mas não podemos esquecer sua poderosa Lua cheia, regente exotérica de Câncer, em sua própria casa 4, a raiz. É como se o grande influxo que a Argentina irradia para o mundo hispano-americano nascesse das profundezas da rocha, da vontade que renasce de um passado muito distante, Lua Cheia (iluminada por Câncer) no signo de Terra, Capricórnio.

Antes deste horóscopo, podemos afirmar que a dualidade Câncer <> Capricórnio está muito envolvida nos destinos da Argentina e que de Libra (e seu regente esotérico, Urano) essa poderosa dualidade pode ser gerida com equilíbrio. Ou seja, será graças a Libra que a Argentina poderá descobrir as principais qualidades de sua Alma refletida em seu esplêndido MC/Cancer.

Assim, se a Nação for capaz de perceber a atitude superior de Libra:

Eu escolho o caminho que conduz entre as duas grandes linhas de força"

descobrirá que através da dualidade Capricórnio – Câncer flui a sensibilidade (intuição) que constrói, através da forma, um método consciente de servir, um serviço que graças à confiança que Júpiter traz com ele na casaé e será generoso e expansivo.



Exotericamente falando uma oposição difícil: 

Marte - Saturno

Sendo assim, uma vez que analisamos os destaques da carta, devemos prestar atenção ao “perigo” exotérico que a oposição Marte (o motivo/desejo em ação) Saturno (a dificuldade ou impedimento) traz consigo.

Exotericamente, este vínculo é expresso como “uma guerra muito ardente”, como uma poderosa tensão entre o corpo emocional inferior da nação e seu círculo-não-se-passa ou carma. Uma tensão que “explode” como um excesso emocional, inclusive fanatismo ou como seu oposto, como uma emoção inibida, não expressa e seu consequente complexo de inferioridade. Atitudes todas condenadas à frustração que estão em última análise estão relacionadas ao fato negativo de que a grande força de Câncer/ Sol é exotericamente regida por uma Lua (a forma de expressão) em detrimento, ou seja, em Capricórnio. Poderíamos dizer que nas formas de expressão da Argentina há uma certa inflexibilidade devido à inércia egoísta que o materialismo cria.

Lá fora, o trino que Marte exerce sobre Netuno, (o psiquismo superior ou inferior), como regente esotérico de Câncer,  tem a chave para diluir ou integrar essa tensão. Assim sendo, não é a mesma coisa estar motivado por um psiquismo superior e por um inferior; e aqui volta a surgir o papel fundamental de Libra, o ponto médio e seu regente esotérico, Urano, “a mente cósmica” capaz de inspirar em Netuno/Sagitário o Ideal ou Meta correto a seguir.

Lembremos que segundo seja a Ideia (Urano) assim será o Ideal, (Netuno), ou o aspecto psíquico que finalmente será expresso através das formas substanciais ou da tríade lunar¹.

Assim, se a Argentina através da mente de suas consciências mais evoluídas, refletida nas qualidades de Libra/Urano, administra os excessos ou inibições emocionais (Marte oposição Saturno) que tanto condicionam a massa ou expressão popular, será capaz de descobrir os ideais mais elevados que se ocultam por trás de Netuno em Sagitário, o regente esotérico de seu esplêndido Sol/Cancer

Dito de outra maneira, se da mente na alma (Libra/Urano), se percebe (Leão/Marte) que a dificuldade é a oportunidade (Saturno esotérico), o dom universal de Aquário surgirá na consciência do país, um dom expresso expansivamente através de Júpiter, o regente esotérico do aguador, na casa 1. Como o Tibetano tantas vezes nos diz, “a astrologia é a ciência das relações”.


O papel da Lua 

Capricórnio - Vulcano

Sabemos que as forças lunares, com a sua debilidade, (não se esqueçam de que a nossa estimada lua é um satélite quase sem vida própria), sempre se submetem à consciência guia mais poderosa.

Portanto, se a força dominante da Argentina é o aspecto cego ou egoísta da “massa”, refletido no significado exotérico de Câncer regido por uma Lua em exílio, sua forma de expressão ou tríade lunar¹ será excessivamente emocional, inflexível, destrutiva, fria ou contundente, ou então será sem vigor, sem interesse, emocionalmente perdida ou na defensiva. Neste caso, as inércias cármicas inerentes a esta lua em detrimento expressando-se através do conduto da 4ª casa, (a emotividade), condicionam as poderosas forças do MC. É como se a dignidade do país fosse traída pelas formas, pela emoção mal expressa, por um senso de felicidade errado, cristalizado.

Mas, por outro lado, se falarmos de uma Argentina condicionada por suas mentes mais evoluídas, refletidas no significado esotérico de Libra, seu corpo de expressão lunar estará velando Vulcano², “o forjador”, aquela qualidade que forja nas formas do país as virtudes mais universais de Capricórnio: a disciplina, a nobre ambição, a ordem que invoca sua própria divindade ou magia, “o poder de alcançar o topo da montanha”, a inteligência criadora, a vontade realizadora.


O caminho a seguir 

"a compreensao correcta de Câncer"

Logo, para que essa expressão mais universal aconteça, o primeiro passo é a correta compreensão de Peixes, a responsabilidade espiritual, entendendo que a quadratura que Plutão exerce sobre Netuno não é “o desgosto pessoal que destrói”, mas a necessidade que a Alma da Nação tem de destruir os obstáculos, os ideais inferiores já obsoletos para assim poder estar mais próximo dos novos que estão por vir. 

Uma revelação que virá através do idealismo sagitariano, no qual Urano, (através de seus trânsitos), como regente do caminho da Alma ou Libra, inspirará as novas ideias³ que em Netuno (regente esoterico de Câncer) serão os ideais³ criadores de um corpo psíquico superior, "uma casa iluminada", o Alma

Um corpo psíquico ou consciência que será aplicado às formas lunares (a massa popular) de expressão, uma vez que, e isso é muito importante, o regente esotérico do “Arqueiro”, Terra, está junto com a Lua cheia em Capricórnio, dando a entender a possibilidade de sua correta aplicação.

E finalmente, em uma etapa ainda muito distante, “a luz na mente”, Vênus, como regente hierárquico de Capricórnio em Câncer, vinculará a Lua (a forma expressiva já purificada do povo), com a dignidade da nação, Sol/MC, através dos significados esotéricos de Câncer, “construo uma casa (uma consciência de país) iluminada en ela moro”. Uma atitude final que será a plenitude de uma Lua cheia esotérica, isto é, iluminada por Câncer, a alma da nação.


Uma interpretação esotérica das 3 cruzes

Em suma, enquanto a Argentina for regida por Libra e inspirada por Urano, as experiências que auguram o grande poder que,  através do signo de Câncer, a cruz cardeal exerce nesta carta, será a oportunidade de alcançar uma compreensão mais subjetiva ou esotérica da cruz fixa. Uma cruz onde Leão e Escorpião são a experiência autoconsciente e purificadora, e Aquário, a demonstração dessa experiência através do serviço.

E graças a essa maior compreensão da cruz fixa, a cruz mutável em Sagitário será a manifestação de objetivos espirituais alcançáveis. E em Peixes, através da destruição de Plutão, o sacrifício do materialismo. Na verdade, ser uma grande nação não é tanto um ato de poder como de responsabilidade. 



A Morte de Evita Perón ou o poder de uma alma 

sobre uma nação inteira.

Não há dúvida de que Evita Perón, a chamada "porta-bandeira dos humildes", foi uma das personalidades mais importantes a emergir deste grande país; suas qualidades valiosas, muito admiradas pelo povo mais simples de sua amada Argentina, cruzaram fronteiras e se tornaram universalmente reconhecidas.

Não é o propósito deste artigo analisar sua carta, mas vamos dar uma rápida olhada em como os trânsitos para o dia de sua morte afetaram a carta da nação, demonstrando assim a validade dela.

Vejamos apenas os trânsitos dos planetas Urano e Netuno que, por sua natureza sagrada, estão diretamente relacionados com a inércia impessoal da Alma e muito mais neste horóscopo, já que Netuno é o regente esotérico de Câncer e Urano o de Libra, os dois signos mais importantes.



E é aí, na Alma, que no dia da morte de Evita, Urano, "a mente de Deus", fez uma conjunção exata com a realeza e dignidade (Sol/MC/Câncer) da nação.

E é aí, na Alma, que no dia da morte de Evita, Urano, "a mente de Deus",  entra em contato com as raízes, formas mentais e os sentimentos mais ancestrais da Argentina refletidos na Lua/FC/Capricórnio da nação.

E é aí, na Alma, que no dia da morte de Evita, Netuno, "o amor de Deus",  tomou contato com Libra/ASC, a luz que se eleva no leste da nação, o equilíbrio entendido desde a sensibilidade transcendente, o amor de "alguém" que nos deixou, mas que sempre estará lá. 

É evidente, como confirmado por esses trânsitos e outrosque a morte da "primeira-dama" foi um evento vital para a Argentina e em honra dela basta dizer que durante o dia de sua morte a lua transitou por Virgem, o signo da Mãe que em seu ventre acolhe o Amor do Cristo, o amor pelos humildes, simples. 



¹ A tríade lunar é o corpo físico, emocional e mental concreto herdado e por isso sua influência é muito cármica, ou seja, muito ligada às inércias que geram na matéria. Mas, tanto para o bem quanto para o mal, este é o único corpo (substância real) que temos para a expressão da alma na matéria, daí a importância da consciência guia que está por trás dela. 

² Vulcano para a astrologia esotérica é o regente do 1º Raio, a energia que com tenacidade ou perseverança molda as formas mais inflexíveis ou cristalizadas da personalidade para adaptá-las às exigências da Alma. No horóscopo sua posição astrológica é sempre entre o Sol e Mercúrio e sua atividade (sempre subjetiva) é velada pelos significados esotéricos da Lua, seu signo, aspectos e casa, No caso em questão, Vulcano está localizado em Câncer.

³ Se pensarmos bem, uma Ideia não é o mesmo que um Ideal. Na ideia está a clareza de uma mente inspirada por Urano; no ideal, regido por Netuno, essa mesma ideia se mistura com o corpo emocional gerando o motivo para seguir ou ideal.

Além dos trânsitos de Urano e Netuno, observemos como no dia da morte de Evita Saturno transitava pelo signo ASC, Libra, e como Plutão fazia contato com a oposição Marte – Saturno. Também constatemos que exatamente na hora de sua morte, a Lua entrou em Libra, o caminho da Alma para a nação, dando a entender que por trás da experiência de sua morte e enterro seguido por multidões, ocultava-se algum tipo de ensinamento superior.



É importante entender que referida interpretação, tudo e a tentativa de ser neutro em relação aos significados dos 7 Raios, poderia ser mais profunda se soubéssemos os raios regentes da Personalidade e da Alma da Argentina.

Para citar apenas um exemplo, um ASC Libra com Sol em Câncer não rege igualmente uma Alma de 1º Raio de Vontade e Poder como uma Alma de 4º Raio de Harmonia e Beleza e é por isso que para uma compreensão psicológica mais profunda deste grande país recomendamos ler o seguinte artigo os raios regentes da Argentina com base nos possíveis raios aos quais a nação pertence.



Tabela de regências  

mas na coluna do meio também o Raio regente do Planeta

Constelação   Ortodoxa   Esotérica    Hierárquica

Áries  Marte    Mercúrio -4ºR    Urano 

Touro  Vênus   Vulcano -1ºR     Vulcano

Gêmeos  Mercúrio  Vênus -5ªR   Terra

Câncer  A Lua   Netuno -6ªR      Netuno

Leo   O Sol    O Sol -2ºR     O Sol

Virgo  Mercúrio   A Lua -4ºR   Júpiter

Libra  Vênus    Urano -7ºR    Saturno

Escorpião  Marte   Marte -6ºR    Mercúrio

Sagitário  Júpiter   A Terra -3ºR   Marte

Capricórnio  Saturno   Saturno  -3ºR   Vênus

Aquário  Urano    Júpiter -2ºR    A Lua

Peixes  Júpiter    Plutão -1ºR     Plutão

A lua em Virgem oculta Vulcano e em Aquário a Urano. 

O Sol esoterico em Leo oculta Neptuno e o hierárquico a Urano



David C. M.

logos.astrologiaesoterica@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário