Postagem em destaque

Os 3 níveis do horóscopo

sábado, 3 de setembro de 2022

A carta natal de Florence Nightingale




VIRGEM

Estamos no mês de Virgem e a frase para a Alma em Virgem nos diz:

"Eu sou a mãe e o filho, eu, Deus, matéria sou"

Em Virgem é a Vontade de Deus (a vida) que o Filho (a consciência ou alma) se construa ou se expresse através da mãe/matéria/Maria, ou seja, através da personalidade ou tríade inferior (mente concreta, corpo sensório, corpo físico/etérico) refletida na Lua, seu regente esotérico¹.

Em verdade, a grandeza de Virgem é a capacidade de usar sua realidade mais pessoal (material) para reconhecer e construir uma realidade interna superior, mais espiritual.

"crivo" é o símbolo superior deste signo. Seu reflexo inferior é seu poder crítico e censurador, mas seu aspecto superior é a correta discriminação, que revela a vida espiritual interna, é o discernimento que reconhece, constrói (forja na matéria ) consciência de Alma. 

Virgem é a caverna onde nasce o Cristo, a consciência na caverna do Coração, o trabalho construtor interno, e Peixes, seu complementar, é o conhecimento deste Cristo, o Coração revelado à luz do dia e expresso externamente como um grande servidor.




Para finalizar, compartilho uma breve análise que foi publicada há pouco na seção de respostas de um Site Amigo que fez uma excelente análise esotérica da carta natal de Florence Nightingale, a grande iniciada em Virgem que, com seu magnífico trabalho, dignificou e revolucionou a profissão de enfermeira.

Como o mesmo Mestre Tibetano nos conta sobre ela: “Essas grandes almas se distinguem principalmente pelo fato de não conhecerem nenhuma limitação mental, e sua inclusividade é tal que para elas não há distinções raciais ou diferenças religiosas. O que caracterizou todos esses "portadores da luz" foi o autossacrifício pelo aperfeiçoamento da vida humana e pelo amor por seus semelhantes”.

Psicologia Esotérica II - b) Técnicas e Linhas Imediatas de atividade

 

Para aprender Astrologia Esotérica é necessário refletir sobre os horóscopos das grandes Almas, por isso considero muito importante compartilhar com vocês este link e meu breve comentário posterior.


Breve comentário²sobre a carta natal de 

Florence Nightingale



Verdadeiramente, neste horóscopo Touro e a nona casa dos grandes ideais têm grande poder; então, é uma energia que, pela grande dignidade astrológica que Plutão e Júpiter têm em Peixes³, se enfoca e expressa através da sétima casa, o lugar onde o outro é a minha verdade. É claro que os grandes Ideais de Florence Nightingale foram condicionados pelo poder exercido por Virgem-Peixes na linha horizontal (1-7) das relações.

Exotericamente, através de Júpiter, também podemos observar os significados (os cuidados de enfermagem na casa 6), mas esotericamente o papel de Peixes é claramente ativado como casa sete, o ideal complementar de Virgem que, por ser o signo ascendente, é o caminho da Alma de Florence Nightingale.

Poderíamos dizer que o grande magnetismo exercido por Virgem e Peixes, (ambos portadores dos Raios 2º de Amor e Sabedoria e do 6º da Devoção aoIdeal)"faz com que o enorme poder de Touro se sacrifique pelos significados da sétima casa, onde claramente o paciente é o complemento ideal da casa um, Virgem. 

Visto dessa forma, o enfermo se torna o amigo, o companheiro, "aquele que guia minha Alma", o "Tu" na casa 7, esta é a grandeza da nossa enfermeira.

Em poucas palavras, Florence Nightingale era uma enfermeira (Virgem) com sensibilidade (Peixes). Ela construiu em si mesma (Virgem) energia curativa (Peixes) graças ao desapego "divino" de Plutão e à generosidade de Júpiter, ambos em grande dignidade astrológica.

No horóscopo desta grande iniciada, pela posição dos nodos, sugere-se um "egoísmo mágico". É como se ela, dedicando-se unicamente à caverna do seu Coração (Virgem-Nodo Sul-casa 1), descobrisse sua grande sensibilidade pelo outro (Peixes-Nodo-Norte-casa 7). Certamente Florence cuidou de seus enfermos (casa 6), mas também lhes falou, escutou e entendeu como Corações, "o Eu através do Tu", casa 7.

A expressão bem-sucedida de sua vocação está escrita em sua lua, exaltada na casa mais espiritual (9), regida por Vênus em Câncer na casa 10. Diríamos que nossa protagonista expressou uma ação (vocação - casa 10) muito condicionada pela exaltação espiritual do regente de Vênus, a Lua em Touro casa 9, a casa dos grandes ideais. Aqui podemos ver desenhada "a dama da lamparina"iluminando com seu Amor os corredores do hospital.

Para finalizar, dizer que o pai de Florence foi o único da família que a apoiou em suas aspirações espirituais de juventude, astrologicamente este pai está localizado na nobreza da casa 9, uma nobreza paternal que a jovem rapidamente substituiu pelos ditames*(os ideais) de sua Alma refletida no poder da lua, o regente esotérico de Virgem velando as qualidades de Vulcano, o construtor.




Na época "The Times" disse sobre ela:

“Ela é um "anjo ministrador" sem nenhum exagero nesses hospitais e, à medida que sua forma esguia desliza silenciosamente ao longo de cada corredor, o rosto de cada pobre sujeito suaviza-se de gratidão ao vê-la. Quando todos os oficiais médicos se retiraram para a noite e o silêncio e a escuridão se instalaram sobre aqueles quilômetros de prostrada enferma, ela pode ser observada sozinha, com uma pequena lamparina na mão, fazendo suas rondas solitárias”


.......

¹ A Lua é o regente esotérico de Virgem, mas seus significados velam Vulcano, o forjador, aquele que modela a forma em harmonia com a consciência do Coração.

² O comentário foi reformulado para uma maior compreensão em espanhol.

³ Plutão em Peixes está em sua própria regência esotérica e hierárquica. Júpiter em Peixes está em sua própria regência exotérica, ao mesmo tempo que ele é o regente hierárquico de Virgem. Este poder astrológico, além de angular, sugere que Florence Nightingale era certamente uma Alma de 2º Raio de Amor e Sabedoria, ou talvez uma Alma de 6º Raio de Devoção ao Ideal, neste último caso, se sua Alma não fosse de 2º Raio, devido à sua doçura, temperança e silêncio, podemos muito bem situar as qualidades deste raio em seu corpo emocional.

Em 1837, aos 17 anos, Florence recebeu um "chamado de sua alma" (uma experiência ou visão espiritual) que ela interpretou como que devia dedicar sua vida ao serviço pelos outros. Já então o distanciamento do vínculo familiar (especialmente do aspecto negativo da mãe e da irmã) era total. Este é um exemplo claro da liberdade que gera a decisão da Alma



Tabela de regências 

Constelação

ORTODOXA

ESOTÉRICA

HIERÁRQUICA

ARIES

MARTE

MERCURIO

URANO

T0URO

VÊNUS

VULCANO

VULCANO

GÊMEOS

MERCURIO

VÊNUS

TIERRA

CÂNCER

LUA

NETUNO

NETUNO

LEO

SOL

SOL*

SOL*

VIRGO

MERCURIO

LUA*

JÚPITER

LIBRA

VENUS

URANO

SATURNO

ESCORPIAO

MARTE

MARTE

MERCURIO

SAGITÁRIO

JÚPITER

TIERRA

MARTE

CAPRICÓRNIO

SATURNO

SATURNO

VÊNUS

AQUÁRIO

URANO

JÚPITER

LUA*

PEIXES

JÚPITER

PLUTAO

PLUTAO

*A lua em Virgem oculta o significado de Vulcano e em Aquário de Urano.
*O Sol esotérico em Leo oculta os significados de Neptuno e o hierárquico de Urano


David C.M.

logos.astrologiaesoterica@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário