Postagem em destaque

Os 3 níveis do horóscopo

sábado, 10 de dezembro de 2022

LEÃO - ESCORPIÃO ... AQUÁRIO (Sol - Marte)


Os 12 Sagrados

Se do Coração olharmos para as maravilhosas Luzes do Céu, as formas incríveis que o ser humano "viu" nas 12 constelações, podemos afirmar que os 12 são sagrados, são eles que fecham o círculo, que marcam o caminho para o sol, "o deus que ilumina a nossa terra".

Portanto, não é justo considerar que um signo é melhor que outro, não é honesto tomar a crítica negativa de um para favorecer o outro, esta é uma atitude egoísta, exercida por uma determinada consciência interessada em favorecer um em detrimento do outro. 

Considerando o exposto, também é verdade que cada signo tem suas próprias energias, significados ..., e é e será através dessas qualidades que a consciência experimentará sua permanência na Terra.

Neste novo artigo, vamos nos centrar em como duas dessas 12 energias se relacionam, Leão e Escorpião, duas qualidades muito vinculadas com o crescimento da autoconsciência no ser humano.




A relação 

LEÃO - ESCORPIÃO

Leão é a autoafirmação, aquele que percebe e rege o seu ambiente a partir do seu "eu", da dramática expressão do seu próprio conhecimento das coisas, a partir do carisma que lhe dá a sua ciumenta fidelidade a si mesmo, em suma, a partir do seu poder, como todo bom Leão.

Escorpião é o renascimento, aquele que, através do maya, (a falsa ilusão ou o aspecto sombrio do "escorpião"), reconhece sua capacidade de morrer e se regenerar, reconhece a vida através do poder de cura de seu próprio veneno. Na compreensão superior do escorpião, desenha-se a águia.

A partir dessa perspectiva, podemos facilmente deduzir que nessa relação o ego solar, desde que seja egoísta, se verá tolhido e frustrado pela desilusão criada pelo escorpião; e que essa decepção em si oculta a oportunidade de adquirir a autoconsciência de Alma. 

No entanto, antes de continuar, devemos saber que a relação entre esses dois signos sempre dependerá do estado evolutivo da consciência que há de experimentar e gerir referida relação. Um estado que não pode ser medido como algo matemático, mas que para sua melhor compreensão, a psicologia esotérica divide em 3 Níveis:


1 Nível – Consciência mundana ou pessoal, totalmente centrada em seus desejos materiais e apegada às condições cármicas herdadas, próprias, familiares, sociais, culturais, religiosas ou do país.

  • Neste nível, a autoconsciência (Leão) é o poder e a inteligência quase instintiva e inconsciente do eu inferior e Escorpião é a escuridão do egoísmo, o aspecto cego da falsa ilusão e sua consequente inflexibilidade.

  • Seus regentes são o Sol para Leão e Marte para Escorpião. Durante este longo período de tempo, o ego solar, estimulado pela falsa ilusão, ordena a ação marcial (agressiva) que, por sua vez, retroalimenta o ego solar.

Essa relação, evidentemente quando está marcada pelo egoísmo, manifesta-se como a imposição do desejo sobre o desejado. Uma imposição felizmente limitada por Saturno, o aspecto restritivo do Carma. O limite cármico, embora a personalidade não queira reconhecê-lo, é sempre o freio, o reajuste, para todos os tipos de excesso ou egoísmo que em outras vidas foi cometido.


2 Nível – Consciência da Alma¹, indivíduo com aspiração espiritual. Neste estado, a consciência experimenta um poderoso senso de dualidade entre os desejos pessoais e as aspirações espirituais. 

  • Aqui Leão é o poder consciente e o amor inteligente que nos revela a Alma e Escorpião é aquele que cria o conflito que, ao mesmo tempo, lutará e transmutará (triunfará) como harmonia. 

  • Seus regentes são o Sol para Leão, a regência em Leão se repete nos três níveis, porque a luz da consciência está presente em todos os estados evolutivos. Neste período, o Sol está velando os significados de Netuno, o regente do aspecto psíquico de superior e inferior. Por sua vez, Escorpião é regido por Marte, mas aqui a ação marcial não depende mais do desejo egoísta como no primeiro nível, mas do conflito que é criado entre o desejo pessoal (psiquismo inferior) e a percepção da Alma (psiquismo superior), conflito que "o guerreiro" sempre resolve em favor da Alma.

  • Neste nível, Plutão como corregente de Escorpião, exerce um papel muito importante, porque é através dele que durante o conflito ocorre a destruição que a Alma precisa para ser capaz de manifestar mais luz ou unidade. Neste estado, a consciência sabe que a destruição (de sentimentos e pensamentos pessoais) só se produz quando a Alma o exige.

Essa relação se manifesta como aquele conflito que cria uma experiência de cura, a consciência de Alma. A vivência e a resolução da dualidade transformam e purificam a personalidade com a intenção de aproximá-la da Alma. A sensibilidade à Alma cresce em detrimento dos desejos pessoais e, pouco a pouco, uma percepção mais elevada de Netuno se desenvolve. Durante este período, a imaginação criadora, a intuição e os ideais mais elevados prevalecem, criando uma poderosa aspiração espiritual. 

A título de resumo, podemos dizer que neste segundo nível o interesse pelo NÃO-EU que Escorpião mostra é o conflito (a oportunidade) de purificar o verdadeiro EU em Leão. 


3 Nível – Consciência Espiritual, trata-se de um estado muito elevado de consciência que só ocorre quando a Alma, depois de integrar a personalidade, olha de você para você para o Espírito.

  • Neste nível, Leão é o "eu superior", a autoafirmação que se reconhece no altruísmo de Aquário, e Escorpião é a cessação da luta, graças ao reconhecimento da não-dualidade através da Luz do conhecimento em Touro.

  • Neste nível, o regente para Leão continua sendo o Sol, mas desta vez a consciência está velando os significados de Urano, aquele que unifica o superior e o inferior através do uso inteligente da mente. Por sua vez, Escorpião é regido por Mercúrio, a intuição que harmoniza o conflito. 

Esta relação se manifesta como a capacidade de manifestar propósito espiritual. A intuição em Escorpião torna-se controle interno ou poder unificado em Leão, um controle que permite que o Ideal seja concretizado no plano físico como serviço espiritual. Definitivamente, o conflito é harmonia e o poder inteligente da autoafirmação é serviço.

Neste nível, os raios regentes desses dois signos se expressam com grande clareza, por um lado Escorpião (ajudado por Touro) reflete claramente o 4º Raio de Harmonia e Belezae, por outro lado, Leão, com o complemento de Aquário, expressa com grande clareza o 1º Raio de Vontade e Poder e o 5º Raio de Conhecimento Concreto

A partir deste nível, a expressão mista dos dois signos pode muito bem ser a manifestação de uma grande Alma que, dependendo do seu raio regente principal, será um gênio das artes, da política, da psicologia ou da ciência.



ASTROLOGIA PRÁTICA

É um erro pensar que, se Leão e Escorpião não são ativados em um horóscopo, essas dinâmicas não estão presentes. Há muitos exemplos de relações astrológicas por trás das quais os significados e resultados descritos acima estão ocultos, os mais importantes são.

  • Signo ascendente em Leão e o Sol em Escorpião ou vice-versa.

  • Leo e/ou Escorpião ativados por planetas que, por regência ou posição, são importantes. 

  • Aspectos, posição ou regências de Plutão e/ou Marte em relação ao Sol, à Lua, ao Ascendente ou aos seus governantes. Plutão muitas vezes desempenha um papel fundamental.

  • Lua e/ou nodos lunares em contato com esses signos e/ou posições planetárias.

  • Uma casa 8 poderosa. Uma casa 5 pressionada.

  • Saturno em aspecto tenso com o Sol, a Lua, Mercúrio, Vênus ou Marte. Este caso deve ser acompanhado por um dos casos acima.

Ter vários desses pontos ativados na carta certamente trará nas experiências de seu dono os significados descritos acima.

Com base na Astrologia Esotérica ante essa relação conflituosa entre dois significados, sempre apostamos em ativar um terceiro, ou seja, através da mente na consciência, ativar os significados superiores do signo ASC, "o caminho da Alma".

Como nos diz o Mestre Tibetano:

"O signo ascendente pode estimular a personalidade (signo solar) a responder à alma, realizando assim o propósito da alma por meio da colaboração da personalidade."²


Exemplo Prático

Carta natal de Barack Obama

No horóscopo de Obama podemos observar duas poderosas dinâmicas astrológicas que fazem referência ao que é exposto neste artigo.

A primeira e, sem dúvida, a mais importante, é a poderosa quadratura que, a partir de Escorpião, Netuno exerce sobre seu Sol/Mercúrio em Leão. 

A segunda e não menos importante é a poderosa quadratura que Plutão exerce em sua Lua. Podemos, portanto, afirmar que na carta de Obama os dois luminares são afetados pelos significados descritos no artigo.

Do ponto de vista evolutivo, é claro que Barack já nasceu como uma consciência altamente evoluída e, portanto, na análise de seu horóscopo temos que ajustar aos significados duais do segundo nível, "decepção pessoal<versus> autoconsciência de Alma";e uma vez que Obama é nomeado presidente dos Estados Unidos, temos que ajustá-lo aos significados do terceiro, "a capacidade de mostrar propósito espiritual".

Claramente, através dos significados do segundo nível, Barack Obama teve que administrar sua decepção precoce com a figura paterna, bem como sua capacidade de idealizá-la de maneira positiva, que culminou na publicação do livro "dreams from my father". 

Além disso, embora de menor importância, ele teve que administrar seu relacionamento problemático com a mãe ou seus adolescentes flertes com as drogas. 

Por outro lado, e como prelúdio para o seu salto triunfal para a política ou terceiro nível, ele teve que administrar sua vocação social precoce, suas batalhas "triunfos e decepções" pelos direitos civis dos grupos oprimidos de Nova York e Chicago; aqui já se detecta com clareza a qualidade de Aquário, seu signo ascendente ou caminho da Alma.

E, finalmente, surge em Obama a plenitude do terceiro nível, seu salto à presidência e subsequente reconhecimento mundial como reflexo superior de seu Urano/Sol – Mercúrio em Leão integrados à Alma através do ASC Aquário e da dignidade do seu regente esotérico Júpiter, também em Aquário. 

Claramente esse vínculo é sua etapa de maturidade social e política, etapa em que os significados superiores de Aquário estimularam muito positivamente Leão, como Alma de 1º Raio de Vontade e Poder expressa através da política.


Para mais informações sobre a carta de Barack Obama, você pode clicar nos seguintes links:

.  .  .  .  .  .  .

¹ Neste segundo nível podemos muito bem colocar todos os leitores deste blog e é lógico pensar que este segundo nível também pode ser dividido em três: aqueles que ainda estão muito próximos do primeiro nível, aqueles que estão totalmente imersos nos significados do segundo e aqueles que intuem o caminho para dar o salto para o terceiro. 

² Texto extraído do livro"Miragem"de Alice Bailey, capítulo:"A técnica da indiferença"




........



Tabela de regências 

Constelação

ORTODOXA

ESOTÉRICA

HIERÁRQUICA

ARIES

MARTE

MERCURIO

URANO

T0URO

VÊNUS

VULCANO

VULCANO

GÊMEOS

MERCURIO

VÊNUS

TIERRA

CÂNCER

LUA

NETUNO

NETUNO

LEO

SOL

SOL*

SOL*

VIRGO

MERCURIO

LUA*

JÚPITER

LIBRA

VENUS

URANO

SATURNO

ESCORPIAO

MARTE

MARTE

MERCURIO

SAGITÁRIO

JÚPITER

TIERRA

MARTE

CAPRICÓRNIO

SATURNO

SATURNO

VÊNUS

AQUÁRIO

URANO

JÚPITER

LUA*

PEIXES

JÚPITER

PLUTAO

PLUTAO

*A lua em Virgem oculta o significado de Vulcano e em Aquário de Urano.
*O Sol esotérico em Leo oculta os significados de Neptuno e o hierárquico de Urano



David C.M.

logos.astrologiaesoterica@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário