Postagem em destaque

Os 3 níveis do horóscopo

sábado, 1 de outubro de 2022

A carta natal de Mikhail Gorbachov



Estamos no mês de Libra, o signo que melhor expressa o que o equilíbrio significa, a boa estabilidade, o nível correto.

A frase esotérica para a Alma em Libra nos diz:

"Eu escolho o caminho que conduz entre as duas grandes linhas de força"

E realmente tomar essa decisão por si só já implica na criação de um caminho, é adaptar, analisar, reordenar e descobrir o ponto do meio que há entre o passado que vivemos conscientemente e o futuro que somos capazes de visualizar.

A mente em Libra inspirada na Alma é capaz de se mover entre seus padrões mentais mais materiais e seus princípios mais espirituais..., alcançando assim um silêncio mental no qual descansar, um lugar do qual todo o passado pode ser curado, sintetizado e inspiradopara expressar um futuro melhor.



Mikhail Sergeyevich Gorbachov

A partir de uma perspectiva mais elevada, uma mente assim foi nosso protagonista de hoje, Mikhail Gorbachov. Ele foi uma Alma profundamente consciente do passado de seu país, ao mesmo tempo que foi um visionário do seu futuro e este caminho entre o passado e o futuro foi o que a sua alma expressou.

Mikhail seguiu realmente um caminho do meio entre as poderosas forças de seu país (URSS) ancoradas em um ideal comunista cristalizado e cada vez mais corrupto euma visão inspirada e generosa do papel que deveria desempenhar no mundo. 

Como diz o pensador Noam Chomsky:"Mikhail Gorbachov propôs o estabelecimento do que ele chamou de um lar europeu comum, contrário às alianças militares. Um acordo que igualasse os Estados Unidos, a Europa e a Rússia, trabalhando juntos por um sistema mais social-democrata em toda a Eurásia."(jornal “La Vanguardia”, 11-09-22, entrevista a Chomsky)


Um estudo esotérico do horóscopo de 

Mikhail Gorbachov

Para tornar a análise mais compreensível, vamos dividi-la em 6 seções curtas com suas respectivas cartas. Para obter mais informações sobre os regentes utilizados no final do artigo, anexamos uma tabela. As 6 seções são:

  • a) Sua Alma em Libra versus Peixes em Sua Personalidade 

  • b) O reflexo na carta do raio regente da Alma deMikhail Gorbachov

  • c) O reflexo do raio regente de sua personalidade e/ou corpo emocional. 

  • d) O raio regente da Alma russa na carta de Mikhail Gorbachov

  • f) As regências hierárquicas – o poder criador de um iniciado.

  • g) Raísa Gorbachova– a lealdade inestimável do companheiro




a) Sua Alma em Libra versus sua personalidade em Peixes


É incrível ver o enorme poder que Urano, o regente esotérico de Libra ou caminho da alma, tem nesta carta. Urano em Áries é inspiração e iniciativa e, ao mesmo tempo, é o poder de expressá-las e aplicá-las. 

Para uma consciência evoluída, o signo da Balança é capaz de "projetar através da expressão física seu propósito espiritual interior"¹  e, certamente, o esplêndido Urano em Áries de Mikhail Gorbachov é a chave de seu propósito e expressão através de Libra.

O trino que Áries/Urano compartilha com Leão/a Lua apenas reafirma a capacidade de Gorbachov de comunicar ao mundo suas ideias "inspiradas e revolucionárias", nascidas em Áries/Urano. Claramente por trás da expressão inferior lunar, mais próxima e popular de Gorbachov, se ocultavam suas visões mais elevadas, inspiradas por Urano. Em outras palavras, esta Lua em Leão, através da casa 11, estava ciente do poder superior de Urano. 

Por outro lado, como todos nós fomos capazes de observar através da televisão, documentários ou meios de comunicação, a personalidade de Mikhail Gorbachov era muito empática, afável, prestativa, sensível, generosa, corajosa, temperada e com muito bom senso de humor, tudo isso muito refletido em Peixes/casa 6 trino com Júpiterseu regente ortodoxo, exaltado em Câncer casa 10. 

Falando das regências ortodoxas ou exotéricas, há algo na Lua, (lembremos que neste caso a Lua é a expressão de Urano), e Sol de Gorbachov que nos diz que nele a personalidade e a alma trabalharam juntas. Observemos que a Lua em Leão é regida pelo Sol e que, por outro lado, esta mesma Lua é regente do MC/Câncer, onde está situado o regente exotérico do Sol em Peixes.

O Sol e a Lua estão em relação, sendo a Lua em casa 11 a expressão de suas ideias sociais nascidas em Urano, e o Sol em casa 6, uma expressão de sua afável (prestativa) humildade e simpatia, um senso do humano generosamente refletido em seu meio do céu com a exaltação de Júpiter. 

Visto da simbologia dos 4 elementos, podemos dizer que graças ao ar em Libra nosso protagonista misturou sua generosa natureza emocional (água) com seu espírito ardente, sem nunca se esquecer de sua poderosa raiz, a terra, o nobre reflexo do seu país na casa 4, Capricórnio, Saturno e Vênus.



b) O reflexo na carta do raio regente da Alma de Mikhail Gorbachov 


Se observarmos as atitudes mais profundas do último presidente da URSS, quase sem lugar a dúvidas podemos afirmar que foi uma alma de 1º Raio de Vontade e PoderMikhail Gorbachov era um homem de  "força, coragem, poder para governar, tomar decisões ou capacidade de captar as grandes controvérsias com amplitude de critérios" ²,  todas qualidades do 1º Raio. 

Astrologicamente, as qualidades do 1º Raio chegam ao nosso sistema através de Áries – Leão e Capricórnio, o poder de INICIAR, o poder da AUTOAFIRMAÇÃO e o poder de REALIZAR, e verdadeiramente esses três signos (a partir de suas regências e posições angulares) têm muita presença na carta. 

Por outro lado, a presença de Plutão, (como portador do 1º Raio e regente esotérico e hierárquico do Sol em Peixes), no MC, só faz reafirmar o grande poder que o 1º Raio tem neste horóscopo.

Podemos dizer que Mikhail, graças aos significados mais elevados de Libra, através de Plutão subjugou e transformou as tendências mais negativas de Peixes, reconhecendo ao mesmo tempo a grandeza do seu 1º Raio de Vontade e Poder presente em Áries/Urano, Leão/Lua e Capricórnio/Saturno-Vênus.



c) O reflexo na carta do raio regente de sua personalidade e/ou corpo emocional


É uma evidência de que Mikhail Gorbachov era uma personalidade integrada, ou seja, ele foi uma personalidade que trabalhou sob as ordens da alma, mas devemos entender que, embora as qualidades pessoais estivessem sob asordens da consciência superior, elas são sempre as qualidades quemais se veem, porque a alma só e unicamente pode se expressar através delas. E se olharmos para os muitos vídeos e imagens de Mikhail, pensamos que foi uma personalidade regida pelo 2º Raio de Amor e Sabedoria com uma grande relação com a natureza emocional (Peixes-Júpiter-Netuno) dele. Ou seja, foi uma personalidade generosa, afável, intuitiva e paciente, e com uma compreensão muito expansiva de seu ambiente. 

Como não se trata aqui de cálculomatemático, um dia será, podemos pensar que nossa percepção não esteja correta e que, portanto, sua personalidade não era regida pelo 2º Raio, talvez por um 7º Raio ou mesmo um 3º Raio, mas, se assim foi, então o que não temos dúvidas é afirmar que seu corpo emocional, sim, era, porque o que se pode perceber claramente em Mikhail é que o plano emocional ou do sentimento sempre se mostrava com nobreza e generosa compreensão, ou seja, com um 2º Raio de Sabedoria e Amor refletido no plexo solar e astrologicamente em Peixes, Netuno e Júpiter exaltado em signo de água. 

2º Raio de Amor e Sabedoria chega ao nosso sistema solar através de Gêmeos – Virgem – Peixes, ou seja, através do Amor que se relaciona – ele é construído – e que se sacrifica por responsabilidade. Um Amor e Sabedoria que se sintetiza em Júpitera expansão do Amor, o chakra do Coração do nosso sistema solar.

É claro que esses três signos não têm tanta presença na carta como os do primeiro raio, mas parece claro que graças ao Sol em Peixes e a Netuno em Virgem como regente de seu fabuloso Júpiter exaltado no MC, que nosso estimado protagonista foi capaz de expressar com êxito as qualidades do 2º Raio através da personalidade e/ou corpo emocional. 

De fato, a conjunção de Plutão com Júpiter sugere que a atividade mais brilhante (casa 10) de Gorbachov foi uma poderosa mistura de sua alma de 1º Raio em Plutão, com sua Personalidade de 2º Raio em Júpiter. 



d) O raio regente da alma russa na carta de Mikhail Gorbachov


Como não pode ser de outra forma, o raio regente da alma de uma nação é sempre refletido nos horóscopos de seus dirigentes mais destacados.

A Rússia é uma Alma de 7º Raio de Ordem, Cerimonial e Magia, porque toda cerimônia é um ato mágico com o poder de organizar e/ou expressar na matéria a energia invocada. Este raio, tão desconhecido pelas nações do Ocidente, quase todas regidas pelos raios pares (2,4,6), é claramente o responsável pela percepção que se tem da Rússia como uma nação enigmática. 

O 7º Raio na alma dá à Rússia uma necessidade sincera de se organizar e, assim, também de ordenar os países vizinhos; outro tema mais pessoal é o seu sentimento (ideal ou devoção) pátrio que, por seu egoísmo, obscurece a expressão correta da necessidade da alma. Rússia é a personalidade regida pelo 6ºR de Devoção e Ideal. 

Bem, voltando ao nosso protagonista, o 7º Raio chega ao nosso sistema solar através de Áries - Câncer - Capricórnio, ou seja, a ideia (Áries) se organiza na forma cármica reencarnada (Câncer) e se materializa através da disciplina (ordem e cerimonial) como "deus" no topo, Capricórnio. 

E no horóscopo de Mikhail Gorbachov,o 7º Raio através desses três signos tem uma enorme presença sendo seu poderoso Urano o planeta que o sintetiza. Podemos dizer que ele percebia com grande clareza as energias deste raio, que suas ideias e ações estavam ligadas com o que um dia será esta grande nação. Um futuro ainda muito distante, mas que nas palavras do próprio Mestre Tibetano será, na Era de Aquário, de enorme importância para a humanidade.



Nunca houve um líder russo que conheceu tantas personalidades
 mundiais quanto Mikhail.

fAs regências hierárquicas – o poder criador de um iniciado

A astrologia esotérica que o Mestre Tibetano nos ensinouatravés de Alice Bailey nos diz que quando o horóscopo pertence a uma consciência altamente evoluída, um iniciado, como Gorbachov foi, na análise devemos levar em conta as regências hierárquicas como o reflexo astrológico do poder dinâmico e criativo do Espírito desta consciência. 

Este tipo de análise no caso de Mikhail nos leva de volta ao seuUrano, em sua própria regência hierárquica em Áries,e também ao seu Vênusangulartambém em sua própria regência hierárquica em Capricórnio,portanto podemosdizer sem medo de nos equivocarmos que tanto Urano como Vênus por sua dignidade e posição angular fizeram do nosso protagonista um criador divino. 

Apenas a análise dos significados desse tipo de regente na carta de Gorbachov daria para escrever um artigo inteiro, mas acreditamos que esta breve referência já é suficiente para termos uma ideia de que estamos diante de uma alma que se conduziu com o poder criador, um poder muito relacionado com a mente abstrata ou superior e sua expressão inferior através do chakra da garganta e sua relação com o sacro.



g) Raísa Gorbachova – a ajuda inestimável do companheiro

Mikhail Gorbachov nunca ocultou a importância que sua esposa Raísa tinha para ele, na verdade vê-los juntos era o claro reflexo de um casal muito unido. 

Este dom ou comunhão sagrada astrologicamente está escrito em Urano, o regente de sua Alma em Libra na casa 7, a casa do amado. Por aí Raísa foi sua musa, sua grande inspiração, e mais, se observarmos o trino que referido Urano faz com a Lua, em muitos sentidos o reflexo da mulher no horóscopo de um homem. 

Por outro lado, a partir deste blog quando se trata de questões muito pessoais, como é o caso de falar sobre o parceiro ou casa 7, sempre recorremos à carta védica. Isso também às vezes nos ajuda a confirmar as horas de nascimento duvidosas, como é o caso aqui. 

Lembremos também que neste tipo de carta as qualidades do signo ou dos planetas transpessoais não são analisadas, mas se analisa oreflexomais concreto de um horóscopo, ou seja, o significadode das casas e a posição de seus planetas regentes nestas.


... Carta Védica ou Jyotish …



Bem, nesta carta védica podemos ver como o regente da casa 7, o companheiroíntimo, é Júpiter, o planetamais benéfico, na casa 10,casa mais elevada da carta, portanto o reflexo de Raísa na carta é muito positivo, na verdade este Júpiter é o planeta mais positivo do horóscopo. 

E, por outro lado, este Júpiter, (que é Raísa), é regido pelo regente da casa 1, Mercúrio, (que é o próprio Gorbachov), e além disso Júpiter e Mercúrio se relacionam através de um trino. 

Com essas posições, podemos dizer que Raísa para Mikhail foi um farol (casa 10) generoso (Júpiter) que o apoiou em tudo (Júpiter trino a Mercúrio). Por outro lado, ela sempre compreendeu (Júpiter regido por Mercúrio) o tom muito prestativo ou sacrificado que Gorbachov (Mercúrio) mostrou através da casa 6. 

Havia realmente uma grande vínculo entre eles, transcrevemos um pedaço da entrevista que o cineasta russo Vitaly Manskiy faz com Mikhail no final de seus dias no documentário "Gorbatchov":


  • "quando Raísa vivia todos nos reuníamos..., ainda não superei..., desde que Raísamorreua vida não tem mais sentido"(disse Mikhail enquanto come na sala de jantar de sua casa)

  • "Por quê?... então qual é o sentido da vida?", perguntam a ele enquanto ele comia em silêncio e, na ausência de uma resposta, o entrevistador insiste: "é apenas amar uma mulher e ter filhos com ela?, talvez o sentido da vida seja algo mais profundo?"

  • E Mikhaíl responde:"E o que há de mais profundo do que amar uma mulher e se sentir amado? ..., há tantas garotas tão boas, que há tantos nomes carinhosos, mas só uma está a meu redor, tirando minha paz e meu sono"


Gorbachev se despedindo de Raisa, falecida.


.....





São Petersburgo


É possível pensar que Mikhail Sergeyevich Gorbachov não merecia uma análise tão extensa, mas independentemente do que muitos idealistas de esquerda pensam, nostálgicos pela URSS, ou certas mentes conservadoras do Ocidente, neste blog pensamos que Mikhail Gorbachov foi um iniciado de grande calibre, Uma Grande Alma, uma alma de 1º Raio de Vontade e Poder, se assim acharem, um poder destruidor, sim, mas destruidor de formas velhas, caducas, para assim dar lugar a novos ares, novos caminhos, a uma visão (hoje já um legado) unificadora do que a Rússia deve ser em relação à Europa e ao Mundo.

Alguém realmente acredita que a queda do Muro de Berlim teria sido possível sem Gorbachov?..., e há Libra em sua expressão máxima como caminho da alma, aquele que caminhou pela via entre os dois lados do muro invocando assim a sua queda e consequente unidade, ou talvez, melhor dizendo, LIBERDADE.

Obrigado Mikhail por esses novos ares que você soube dar a tantos de nós, eu te direi mais amigo, creio que se a política me interessa e seus vínculos muitas vezes escuros entre ideais, países e interesses, é por você, pela verdade que transpirava o seu modo de enfrentá-los.


"Eu escolho o caminho que conduz entre as duas grandes linhas de força"







¹ Astrologia Esotéricade Alice Bailey – Capítulo Libra

² Alice Bailey - Psicologia Esotérica I - Análise de Raios e sua Expressão.


.


Tabela de regências 

Constelação

ORTODOXA

ESOTÉRICA

HIERÁRQUICA

ARIES

MARTE

MERCURIO

URANO

T0URO

VÊNUS

VULCANO

VULCANO

GÊMEOS

MERCURIO

VÊNUS

TIERRA

CÂNCER

LUA

NETUNO

NETUNO

LEO

SOL

SOL*

SOL*

VIRGO

MERCURIO

LUA*

JÚPITER

LIBRA

VENUS

URANO

SATURNO

ESCORPIAO

MARTE

MARTE

MERCURIO

SAGITÁRIO

JÚPITER

TIERRA

MARTE

CAPRICÓRNIO

SATURNO

SATURNO

VÊNUS

AQUÁRIO

URANO

JÚPITER

LUA*

PEIXES

JÚPITER

PLUTAO

PLUTAO

*A lua em Virgem oculta o significado de Vulcano e em Aquário de Urano.
*O Sol esotérico em Leo oculta os significados de Neptuno e o hierárquico de Urano


David C.M.

logos.astrologiaesotérica@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário