Postagem em destaque

Os 3 níveis do horóscopo

terça-feira, 13 de junho de 2023

Câncer < Leão... Capricórnio (Netuno-Sol)




Câncer < Leão... Capricórnio



Câncer é o signo através do qual as almas vêm à manifestação, através dele a Alma diz: "Eu construo uma casa iluminada e nela moro", é portanto através das energias¹ e significados desse signo que se manifesta a luz da Alma..., o filho no corpo, a alma na forma, a vida na matéria. 

Como sabemos, a Lua, a mãe de todas as formas, é a regente ortodoxa deste signo e, portanto, ela é a casa (a forma física) que acolhe a alma em sua reencarnação. 

Lembremos que para a Astrologia Esotérica a Lua reflete a tríade inferior manifestada, ou seja, o corpo mental, o corpo emocional e o corpo físico ou etérico vital, as três forças básicas nas quais o Ser reencarna. Portanto, na Mãe Lua estão refletidos todos os padrões cármicos (bons ou maus) que herdamos ao nascer, os únicos padrões através dos quais o propósito da alma pode se manifestar e evoluir.


O signo complementar de Câncer é Capricórnio, o signo das realizações, a energia mais capacitada para manifestar as qualidades superiores da alma/casa que reencarna em Câncer. Se refletirmos bem sobre a relação que há entre estes dois signos, ela sinaliza o significado da "parábola dos talentos" que o Cristo tão belamente nos narra no Evangelho (Mt 25:14-30; Lc 19: 11-27). Assim, em Câncer (casa 4 raiz) estão os talentos herdados e em Capricórnio (casa 10 ação) sua multiplicação ou expressão mais generosa. 

E chegando a esse ponto nos surge a pergunta: como o sujeito que reencarna pode expressar melhor a luz de sua alma?, e a resposta aparentemente é simples, sendo autoconscientedas três forças básicas através das quais ele reencarna, isto é, sendo autoconsciente do recipiente ou casa em que mora a sua Alma habita. E é aí onde surge o signo intermediário que nos ocupa hoje, Leão, o signo que rege o aspecto autoconsciência, a qualidade que ajudará esse sujeito a realizar o seu caminho. 

A energia do Leão é o poder da autoafirmação. É a expressão consciente do eu sou em seu ambiente. É o uso autoconsciente e criador que o eu faz de seu corpo lunar ou "casa". É a inteligência e a vontade aplicadas aos três corpos inferiores. É a relação dramática e talentosa (consciente) entre o eu e seu ambiente. É a imposição do ato individual que não se deixa arrastar pelo ato popular. É a consciência que não depende dos outros. É o conhecimento demonstrado através da experiência do Eu.

Em Câncer/casa 4, está a raiz, o senso da felicidade, o carma, os talentos herdados e em Leão/casa 5 está o poder que a consciência exerce e se recria com essa herança.

Câncer é água, Leão é fogo, dois elementos a priori incompatíveis. As circunstâncias cármicas, (o caranguejo escondido na água), podem "afogar" ou tornar egoísta o fogo criador do leão, mas também é verdade que esse fogo pode "evaporar" ou tornar altruístasas águas confusas..,tudo dependerá da consciência que dirige esta relação.

Neste ponto é preciso dizer, como já repetimos tantas vezes neste blog, que o tipo de relação que um signo pode manter com seu complementar e o intermediário está muito ligado com o nível de consciência do sujeito dono do horóscopo. Esses níveis são variados, quase tanto quanto as consciências reencarnadas, mas para melhor compreendê-los a Psicologia Esotérica os divide em três níveis:

1 - O nível mais mundano ou materialista.

Nesse nível, o sujeito de Câncer está tão apegado ao seu ambiente que não é capaz de perceber seu "eu consciente". Sua relação com a massa, seus costumes ou a aparência das coisas é tão grande que ele se identifica com elas, elas são seu refúgio e sua felicidade depende delas.

Aqui os talentos herdados quase não podem ser aproveitados pela Alma e se há algum contato com Leão é porque surge um eu ambicioso que, através das demandas materiais que regem a massa, se manifesta em Capricórnio/casa10 como ambição egoísta.

Em linhas gerais, é um ser que se oculta nos significados da casa 4, nas inércias cármicas de sua tríade lunar inferior, (especialmente na dependência egoísta de suas emoções), e não deixa emergir a inteligência consciente que tanto caracteriza a Alma em Leão/casa5. A consciência tem medo de perder o que tem e prefere não se colocar em risco, dizendo de outra forma, a consciência interpreta que se deixar levar por uma mente inspirada pela Alma é um risco que ela não deve correr.

Aqui o único regente é a Lua, sua posição na carta juntamente com o papel dos nodos lunares são a chave para interpretar as inércias, (medos, apegos, excessos, agressões) egoístas que mais condicionam o sujeito.

2 – O nível do ser humano evoluído, com percepção humanista ou espiritual.

Nesse nível, o sujeito em Câncer "percebe a vida"²nos significados de Leão/casa5 e é por meio desse empoderamento que ele utiliza sua tríade básica lunar para expressar a liberdade da Alma.

Aqui o sujeito de Câncer já é capaz de olhar para seu ambiente com mais clareza, ele vai se conscientizando de que a verdade não está em suas inércias lunares e na aparência ou formas que elas geram, mas no que está por trás delas. Ele percebe que por trás do poder de suas tendências cármicas há uma realidade mais profunda, uma sensibilidade ou corpo psíquico superior. Nesse nível, Netuno³ é o regente principal, pois é através dos aspectos psíquicos superiores, (sensibilidade, imaginação, intuição, empatia, visão), que esse sujeito poderá obter benefício espiritual de suas formas ou tendências mais materialistas. 

Os reflexos em Capricórnio/casa10 dessa atitude serão uma crescente capacidade de servir à humanidade, este serviço é o dom de toda Alma que utiliza conscientemente (Leão/casa 5) suas formas lunares (Câncer/Casa4).

3- O Nível mais Espiritual, a plena percepção das necessidades mais profundas da humanidade.

É evidente que esse nível é muito difícil de alcançar, é o estado daqueles seres que deram a vida para o bem do todo. Mas, seguindo o mesmo raciocínio, podemos intuir que esses seres, que já reencarnam com talentos excepcionais, para se desprenderem de todas as ataduras também devem se submeter ao aspecto consciente de Leão/casa5, para assim em Capricórnio/casa10 expressar com grande liberdade, brilho e poder aquele dom com o qual já nasceram.

Aqui Netuno continua sendo o regente de Câncer, porque continua a comandar a capacidade de ser sensível à divindade que se oculta por trás da aparência. Uma consciência não pode compreender ou ser sensível às necessidades da humanidade se o aspecto do Amor regido por Netuno não estiver totalmente ativado nela. No coração do Sol (Netuno) oculta-se o "segredo" (o Amor) da manifestação. Como o Cristo nos disse, "onde estiver o seu tesouro, ali estará o seu coração".





ASTROLOGIA PRÁTICA 

A partir da Astrologia Prática devemos entender que apesar de não termos Câncer, Leão ou Capricórnio ativados como signos, essas linhas de raciocínio podem se refletir muito bem em outros lugares da carta. Vejamos em quais posições astrológicas se detectam melhor as atitudes expostas.


A influência cármica (boa ou má) relacionada com Câncer deve ser buscada: 

  • na Lua (signo, casa e aspectos)

  • na posição dos nodos lunares, neles se reflete um espaço escuro, inconsciente e profundamente cármico.

  • na presença de Câncer e sua relação com a Lua.

  • na excessiva força de uma casa ou casas através do poder de um planeta ou planetas

  • no papel que no horóscopo tem a casa 4 e seu regente 

  • no poder (por regência e posição) que Netuno demonstra dentro da carta.



A influência dinâmica e superior de Leão deve ser buscada: 

  • nos significados superiores do signo ascendente (seja ele qual for) e seu regente esotérico

  • na presença de Leão

  • na relação dos planetas e da Lua com o Sol, entendidos como uma oportunidade

  • na influência, neste nível sempre benigna, de Netuno e/ou Urano

  • no poder da casa 5 e seu regente e/ou planetas posicionados nela.



O poder realizador de Capricórnio temos de buscar: 

  • no MC (casa10) e na posição de seu regente

  • nos planetas que estão posicionados e/ou aspectam a casa 10 e/ou seu regente

  • na presença de Capricórnio 

  • nos significados de Saturno e sua posição na carta em relação ao exposto em Câncer e Leão 

  • no tipo de influência que os trânsitos de Saturno exercem sobre o sujeito.



Três Cartas de Exemplo

Para entender melhor essa relação entre os três signos que nos ocupam hoje, escolhemos três cartas natais onde o papel de Câncer e Leão é claramente visto e sua expressão final na Casa 10 cremos que também. 

Por outro lado, é claro que as almas das três cartas a seguir não estão totalmente situadas no terceiro nível de evolução, mas é evidente que estão (estavam) transitando com força o segundo e que na expressão criativa de suas Almas há (havia) um certo reflexo do terceiro nível superior. 





A carta natal  da Frida Kahlo 

A Alma dessa grande mulher, como todos sabemos, passou por dolorosos aspectos cármicos ou físicos lunares, mas essa prisão não a obscureceu. Desde Câncer, seu grande apego ao seu ambiente lunar mais próprio e à cultura de seu país, foi capaz de detectar a vida (a Alma) em Leão e graças a isso se tornou autoconsciente de seu próprio valor acima de sua situação mais pessoal / patriótica. 

Graças a Leão e seu regente esotérico, o Sol, Frida Kahlo percebeu as profundas qualidades psíquicas que ocultava seu esplêndido Netuno em Câncer conjunção com o Sol, e graças a isso foi capaz de trabalhar com esmero o poderoso papel que seu Capricórnio exerceu na casa 5, expressando-se através de uma esplêndida Lua exaltada na casa 10. 

A carta de Frida tem uma recepção hierárquica mútua, entre a Terra em Capricórnio (regente hierárquico de Gêmeos) e Vênus em Gêmeos (regente hierárquico de Capricórnio). Lembremos que os regentes hierárquicos são aqueles que regem o terceiro nível. Parece claro que, de maneira mais ou menos consciente, a atitude de Frida frente à vida trouxe uma profunda mensagem para a humanidade. 

Leão (a Alma de Frida) estava revestido de autoconsciência luminosa diante de todas as dificuldades que sua personalidade sofria e sua proposta artística imaginativa teve na grande dignidade de Netuno, (seu sensível mundo interior), o selo de sua poderosa mensagem.




A carta natal da Meryl Streep 



A alma dessa poderosa atriz transitou pelo sucesso quase desde seu princípio vital. Parece claro que Meryl sempre detectou que seu ascendente Leão (lembremos que o ascendente é o caminho da Alma) era e é sua oportunidade de mostrar seu incrível talento (herdado) como atriz.

O fato de o Sol estar em plena conjunção com Urano torna sua criatividade muito inspirada, vital, elétrica..., mas o que faz que Streep tantas vezes toque os corações de seu público é seu sensível Netuno (regente esotérico de seu Sol) na casa 4, se expressando através de uma talentosa Lua exaltada em Touro na casa 10. 

O aspecto forma ou personalidade de seus brilhantes personagens está em sua Lua esplêndida e Meryl, como alma, se reflete em Leão e na relação positiva que seu regente esotérico, o Sol, tem com Urano e Netuno.

Há uma recepção mútua esotérica, entre Netuno em Libra (regido por Urano) e Urano em Câncer regido por Netuno. O Sol, como regente esotérico do seu ASC Leão, só faz iluminar ou tomar consciência dessa recepção. Diríamos que sua maior contribuição é mostrar, nas diferentes facetas de seus personagens, que o poder pessoal não é incompatível com a requintada sensibilidade.

De uma perspectiva mais exotérica ou material, Meryl Streep usa positivamente sua poderosa quadratura Plutão - Lua. Para ela é a ferramenta que permite a transformação (Plutão) de suas formas expressivas (Lua) para criar personagens genuínos e autênticos. Ela se transforma fisicamente (casa 1/Plutão) para expressar um caráter universal (casa 10/Lua).




A carta natal da Malala Yousafzai



Malala Yousafzai, tudo e sua juventude, essa menina/mulher já pode ser considerada uma grande Alma. O sofrimento, (Saturno exerce uma quadratura exata com o Sol), que o idealismo fanático de seus compatriotas, (refletido na casa 9 com Saturno em queda), lhe causou, certamente a despertou para a energia superior de Leão; ela tomou autoconsciência e com isso coragem, determinação e liberdade.

Também é evidente que sua percepção de Leão ativou nela, através de seus poderosos planetas em Aquário, um ativismo social universal. Sua Lua/Marte em Libra são regidos esotericamente por Urano em Aquário, regido esotericamente por Júpiter em Aquário em sua própria regência. Há um aspecto muito aquariano em Malala Yousafzai. 

A queda de Netuno sugere que Malala tem uma grande necessidade de que sua expressão psíquica seja universal (Aquário), ou seja, não pessoal.

Lembremos que no céu as fronteiras entre signos não são linhas matemáticas e há algo em Malala que me faz pensar que Virgem também está envolvido em seu caminho da Alma, como se as qualidades do Leão se misturassem com as de Virgem, derivando tudo em Aquário.

De fato, ela mesma conta em e-mail datado de 25/08/2014, que seus pais lhe disseram que ela nasceu entre 8 e 9 horas da manhã. Então ela deduziu que o Ascendente Leão lhe correspondia melhor que o Ascendente Virgem, pois nasceu antes das 8h30. E, na verdade, sua atitude consciente e cheia de coragem nos diz muito sobre Leão. Pensar em Virgem, se realmente está envolvido, é pensar em uma Malala mais introvertida, mais sutil e também liberada através de um serviço superior em Aquário..., mas hoje não precisamos falar de Virgem/Aquário..., isso estará em outro artigo.



Vendo e conhecendo as Almas regentes dessas três cartas, parece claro que a palavra-chave para a relação triangular 

Câncer < Leão... Capricórnio é:

EMPODERAMENTO



. . . . . . .


¹ O 3º Raio de Inteligência Prática e o 7º Raio de Ordem, Organização e Magia são os dois raios regentes de Câncer. E é lógico que assim seja, porque para reencarnar numa forma material ou manifestar a vida através da matéria é necessário primeiro que a matéria, através da alma, se organize de maneira inteligente e prática, e podemos dizer de forma mágica, porque a vida na matéria é uma expressão mágica da alma. Lembremos que da perspectiva esotérica "a divindade" quando se expressa na matéria é uma mistura de Vida ou Espírito – Consciência ou Alma – Aparência ou Personalidade.


² Expressão do Mestre Tibetano utilizada na Astrologia Esotérica de Alice Bailey – Capítulo de Câncer, no esquema escrito na página horizontal.


³ Netuno é o regente do psiquismo superior ou inferior, nele a mente e o desejo se misturam, gerando assim uma peculiaridade, uma substância com seu modo particular de perceber. De seu aspecto superior, Netuno é um sentimento motivador, uma imaginação rica, uma sensibilidade curadora, um místico que toca o céu, um vidente superior, um visionário, uma intuição no Coração, o amor em Cristo..., e de seu aspecto inferior Netuno pode gerar um viciado, um vidente inferior, um falso romantismo, uma emoção destruidora, um vazio ou um forte sentimento de ausência. Como sempre, tudo vai depender da consciência que vai administrar Netuno.

.....


Tabela de regências

Constelação  Ortodoxa  Esotérica   Hierárquica

Áries  Marte   Mercúrio   Urano

Touro  Vênus  Vulcano   Vulcano

Gêmeos  Mercúrio   Vênus   Terra

Câncer  A Lua   Netuno   Netuno

Leo   O Sol    O Sol*    O Sol*

Virgo  Mercúrio   A Lua*  Júpiter

Libra  Vênus   Urano   Saturno

Escorpião  Marte   Marte    Mercúrio

Sagitário  Júpiter   A Terra   Marte

Capricórnio  Saturno   Saturno   Vênus

Aquário  Urano   Júpiter   A Lua*

Peixes  Júpiter  Plutão  Plutão

*A lua em Virgem oculta Vulcano e em Aquário a Urano. 

*O Sol esoterico em Leo oculta Neptuno e o hierárquico a Urano


Nenhum comentário:

Postar um comentário