Postagem em destaque

Os 3 níveis do horóscopo

sexta-feira, 10 de março de 2023

Tauro < Sagitário ... Escorpião (Vênus - Vulcano)


Touro e sua relação com Sagitário

Se olharmos para o céu e direcionarmos nosso olhar para a constelação de Touro, logo perceberemos que no fundo estão as Plêiades, "as irmãs", também chamadas de as "7 pombas",um aglomerado de estrelas que a mitologia relaciona com o princípio feminino e seu sagrado vínculo com a matéria. Portanto, devido à sua relação direta, Touro tem uma estreita relação com a expressão deste princípio em nosso sistema solar. 

Touro é a luz que manifesta a beleza através das formas. Podemos dizer que neste signo está "aluz que ilumina" o aspecto feminino que, através da inteligente "deusa Vênus"se concretiza em nossa Terra como Beleza. E é aqui que surge o desejo do touro, porque quando "algo" é belo, esse "algo"é desejado. Dito ao contrário, desejar "algo"é torná-lo belo.


Assim, como nunca nos cansaremos de dizer neste blog, a Bela Forma que a qualidade Touro/Vênus ilumina (ou deseja) depende em grande medida da consciência que gerencia essa qualidade. Ou seja, de acordo com o nível da consciência que deseja, assim será o seu significado e expressão na matéria. 

Touro é o empoderamento do desejo, seu desejo cria beleza (Vênus) e, ao mesmo tempo, o desejo de desfrutá-la ou possuí-la; e seu complementar, Escorpião, é a experiência ativa (Marte) que traz consigo o dito desejo criador, demonstrando assim a validade ou falsidade que para a Alma tem referida experiência e a necessidade ou não de sua destruição, regeneração ou transformação por Plutão.

Mas a consciência taurina muitas vezes acha difícil entender o papel superior de Escorpião, "o touro cegopor seu desejo" não é capaz de ver a falsa ilusão representada pelo "escorpião" e daí sua insistência ou bem conhecida teimosia para capturar "abela forma"que seu próprio desejo iluminou; e é aí que surge a necessidade por parte da Alma de se aproximar de Sagitário, uma vez que a qualidade do "arqueiro"pode mostrar à consciência taurina um novo caminho, um novo ideal, que a afasta do maya (falsa ilusão) que o seu Escorpião complementar lhe representa. 

Se me permitem a analogia, Touro é o "touro dodesejo" e Sagitário o "mestre toureiro"que com seu apelo ideal (a cor vermelha da muleta) regula e conduz a investida cega do touro até sua morte final. Uma morte que, simbolicamente, é a transformação do egoísmo taurino através da maestria sagitariana. 

A principal qualidade de Sagitário é ter ideais ou objetivos e saber se concentrar neles para alcançá-los. De seu aspecto superior, Sagitário se dirige para a parte mais iluminada do céu, astronomicamente chamada de Centro Galáctico, é o ideal que dirige, o objetivo que concentra a mente mostrando o Dharma ou a ação correta. 

Graças ao esforço que exige a realização destes objetivos na consciência taurina, surgem novos valores e princípios que transformam a sua teimosa luta pessoal em uma aspiração da Almapor alcançar um maior conhecimento ou luz*.

Neste nível, Vênus não é mais a inteligência que concretiza os desejos pessoais localizados no plexo solar, mas é a mente regida pela Alma no Coração que usa Vulcano (o regente esotérico de Touro), para forjar à vontade a Beleza do caminho superior. 


*Conhecimento é sinônimo deluz, como ignorância é sinônimo de escuridão.





ASTROLOGIA PRÁTICA

Quando nos deparamos com um horóscopo, devemos entender que o reflexo do que aqui é exposto deve ser interpretado intuitivamente, baseando-se, antes de tudo, na correta avaliação do tipo de consciência e necessidades do sujeito dono da carta. 

Assim, para analisar astrologicamente o papel que a beleza/desejo têm na carta, temos que colocar nossa atenção em Touro, mas se este signo não tem presença, temos que considerar Vênus e, em menor medida, a Lua e a casa II. E, se na pessoa dona do horóscopo detectarmos certo contato com a Alma, devemos prestar atenção à posição ocupada pelo Sol, porque é a partir dessa posição (signos, aspectos ou casa) que a vontade e o poder forjador de Vulcano podem ser expressos. Esotericamente, dizemos que a qualidade solar vela Vulcano, há nela a capacidade de construir à vontade.

E, por outro lado, para avaliar o poder de idealização e de foco que a carta mostra, devemos analisar a posição de Sagitário, mas se sua presença é bastante fraca ou nula, então temos que considerar Júpiter e a casa 9, bem como a qualidade do signo oposto ao sol. Na compreensão deste signo está o segredo de realizar o objetivo que a alma propôs. Essa compreensão significa a transcendência do egoísmo refletida no excesso de ego implicado pelo signo solar e com ele também o mau uso do desejo refletido em Touro/Vênus/Casa2.

Mostramos dois exemplos claros desta relação em que Touro/Sagitário estão muito presentes e, portanto, não será necessário falar das casas 2 - 9 e seus regentes Vênus - Júpiter.


Dois exemplos claros dessa magnífica relação.

Desnecessário dizer que estamos diante das cartas de duas

consciências altamente evoluídas.


LEONARDO da VINCI

Na carta do grande gênio do Renascimento italiano, a presença dos dois signos é evidente. Da Vinci purificou seu caminho pessoal taurino graças ao poder outorgado por seu caminho da alma em Sagitário. Seus objetivos, certamente ligados à realização pictórica de suas principais obras, foram "a pedra angular" que tornou possível purificar ou reajustar seu ego taurino e, assim, realçar a Beleza superior sugerida por seu poderoso Vênus em Touro trino ao MC / Netuno / Libra.

Na carta de Leonardo é muito importante considerar Escorpião, uma vez que nele se situa o regente esotérico de Sagitário, a Terra, implicando em que, graças a Sagitário, Da Vinci trabalhou a polaridade Escorpião/Touro.

É evidente que estamos diante de uma Alma muito avançada regida pelo 4º Raio de Harmonia e Beleza, lembrando que o raio da arte ou criatividade nos chega à Terra através de Sagitário, Escorpião e Touro.

Para mais informações sobre este raio ou Leonardo da Vinci, consulte os seguintes links:

Estudo do mapa natal de Leonardo da Vinci

Exemplos de Almas regidas pelo 4º R de Harmonia e Beleza




KARL MARX

Nesta carta há também uma grande presença dos dois signos, mas primeiro temos que avaliar que estamos diante de uma consciência muito evoluída que teve uma profunda ligação com a Filosofia e a Economia regidas pelo 3º Raio e a Política regida pelo 1º Raio e que, portanto, Karl Marx foi certamente uma Alma de 1º Raio de Vontade e Poder e uma Personalidade de 3º Raio de Inteligência Prática ou vice-versa, uma Alma de Terceiro e uma Personalidade de Primeiro. 

É evidente na carta de Karl Marx que seu poderoso Touro (Lua Sol Vênus) foi muito bem canalizado através dos grandes Ideais prometidos por sua magnífica casa 10, na qual Netuno e Urano em Sagitário se impõem sobre toda a carta. Por outro lado, esses ideais foram condicionados pelo caminho da Alma marcado por Aquário, daí o selo social e humanitário ("água da vida") deseu pensamento.

Com seu magnífico Vênus está escrita também a Beleza do seu pensamento e dos seus ideais, ou não é Belo e cheio de Luz o caminho que convida os ricos a partilhar com os pobres, o povo?

.............


Peixes

"Ali onde a sensibilidade para com o irmão se torna responsabilidade espiritual,

ali onde o sacrifício de estar perto de Deus se torna o Pai no coração".

.......



Tabela de regências 

Constelação

ORTODOXA

ESOTÉRICA

HIERÁRQUICA

ARIES

MARTE

MERCURIO

URANO

T0URO

VÊNUS

VULCANO

VULCANO

GÊMEOS

MERCURIO

VÊNUS

TERRA

CÂNCER

LUA

NETUNO

NETUNO

LEO

SOL

SOL*

SOL*

VIRGO

MERCURIO

LUA*

JÚPITER

LIBRA

VENUS

URANO

SATURNO

ESCORPIAO

MARTE

MARTE

MERCURIO

SAGITÁRIO

JÚPITER

TERRA

MARTE

CAPRICÓRNIO

SATURNO

SATURNO

VÊNUS

AQUÁRIO

URANO

JÚPITER

LUA*

PEIXES

JÚPITER

PLUTAO

PLUTAO

*A lua em Virgem oculta o significado de Vulcano e em Aquário de Urano.
*O Sol esotérico em Leo oculta os significados de Neptuno e o hierárquico de Urano


Artigo escrito na plenitude da 

Lua Cheia de Peixes de 2023.

David C.M.

logos.astrologiaesoterica@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário