Postagem em destaque

Os 3 níveis do horóscopo

domingo, 30 de julho de 2023

Virgem Aquário qualidades complementares (Lua/ Vulcano - Júpiter)



A magnífica relação Virgem – Aquário 

Lua/Vulcano - Júpiter


Talvez entre as muitas relações entre signos que a Astrologia Esotérica nos apresenta, a que nos ocupa hoje seja uma das mais fáceis de entender, vejamos o porquê.

De um lado Virgem, "a virgem", é a Mãe que nutre o Menino, ou seja, é a inteligência material ou natural (maternal) que com seus cuidados propicia o desenvolvimento de uma consciência pura, cheia de amor e sabedoria, "um deus menino". 

Portanto, neste signo de terra reflete-se a calma do artesão em sua oficina, a constância e o trabalho através do qual surgirá a forma mais adequada. Psicologicamente, essa calma é o poder discriminador da mente em Virgem¹,  que sem pressa, vai peneirando a areia (maus pensamentos, emoções ou atitudes físicas) para que surja o ouro, a pureza da Alma.

E por outro lado temos Aquário, "o portador da água", aquele que com seu vaso de água nutre a vida dos sedentos ou necessitados. Aquário, do ponto de vista esotérico, é por excelência o signo do serviço, é a mente em expansão, livre e universal, a luz capaz de iluminar as trevas, de detectar a necessidade.


Aquário não é a qualidade terrena (introvertida) de Virgem que olha para dentro, para, com os materiais físicos, emocionais e mentais disponíveis, forjar a Alma em uma forma, mas "o portador da água" é um signo de ar (extrovertido) que, a partir do poder de uma mente clara, se expande penetrando o externo com o interno. Atualmente, seu melhor reflexo na humanidade é a internet, um espaço onde a liberdade própria de cada usuário se interpenetra grupal e socialmente com toda a humanidade. Aquário, unidade na diversidade.

E agora as perguntas são muito simples: como o aspecto introvertido e construtor de Virgem se relaciona com a liberdade proposta por Aquário? E como essa liberdade pode ser usada de maneira inofensiva? Porque, como sabemos, em nome da liberdade muitos crimes foram cometidos.

E a resposta também é simples: relacionando as qualidades superiores dos dois signos. Ou seja, a Alma construída em Virgem, graças ao "portador da água", é liberada através do serviço, e Aquário, graças à percepção da Alma que "a virgem" nutriu, torna-se mais consciente e responsável ao aplicar o serviço.

Em outras palavras, sem Virgem "a água do portador da água" (o serviço) é insubstancial e sem Aquário "a forma" (a consciência) que o artesão constrói é esquecida no canto de sua oficina.




Astrologia Prática

Vamos ver agora como essas qualidades podem ser relacionadas em um horóscopo. Antes de mais nada, devemos entender que nenhum signo é superior ou inferior a outro, mas é verdade que em uma determinada vida a necessidade da Alma será desenvolver mais as qualidades de Virgem, e em outra as de Aquário, e mesmo em outra as duas devem ser compensadas, e a última remetem às três cartas que propomos hoje. 

Antes de continuar dizendo que para esse nível de análise o regente de Virgem é a Lua velando Vulcano o regente de Aquário é Júpiter.

  • A Lua é "o vaso", a forma que tem que abrigar a alma, uma forma que através de Virgem pode ser moldada, construída. O material básico de que a Alma necessita para construir seu encaixe na matéria se reflete na tríade inferior lunar, isto é, no corpo físico, emocional e mental concreto, ao mesmo tempo em que a vontade da Alma de construir está escrita nos significados de Vulcano, "o forjador". Vulcano é o poder de moldar a matéria de acordo com os desígnios da Alma. Ou seja, Virgem é o primeiro passo para que a Alma deixe de ser algo abstrato para ser algo concreto.

  • Júpiter através de Aquário é a abundância, o êxito ou a expansão do serviço. É a unidade na diversidade. Júpiter, através de Aquário, é a energia que destrói a ignorância, é a clara percepção da necessidade e seu suprimento. O indivíduo se reconcilia com o grupo e/ou a sociedade graças a Júpiter/Aquário.



Três cartas de exemplo





Franklin Delano Roosevelt

Para a correta análise dessas cartas temos que partir do pressuposto de que estamos diante de consciências com certo grau evolutivo, ou seja, com necessidades que vão além do fato simplesmente material ou pessoal.

Portanto, temos que assumir que Franklin, com o Sol em Aquário, foi uma Alma que já nasceu com uma grande capacidade de oferecer serviço aos necessitados, de iluminar a escuridão, e que essa capacidade, por estar o Sol na casa 5, foi muito criativa.

Ora, como sabemos, para a astrologia esotérica o caminho superior da Alma está escrito no signo ascendente e seu regente esotérico, e é aí em que sua Lua em Câncer na casa 10 nos fala da síntese final dos significados de Virgem.

Podemos dizer que para Franklin expressar seu poder aquariano refletido na casa 5, ele teve que percorrer primeiro os significados de Virgem. Certamente foi “graças” à sua doença e outras dificuldades da juventude (sol em quadratura com Júpiter) que Roosevelt descobriu sua "oficina interior" refletida no signo ASC. Graças² aVirgem, ele aprendeu a se interiorizar para construir um Franklin mais adequado à vontade de sua Alma, uma Alma que se liberou através de Aquário na casa 5 e Urano na casa 1. 

Destaque-se o papel de um Urano angular, dando a entender que a inspiração superior que este planeta traz consigo estava disponível para ser manifestada.







Wolfgang Amadeus Mozart 

A carta de Mozart tem um nível de análise muito semelhante ao de Franklin Roosevelt. Aquário na casa 5, Virgem como o caminho da Alma e um Urano e uma Lua angulares. A diferença mais marcante é o papel de Netuno e o poder de Peixes, qualidades muito vinculadas à sensibilidade musical.

No caminho superior de Virgem podemos detectar o Mozart maçom, o Mozart reflexivo, Virgem ofereceu a Wolfgang Amadeus Mozart um caminho interior, poderíamos dizer uma certa solidão e/ou pobreza econômica que sua consciência soube reinterpretar como a oportunidade de vincular sua alma requintada com sua criatividade.

E o que chama a atenção poderosamente é a conjunção angular na casa 4 que o regente esotérico de Virgem, a Lua, faz com Plutão, dando a entender que Mozart, graças ao poder regenerador dessa conjunção, foi uma Alma livre, em constante renovação emotiva (casa4/lua/Plutão). Essa conjunção tem um enorme poder destruidor e transformador que certamente nosso gênio soube usar para libertar a Alma através de Aquário > Urano em Peixes. 

O selo do 4º Raio de Harmonia e Beleza regente da Alma de Mozart está escrito nessa conjunção, sua inspiração (mais vinculada comUrano), sempre foi motivada pelos ideais e objetivos emocionantes que sugerem a conjunção. Na análise devemos ter em conta que a Lua é a regente esotérica de seu ascendente Virgem, mas Plutão é o regente esotérico de seu poderoso Urano em Peixes, e ambos estão em Sagitário, um dos signos que, junto com Touro e Escorpião, transportam o 4º Raio para o nosso sistema solar.

Para finalizar, cabe destacar o papel de Vênus (a música) na casa 6 (serviço/trabalho) de Mozart. E para o Mercúrio de Franklin Roosevelt na casa 6, a mente que raciocina e fala, o discurso político entendido como um trabalho, como um ato de serviço. 




Constituição dos Estados Unidos

Neste horóscopo a compensação entre os significados de Virgem e Aquário é diferente, a Alma coloca a ênfase em Aquário e Virgem parece ser uma meta já alcançada que deve ser liberada de sua prisão ou casa 8.

Há certos paralelos com as outras duas cartas, observemos como, através do regente esotérico de Aquário, também está ativada a casa 5 da criatividade e como também temos um poderoso Urano (inspiração superior) angular relacionado com a casa 1 ou caminho da Alma e, finalmente, como as três luas relacionam a linha das casas 10 e 4, êxito e tradição, disciplina e emoção.

Todos sabemos que a Constituição dos Estados Unidos é uma referência mundial, a culminação escrita de como a liberdade de uma nação deve ser regulamentada. Sua poderosa Virgem é o símbolo da consciência superior daqueles que a redigiram e também das influências do pensamento lógico anglo-saxão, romano e francês, ou seja, o texto já "vinha de longe" e assim foi forjado, trabalhado e elaborado..., com a vontade de ser genuíno, "a lei suprema", isto é, com uma alma identificada.

Ora, o Ascendente ou caminho da Alma em Aquário indica que essa cuidadosa elaboração de normas e conselhos deveria ser liberada como um ato de serviço, primeiro em seu próprio país de criação, mas com o tempo como um exemplo de constituição escrita para o mundo inteiro e, se observarmos seu caminho histórico, assim tem sido.

Na verdade, astrologicamente seu êxito estava escrito, pois, como nos diz o Mestre Tibetano nos Livros Azuis de Alice Bailey, os Estados Unidos são uma nação aquariana regida pelo 2º Raio de Amor e Sabedoria, e tanto Aquário quanto o 2º Raio através de Virgem e Gêmeos, têm muito poder no horóscopo.

A quadratura entre Júpiter e Sol tem que ser interpretada positivamente, é uma quadratura inspiradora que coloca em jogo os três principais signos, Aquário, Gêmeos e Virgem. 

O poder da casa 8 é enorme e é evidente que esse poder foi liberado através de Aquário e da inspirada oposição que Urano exerce na casa 1. 

A Lua na casa 10 em Sagitário nos diz que estamos diante de uma poderosa proposta formal cheia de idealismo.





Os signos complementares

Lembremos que o signo complementar é o signo oposto ao Sol, e a partir dessa perspectiva temos que pensar que através do serviço em Aquário, Virgem irá descobrindo aos poucos a expressão perfeita (sensível) de sua Alma em Peixes e que Aquário, através da percepção da Alma em Virgem que precisa ser liberada, irá descobrindo gradualmente que seu poderoso altruísmo é o reflexo autoconsciente de sua Luz em Leão.


¹O que em Virgem a astrologia mundana tem chamado: poder crítico e analítico (muitas vezes destrutivo), a partir de seu nível superior ou esotérico é a qualidade que permite discriminar qual atitude (física, emocional e mental) é a mais apropriada para a Alma se expressar através da forma.

²Muitas vezes a energia de Virgem para que o sujeito dono do horóscopo possa reconhecer o aspecto interno de sua Alma recorre a algum tipo de limitação material, como a doença que Franklin Roosevelt sofreu ao longo de sua vida ou a escassez econômica que tantos problemas causou a Mozart.


..........


Tabela de regências

Constelação  Ortodoxa  Esotérica   Hierárquica

Áries  Marte   Mercúrio   Urano

Touro  Vênus  Vulcano   Vulcano

Gêmeos  Mercúrio   Vênus   Terra

Câncer  A Lua   Netuno   Netuno

Leo   O Sol    O Sol*    O Sol*

Virgo  Mercúrio   A Lua*  Júpiter

Libra  Vênus   Urano   Saturno

Escorpião  Marte   Marte    Mercúrio

Sagitário  Júpiter   A Terra   Marte

Capricórnio  Saturno   Saturno   Vênus

Aquário  Urano   Júpiter   A Lua*

Peixes  Júpiter  Plutão  Plutão

*A lua em Virgem oculta Vulcano e em Aquário a Urano. 

*O Sol esoterico em Leo oculta Neptuno e o hierárquico a Urano


Nenhum comentário:

Postar um comentário