Postagem em destaque

Os 3 níveis do horóscopo

quinta-feira, 21 de setembro de 2023

Gêmeos < Libra ... Sagitário ( Mercúrio, Vênus, Urano)




"Geminis caminha para Libra e a balança relaciona os gêmeos em Geminis"

AE por A.Bailey/M.Tibetano – Cap. Câncer


No artigo que nos ocupa hoje vamos desenvolver os diferentes significados dessa frase para delinear suas possíveis aplicações pois, como sabemos, a interpretação de um horóscopo, (de um signo, planeta, aspecto ou casa), depende em grande medida do tipo de consciência que seu dono possui. 

De um ponto de vista universal, Gêmeos é o significado da relação mantida pelos irmãos "Castor e Pólux", sendo Pólux no Olimpo com Zeus, a alma imortal que luta pela imortalidade de seu irmão Castor, que é a personalidade mortal condenada ao Hades. 

A consciência em Pólux, (de natureza curativa e altruísta), sempre luta ou se sacrifica para que o desejo pessoal em Castor, (de natureza materialista, egoísta), seja purificado e "elevado ao céu".

E, por outro lado, Libra é "a mulher com os olhos vendados com uma balança em uma das mãos e a espada na outra", sendo a mulher o símbolo da sensibilidade capaz de julgar, (balança), sem ser influenciada pela aparência, (olhos vendados), e assim ditar a justiça com a espada, que é o símbolo do poder da mente.


Ora, o resultado concreto da relação entre esses dois signos varia de acordo com a consciência que o gere e, como já dissemos tantas vezes neste blog, na psicologia humana existem basicamente três tipos de consciência orientadora:

  • Aquela consciência pessoal que depende totalmente dos seus desejos (egoístas ou não), sejam eles desejos de condição físico-materiais, emocional-sentimentais, mental-intelectuais ou uma mistura deles.

  • Aquela consciência que, sendo influenciada pela alma, está começando a se reajustar e/ou a se desapegar do ego pessoal para alcançar em si mesma um equilíbrio superior, no qual os desejos, talvez melhor dizendo, as aspirações, são de tendência altruísta e não egocêntrica.

  • aquela consciência que, com a personalidade já fusionada com a alma, é capaz de adquirir poder espiritual para oferecê-lo à humanidade necessitada. Esse poder se expressará de forma destacada através de algum tipo de atividade¹política, esotérica, filosófica, artística, científica, religiosa ou econômica.

Neste terceiro nível, devemos entender que, embora sejam muitos os que praticam algum tipo de atividade, há muito poucos que expressam poder espiritual real com ela. No entanto, também deve ser entendido que cada vez mais pessoas através da prática do altruísmo exigido pelo segundo nível estão descobrindo a verdadeira expressão do terceiro. Como é lógico, em cada consciência os níveis estão sempre mesclados, o primeiro com o segundo, o segundo com o terceiro ou mesmo os três ao mesmo tempo, sendo o Amor da alma do segundo nível a qualidade relevante que unifica os 3 em UM.






Gêmeos<Libra....  

Vejamos como Gêmeos - Libra se expressam através das diferentes etapas da consciência. Na análise incluímos os regentes planetários que mais participam em cada uma delas, bem como uma breve referência ao grande complementar de Gêmeos, Sagitário, e seus diferentes comportamentos, de acordo com a etapa em questão. 


No primeiro nível, a consciência só está interessada nos desejos de Castor (a personalidade) e, portanto, Pólux (a alma) fica de lado, como a Presença que observa. 

Nesse estado de consciência, o desejo da personalidade (Castor) é considerado merecido e, portanto, a justa função de Libra é oferecer a paixão ardente (egoísta ou centralizada) que o alimenta. E a partir daí Sagitário, o grande complementar de Gêmeos, é vivido como o poder (fogo) de direcionar (a flecha) referido desejo-paixão para sua culminância objetiva. 

Os regentes planetários são um Mercúrio inferior, (regente ortodoxo de Gêmeos), como a mente volúvel com seus mil desejos ou caprichos pessoais e um Vênus inferior (regente ortodoxo de Libra) como a mente que, através do plexo solar, converte referidos desejos em paixão.

É claro que nesse estado de consciência há um desequilíbrio, pois a alma/Pólux permanece à margem do processo. Mas, de seu "lugar sagrado", a alma sabe que "quando chega o momento cármico" a dificuldade pessoal/Castor que implica em um trânsito de Saturno, Urano, Netuno ou Plutão pode ser a oportunidade para que sua presença seja reconhecida e assim abrir a porta do segundo nível. 


No segundo nível, graças à dificuldade cármica, estabelece-se uma relação mais consciente entre os dois irmãos. Por um lado, Castor, por sofrer certas desilusões, tem a necessidade de se aproximar de Pólux e, por outro lado, Pólux, que se aproveita dessa necessidade para trazer à consciência o egoísmo que deve ser erradicado. 

Nesse processo, estabelece-se uma poderosa relação entre opostos que Libra poderá equilibrar e da qual surgirá uma certa aspiração ou devoção espiritual em detrimento do desejo mais egoísta de que falamos no primeiro nível.

Nesse processo, Sagitário, o grande complementar de Gêmeos, é o poder (fogo) de direcionar (a flecha), a aspiração ou devoção adquirida, a um objetivo que culmine em um maior controle da alma (Pólux) sobre o aspecto egoísta da personalidade (Castor).

Os regentes planetários são  Mercúrio (regente ortodoxo de Gêmeos) aplicado de seu aspecto superior, como a mente atenta capaz de perceber a alma e Urano (regente esotérico de Libra) como "a mente cósmica" que através de Mercúrio inspirará a intuição a seguir. 


No terceiro nível, Castor, a personalidade, trabalha lado a lado com Pólux, a alma. A relação entre os dois irmãos é a mais correta. Aqui, o senso de equilíbrio de Libra certifica a fusão dos dois irmãos e, assim, emerge a compreensão, o amor divino. 

Neste nível Sagitário, o grande complemento de Gêmeos, tem o poder (fogo) de enfocar (flecha) referido entendimento como expressão de domínio espiritual, Sagitário odiretor de consciências. Este nível é percebido pelo ambiente como um serviço espiritual muito carismático.

Os regentes planetários são Vênus (regente esotérico de Gêmeos), como a mente fraterna e inclusiva que cria a união e Saturno (regente hierárquico de Libra) como o tipo de direito cármico através do qual o sujeito há de expressar o amor divino. Não nos esqueçamos de que, em última análise, Saturno é um planeta sagrado que traz consigo todos os dons de "Brahma", a energia do 3º Raio de Inteligência Prática, "o criador".

Logicamente nesse nível, além do que já foi dito sobre Vênus e Saturno, a inspiração "divina" de Urano e a intuição de Mercúrio também participam.







Exemplo Prático

É evidente que em muitas cartas esses dois signos não estão ativados e isso significará que a consciência que reencarna veio para trabalhar outros tipos de energias, significados, nem melhores nem piores, simplesmente outros; as combinações são múltiplas e em cada vida há de se conhecer e trabalhar umas ou outras. 

Também é verdade que podemos encontrar significados semelhantes, embora não tão pronunciados, em uma casa 7 e/ou Vênus importante em relação a Libra ou em uma casa 3 e/ou Mercúrio importante em relação a Gêmeos.

O exemplo prático para estudar que escolhemos é o de John Fitzgerald Kennedy e o escolhemos por dois motivos, primeiro porque em seu horóscopo os significados de Gêmeos e Libra são determinantes e segundo porque se trata de uma consciência muito avançada que, durante sua vida, passou pelos três níveis.

Vamos dividir a análise em três cartas, para que assim se entenda melhor que parte do horóscopo esteve mais ativada de acordo com o tipo de atitude que Kennedy praticou, expressou.


John Fitzgerald Kennedy



Carta Natal de Primeiro Nível

"forças pessoais"


J. F. Kennedy foi uma personalidade com um carisma natural muito pronunciado, um temperamento que, por sua generosidade comunicativa e afabilidade, adquiriu grande popularidade. Foi também uma personalidade que demonstrava certas fragilidades, como por exemplo com o sexo oposto, com o qual teve namoricos de todos os tipos (até mesmo com a esposa de um amigo), o que comprometia seriamente a dignidade de sua família e sua própria carreira política.

O carisma natural radiante de J.F. Kennedy pode ser claramente visto no trino ajustado que sua Lua emVirgem faz com seu próprio regente Mercúrio e a conjunção  Júpiter Marte, esse trino lunar fez Kennedy desde muito jovem mostrar uma poderosa confiança ou fé em si mesmo.

Uma confiança que, graças ao seu requintado senso de elegância (Libra), era vital (Gêmeos) e sensual (Touro) em partes iguais. A recepção exotérica mútua que há entre Vênus Mercúrio reforça o que foi descrito. 

O aspecto negativo ou egoísta pelo qual muitas vezes optou sua personalidade, arrastando assim seu carisma natural, é detectado na confusão que as difíceis casas 8 e 12 podem gerar. Essas duas casas têm um forte componente cármico, inconsciente ou compulsivo que certamente foi alimentado pela pressão emocional exercida sobre ele pelos irmãos e pelo contexto familiar, Nodo Norte na casa 3/4.

Mas onde a tendência negativa da personalidade de Kennedy é mais detectada está na quadratura quase exata que a Lua aplica a Vênus. Do ponto de vista pessoal (não da alma) essa quadratura cria tensão entre o papel da mulher como mãe de família (Lua) e o papel da mulher como amante ou a beleza desejada (Vênus).

Gêmeos nesse nível mais pessoal é um signo muito mutável, caprichoso, versátil, flexível, simpático que certamente tanto para o bem como para o mal alimentou a nobre sensualidade taurina tão presente na carta de Kennedy. Libra, por sua vez, impôs sua elegância e know-how característicos para que a relação dinâmica e sensual entre Touro e Gêmeos fosse carismática e cheia de paixão no contato popular e, como já dissemos, muitas vezes também ardente e desequilibrada com o mundo feminino, desequilibrada do ponto de vista da alma, claro.



Carta Natal de Segundo Nível

"A energia consciente da alma"


Este segundo nível é muito claramente resumido na quadratura que Urano(o regente esotérico do ascendente Libra ou caminho da alma) exerce sobre Mercúrio (o regente exotérico do Sol em Gêmeos ou personalidade). 

Essa quadratura do nível de consciência foi de grande ajuda para Kennedy, graças à qual ele descobriu, (ou Urano o inspirou), uma atitude mental (Mercúrio) que lhe permitiu equilibrar os pares de opostos (alma personalidade), e com isso poder usar melhor seu carisma natural para descobrir, lutar e expressar as aspirações superiores de sua alma. 

É claro que o poder impessoal de seu Urano, da sempre inteligente e criativa casa 5, se transformou através das profundezas escuras da casa para a mente mercurial ou mais pessoal. Urano, o regente esotérico do caminho da Alma, ASC Libra, em seu próprio signo em Aquário na casa 5, é o selo astrológico do grande poder que teve a alma de Kennedy. 



Carta Natal de Terceiro Nível 

"Dinamismo espiritual"


É claro que esse terceiro tipo de consciência foi ativado em certos momentos inspirados da vida de Kennedy. Exemplos disso são seus discursos brilhantes e encorajadores, seu apoio decisivo ao projeto de levar o homem à Lua, sua clara posição em favor dos direitos civis dos negros, sua determinação em assinar um tratado contrários às experiências nucleares ou sua firme intenção de retirar conselheiros militares americanos da Guerra do Vietnã. 

Não deveríamos colocar nesse patamar sua exagerada cruzada (logicamente mal influenciada pela poderosa cultura e/ou poderes do seu país) contra o comunismo. Um anticomunismo bem demonstrado no conflito com Cuba ou na nefasta intervenção que os EUA exerceram sobre outros países sul-americanos. Trata-se de uma atitude negativa que deveríamos colocar no primeiro nível. Ser uma alma avançada não é o mesmo que ser uma alma perfeita, ou Mestre da Sabedoria, onde a ausência de erro é total.

Astrologicamente esse terceiro nível está escrito no fabuloso trino que Urano em Aquário, da inteligente casa 5 realiza com Vênus, em sua própria regência esotérica, na cúspide da casa 9da espiritualidade. Um trino inspirado que se expressou através da poderosa conjunção Saturno (Inteligência Criativa) Netuno (Ideais) no MC, o ponto mais "luminoso" de uma carta. 

Nesse estado as qualidades de Libra promoveram a unidade e sua expressão divina que o magnífico trino + a poderosa conjunção do MC prometem. Gêmeos/Sagitário, por sua vez, ofereceram um idealismo expansivo refletido como um otimismo saudável na massa popular.

Como político e sua clara relação com o poder é evidente que J.F. Kennedy era uma alma, de 1º Raio de Vontade e Poder²regida por Libra, muito condicionada pela alma de sua nação, regida por um 2º Raio de Amor e Sabedoria através de Aquário. Para obter mais informações sobre este último, clique no link a seguir:

Como sabemos "o maior inclui o menor"portanto, sempre que analisamos a carta que reflete o terceiro nível, estamos incluindo os aspectos positivos das outras duas cartas/níveis.

.


¹ Que o poder do terceiro nível se expresse de uma forma ou outra não depende tanto da carta natal como do raio regente da alma do sujeito dono da carta. Aqueles de nós que estudam esses temas tão esotéricos intuímos que a Astrologia e os Sete Raios andam unidos, embora ainda não saibamos as regras práticas definitivas que os unem. Paraobter mais informações sobre os raios, consultem o blog, coluna da direita, seção "Artigos".

² Apolítica pertence ao 1º Raio de Vontade e Poder, portanto, diante do importantíssimo papel que a política desempenhou no destino de Kennedy, asseguramos que foi uma alma regida por esse raio.



Tabla de regencias propuesta por Alice Bailey 

Constelación

ORTODOXA

ESOTÉRICA

JERÁRQUICA

ARIES

MARTE

MERCURIO

URANO

TAURO

VENUS

VULCANO

VULCANO

GEMINIS

MERCURIO

VENUS

TIERRA

CANCER

LUA

NETUNO

NETUNO

LEO

SOL

SOL*

SOL*

VIRGO

MERCURIO

LUA*

JÚPITER

LIBRA

VENUS

URANO

SATURNO

ESCORPION

MARTE

MARTE

MERCURIO

SAGITÁRIO

JÚPITER

TIERRA

MARTE

CAPRICÓRNIO

SATURNO

SATURNO

VENUS

AQUÁRIO

URANO

JÚPITER

LUNA*

PEIXES

JÚPITER

PLUTON

PLUTON

*La Luna en Virgo vela el significado de Vulcano y en Acuario el significado de Urano.
*El Sol esotérico en Leo oculta el significados de Neptuno e el hierárquico vela la energías de Urano


6 comentários:

  1. Interessante...... Eu possuo sol em Gêmeos e lua em Libra. A cronologia para começar um estudo aprofundado é seguir os materiais recomendados no menu de" leituras recomendadas"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniella, qual é o seu signo ascendente?

      Excluir
    2. Olá Daniella,

      Seguindo a linha do artigo e olhando para o seu mapa, como sol de Gêmeos que você é, para entender seu objetivo em Sagitário é preciso praticar o equilíbrio através de Libra.

      Na verdade, equilíbrio é bom senso, a capacidade da consciência (através da mente) de caminhar entre o poder espiritual e o poder material, a alma e a personalidade, uma dualidade claramente demonstrada pelo significado dos Gêmeos.

      Agora seu ascendente é Capricórnio e este signo exige que esse equilíbrio em Libra seja sustentado pela vontade e pela ordem. Esse apoio fará com que você entenda como deve ser superior o equilíbrio da sua Lua em Libra.

      No seu horóscopo, através de Gêmeos e Virgem, há muita energia de Amor e Sabedoria, um excesso que você deve compensar (reajustar), através de Libra e principalmente de Capricórnio.

      Capricórnio entende o equilíbrio ou a inteligência prática através da aplicação da vontade e da organização. Capricórnio é um signo que tem o poder de fazer.

      O amor é uma energia muito subjetiva, abstrata e expansiva, tanto que poderíamos dizer que tudo é amor e, portanto, se mistura facilmente com tendências pessoais criando desejos e confusões muitas vezes incorretos.

      Ou seja, o amor, através do egoísmo pessoal, fica anão, torna-se interessado, exclusivo, não expansivo, ou vice-versa, através do egoísmo pessoal (ambição), pode ser tão inclusivo e expansivo que se torna impraticável, sem sentido, perdido em tudo.

      Agora, para que o amor que nasce em Gêmeos e se constrói em Virgem tenha significado prático, é necessário aplicar outros tipos de energias que estejam claramente definidas em seu mapa nos significados ou qualidades de Capricórnio e Libra.

      Praticar essas qualidades revelará seus objetivos em Sagitário. Objetivo que não serão apenas sonhos, mas realidades, ou então, sonhos com sentido.

      David

      Excluir
    3. Nunca sei na prática como reajustar através de Libra e Capricórnio o excesso da energia do amor e sabedoria. Quais outros tipos de energias a ser praticada quando citou "é necessário aplicar outros tipos de energias que estejam claramente definidas em seu mapa nos significados ou qualidades de Capricórnio e Libra" ? Como praticar de forma correta e quais as ferramentas disponíveis para que revele meu objetivo em Sagitário?

      Excluir
    4. Olá Daniella, o signo ascendente (no seu caso acho que Capricórnio), é uma atitude mental. Ou seja, nossa mente é capaz de pensar nas qualidades marcadas pelo signo ASC e praticar esse tipo de mente nos aproximará da Alma.

      Normalmente isso não é fácil de fazer porque nossa mente costuma estar condicionada pelas questões emocionais/pessoais regidas pelo signo solar. Essas questões pessoais são legítimas e devem ser vividas e compreendidas, mas se quisermos avançar um pouco mais no caminho, a mente, através do signo ascendente, nos fará caminhar.

      Excluir