Postagem em destaque

Os 3 níveis do horóscopo

quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

Escorpião - Capricórnio (Marte - Saturno)



Escorpião - Capricórnio 

(Marte - Saturno)

Com dois exemplos de horóscopos imaginados para estudo

Na relação entre os signos, ocultam-se significados profundos e grandes oportunidades para o bem de toda consciência que tenha a oportunidade de administrá-los. Vamos ver hoje como em uma mesma carta é possível relacionar Escorpião e Capricórnio. 

Desde a Alma, Escorpião expressa Beleza e Harmonia. É característico que através desse signo de água (desejos e emoções) e regente da casa 8 (a casa da morte) surja algum tipo de conflito intenso, uma tensão (uma luta) que por si só oculta o poder de criar Beleza e Harmonia. Em "o veneno do escorpião" está oculta a oportunidade de alcançar o desapego, "a liberdade da águia".

Por outro lado, desde a Alma, Capricórnio expressa um conglomerado muito poderoso de energias que poderíamos resumir como Vontade, Inteligência Prática e Organização. Este signo de terra (de expressão objetiva) que rege a casa 10 (a mais elevada de todas) tem a capacidade de realizar grandes coisas, razão pela qual seu símbolo é "a cabra solitária" que alcança "o pico da montanha".



Seus regentes, tanto ortodoxos quanto esotéricos, são Marte e Saturno. Marte, o guerreiro ou capacidade de lutar, rege a experiência em Escorpião. Saturno, a disciplina e o bom senso, rege o poder de realização de Capricórnio.

Poderíamos dizer que uma coisa é lutar para alcançar o desapego ou a liberdade, Escorpião, e outra é disciplinar-se para alcançar o que se aspira ou quer realizar, Capricórnio.


Alma e Personalidade

A Astrologia Esotérica se concentra em como a energia de um signo se relaciona com a consciência subjetiva ou Alma e como essa relação afeta a consciência objetiva, mais pessoal ou exotérica.

Quando a energia de um signo se mescla com os interesses pessoais, onde os pensamentos, sentimentos e atividades se relacionam com o sucesso social, o trabalho, o dinheiro, as propriedade, a religião, a saúde, o sexo, o parceiro, a família, os amigos ou os inimigos..., os significados que o signo adquire são os ortodoxos que conhecemos tão bem.

Mas, logicamente, quando a energia de um signo se mescla com as aptidões da alma, como a mente abstrata, a imaginação, a intuição, a reflexão, a meditação, a aspiração, o silêncio, o amor inteligente, a alegria ou o serviço, os significados clássicos dele e sua influência na personalidade variam em grande medida. 

É evidente que em todos os seres os dois tipos de consciência estão muito misturados. Mesmo assim, é muito necessário compreender a partir do Amor (a compreensão interna) que quanto mais a consciência se aproxima dos desejos da alma, mais ela se afasta dos desejos pessoais; não é que tenhamos que renunciar ou negligenciar as nossas questões pessoais, mas que o contato superior com a alma cria um desapego natural delas e com isso há um reajuste ou gestão diferente dessas questões.


O Papel do Signo Ascendente para a Astrologia Esotérica

Como aqueles que acompanham este blog de Astrologia Esotérica já devem saber, por meio de Alice Bailey o Mestre Tibetano nos enviou os significados do signo Ascendente, que são o caminho da Alma. Os significados do signo solar também são, mas em menor medida. 

O signo solar, sendo a energia mais poderosa do mapa, tende a estar muito apegado aos desejos pessoais. As qualidades do signo solar são a linha de menor resistência e, portanto, são as que a personalidade (de maneira egoísta ou não) mais usa para sua expressão. Mas as qualidades do signo que se eleva no Oriente ao nascer têm um significado mais profundo e a apropriação que o sujeito dono da carta faz dele o aproximará a uma percepção mais consciente de sua Alma. 

Vejamos dois exemplos imaginados com os dois signos que nos ocupam hoje. Em um, o caminho da alma estará marcado por Escorpião e as forças pessoais por Capricórnio e no outro será o contrário. Para simplificar a análise nas cartas, mostraremos apenas a posição dos planetas regentes. O exotérico ou ortodoxo para o signo solar e o esotérico para o signo ascendente.

Do ponto de vista da evolução da consciência, devemos pensar que esses dois exemplos imaginados são duas consciências que já iniciaram o caminho espiritual, poderíamos dizer que estão em suas primeiras etapas, mas que graças a isso a percepção e o uso consciente das qualidades de sua alma já é possível.


Exemplo 1



A partir das forças pessoais nesta carta podemos observar um Sol em Capricórnio casa 3 regido por um Saturno em Leão casa 10, há uma recepção exotérica mútua entre eles, o Sol rege Saturno e Saturno o Sol, entre eles há cumplicidade e isso dá a entender um certo êxito pessoal.

Devido à poderosa influência que todo planeta exerce na casa 10 e ainda mais se for Saturno (em sua própria casa) em Leão, poderíamos dizer que o dono dessa carta terá grande ambição e grande capacidade de governar e se destacar em algum aspecto da sua vida. Um aspecto no qual, devido à posição do Sol na casa 3, as inter-relações diárias com as pessoas, os irmãos menores, os vizinhos serão fundamentais, bem como uma mentalidade comunicativa ligada ao comércio, aos meios de comunicação, às publicações, reuniões ou congressos. 

Considerando o exposto, visto dessa forma não parece que essa dinâmica exerça um impacto negativo na personalidade do nativo, mas sim que a inércia negativa se dará pela posição quase sempre desconfortável e problemática de Marte na casa 7 e pela quadratura restritiva que Saturno exerce sobre referida posição.

Serão portanto, os comportamentos negativos de um Marte excessivamente passional, agressivo e irritado e, por outro lado, devido ao poder que Saturno exerce sobre ele, também inibido e autoagressivo, que criarão conflito e frustração na personalidade através de relacionamentos íntimos profundos ou de casal refletidos na casa 7.

Mas, ao mesmo tempo, e porque Marte é o regente esotérico do ASC ou "caminho da alma", essas dificuldades serão "a pedra angular" (a oportunidade) que despertará o interesse do nativo pelo significado esotérico de Escorpião: "Eu Sou um guerreiro e da batalha saio triunfante".

Serão portanto as ilusões e desilusões relacionadas ao casal íntimo/sexual ou as formas mais profundas de se relacionar que desencadearão o conflito e a consequente necessidade por parte da consciência de se apropriar da energia superior de Escorpião e seu regente Marte. 

"O guerreiro" como regente esotérico de Escorpião será a luta consciente, a ação libertadora, a "paixão" regeneradora, a devoção à alma, a experiência vital que enfrentará as dificuldades, mas não tanto para superá-las (para isso também), mas para que, apesar delas e através delas, ele possa se reconhecer como alma, independente e soberana. 

Nesse processo, a personalidade em Capricórnio liderada pela disciplina saturina pode se tornar muito negativa, sua zona de conforto na casa 10 se sentirá ameaçada e em "autodefesa" poderá inibir ou considerar menor o tema principal vinculado à casa 7, mas o poder da alma nunca deve ser subestimado, pois certamente ela, de uma forma ou de outra, tirará o ego de sua zona de conforto para envolvê-lo no tema principal.

É evidente que essa implicação mais relacionada com a alma por parte de Capricórnio ativará seu signo complementar, Câncer, alcançando uma maior harmonia entre sua própria realidade sensível (Câncer) e seu poder realizador (Capricórnio). 

Nesse caso, para a análise mais profunda do complementar solar seria necessário observar o papel que os regentes de Câncer, Lua e Netuno exercem no horóscopo, observação que não faremos para não nos desviarmos da intenção principal deste artigo: a relação entre o signo solar como força pessoal e o signo ascendente como caminho da alma.


Exemplo 2



Neste segundo exemplo, o papel dos signos está invertido e é o Sol em Escorpião na casa 11, regido por um Marte em Sagitário na casa 12, que é a força que está sob a influência da personalidade. 

Por outro lado, e entendido a partir de seu aspecto mais negativo, Saturno angular na casa 4, a casa das emoções, não ajuda. Há uma ênfase excessiva nas casas 4 e 12 regidas pela água, símbolo de apego e confusão, mas também de sensibilidade e liberação.

Poderíamos dizer que todos os interesses e desejos deste sol na casa 11, a casa dos amigos, dos irmãos mais velhos, da comunidade, da popularidade, dos eventos e das redes sociais, das associações ou do ativismo terão muito peso, mas como seu regente ortodoxo Marte está na casa 12, a casa do inconsciente, haverá em sua expressão uma certa insensatez, apatia ou atitude irreflexiva muito condicionada pelos sentimentos/emoções da casa 4, onde Saturno, (o impedimento), regente da casa 1, o eu, tem muito poder.

E será graças a esse padrão conflituoso tão ligado às casas de água (a confusão que através do apego cria o sentimento) que o sujeito dono desse horóscopo, mais cedo ou mais tarde, terá a necessidade de se apropriar dos dons superiores de Capricórnio como caminho da alma, da vontade, do bom senso e da organização.

E aqui Saturno na casa das emoções mais básicas como regente esotérico da Alma em Capricórnio assumirá uma dimensão maior. Poderíamos dizer que, graças ao aspecto consciente da alma, o impedimento saturniano será a oportunidade para aplicar o bom senso às dificuldades da casa 4. Será a disciplina que tirará as emoções do engano para construir com elas um corpo de expressão mais sensível e iluminado. Isso, sem dúvida, inspirará a atividade marcial de uma perspectiva mais genuína, ajustando ou até mesmo transformando os desejos do sol na casa 11.

Capricórnio desde a Alma nos diz: "Eu estou imerso na luz suprema e a esta luz dou as costas", é evidente que se analisarmos a frase da Alma esse signo oferece a oportunidade de alcançar algum tipo de meta muito significativa, iluminadora e, uma vez alcançada, "virar as costas" para usá-la para o bem dos outros e não apenas para si próprio. Se observarem, aqui não estamos falando de uma ambição pessoal, mas sim de uma atitude altruísta, da alma.

Tomar essa atitude consciente ativará o signo complementar do Sol, Touro. O senso de beleza e harmonia adquirirá um grande valor e as amizades, popularidade, grupos ou associações relacionadas à casa 11 adquirirão uma dimensão superior, não tanto ligada ao que a sociedade deseja do sujeito, mas às próprias aspirações criativas mais individuais, mais autoconscientes, mais belas, vinculadas à casa 5 em Touro.


Os chacras envolvidos nos dois casos.

Do ponto de vista dos sete centros do corpo etérico, no primeiro exemplo a relação entre a casa 7 (sexo no casal, os relacionamentos profundos), Marte (ação egoísta ou não) e a Alma em Escorpião, parece nos falar da necessidade/oportunidade de elevar o poder do centro sacro para o chacra da garganta, o lugar onde a criatividade do ser humano não está condicionada pelo instinto sexual, mas pela mente inteligente.

No segundo exemplo, a relação entre a casa 4 (a emoção, a maneira de sentir), Saturno (o impedimento/disciplina) e Capricórnio como caminho da Alma, parece nos falar mais da necessidade/oportunidade de elevar o poder do sentimento instalado no plexo solar para o amor compreensivo e altruísta situado no coração.

. . . . . . .


Temos um exemplo muito claro de como administrar esses dois signos a partir de um nível evolutivo muito elevado na vida e obra de Marie Curie.

Um estudo do mapa astral Marie Curie




"Wild mountain goats" Sky Slant (Russia) from The Climate Awards Exhibition - Barcelona 

Na Era de Aquário podemos deduzir que, graças ao poder organizador do 7º R bem como ao talento de Aquário para gerir o grupo a partir da liberdade e da fraternidade, a iniciação, “a cabra que sobe a montanha”, será um evento em grupo.

......




Tabela de regências 

Constelação

ORTODOXA

ESOTÉRICA

HIERÁRQUICA

ARIES

MARTE

MERCURIO

URANO

T0URO

VÊNUS

VULCANO

VULCANO

GÊMEOS

MERCURIO

VÊNUS

TERRA

CÂNCER

LUA

NETUNO

NETUNO

LEO

SOL

SOL*

SOL*

VIRGO

MERCURIO

LUA*

JÚPITER

LIBRA

VENUS

URANO

SATURNO

ESCORPIAO

MARTE

MARTE

MERCURIO

SAGITÁRIO

JÚPITER

TERRA

MARTE

CAPRICÓRNIO

SATURNO

SATURNO

VÊNUS

AQUÁRIO

URANO

JÚPITER

LUA*

PEIXES

JÚPITER

PLUTAO

PLUTAO

*A lua em Virgem oculta o significado de Vulcano e em Aquário de Urano.
*O Sol esotérico em Leo oculta os significados de Neptuno e o hierárquico de Urano


David C.M. 

logos.astrologiaesoterica@gmail.com






Nenhum comentário:

Postar um comentário