Postagem em destaque

Os 3 níveis do horóscopo

sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Alma e Personalidade (Integração)




A relação de Alma e Personalidade 
(Integração)


Alma e Personalidade


Nos textos ocultistas, esotéricos e também nos poemas de clara tendência mística, podemos ler que a primeira obrigação de todo bom “discípulo no caminho” é alcançar a integração entre a Alma e a Personalidade.  Sem este primeiro passo não pode haver um segundo.

A personalidade é uma força que consta de três forças menores, a chamada tríade básica inferior físico-etérica¹, emocional e mente concreta. Todas elas unidas criam uma personalidade forte, uma personalidade com um corpo emocional e mental expressando-se com “poder” (êxito) no plano material através do corpo físico-etérico.

É evidente que no mundo nem todas as personalidades são assim, mas que em grande maioria os desajustes e aspectos separatistas são mais que evidentes e muitas adoecem da “debilidade” ou do “excesso” de alguma de suas partes. Por exemplo, pode haver o caso de uma personalidade muito emotiva e com grande sensibilidade, mas de mente débil e que, portanto, devido ao condicionante que exerce o corpo emocional, muitas vezes mal interpretará suas capacidades de “sentir”, chegando inclusive a padecer em seu corpo vital (físico-etérico) o errado resultado deste “mal pensar”. Ou, por outro lado, pode haver o caso de um corpo mental poderoso que, por reflexo, terá a sensibilidade excessivamente controlada ou inibida trazendo consigo, e possuir uma grande inteligência, tristeza e/ou frieza emotiva para consigo mesmo e seu ambiente. Entre os dois exemplos, (devido às tendências e grau evolutivo da consciência + o carma), existem infinidade de matizes.

Mas que papel exerce a Alma nestes processos de integração da tríade inferior em um todo chamado Personalidade?

Nos livros de Alice Bailey lemos com frequência que a Alma é o filho ou aspecto Amor da divindade, “aquilo” que está entre a Personalidade e o Espírito, sendo Ela, com sua capacidade flexível amorosa e compreensiva, a promotora ao mesmo tempo que o resultado da relação e união entre as duas.

Também é dito que uma Alma só começa a se relacionar de "tu a tu" com a personalidade quando a consciência está "no caminho de retorno", isto é, que só existe a possibilidade de tal relação quando "o filho pródigo", uma vez a saciados seus desejos de expansão material, tem a necessidade de voltar ao“Pai”

Devemos lembrar que quando o Cristo narrou esta história deixou bem esclarecido que o peregrino não sentiu o impulso de regressar até que caiu em si e recobrou seu sentido como resultado de ter satisfeito os desejos de uma vida licenciosa. Em seguida veio a consequente saciedade, (traição à própria natureza), e o descontentamento e um período de intenso sofrimento, perdendo a vontade de deambular e desejar.” 

Alice Bailey - Psicologia Esotérica II (pág. 137)


Portanto, quando esta tríade inferior começa a vacilar e deixa de sentir a suficiente atração (com suas respectivas necessidades) pela "vida de desejos" é quando realmente chega a crise, "o olhar se enfoca no interior" e a personalidade se torna receptiva à Alma. É então que a Alma pode usar o estado “crítico” como a oportunidade para se relacionar construtivamente com esta tríade “ferida” e por isso receptiva (consciente) ao contato. 

De alguma maneira a dor é o poder que invoca a Alma e esta dá mostras de alívio através de sua poderosa energia e qualidade principal, o Amor incondicional e inteligente, procurando com isso fazer contato com as forças inferiores segundo seja a qualidade e o poder receptivo destas. 

Isto é, se o “filho pródigo” em questão tem um corpo emocional forte, o contato será através do corpo sensível ou Coração, (sentimentos nobres e ideais), convertendo assim a personalidade em uma força mística, magnética, amorosa e plena de aspiração. 

Se, de outro modo, seu corpo mais sadio é o mental, procurará fazer contato através da Mente Superior, (o mundo dos valores e ideias), convertendo assim o afetado em um bom intelectual com tendência ocultista, dinâmico, dirigido e irradiante.

Todos estes processos são necessários para a evolução de toda Alma/Consciência, e assim em muitas vidas se dará preponderância à emoção-Coração e em outras muitas à mente-Vontade, mas é na paulatina fusão de ambos onde se forja o Caminho, o que em sua culminação chamamos de um Mestre de Sabedoria.

E o que é a sabedoria senão a amorosa inteligência que une a mente e o coração. Portanto, observemo-nos e adquiramos experiência e conhecimento através da nossa parte da personalidade mais poderosa e fácil de gerir, mas sem esquecer nunca da parte mais débil², já que seguramente ela é "a pedra angular" ou aspecto complementar para a nossa correta expressão no plano físico.

Deixar a Alma fazer seu trabalho é um “bem divino”, um ato curador que nos vincula primeiramente com as palavras discriminação, discernimento, generosidade e construção, para posteriormente, através da aceitação e do desapego, conhecer mais de perto o silêncio, a paz interior que traz consigo a constante atenção, o passo preliminar para obter a intuição inspiradora que se aplica como serviço ativo. Todos estes passos são essenciais para aprofundar mais e melhor sobre os verdadeiros significados da nossa Alma em relação com sua irmã a Personalidade.







Astrologia Esotérica

É claro que estes processos são paulatinos e comportam muitas vidas para ser realizados em sua plenitude e deste blog, basicamente de tendência astrológica, para facilitar o processo, aconselhamos refletir sobre os significados esotéricos do signo Ascendente, (tudo aquilo que é fácil, natural e espontâneo está relacionado com a Alma).

Como já sabem, para a Astrologia Esotérica as energias, qualidades e significados do Signo Ascendente (em menor medida também as do Signo solar) marcam o caminho da Alma. Isto é, que na aplicação cotidiana de seus significados através de uma mente/coração não condicionada pelos desejos está o reconhecimento do nosso si-mesmo, o “tu”, aquele ser longínquo, mas tão próximo que o sabemos como a Alma.




¹ Para a psicologia esotérica, o corpo físico não tem poder gerador por si mesmo mas é um corpo contingente às influências do corpo astral de desejos ou do corpo mental. Neste sentido o aspecto etérico é a trama energética (neutra) que vivifica este corpo físico vinculando através de seus 7 chacras os dois corpos superiores com o inferior físico.

² Muitas vezes a parte mais débil é a que nós pensamos que é a mais forte. Isto é um autoengano induzido muitas vezes inconscientemente pela necessidade compensatória que tem a personalidade de mostrar aquilo de que carece, daí a importância de sermos honestos na autoanálise. Aquilo que é correto ou verdadeiro não necessita se autoafirmar.



.......

Para mais informações sobre a relação de Alma e a Personalidade leia os seguintes artigos:

Psicologia da Alma (consciencia - personalidade)

Psicologia da Alma - 7-caminhos

Para mais informações sobre a relação de Alma com o Ascendente picar os seguintes links:

O Ascendente para Astrologia Esoterica

Asc - sol - lua





Este artigo foi escrito na Lua Cheia de Libra

Eu escolho o caminho que conduz entre as duas grandes linhas de força”

Em todo aquele caminho de integração é necessário respeitar aquilo que foi e que no presente ainda É e aquilo que será e que no presente já É.



David C.M  (logos.astrologiaesoterica@gmail.com)

Um comentário: